sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Castelo de Paiva | “PAYVA NATAL” COM VÁRIAS ACTIVIDADES ESPÍRITO DE NATAL CONTINUA NO FIM DE SEMANA


A Magia do Natal em Castelo de Paiva continua no próximo fim de semana, com muitas atividades para toda a família nos dias 14 e 15 de Dezembro.
Depois da abertura da iluminação festiva pelas ruas da vila e da Parada de Natal com a chegada habitual do Pai Natal ao Largo do Conde, no próximo Sábado haverá Cinema Infantil na tenda de Natal, um concerto da Orquestra de Sopros da Academia de Música de Castelo de Paiva no espaço do Auditório Municipal e à noite, um Baile de Natal, com os Aromas do Verde na Tenda de Natal, no Largo do Conde.
Decorrem ainda no Sábado, das 10h-16h várias actividades no espaço do 𝐌𝐞𝐫𝐜𝐚𝐝𝐨 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐥, com muita dança, música e menu(s) de degustação, onde a animação não vai faltar.

Continuam ainda as atividades permanentes, o vídeo mapping e o 𝐌𝐞𝐫𝐜𝐚𝐝𝐢𝐧𝐡𝐨 𝐝𝐞 𝐍𝐚𝐭𝐚𝐥 na 𝐓𝐞𝐧𝐝𝐚 𝐝𝐞 𝐍𝐚𝐭𝐚𝐥 no 𝐋𝐚𝐫𝐠𝐨 𝐝𝐨 𝐂𝐨𝐧𝐝𝐞 e que convidam a uma visita neste período festivo.
No Domingo, dia 15, de manhã haverá Caminha de Natal e BTT Solidário, durante a tarde o habitual Desfile de Pai Natal Motard e distribuição de Bolo Rei Gigante, seguindo-se na tenda mais uma sessão de Cinema de Natal e, às 17 horas, na Igreja Matriz de Sobrado, um concerto de Natal com a Orquestra Sinfónica & Côro Feminino da Academia de Musica de Castelo de Paiva.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa                                     


ENCERRADO O PLANO DE ACTIVIDADES DESTE ANO DOS CUIDADORES INFORMAIS DE CASTELO DE PAIVA


Decorreu esta semana, no espaço do CICL- Centro de Interpretação da Cultura Local, em Sobrado, a cerimónia de encerramento do Plano de Actividades de 2024 do projecto-piloto dos Cuidadores Informais do concelho de Castelo de Paiva.
Sob o lema “ Cuidar de si mesmo é a melhor forma de cuidar de quem você ama “, a iniciativa contou com a presença de cerca de três dezenas de Cuidadores Informais do concelho, bem como do presidente da Câmara Municipal, José Rocha, da Vereadora do Pelouro da Saúde, Liliana Vieira, da representante local da Segurança Social, Paula Beleza, da representante do Centro de Saúde, enfª Rosário Vieira, da coordenadora da Unidade de Cuidados Continuados Terras do Paiva, enfª Joselina Teotónio, assim como das técnicas que estiveram envolvidas nas actividades que decorreram ao longo do ano.
Recorde-se que, Castelo de Paiva foi um dos trinta concelhos, onde a partir de Abril, foi implementado este “ projecto-piloto “, direcionado aos cidadãos que prestem cuidados permanentes ou regulares a outros (familiares) que se encontram numa situação de dependência (pessoa cuidada), e que define os apoios aos Cuidadores Informais no âmbito desta medida social, tendo desenvolvido ao longo de 2004, em parceria com a Segurança Social e UCC Terras do Paiva ( ULS Tâmega e Sousa ) e com o apoio do Município de Castelo de Paiva, uma série de actividades direcionadas aos Cuidadores Informais, destacando-se aulas de zumba, passeios, cinema, workshops, e visitas culturais.
Na ocasião, o edil paivense louvou esta iniciativa e, ao mesmo tempo, reconheceu e agradeceu todo o trabalho realizado diariamente por todos os cuidadores informais em Castelo de Paiva.


*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa


Cantanhede | Ação solidária promove recolha de donativos junto da comunidade escolar. Alunos da Secundária Lima-de-Faria ajudam Jardim de Infância na Guiné-Bissau

 
Os alunos de cada uma das turmas da Escola Secundária Lima-de-Faria procederam à entrega de mealheiros, após a recolha de donativos junto da comunidade escolar, com o objetivo de dotar e promover o funcionamento do Jardim de Infância Manuela Miranda, na Ilha de Soga, na Guiné-Bissau. Esta sessão solidária assinalou o Dia Mundial dos Direitos Humanos, comemorado no dia 10 de dezembro.
Durante a cerimónia, os estudantes assistiram a um vídeo sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, reforçando a importância da dignidade e do respeito mútuo. Além disso, entregaram os mealheiros acompanhados por uma vela simbólica e da leitura dos 30 artigos que compõem a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Este gesto demonstrou o compromisso da comunidade escolar com o direito à educação e o apoio a crianças em condições de extrema pobreza, fortalecendo valores de solidariedade e cidadania.
O vice-presidente Câmara Municipal de Cantanhede com o pelouro da Educação, Pedro Cardoso, marcou presença na sessão e destacou a “importância da realização destas atividades em meio escolar, que são uma oportunidade ímpar para educar de forma integral os nossos jovens”.
A cerimónia contou ainda com a presença de José Soares, diretor do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Graça Chorosa, do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Tiago Rocha presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária Lima-de-Faria e Margarida Coelho, presidente da Associação S.O.G.A. - Servir Outra Gente com Amor.
Cada um dos presentes discursou, destacando a importância do cumprimento dos Direitos Humanos na nossa vida em sociedade, que se traduz no respeito pela dignidade de todo e qualquer ser humano.
A presidente da S.O.G.A. agradeceu a toda a comunidade escolar o seu apoio constante e generoso, que faz toda a diferença na Ilha de Soga.

Município de Silves concluiu a repavimentação de troço da Estrada da Vala

 O Município de Silves concluiu recentemente a repavimentação do troço final da estrada da Vala (EM 529/Silves-Alcantarilha) com ligação à rotunda de Alcantarilha, num investimento que ascendeu a 73 mil euros.
A repavimentação da estrada contemplou também a colocação de sinalética horizontal e vertical.
Este novo investimento vem melhorar as acessibilidades e a segurança rodoviária, integrando-se na estratégia mais geral de reabilitação e modernização da rede viária em todo o concelho de Silves.

 

COMPLEXO DAS PISCINAS MUNICIPAIS DE SILVES ENCERRADO ENTRE 16 DE DEZEMBRO E 02 DE JANEIRO

 O Município de Silves informa que o Complexo das Piscinas Municipais de Silves irá encerrar entre os dias 16 de dezembro 2024 e 02 de janeiro de 2025.
Este período de encerramento resulta de deliberação da reunião de Câmara, tendo por base o atual Regulamento de Funcionamento e Utilização do Complexo das Piscinas Municipais de Silves, que define, através do seu art.º 19º, que as instalações encerram anualmente durante um mês; pelo que, por forma a causar o menor transtorno possível aos utentes deste equipamento desportivo, foi deliberado distribuir o encerramento por dois momentos distintos.
A autarquia agradece, desde já, a compreensão e colaboração de todos, lamentando os transtornos causados.

Barcelos | IPCA promove evento sobre Desporto em Portugal

 No próximo dia 18 de dezembro, o Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai realizar um grande evento dedicado à reflexão sobre o desporto em Portugal, com a presença do Secretário de Estado do Desporto.
Organizado pela Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos (ESDBESB) do IPCA, a conferência contará com a participação de atletas medalhados, treinadores, dirigentes desportivos, bem como do Instituto Português do Desporto. A abertura da sessão contará com a presença da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, do Presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, da Diretora da ESDBESB, Carolina Vila-Chã, e do Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias.
Este evento integra o programa de comemorações dos 30 anos do IPCA e marca o início das atividades da ESDBESB, a nova escola do IPCA, que arrancou em setembro, em Guimarães.
Serão abordadas as trajetórias de sucesso, desafios e aprendizagens no desporto, além do impacto das competências desenvolvidas ao longo dos anos de treino nas várias áreas da vida profissional e pessoal.
O evento vai decorrer a partir das 9h30, na sede da ESDBESB, no edifício das Nações Unidas, no Campus de Couros, em Guimarães, e é aberto a toda a comunidade.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Marinha Grande | APRESENTAÇÃO DE LIVRO DE JOSÉ MANUEL GONÇALVES NO EDIFÍCIO DA RESINAGEM

 O livro “Pinhal do Rei – Casas de Guarda e Outros Edifícios Florestais”, de José Manuel Gonçalves, da editora Hora de Ler, é apresentado no dia 21 de dezembro, pelas 16h00, no Auditório da Resinagem, cuja entrada é gratuita.
O livro, cujo texto inicial, agora revisto e aumentado, foi agraciado com o Prémio Villa Portela em 2020. A obra pretende dar a conhecer a história de todas as Casas de guarda florestais do Pinhal do Rei, a sua importância, datas de construção, substituição ou demolição, suas áreas confinantes e seus edifícios anexos.
Identifica todos os locais onde existem ou existiram casas de guarda ou outros edifícios florestais nesta Mata e dá a conhecimento de acontecimentos naturais e atividades ou eventos realizados junto às casas de guarda ou outros edifícios florestais. Dá a conhecer, também, a história de outros edifícios florestais desta Mata, nomeadamente pontos de vigia contra incêndios e edifícios de administração ou fabris.
José Manuel Gonçalves é natural da Marinha Grande. Trabalhou na indústria de moldes para plástico onde desempenhou várias funções. Foi pioneiro na utilização de máquinas de controlo numérico computorizado (CNC) e utilização de sistemas 3D (CAD/CAM) para modelação e maquinação. Depois de aposentado dedica-se ao estudo da história do Pinhal do Rei. Possui o BLOG Pinhal do Rei (Blogspot). Tem publicado pequenos textos no âmbito dos Cadernos de Estudos Leirienses. Em 2020 recebeu o Prémio Villa Portela com o trabalho Pinhal do Rei - Casas de Guarda e Outros Edifícios Florestais, agora publicado, revisto e aumentado.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Edição de dezembro do Boletim Municipal de Aveiro


Edição de dezembro do Boletim MunicipalVimos por este meio informar que se encontra disponível on-line a edição de dezembro do Boletim Municipal objetivando a partilha sobre a atividade da Câmara Municipal de Aveiro nos últimos meses.
Consulte a publicação no site da CMA<https://www.cm-aveiro.pt/municipio/comunicacao/publicacoes-municipais/boletim-municipal> ou diretamente aqui

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Aveiro | Bootcamp do projeto OpenUS4ALL para formação de professores na área da educação STEAM

 No âmbito do projeto europeu OpenUS4ALL, decorreu entre os dias 27 a 29 de novembro, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, um bootcamp para formação de professores do ensino secundário na área da educação STEAM. Envolveu a participação de elementos do Departamento de Educação e Psicologia da UA, da Fábrica, da Universidad Miguel Hernandez, do MUDIC e de professores de Alicante e do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento.
Promover a Educação STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) no ensino secundário em Portugal, Espanha, Grécia e Turquia é o grande objetivo do projeto Erasmus+ OpenUS4ALL - “Open Universal STEAM for All.
Neste projeto que conta com 8 instituições parceiras dos 4 países envolvidos, a Universidade de Aveiro é representada pelo Departamento de Educação e Psicologia (DEP) e pela Fábrica Centro Ciência Viva, sendo responsável pelo desenvolvimento de atividades e ferramentas educativas de apoio digital e pela conceção e implementação do programa de formação de professores.
Assim, no primeiro dia do bootcamp, o programa envolveu intervenções de vários elementos do DEP e do CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, que exploraram aspetos relativos à concetualização da abordagem STEAM e Universal Design for Learning (UDL). Sem perder de vista a importância e o papel das competências digitais, foi ainda explorado o conceito de Open School através da apresentação do projeto EduCITY.
No segundo dia do bootcamp, após uma visita à Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, foi apresentada a metodologia e a plataforma OpenUS4ALL, pela coordenadora do projeto, Mari Del Carmen Perea Marco, da Universidad Miguel Hernandez de Elche (Espanha). O dia terminou com os workshops “Nutrição e saúde” e “Vamos cuidar dos nossos mares”.
O programa do terceiro e último dia do bootcamp foi dinamizado pela equipa da Fábrica, tendo sido dedicado à problemática dos plásticos na sustentabilidade ambiental. Neste âmbito foram realizados três workshops de Educação STEAM, onde se desenvolveram metodologias e protótipos para abordar este tema.

*Teresa Pereira
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Rua dos Santos Mártires, 3810-171 Aveiro
Tel. +351 234 427 053 (chamada para a rede fixa nacional)

Universidade de Coimbra | Descobertas duas novas espécies de coníferas do Cretácico

 

Mário Miguel Mendes, investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), descobriu mais duas novas espécies de coníferas atribuídas à extinta família Cheirolepidiaceae, recolhidas na região de Juncal.

De acordo com o cientista, a primeira das novas espécies corresponde a um cone masculino, denominada Classostrobus doylei, no qual se observam pólenes de tipo Classopollis triangulus. «Estes pólenes nunca haviam sido reconhecidos dispersos nas nossas palinofloras e estamos convictos de que, após a sua libertação assumiam uma forma esférica, não sendo possível detetar as pontes de exina», revela Mário Miguel Mendes.

Esta nova espécie, descrita e publicada na revista científica Cretaceous Research, foi dedicada a James Doyle, professor da Universidade da Califórnia (EUA). A realização deste trabalho envolveu a combinação de técnicas de microtomografia computadorizada de raios X (microCT), microscopia ótica, microscopia eletrónica de varrimento e microscopia eletrónica de transmissão.

A segunda espécie, denominada Frenelopsis callapezii, foi descrita com base nos caracteres morfológicos dos eixos caulinares da planta e nas suas características cuticulares, tendo sido dedicada a Pedro Callapez Tonicher, professor da FCTUC. 

«Ao contrário de outras espécies do mesmo género, esta não possui longos tricomas, apenas papilas, e apresenta um tipo de ramificação pouco usual nos frenelopsídeos», descreve o investigador.

As coníferas da família Cheirolepidiaceae foram extremamente abundantes durante o Mesozoico, predominando em várias regiões do globo, incluindo aquelas que hoje correspondem à América do Norte e à Europa. Os primeiros membros desta família datam do início do Triásico Superior e, ao longo de 160 milhões de anos, continuaram a diversificar-se, entrando em declínio no final do Cretácico.
«Acredita-se que os últimos representantes do grupo tenham resistido na América do Sul até ao início do Paleogénico, sobrevivendo à extinção em massa do Cretácico/Paleogénico (K/Pg). A descrição das novas espécies portuguesas demonstra que a diversidade deste grupo é muito maior do que se pensava e salienta também a importância destas plantas nos ecossistemas do Cretácico», considera o especialista do MARE/FCTUC.

Segundo Mário Miguel Mendes, a paleoecologia destas plantas é bastante variável. «Acredita-se que tenham ocupado ambientes de estuário, planícies aluviais de água doce e locais mais elevados, sob influência de clima quente a temperado e, sazonalmente, com humidade significativa. A plasticidade morfológica e ecológica destas plantas pode explicar o seu grande sucesso evolutivo e a resistência a condições ambientais extremas. Além disso, há evidências de que a poliploidia pode ter sido crucial para a especiação dentro das Cheirolepidiaceae», revela.

Os estudos das Cheirolepidiaceae têm permitido reconstruir a sua evolução em termos de diversidade e riqueza de espécies, história biogeográfica e inferir sobre as causas da sua extinção. «Estas plantas têm sido modelos fantásticos, pois o seu estudo tem contribuído, sem dúvida, para compreender como as coníferas se diversificaram e adaptaram ao longo dos tempos», conclui.

Estes trabalhos foram realizados em colaboração com investigadores da República Checa, Rússia e Holanda, tendo recebido financiamento da Czech Grant Agency e do MARE/FCTUC.

O artigo científico “Classostrobus doylei, a new cheirolepidiaceous cone with in situ pollen
from the Figueira da Foz Formation (lower Aptian e upper Albian), western Portugal” pode ser consultado aqui.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia


NB: Figura 1 – Imagens obtidas em microscopia eletrónica de varrimento de Classostrobus archangelskyi sp. nov. do Cretácico Inferior da Formação de Figueira da Foz (Juncal). A. Cone masculino com microsporofilos dispostos helicoidalmente; escala 1 mm. B. Sacos polínicos com grãos de pólen in situ atribuíveis a Classopollis triangulus (setas); escala 50 µm.



Município de Proença-a-Nova elabora Plano de Ação de Resíduos Urbanos (PAPERSU 2030)

 
Está em período de consulta pública a proposta do Plano de Ação ao Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos de Proença-a-Nova.
O Município de Proença-a-Nova está atualmente a desenvolver o seu Plano de Ação de Resíduos Urbanos (PAPERSU), em alinhamento com o Plano Nacional de Gestão de Resíduos Urbanos (PERSU 2030) e em conformidade com o novo Regime Geral da Gestão de Resíduos (Decreto-Lei n.º 102-D/2020, de 10 de dezembro). Este plano visa definir as medidas e ações necessárias para o cumprimento das metas estabelecidas na Estratégia Nacional, com um horizonte temporal até 2030.
Até dia 29 de janeiro qualquer interessado poderá apresentar os seus contributos, através de comunicação escrita que contenha nome completo, morada ou sede, número de identificação fiscal e o respetivo endereço de correio eletrónico, dando, neste caso, consentimento para que este seja utilizado para os efeitos previstos na alínea c) do n.º 1 do artigo 112.º do Código do Procedimento Administrativo, isto é, para efeitos de notificação.
Os contributos devem ser remetidos para o endereço da autarquia ou para o endereço de correio eletrónico doua@cm-proencanova.pt.
A documentação relativa a este procedimento encontra-se disponível para consulta na página da Internet do Município, https://www.cm-proencanova.pt , na sua página inicial, no separador “Editais”, ou presencialmente, junto da Divisão de Obras, Planeamento Urbano, Ambiente e Cadastro, nos dias úteis, das 09:00h às 12:30h e das 13:30h às 17:00h.
*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

Águeda | Casa dos Rios dotada de equipamento digital multimédia


Painel interativo e óculos 3D apoiam trabalho pedagógico de sensibilização para as questões ambientais
 
A Casa dos Rios, em Valongo do Vouga, acaba de receber dois equipamentos digitais de suporte à promoção e sensibilização para a reabilitação dos rios e para o ambiente. Um painel interativo e óculos 3D, juntamente com equipamentos de lazer no jardim da Boiça (equilíbrio, cavalo e baloiço) representam um investimento de cerca de 21 mil euros, financiado pela Câmara de Águeda e executado pela Junta de Freguesia de Valongo do Vouga.
A disponibilização destes equipamentos foi, ontem, assinalada com uma ação de formação para técnicos e docentes do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga, onde foram entregues também novos folhetos informativos sobre a importância da reabilitação dos rios com recurso a técnicas de base natural, como as que foram aplicadas na Ribeira da Aguieira, onde está localizada a Casa dos Rios e que é utilizada como um laboratório vivo e representativo de como recuperar os percursos fluviais existentes.
Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, aproveitou o momento, com a presença dos técnicos e professores, para enaltecer o trabalho pedagógico que desenvolvem e apelar a que continuem esta formação dos “agentes” cívicos do futuro. Com os novos equipamentos, a Casa dos Rios, que “tem tudo para ser um sítio altamente educativo”, fica dotada “de mais capacidade”, disse, incentivando os professores a trazerem as crianças a este espaço, onde todas as questões ambientais podem ser abordadas.
“Queremos que esta seja uma casa aberta, um instrumento para divulgar o que defendemos para os nossos rios, um espaço de aprendizagem, conhecimento e reconhecimento, que as crianças e a comunidade venham cá, levem bons testemunhos e saiam com vontade de promover boas práticas”, defendeu Jorge Almeida, salientando que “é preciso aliviar a pressão que (todos) fazemos sobre os recursos naturais” para que esta “casa” (planeta Terra), que é de todos, não fique “seriamente comprometida”.
Dirigindo-se aos educadores presentes, salienta que esta é uma “responsabilidade acrescida e partilhada entre todos”, lembrando, a propósito, a distinção recebida em novembro do Green Leaf 2026, que vai fazer de Águeda uma “capital verde” europeia em 2026.
A par desta, refere ainda o ECO XXI, com um índice superior a 90% e o Índice de Sustentabilidade Municipal, com resultados superiores a Portugal, à Região Centro, à Região de Aveiro e aos Municípios comparáveis, que apontam Águeda como uma referência e modelo a seguir, destacando a importância de manter os padrões de harmonia e equilíbrio na aplicação de medidas sustentáveis no território.
Filipe Falcão, Presidente da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga, agradeceu o apoio do Município no investimento feito nestes novos equipamentos, que vão permitir trabalhar com outras ferramentas as áreas de sensibilização ambiental. A Casa dos Rios e o Laboratório de Rios são dois projetos muito importantes para a freguesia, “mas queremos fazer mais”, disse. “Queremos que as escolas e o Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga seja pioneiro no desenvolvimento e atuação desta mensagem; queremos ser um bom exemplo do que é feito na área do ambiente, nas boas práticas que implementamos e nos valores que passamos”, frisou Filipe Falcão.
Refira-se que esta ação de formação teve ainda por objetivo sensibilizar os participantes para as estratégias educativas que podem ser desenvolvidas nos espaços naturais do concelho e nesta área em particular, através de abordagens multidisciplinares. Foi feita uma ligação do plano do Município para a sensibilização ambiental, educação para a sustentabilidade e ciência, por Célia Laranjeira, chefe de divisão da Câmara Municipal de Águeda, tendo os demais trabalhos sido conduzidos por Pedro Teiga, especialista em reabilitação fluvial, que exemplificou aos participantes diferentes abordagens que poderão ter junto dos seus alunos.

*Gabinete de Comunicação e Imagem


Câmara de Águeda adquire terreno para construção de habitação e ampliação dos armazéns municipais

Investimento de 450 mil euros vai permitir construir apartamentos na Alagoa e requalificar toda uma área degradada

A Câmara Municipal de Águeda adquiriu um terreno com cerca de cinco mil metros quadrados, na Alagoa, que irá ser transformado num projeto de habitação a custos controlados e permitirá ainda ampliar os Armazéns Municipais. A escritura foi assinada esta semana e representa um investimento de 450 mil euros.
Trata-se de um terreno localizado na sua quase totalidade em zona urbana classificada no PDM do concelho de Águeda como espaços centrais, permitindo, assim, a construção de habitação multifamiliar. O terreno está atualmente ocupado por várias edificações muito degradadas e que vai agora ser alvo de um projeto para construção de prédios habitacionais que virão a ser disponibilizados ao mercado a preços mais acessíveis.
“Esta é uma boa opção para o Município que, por um lado, permite construir habitações a custos controlados, proporcionando uma alternativa viável para as famílias e jovens que enfrentam dificuldades em encontrar residência a preços compatíveis com os seus rendimentos. Por outro lado, é uma oportunidade para requalificar e ampliar os armazéns municipais, permitindo também a reabilitação e valorização urbana do local”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda.
Este é mais um processo que o Município está a realizar no âmbito na Estratégia Local de Habitação, com a construção de habitação com custos que sejam comportáveis pelos orçamentos familiares, ao mesmo tempo que é requalificada uma zona da cidade que está em franca expansão.
A procura de soluções de habitação no concelho, com muitos jovens e famílias que têm demonstrado a sua dificuldade em encontrar casas, não se esgota na aquisição deste terreno, estando a ser desenvolvido um trabalho intenso para promover a requalificação do edificado existente no concelho e atrair novos investimentos.

*Gabinete de Comunicação e Imagem