segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Martim Pascoal em duas finais no Campeonato Nacional de Juniores e Séniores de Piscina Curta

 
Martim Pascoal atleta de 1º ano do escalão de júnior esteve presente na edição de 2024 do Campeonato Nacional de Juniores e Séniores de Piscina Curta.
A prova decorreu nas piscinas municipais de Tomar nos dias 13,14 e 15 de dezembro e contou com a presença de 500 atletas em representação de 84 clubes.
O atleta da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Martim Pascoal, competiu nas eliminatórias dos 50 livres e 50 mariposa, tendo conseguido nas 2 provas o apuramento para as finais de Júnior.  
O atleta da coletividade de Cantanhede viria a alcançar o 8º e 7º lugar respetivamente.
De salientar que apesar de integrar o 1º ano de júnior o atleta competiu já com uma consistência assinalável deixando boas indicações e perspetivas para a restante época que se realizará em piscina de 50 metros.


Alunos da Universidade de Évora apresentam ideias inovadoras para o turismo em Reguengos de Monsaraz


Os alunos do terceiro ano da Licenciatura em Turismo da Universidade de Évora vão apresentar amanhã, dia 17 de dezembro, pelas 10h15, os seus trabalhos realizados no concelho de Reguengos de Monsaraz para identificar estratégias de desenvolvimento turístico e ideias inovadoras para o turismo. A sessão pública vai decorrer no Auditório António Marcelino da Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz e é promovida pelo Laboratório de Turismo (TourismLab) do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, pela comissão do curso e pelo Município de Reguengos de Monsaraz.
Esta iniciativa resulta da aplicação da metodologia de ensino Project Based Learning, adotada pelas unidades curriculares de Projetos Turísticos e Turismo e Desenvolvimento da Licenciatura em Turismo. Para o efeito, foi selecionado o concelho de Reguengos de Monsaraz como laboratório vivo para a identificação de oportunidades para a implementação de estratégias de desenvolvimento turístico, bem como de projetos turísticos que respondam a um conjunto de questões definidas pelos alunos durante a visita técnica, que decorreu em outubro.
Na sessão pública desta quarta edição do concurso de ideias promovido pelo TourismLab do CIDEHUS vão estar vários agentes públicos e privados do setor do turismo local e regional, alguns dos quais vão também participar na avaliação qualitativa dos trabalhos realizados pelos alunos.

*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

MUNICÍPIO DE SILVES PRORROGA O PRAZO PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE PORMENOR DA FEITORIA FENÍCIA

 A Câmara Municipal de Silves, reunida a 18 de novembro, deliberou prorrogar o prazo de elaboração do Plano de Pormenor da Feitoria Fenícia, por mais 24 meses. A prorrogação, que mereceu publicação em Diário da República de 10 de dezembro, tem efeitos a partir de 21 de novembro de 2024.
 
Esta prorrogação de prazo está relacionada com a necessidade de assegurar a concertação setorial com as entidades da Administração Pública que tutelam os interesses presentes na área de intervenção do plano, como seja o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e as Infraestruturas de Portugal, I.P., entre outras.
A concretização deste plano de pormenor permitirá promover a implementação de um projeto de desenvolvimento turístico - num investimento global de 50 milhões de euros, com a criação de mais de uma centena de postos de trabalho diretos - que integrará uma unidade hoteleira com 700 camas, um espaço relvado para a prática desportiva (apoiado por infraestruturas de apoio a estágios desportivos instalados no próprio hotel e em construções existentes que serão recuperadas e adaptadas ao novo uso), um campo de golfe de 18 buracos, um percurso pedonal ao longo do Rio Arade e um espaço natural para observação de aves e educação ambiental, que incluirá um conjunto de tanques que correspondem à “Tapada do Moinho do Valentim” e o próprio Moinho do Valentim que será objeto de intervenção de reabilitação e adaptação a centro de educação ambiental.
 
O procedimento de elaboração do Plano de Pormenor da Feitoria Fenícia encontra-se alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, designadamente com os ODS 11, cidades e comunidades sustentáveis, 16, paz e justiça, 6, água limpa e saneamento, e 13, combate às alterações climáticas.
 
Os interessados poderão acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos no portal do Município de Silves em https://www.cm-silves.pt/pt/menu/1070/plano-de-pormenor-da-feitoria-fenicia-elaboracao.aspx.

 

Barcelos | Os 30 anos do IPCA e o Papel da Ciência no Futuro Sustentável


A Escola Superior de Tecnologia do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai realizar, amanhã, 17 de dezembro, pelas 10 horas, uma conferência que pretende celebrar três décadas de história do IPCA, destacando a sua trajetória de excelência no ensino, inovação e compromisso com a comunidade.
Com uma visão integrada, refletir-se-á sobre as contribuições do IPCA para a formação de profissionais capacitados e éticos, a promoção de soluções tecnológicas inovadoras e a sensibilização para a sustentabilidade como eixo estratégico para o desenvolvimento global.

A conferência “Os 30 anos do IPCA e o Papel da Ciência no Futuro Sustentável” será, ainda, uma oportunidade para explorar como a ciência, nas suas múltiplas dimensões, tem desempenhado um papel central na construção de um futuro sustentável, enfrentando os desafios ambientais, sociais e económicos do século XXI, bem como para repensar o impacto da educação e da ciência num mundo que exige mudanças transformadoras para garantir o equilíbrio entre progresso e preservação.
O evento contará com oradores da região que discutirão o papel da ciência na construção de um futuro sustentável, promovendo reflexões sobre inovação, educação e desenvolvimento regional. A abertura da sessão estará a cargo da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, seguindo-se uma mesa redonda sobre Educação, Ciência e Sustentabilidade, moderada por Mariana Carvalho, Vereadora da Educação do Município de Barcelos, e com a participação de Adelina Pinto, Vereadora do Município de Guimarães, Célia Ramos, Vice-Presidente da CCDR-N (a confirmar), João Reis, Energycon, João Vilaça, Coordenador do 2Ai, Paulo Alves Marques, Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente e Sofia Coelho, Diretora da Unidade de Desenvolvimento Sustentável do IPCA.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Cantanhede | Montante ascende a 49 mil euros Câmara aprova entrega de apoio a coletividades do concelho


O Executivo Municipal deliberou aprovar a entrega de um apoio superior a 49 mil euros a coletividades do concelho de Cantanhede. A definição do montante a atribuir a cada uma das 28 entidades contempladas teve por referência o valor patrimonial dos seus ativos imobiliários.
Esta verba soma a outros apoios setoriais concedidos pelo Município de Cantanhede ao longo do ano, nomeadamente nas áreas da cultura, desporto, educação e ação social.
Na proposta apresentada pela presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, pode ler-se que “as associações concelhias são confrontadas diariamente com necessidades e encargos de diversa natureza, o que, tendo em conta os fracos recursos de que dispõem, lhes exige bastante empenho para ultrapassar as grandes preocupações de sustentabilidade financeira”.
Desta forma, reconhecendo a importância do movimento associativo, quer através da implementação de equipamentos e serviços, quer através da dinamização e adesão a parcerias em programas e projetos diversificados, que se traduz num contributo essencial para a salvaguarda dos interesses próprios das respetivas populações, foi aprovada a entrega de um apoio global de 49.254,72 euros.
Foram contempladas com apoio as seguintes coletividades: Grupo Típico de Ançã, Grupo Desportivo as Almas, Associação Cultural e Desportiva do Casal, União Recreativa de Cadima, Clube de Caçadores de Cadima, Associação Juvenil do Zambujal e Fornos, Associação Melhoramentos da Serredade, Centro Desportivo e Cultural de Murtede, Associação Cultural e Recreativa de Porto de Carros, União Desportiva da Tocha, Associação de Moradores da Caniceira, Clube de Pesca Desportiva Pedreira dos Húngaros, Centro Social Recreio e Cultura da Sanguinheira, Sporting Clube Povoense, Rancho Regional Os Esticadinhos de Cantanhede, Associação do Grupo Musical das Franciscas, ACAP – Associação Cívica dos Amigos Pocariça, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, BIOCANT – Associação de Transferência de Tecnologia, Associação Musical da Pocariça, Filarmónica de Covões, ARCUMA – Associação Recreativa e Cultural da Malhada, PRODEMA – Associação Progresso e Desenvolvimento do Marvão, Clube União Vilanovense, Centro Cultural e Recreativo Pena, Clube de Caçadores “Pedra Branca”, Centro Social Polivalente da Freguesia de Sepins e Centro Social Caritativo da Freguesia do Bolho.

Marinha Grande | MUSEU DO VIDRO COMPLETOU 26 ANOS

 
O Museu do Vidro completou o seu 26.º aniversário, no passado dia 13 de dezembro, com a realização de uma visita orientada à exposição “Lições de Transparência: Técnicas de Vidro Contemporâneo”, conduzida pela curadora e artista plástica Vânia Colaço, no Núcleo de Arte Contemporânea.

O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, que sublinhou a importância de iniciativas como esta para a valorização do património artístico e cultural da Marinha Grande e recordou a relevância do Museu do Vidro, que é o único a nível nacional dedicado ao estudo da história da indústria vidreira.

A exposição reúne 33 obras, apresentando criações de alunos de seis instituições académicas nacionais, bem como trabalhos de designers e artistas reconhecidos, que desenvolvem as suas peças no âmbito das formações realizadas no CENCAL da Marinha Grande. 

No final da visita, em ambiente de celebração, foram cantados os parabéns e realizado o tradicional corte do bolo de aniversário.

Ao longo dos seus 26 anos de existência, o Museu do Vidro já promoveu um total de 68 exposições (45 internacionais e 23 nacionais) e acolheu cerca de meio milhão de visitantes.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Universidade de Coimbra desafia investigadores a preparar e confecionar menu à base de algas

 
Um grupo de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) foi desafiado pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) a preparar e confecionar um menu completo cujo ingrediente principal são as macroalgas. O almoço decorre no próximo dia 19 de dezembro, pelas 12h00, no Centro Cultural D. Dinis.
Ana Marta Gonçalves, Leonel Pereira e João Cotas, investigadores do Centro de Ecologia Funcional (CFE) do Departamento de Ciências da Vida da FCTUC, vão confecionar arroz com algas, no âmbito do projeto MENU – Macroalgas Marinhas: receitas alternativas para uma dieta nutricional diária.
A inscrição tem o preço de 9,50€ para pagamento com cartão UC ou app SASUC Go! e o preço de 9,75€ para pagamentos com cartão multibanco.

As vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas aqui até ao dia 18 de dezembro.
*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Câmara de Aveiro apoia Clubes Desportivos em 1,2 milhões de euros para a época 2024/2025


Este sábado, 14 de dezembro, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) assinou os Contratos-Programa e Protocolos de Cooperação Financeira do Programa Municipal de Apoio às Associações (PMAA) 2024/2025, com 40 Associações Desportivas, no valor global 1.238.515€, sendo que destes, 37 atribuições respeitam a Apoio à Atividade Regular, 23 a Apoio ao Investimento e duas de Apoio a Atividades Pontuais.
O Apoio ao Investimento é o que concentra a maior parte das verbas entregues, com 747.165€ atribuídos a 23 das 40 Associações. O Apoio à Atividade Regular é a outra grande área de atribuição de verbas, com 487.100€ para 37 das Associações. Por último, a CMA atribuiu 4.250€ de apoios para Ações Pontuais a duas Associação Desportivas.
De entre os principais investimentos das Associações e Clubes Aveirenses que contaram com o financiamento por parte da CMA, destaca-se a ampliação do Pavilhão do Clube do Povo de Esgueira com a instalação de serviços de apoio (240.000€), a construção do bar e serviços de apoio no complexo desportivo e a reparação da cobertura da antiga Escola do 1.º Ciclo da Póvoa do Valado, sob a gestão da ARC Barroca (96.270€) e a manutenção do relvado sintético e a construção do bar e serviços de apoio no complexo desportivo do Clube Estrela Azul (105.000€). A maior parte destes valores são executados na época desportiva 2024/2025, existindo uma pequena parte que serão executados na época desportiva 2025/2026.
Numa comparação linear com os apoios da época desportiva 2023/24, nesta época a CMA aumenta em 10% os apoios à atividade regular dos Clubes e em 4% o investimento.
A esta estratégia, juntam-se naturalmente os eventos desportivos organizados diretamente pela Câmara Municipal ou com o seu apoio à organização, dos quais sublinhamos, a realização da Maratona da Europa, o Aveiro Spring Classic, o Campeonato Regional de Skate, a São Silvestre de Aveiro, as atividades náuticas promovidas pelas Estação Náutica de Aveiro e o Aveiro City Race, entre tantas outras.
O Vereador Rogério Carlos, sublinhou “a aposta reiterada, contínua e estável no apoio à atividade das Associações Desportivas do Município de Aveiro, uma marca muito importante da governação da CMA, que deve ser utilizada pelos clubes como incentivo à persecução dos seus objetivos, lembrando a necessária boa gestão dos Clubes Desportivos dos seus ativos e da importância de honrarem os seus compromissos com as instituições parceiras, fornecedores, atletas e bem-feitores”, concluiu.
Uma ideia complementada pelo Presidente da CMA, Ribau Esteves, que alertou para “a importância das nossas Associações terem instrumentos próprios de receita, aumentarem a sua autonomia, para que se possam ajustar, de forma devida, a sua atividade e à sua capacidade de concretizar projetos e ações. O investimento que a CMA realiza deve assim servir como incentivo e contribuição extraordinária à persecução dos seus objetivos desportivos e sociais, com especial atenção à formação das nossas Crianças e Jovens, e também no âmbito do apoio à competição ao mais alto nível, onde queremos ter muito melhores resultados”, disse.
O Presidente CMA prestou esclarecimentos sobre o acordo de regularização de dívida do SC Beira-Mar para com a CMA, assumindo a atual Direção o cumprimento de obrigações de Direções anteriores que já tinham tido acordo de pagamento de dívida elaborados de comum acordo mas sem terem sido cumpridos pelo SCBM, assumindo-se agora a forma de “acordo de regularização de dívidas” e assinado no mesmo ato do Contrato de Desenvolvimento Desportivo, deixando explicações sobre declarações públicas despropositadas e imprecisas do anterior Presidente da Direção do SC Beira-Mar e garantindo a plena sintonia na gestão dos Responsáveis políticos da CMA no que respeita ao SCBM e a todas as Associações Desportivas do Município de Aveiro.
A aposta da CMA no continuado e crescente fortalecimento do Movimento Associativo Municipal destaca-se também pela sua importante relevância social, económica e política, e de uma forma proporcional à atividade de cada uma das Associações, cuidando de uma relação equilibrada em todo o Município e com todas as Associações.
Seguimos assim a estratégia política assumida, de rigor e clarividência absoluta com os nossos concidadãos, divulgando a lista de apoios contratualizados para o apoio à atividade regular, o apoio ao investimento e apoio à realização de atividades pontuais:

Associações Desportivas
Entidade
Tipologia de Apoio
Atividade Regular
Investimento
Ação Pontual
Academia de Karaté Shotokan de Aveiro

1 500,00 €
___
ACREMA
1 750,00 €
695,00 €
__
Agarrados ao BTT
5 500,00 €
___
Alavarium - Andebol Clube de Aveiro
30 000,00 €
6 000,00 €
___
Associação Desportiva de Requeixo
1 000,00€
___
Associação Recreativa e Cultural de Oliveirinha

6 500,00 €
16 000,00 
__

AVELA - Associação Aveirense de Vela de Cruzeiro
3 000,00 €
___
Associação Columbófila de Esgueira
2 000,00 €
___
Associação Columbófila de Oliveirinha
2 000,00 €
__
Associação Canoagem do Centro
___
1.250,00€
Associação de Artes Marciais de Aveiro
3 000,00 €
3 000,00€
___
Associação Desportiva Amigos da Canoagem de Cacia
7 000,00 €
10 000,00 €
__

Associação Desportiva de Nariz
5 000,00 €
3 000,00 €
___
Associação Desportiva da Taboeira
27 000,00 €
46 000,00 €
___
Associação  Patinagem de Aveiro
------
3 000,00 €
Associação Recreativa e Cultural da Barroca
6 000,00 €
96 270,00 €
___
Casa do Povo Esgueira
6 500,00 €
2 000,00 €
___
Centro Atlético da Póvoa Pacence (CENAP)
36 600,00 €
11 500,00 €
___
Clube Desportivo de São Bernardo
25 000,00 €
1 200,00 €
___

Clube Columbófilo de Aveiro e Esgueira
1 000,00 €
___
Clube de Judo IPPON
1 250,00 €
___
Clube de Natação Amarra ao Cais
1 000,00 €___

Clube de Ténis de Aveiro
5 500,00 €
__

___

Clube de Ténis de Mesa de Oliveirinha

15 000,00€
10 000,00 €
__
Clube de Voleibol de Aveiro
7 000,00 €
__

Clube de Ultimate e Desportos de Disco de Aveiro
750,00€
__

Clube do Povo de Esgueira
50 000,00 €
240.000,00 €
___
Clube dos Galitos
70 000,00 €
47 000,00 €
___

Clube Estrela Azul
9 000,00 €
105 000,00 €
___
Coletividade Popular de Cacia
8 000,00 €
20 000,00 €
___

Escola Gímnica de Aveiro
5 500,00 €
2 500,00 €
___
Instituto para o Desenvolvimento e Estudos de Cacia (IDEC)
___
13 700,00 €
___
Futebol Clube do Bom-Sucesso
4 000,00 €
15 000,00 €
__
Grupo Desportivo Eixense
8 000,00 €
14 800,00 €
__
Sociedade Columbófila da Casa do Povo de Cacia
2 000,00 €
1.500,00 €
___
Sociedade Columbófila Aveiro
750,00 €
___
Sport Clube Beira-Mar
84 000,00 €
50 000,00€
___
Sporting Clube de Aveiro
40 000,00 €
32 000,00 €
---
SOMAMARATONAS
3 000,00 €
---
Vintage Motors Club Friends
2 000,00 €
---
*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro