sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Seminário sobre a Valorização do Capital Natural reúne profissionais, académicos e responsáveis autárquicos em Águeda

 
Sessão organizada pela Associação Florestal do Baixo Vouga decorre no próximo dia 7 de dezembro de 2024, no Salão Nobre do município, com a participação de várias personalidades relevantes

Intitulado “Valores Naturais para o Ordenamento e Resiliência do Território”, o Seminário visa abordar de que forma os recursos naturais podem contribuir para o ordenamento, valorização e resiliência do território, em equilíbrio com as múltiplas atividades e interesses que o envolvem. Serão também exploradas as oportunidades para a implementação e sustentabilidade desses valores ao longo do tempo, promovendo um diálogo entre comunidades, políticas e empresas locais.
O Seminário é organizado Associação Florestal do Baixo Vouga (AFBV) e começa pelas 9h30 no Salão Nobre do Município de Águeda, terminando com uma visita de campo ao Projeto Cabeço Santo, com início previsto às 14h30.
Após um primeiro momento musical de boas vindas, a cerimónia de abertura estará a cargo de Jorge Almeida, Presidente do Município de Águeda, e de José Francisco Silva, Presidente da AFBV. De seguida, Manuela Raposo Magalhães, Professora do Instituto Superior de Agronomia apresentará uma comunicação sobre “A importância da estrutura ecológica na resiliência do território”. Depois, decorrerá uma mesa redonda, moderada por Luís Sarabando, da AFBV, sobre “Oportunidades para promover e implementar os valores naturais”. Os participantes na mesa redonda serão Domingos Patacho, da associação Quercus, Paula Maia, Investigadora da Universidade de Aveiro, Jorge Almeida, Presidente do Município de Águeda e Gil Nadais da associação Abimota.
O Seminário “Valores Naturais para o Ordenamento e Resiliência do Território” insere-se nas celebrações do 25.º aniversário da Associação Florestal do Baixo Vouga, no âmbito de um ciclo de eventos que a AFBV tem vindo a organizar dedicados a temas essenciais para a floresta e para o desenvolvimento sustentável na Região de Aveiro. 

Seminário
Valores Naturais para o Ordenamento e Resiliência do Território
 Data: 7 de dezembro de 2024
Local: Salão Nobre do Município de Águeda
 
Programa
 09h30 Receção e Momento Musical
10h00 Abertura da Sessão

José Francisco Silva (Presidente Associação Florestal do Baixo Vouga)
Jorge Almeida (Presidente Município de Águeda)
10h15 A importância da estrutura ecológica na resiliência do território
- Manuela Raposo Magalhães – Professora Instituto Superior de Agronomia
10h40 Mesa redonda: Oportunidades para promover e implementar os valores naturais
- Domingos Patacho - Quercus
- Paula Maia – Universidade de Aveiro
- Jorge Almeida - Presidente Município de Águeda
- Gil Nadais - Abimota
Moderação: Luis Sarabando – Associação Florestal do Baixo Vouga
 11h45 Debate
12h30 Apresentação do projeto de restauro ecológico no Cabeço Santo (Belazaima do Chão, Águeda)
 13h00 Almoço
 14h30 Visita de campo ao Projeto Cabeço Santo
 
Organização

Parcerias
Associação Florestal do Baixo Vouga
Eng.º Luís Sarabando
234 524 056
Centro Coordenador de Transportes
Rua Engenheiro Brito Rebelo
3850-109 Albergaria-a-Velha



Câmara Municipal de Alvaiázere aprova orçamento no valor de 18 milhões de euros


Investir com ambição e rigor para construir o futuro de Alvaiázere

A Câmara Municipal de Alvaiázere aprovou, o Orçamento Municipal para 2025, que se assume como o maior dos últimos dez anos, totalizando cerca de 18 milhões de euros. Este valor reflete um aumento de 80% em relação à média dos anos anteriores, demonstrando um compromisso sólido com o progresso e o desenvolvimento sustentável do concelho.
A estabilidade financeira tem sido um dos pilares deste Executivo, que encara a gestão dos recursos públicos com rigor e responsabilidade, assegurando contas certas enquanto investe estrategicamente no futuro de Alvaiázere. Este aumento no orçamento permite alavancar projetos transformadores que impactam diretamente a vida da comunidade.

Entre os destaques do orçamento aprovado, sublinha-se o forte investimento na educação, com a requalificação de uma nova Escola, a maior obra de sempre no concelho, num valor superior a 7 milhões de euros. Além disso, iniciativas inovadoras nas áreas da cultura, turismo e associativismo continuarão a impulsionar Alvaiázere como um território dinâmico e atrativo, enquanto o apoio às freguesias se mantém como um eixo estratégico primordial.

A captação de 11,5 milhões de euros em fundos comunitários reforça a capacidade de execução deste orçamento, colocando Alvaiázere em destaque a nível nacional. Esses recursos viabilizarão obras de modernização e reabilitação em todas as freguesias, contribuindo para um território mais sustentável.

Manter-se-á a proatividade e apoio ao desenvolvimento das Freguesias enquanto eixo estratégico primordial que nos mobiliza diariamente em prol de Alvaiázere como um território de referência no país. Nesta senda, na base de um plano de trabalhos que permitirá ao Município de Alvaiázere executar obras no valor de 13 milhões de euros, existiram e vão iniciar-se diversas reabilitações sustentáveis e de modernização por todas as freguesias do concelho.

Ainda no âmbito social, o Regulamento de Apoio à Natalidade entrará em vigor em 2025, promovendo o incentivo à fixação de famílias e apoiando a economia local através do estímulo ao comércio.

O Presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere reforça que o orçamento é uma concretização do compromisso assumido com a população: “Destaco o facto de até agora ter sido já possível atingir mais de 75% das medidas inicialmente propostas e implementar outras - fruto da necessidade de adequação à realidade - bem como acompanhar, executar e otimizar obras iniciadas no mandato do executivo anterior, assegurando desta forma o compromisso assumido com os alvaiazerenses. O nosso compromisso é de cumprir este Orçamento com todos, contando com os responsáveis eleitos da Assembleia Municipal, Juntas de Freguesia, colaboradores do Município, Associações e cidadãos em geral. Investimos com ambição e rigor, garantindo que cada decisão contribua para a construção de um Alvaiázere mais forte, dinâmico e sustentável. Este orçamento reflete o nosso Progresso e Compromisso – para com as pessoas, as freguesias e todo o concelho."

Com um planeamento estratégico responsável e uma gestão financeira de excelência, a Câmara Municipal de Alvaiázere reafirma o seu compromisso em continuar a promover o crescimento contínuo, garantindo que o concelho permaneça uma referência nacional no desenvolvimento local.

*Gabinete de Apoio à Presidência

Porto de Mós aprova maior orçamento de sempre virado para a educação e saúde

 Na passada quinta-feira foi aprovado em reunião de Câmara o Orçamento Municipal por um valor que ultrapassa os 41 Milhões de euros.
Este orçamento prevê uma vez mais que a receita corrente (25 milhões de euros) liberte cerca de 16%, ou seja mais de 4 milhões de euros que serão transferidos para despesa de capital. A despesa corrente prevê um aumento de cerca de 6,5% face ao ano anterior, que em grande parte resulta dos aumentos de vencimento dos trabalhadores, bem como da implementação do novo organograma do Município com a criação de 5 novos lugares de dirigentes (atualmente apenas 2 estão preenchidos).
A despesa de capital prevê um aumento de 206% em grande parte (50%) resultado das obras da Escola Secundária de Porto de Mós.
Como acima referido, o aumento de cerca de 40%, em relação ao orçamento inicial do ano transato, tem como seu grande responsável a obra de requalificação e ampliação da Escola Secundária de Porto de Mós, cujo valor ascende a cerca de 7,5 Milhões de euros. Estamos perante um investimento de dimensão invulgar para o Município de Porto de Mós, e que totaliza cerca de 10 Milhões de euros nos próximos dois anos, tem financiamento total garantido pelo Plano de Recuperação e Resiliência. Com esta intervenção Porto de Mós passa conseguir responder às exigências atuais e futuras que uma Escola moderna acarreta, desde logo no aumento de lotação de forma a juntar o 2º ciclo, o 3º ciclo e o secundário. Associado a este projeto está a abertura da Rua Adelino Reis dos Santos, fundamental para o escoamento do trânsito, estacionamento e paragem dos autocarros. Uma obra prometida há mais de 30 anos e que vai agora ser concretizada.
Ainda ao nivel da Educação está previsto construir um novo Centro Escolar no Juncal e intervenção em várias Escolas do 1º ciclo, seguindo um plano de requalificação e modernização já iniciado em 2018. Destaca-se ainda a requalificação da antiga Escola do Tojal, encerrada pelo anterior Executivo em 2017 e que agora, em acordo com a DGEST vai ser reaberta para o ano letivo 25/26, para dar resposta ao aumento dos alunos em pré escolar e 1º ciclo.
O aumento de alunos e consequentemente de familias em idade ativa, vai ao encontro da estratégia que este Executivo iniciou há 7 anos, de fixação e captação de novos Residentes no Concelho, sem dúvida bem sucedida.
Um dos principais destaques é o reforço na aposta da Saúde do concelho. Uma área que continua com respostas deficitárias para as necessidades dos munícipes, a Câmara Municipal prevê investir 1,2 Milhões de euros na requalificação do Centro de Saúde de Porto de Mós, numa resposta às exigências dos profissionais de saúde para prestar melhor serviço à população. Mas um dos novos investimentos com maior significado para os nossos cidadãos, depois do reforço na aposta do Plano de Saúde para todos que inclui já mais de metade dos munícipes inscritos, é o Projeto Bata Branca. Este é um investimento já efetuado noutros concelhos e que o Município de Porto de Mós conseguiu finalmente replicar, em conjunto com a Unidade Local de Saúde da Região de Leiria e a Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós, numa expetativa de atrair cada vez mais médicos para o concelho, tendo em conta as condições vantajosas que este Protocolo permite oferecer aos profissionais de saúde.
Numa resposta às dificuldades atuais da população, nomeadamente das camadas mais jovens, uma das apostas para o ano 2025 é a criação de um apoio ao arrendamento jovem. Este é um projeto premente que prevê ajudar as camadas mais jovens na sua emancipação, estando já em fase de elaboração um Regulamento de apoio mais abrangente que o atual apoio do estado, o Porta 65, para atrair e fixar cada vez mais os jovens no nosso concelho. De referir que estes apoios são complementares a um conjunto vasto e significativo de iniciativas de âmbito social que ao longo dos ultimos 7 anos têm vindo a ser implementadas pelo Municipio, com vista ao reforço da atratividade fiscal para fixação das familias, sobretudo das mais jovens.
 
Em 2025 vamos continuar a realizar investimentos muito significativos em infraestruturas básicas, como é o reforço da rede de saneamento básico (saneamento do Chão Pardo, Casais Garridos e Andainho, na freguesia do Juncal; em várias Ruas do Alqueidão da Serra; na Ribeira de Baixo e Casais de Baixo, na Freguesia de Porto de Mós e no Casal da Luisa e Casal da Fonte, na freguesia de Pedreiras), ou a requalificação das redes de água previstas para a freguesia de Calvaria de Cima, Juncal , Porto de Mós e União de freguesias de Arrimal e Mendiga. Estão igualmente previstos investimentos significativos para dar continuidade à requalificação de reservatórios de água, de equipamentos mecânicos e da telegestão, caminhando-se para uma gestão inteligente do abastecimento de água e consequentemente mais eficiente.
 
De uma forma generalizada, todas as áreas de atuação municipal viram as suas rubricas reforçadas, no entanto algumas delas terão um reforço efetivo e  substancial com a incorporação do saldo de gerência do ano de 2024, que se prevê próximo dos 10 milhões de euros e que é resultado duma excelente gestão dos recursos financeiras, à qual está associada a captação de fundos comunitários no final do anterior quadro comunitário 2020.
Assim, o orçamento do Municipio de Porto de Mós, agora aprovado,  poderá atingir no final de 2025 valores a rondar os 50 milhões de euros, reiterando-se a capacidade de gestão do atual Executivo Municipal, ainda recentemente reconhecida no Anuário Financeiro das Autarquias Locais.
 
 
 
Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

BILHTE POSTAL - A BUROCRACIA NOS FUNDOS EUROPEUS

 
O empresário está desesperado. Precisa libertar uma garantia bancária ainda este ano que está a favor dos fundos europeus. O empresário liquidou uma dívida que tinha a este organismo. Quanto à libertação da garantia, o empresário deixa no portal o pedido, escreve email para os responsáveis. O silêncio é a resposta.

Tenta o telefone. A resposta sugere que exponha no portal nos fundos. De novo e de novo. Já já vai mais de meio ano.

Dizia há dias o bem intencionado ministro Adjunto e da Coesão, Manuel Castro Almeida, que estava atento e a criar mecanismos para que a burocracia não criasse constrangimentos aos investidores. De aplaudir, pois os fundos europeus tem que ser executados com celeridade e disso precisa o país desesperadamente.

Acreditamos piamente nas boas intenções do ministro. Também acreditamos que a sua vontade não será suficiente. Para um país que faz da burocracia uma instituição.

É que não se resolve com leis. Era preciso que cada chefe de serviço assumisse decisões e resolvesse cada problema que o sistema burocrático de papéis e mais papéis impede. Prejudicando quem trabalha. Quem produz riqueza.

Mas, provavelmente os funcionários públicos optam por nada fazer perante um problema que tem de ser resolvido e está a prejudicar um cidadão ou uma empresa. Assim até podem ser promovidos e chegar ao fim das suas carreiras com um louvor… Por nada decidirem.

No caso que falamos, a questão é ainda mais preocupante. Pois, nem resposta dão ao desesperado empresário. O silêncio é a resposta da burocracia aos problemas que esta causa.

A ideia que ficamos com o conhecimento destes casos, que se devem multiplicar aos milhares, é de um país sem futuro. Talvez por isso cresça o número dos que emigram. Sobretudo os jovens licenciados. Que tanta falta nos fazem.

EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Destaque
“Talvez por isso cresça o número dos que emigram. Sobretudo os jovens licenciados. Que tanta falta nos fazem”


Barcelos | DevFest Braga 2024 no IPCA com evento sobre IA

 A Escola Superior de Tecnologia do IPCA vai receber o DevFest Braga, um evento organizado pela Google, dedicado ao tema: "O Desbloqueio do poder da Inteligência Artificial".
Na Num mundo cada vez mais digital, a inteligência artificial tornou-se um catalisador de transformação, redefinindo a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Este evento pioneiro reúne os principais atores da indústria tecnológica para explorar as infinitas possibilidades que a IA oferece no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores.
Vai ser explorada a forma como tecnologias como a Gemini AI, Flutter, Gema e Kotlin podem otimizar o ciclo de vida dos produtos, da conceção à comercialização e revolucionar a forma como as empresas se relacionam com os seus clientes utilizando os assistentes de voz.
Palestras inspiradoras, workshops práticos com Google Experts e debates com especialistas Business Angels e Google for Startups, serão uma oportunidade única para aprender sobre as tendências mais recentes sobre como aplicar a IA em diversos setores.
O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade, nomeadamente estudantes e profissionais da área que pretendem descobrir como a IA pode transformar o setor empresarial.
O evento é gratuito, de inscrição obrigatória, e vai decorrer no dia 4 de dezembro, no Auditório Eng. António Tavares, no Campus do IPCA, em Barcelos, a partir das 15h00.
 
*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Aveiro | Avenida de Santa Joana aberta à circulação - Adro da Sé e Monumento Evocativo da Muralha de Aveiro inaugurados dia 08 de dezembro

 Adro da Sé e Monumento Evocativo da Muralha de Aveiro inaugurados dia 08 de dezembro. Avenida de Santa Joana aberta à circulação
A Câmara Municipal de Aveiro informa que estão retomados na totalidade, os circuitos pedonais e rodoviários de acesso e circulação na Avenida de Santa Joana.
A inauguração da empreitada de qualificação do Adro da Sé de Aveiro e de construção do Monumento evocativo da Muralha de Aveiro, está agendada para o próximo dia 08 de dezembro, domingo, pelas 11h00 e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, do Projetista Arquiteto Siza Vieira, do Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro e do Pároco da Glória – Sé de Aveiro, Padre Fausto Oliveira.
Com um investimento da CMA de cerca de um milhão de euros, a obra executada pela empresa CIMAVE – Construtora e Imobiliária de Aveiro, Lda. (em fase final de execução), veio reformular toda a área envolvente à Sé, incluindo a qualificação da plataforma rodoviária, valorizando a história de Aveiro com a implantação de um Monumento Evocativo da Muralha de Aveiro no local onde existia a Porta do Sol.

Agradecemos toda a atenção dispensada e apresentamos os nossos melhores cumprimentos,
Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Coimbra | APCC inaugura a 3 de dezembro exposição de pintura com carimbos que desvenda interesses de utentes

  
O que pode acontecer quando locais, sentimentos ou memórias que nos são próximos se ‘transformam’ em criações artísticas? É a resposta dos utentes da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) a essa questão que vai poder ser descoberta no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, através da exposição “Carimb’Arte”, que reúne um conjunto de pinturas com carimbos em que são reproduzidos, através de formas geométricas, os temas com que os seus autores mais se identificam, como a zona de residência, características pessoais ou traços de personalidade.
A inauguração desta mostra, que terá lugar no dia 3 de dezembro, às 10H30, pretende permitir ao público uma experiência que vá além da simples fruição do que se encontra exposto. Assim, serão os próprios utentes a ter a oportunidade de explicar o seu processo criativo, o qual envolveu, após a identificação das temáticas, a construção de carimbos únicos, que permitissem a expressão livre de cada um.
“Carimb’Arte”, que estará patente até 17 de dezembro, é o resultado de uma abordagem que – no âmbito da atividade de Expressão Criativa e Multimédia – pretende dar resposta a diferentes estilos e ritmos de trabalho, promovendo a participação e a interação na construção artística e do conhecimento.
Os trabalhos agora expostos são da autoria de Alexandra Choon, Cláudio Gante, Francisco Pereira, Hélder Borges, João Raúl, José Manuel, Luís Capela, Paulo Emanuel, Paulo Sérgio, Rui Gomes, Sérgio Felício, Susana Cascalheira e Vítor Pereira.
 
A atividade de Expressão Criativa e Multimédia na APCC tem como objetivo abrir a possibilidade de serem reveladas competências e talentos na arte, explorando as potencialidades dos utentes, promovendo a criatividade artística e criando as condições para expressar emoções e sentimentos através da criação com diferentes materiais.
 
EM ANEXO: Cartaz da exposição “Carimb’Arte” + Imagem de utentes da APCC
--
*Pedro Santos
Comunicação
Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra

Marinha Grande | APROVADA ABERTURA DE CONCURSO REMODELAÇÃO DAS ESCOLAS JOSÉ LOUREIRO BOTAS E PINHAL DO REI

 O Município da Marinha Grande aprovou, no dia 28 de novembro, com os votos a favor do +MPM e da CDU e a abstenção do PS, a abertura de concurso público para a requalificação e modernização das instalações da Escola Secundária Pinhal do Rei, na Marinha Grande, e da Escola Secundária José Loureiro Botas, em Vieira de Leiria, que vão implicar um investimento total estimado de 12 milhões de euros.
O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, congratula-se com a aprovação da abertura dos procedimentos de contratação da reabilitação das escolas, dada “a urgência e extrema importância que estes investimentos representam para toda  a comunidade educativa, como forma de prevenção do insucesso e do abandono escolar, para garantir o sucesso de ensino e aprendizagem e melhorar as condições de adaptabilidade, segurança e acessibilidade”.
A proposta de intervenção desenvolvida para a Escola Pinhal do Rei, está orçamentada em 6.163.106,44€. Tem como objetivo corrigir os problemas de construção existente e melhorar as condições de adaptabilidade, segurança e acessibilidade e conforto, assim como proceder a uma reabilitação das instalações escolares, promovendo a sua modernização, de forma a dar resposta aos desafios que atualmente se colocam à escola.

Considera-se fundamental a reformulação dos espaços, tornando-os acessíveis e inclusivos, para pessoas portadoras de mobilidade condicionada.

As obras de requalificação e modernização das instalações da Escola Secundária José Loureiro Botas, prevêem um investimento de 6.593.560,10€. 

Pretende-se a melhoria das acessibilidades a todos os edifícios que compõe a escola, bem como a instalação de plataformas elevatórias no bloco de aulas (bloco com três pisos e atualmente sem acessibilidades garantidas), e no corpo administrativo, que permita o acesso ao primeiro piso, a pessoas com mobilidade reduzida.

O projeto inclui, também, a construção de um novo bloco, que irá albergar novas salas de aula e uma sala polivalente com capacidade para 80 pessoas e respetivos espaços de apoio complementares, vocacionado para novas valências e funcionalidades, procurando responder satisfatoriamente às exigências e necessidades atuais da escola.


Gabinete de Comunicação e Imagem


Porto de Mós | Festival Gastronómico do Bacalhau, Azeite e Broa 2024

 Este ano o Natal em Porto de Mós volta a ter mais sabor, com a realização da 4ª edição do Festival Gastronómico do Bacalhau, Azeite e Broa, que decorrerá de 7 a 25 de dezembro nos restaurantes aderentes do concelho.
A realização deste festival tem o objetivo de valorizar e divulgar o bacalhau, tão tradicional da gastronomia portuguesa, mas também da época natalícia, promovendo a culinária como património cultural e os estabelecimentos de restauração locais como espaços de degustação e valorização dos sabores e saberes tradicionais.
Esta edição conta com a participação de 14 restaurantes de 6 freguesias do concelho, numa iniciativa integrada no Natal Encantado 2024.
Mais informações AQUI.

*Patricia Alves (Comunicação) - Município de Porto de Mós


Cantanhede | Patente até final deste mês na Biblioteca Municipal. Utentes da Fundação Ferreira Freire visitam exposição de peças em croché

 
A Biblioteca Municipal de Cantanhede recebeu esta quarta-feira, 27 de novembro, um grupo de seniores da Fundação Ferreira Freire, de Portunhos, para uma visita guiada à exposição “Fios e agulhas… para que vos quero? Mostra de trabalhos artesanais executados em croché”, patente até ao final de novembro.
Acompanhadas por dois Técnicos de Animação, o grupo apreciou os trabalhos expostos, alguns dos quais criados por utentes da Fundação Ferreira Freire.
Recorde-se que a exposição “Fios e agulhas… para que vos quero? Mostra de trabalhos artesanais executados em croché” é constituída por cerca de 200 trabalhos realizados por utentes de associações, instituições particulares de solidariedade social e lares de idosos e por artesãs do concelho de Cantanhede, que aceitaram o convite endereçado pela Biblioteca Municipal para que criassem peças em croché, segundo uma perspetiva contemporânea.
Em exposição estão trabalhos diversos realizados por utentes da Associação Cívica dos Amigos da Pocariça - ACAP; da Associação Social Cultural e Recreativa da Camarneira; da Associação Sócio-Cultural Pró-Lemede; do Centro de Convívio Professora Maria Emília, Vila Nova; do Centro Paroquial de Solidariedade de Ançã; do Centro Paroquial de Solidariedade Social de Febres; do Centro Social Comunitário da Varziela; do Centro Social Paroquial de Cadima; do Centro Social Paroquial de São Caetano; do Centro Social Polivalente da Freguesia de Murtede; do Comissão de Melhoramentos de Vilamar; da Comissão de Melhoramentos do Corticeiro de Cima; da Fundação Ferreira Freire, Portunhos; da PLASCE – Associação Social, Cultural e Ecológica da Póvoa da Lomba; da PRODECO - Progresso e Desenvolvimento de Covões e da Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede.
A mostra integra, também, peças em croché da autoria das artesãs Adelina Leitão Pascoal, Alice Palma Lopes, Ana Cristina Joaquim, Ana Paula Pereira, Branca Maria Gonçalves, Carla Pereira Martins & Beatriz Martins Pereira, Dorinda Duque, Dulce Oliveira, Íris Espírito Santo, Liliana Almeida, Maria Adelaide Oliveira, Maria da Conceição Santos, Maria da Natividade Gonçalves, Maria do Rosário Nunes, Maria Figueiró, Maria Filomena Silva, Maria Lucília Machado, Neuza Câmara Pereira, Maria Manuela Diniz, Paula Catarino, Sara Castelo Branco, Sofia Figueiró e Sónia Araújo.

Proença-a-Nova | Comprar é ganhar está de volta aos estabelecimentos do concelho

 
Proença-a-Nova reforça o compromisso com o comércio local, promovendo uma iniciativa que alia dinamização económica, preservação de identidade cultural e sustentabilidade. O concurso “Comprar é ganhar no comércio local”, promovido pelo município há 12 anos, distribui este ano mais uma vez 18 mil cupões nos estabelecimentos aderentes, oferecendo um total de 15 mil euros em prémios que variam entre 10 e 100 euros. Os consumidores são incentivados a gastar os prémios no mesmo estabelecimento, criando um ciclo virtuoso de apoio direto aos comerciantes locais.
Além dos valores monetários há ainda 500 entradas no Centro Ciência Viva da Floresta e 2.000 brindes. Quem fizer compras nos estabelecimentos aderentes em valores superiores aos determinados no regulamento (no comércio e restauração será entregue um cupão por cada 20€ de compras realizadas - até um máximo de cinco cupões por compra. Já no caso dos alojamentos/hotelaria será entregue um cupão sempre que a compra for igual ou superior a 60 euros e nas superfícies comerciais quando a compra for igual ou superior a 80 euros) recebe um ou mais cupões com prémio, brinde ou sem prémio.
A probabilidade de ganho é de 1:16, sendo o número de cupões distribuídos da seguinte forma: 20 raspadinhas de 50 euros, 760 raspadinhas de 10 euros, 360 raspadinhas de 15 euros e 10 raspadinhas de 100 euros.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos






Coimbra | Estudo conclui que os primeiros agricultores da Europa Central viveram em igualdade

 
Um grupo internacional de investigadores, do qual faz parte Daniel Fernandes, investigador do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), produziu o conjunto mais completo de dados genéticos do Neolítico Inicial da Europa Central até à data.
Os resultados deste estudo, liderado por Pere Gelabert e Ron Pinhasi, da Universidade de Viena, e David Reich, da Universidade de Harvard, acabam de ser publicados na Nature Human Behaviour e revelam que a cultura responsável pela expansão da agricultura na Europa Central há 8 mil anos não mostrou sinais de estratificação populacional.
A expansão da agricultura na Europa Central ocorreu no sexto milénio a.C., em poucas gerações, os agricultores da região dos Balcãs expandiram-se pelo vale do Danúbio até à atual França e, para leste, até à atual Hungria e Ucrânia. Os vestígios culturais dos agricultores são homogéneos em toda esta área, estendendo-se por milhares de quilómetros, mas a falta de dados genéticos de várias famílias torna difícil perceber se estas comunidades viviam em igualdade social, ou avaliar quais foram os indivíduos que migraram pelo continente.

Mais de 80 geneticistas, antropólogos e arqueólogos, que estudam as particularidades sociais da Cultura de Cerâmica Linear (Linearbandkeramik, LBK), integraram novos dados genéticos de mais de três centenas de indivíduos com extensos conjuntos de dados: estudos ósseos, datas de radiocarbono, contextos de sepultamento e dados dietéticos. «O estudo das ligações genéticas entre mais de 250 indivíduos neolíticos mostrou que o povo LBK se expandiu ao longo de centenas de quilómetros em apenas algumas gerações», revela Daniel Fernandes, coautor do estudo.

«Encontrámos com sucesso parentes distantes na Eslováquia e outros na Alemanha Ocidental, a mais de 800 km de distância», evidencia o primeiro autor, Pere Gelabert, cientista do Departamento de Antropologia Evolutiva da Universidade de Viena. Ron Pinhasi, investigador na mesma universidade, explica que, neste estudo, «é relatado pela
primeira vez que as famílias nos locais de estudo de Nitra, na Eslováquia, e Polgár-Ferenci-hát, na Hungria, não diferem em termos dos alimentos que consumiram, dos bens funerários com que foram enterradas ou das suas origens.

«Tal sugere que as pessoas que viveram nestes sítios neolíticos não foram estratificadas com base no sexo familiar ou biológico, e não detetámos sinais de desigualdade, entendida como acesso diferencial a recursos ou espaço», afirmam os investigadores.

A cultura LBK chegou ao fim por volta de 5000 a.C., e várias hipóteses foram propostas sobre seu colapso. Alguns sugerem que foi um período de crise social e económica, muitas vezes associado a episódios de violência generalizada. Um dos eventos mais famosos é o Massacre de Asparn-Schletz (Baixa Áustria), onde mais de uma centena de indivíduos foram recuperados de um sistema de vala. Juntamente com Herxheim (Alemanha), este local representa um dos maiores conjuntos conhecidos de indivíduos mortos violentamente durante o Neolítico Inferior, com esqueletos que mostram sinais de violência e múltiplas fraturas.

O grupo de investigadores destaca ainda que «este estudo genético meticuloso dos indivíduos Asparn-Schletz mostrou que menos de dez estavam geneticamente relacionados, o que desafia a hipótese de que o massacre representou uma única população». Estudos antropológicos anteriormente realizados por uma equipa de bioantropólogos liderada por Maria Teschler-Nicola, do Museu de História Natural de Viena, notaram uma falta de mulheres jovens, e os novos dados confirmam ainda mais uma ausência completa de familiares. A presença de muitas crianças entre as vítimas abre a porta a múltiplas interpretações deste acontecimento marcante da violência neolítica.

O artigo científico “Social and genetic diversity in first farmers of central Europe” pode ser consultado aqui.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Deputados do LIVRE em Santa Maria da Feira

 No próximo domingo, dia 1 de dezembro, no Café Infinity em Santa Maria da Feira, às 15h30, alguns deputados do LIVRE irão estar num encontro com membros e apoiantes do partido da papoila sob o tema “Orçamento do Estado e Ação Parlamentar”.
Paulo Muacho, eleito por Setúbal, e Filipa Pinto, deputada em substituição do distrito do Porto, estarão presentes no evento, para falar sobre o processo orçamental e atividade desenvolvida na Assembleia da República.

Esta sessão é mais uma de um périplo nacional de deputados do LIVRE - que já passou em vários municípios como Porto, Lisboa, Arruda dos Vinhos, Faro e Montijo - para falarem sobre a atividade parlamentar, à qual se juntará o Grupo de Coordenação Local distrital de Aveiro.

A iniciativa é uma oportunidade para os cidadãos partilharem as suas preocupações e ideias sobre o futuro do país, numa sessão informal e interativa. O evento é aberto a todos os interessados, mas limitado à capacidade do espaço.

📍 Localização
Infinity
Rua António de Castro Corte Real 3, 4520-181 Santa Maria da Feira

Mercado de Natal em Vigo!

 Olá Litoral,

Antes de mais, relembro que a IATI Seguros está com uma promoção black friday em que oferece 15% de desconto (os 5% habituais para os leitores do Alma de Viajante mais 10% da promoção black friday). O problema é que a promoção termina hoje, 29 de novembro, pelo que, se tem alguma viagem pensada para os próximos tempos, aproveite para fazer o seguro agora. Vai poupar muito dinheiro.

Dito isto, há dias prometi que voltava ao contacto para falar de um mercado de Natal. Pois bem, estive durante a semana em Vigo para conhecer as cada vez mais famosas celebrações natalícias daquela cidade galega, e posso garantir que as iluminações são de facto espetaculares.

Veja o artigo Natal em Vigo: a magia das luzes e o mercado de Natal e deixe-se levar pelo ambiente mágico da quadra natalícia.

Árvore de Natal em Vigo

Voltaremos a falar em breve com mais sugestões e dicas de viagem, algures da Europa Central.

A terminar, deixo só o habitual pedido para que utilize estes links no planeamento das suas viagens (e não se esqueça da promoção Black Friday da IATI). Para si é igual, mas para mim é uma grande ajuda (permite manter o blogue sem publicidade). Muito obrigado.

Grande abraço e boas viagens!

*Filipe Morato Gomes