domingo, 22 de dezembro de 2024

1500 ALUNOS DO DISTRITO VÃO CORRER NA MARINHA GRANDE


O Parque da Cerca, na Marinha Grande, vai receber o Corta-Mato Escolar – Fase CLDE, no próximo dia 14 de janeiro de 2025, entre as 09h30 e as 13h00, que contará com a participação de cerca de 1500 alunos, em representação dos Agrupamentos de Escolas da Coordenação Local do Desporto Escolar de Leiria.
Nesta competição organizada pelo Município da Marinha Grande, pela Coordenação Local do Desporto Escolar e pelos Agrupamentos Escolares do concelho, serão apurados os participantes para a fase nacional da especialidade.

O Corta-Mato Escola - Fase CLDE será, certamente, um reconhecimento inestimável para todos os participantes e comunidade e um incentivo adicional para os jovens envolvidos e suas famílias.

A Marinha Grande tem-se destacado como um território de excelência na promoção da atividade física e do desporto, pilares fundamentais para o crescimento saudável e a formação integral dos jovens.

Entre as iniciativas pioneiras que marcam esta trajetória, o Município orgulha-se de realizar o mais antigo Corta-Mato Escolar concelhio, bem como a mais antiga milha urbana realizada em Portugal, consolidando o compromisso com a valorização do desporto.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

SOCIEDADE COLUMBÓFILA PREPARA-SE PARA COMEMORAR O SEU 75º ANIVERSÁRIO


A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Pessoa Colectiva de Utilidade Pública, Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada em 20 de agosto de 1950, vai comemorar no próximo ano, o seu 75.º aniversário, estando a Direcção Geral daquela Associação, a elaborar um programa alusivo a essas comemorações, contando com a colaboração das suas Secções.
O programa será composto por um conjunto de atividades a decorrer ao longo do ano, envolvendo os associados, técnicos, colaboradores, atletas e suas famílias.

A Direcção Geral, pretende igualmente vir a reativar nestas comemorações dos seus 75 anos, alguns projectos icónicos, realizados ao longo destes últimos anos.

Uma das mais antigas Associações do concelho de Cantanhede, desenvolve a sua atividade, ininterruptamente desde a sua fundação, focada no desenvolvimento das áreas desportivas, culturais e sociais, com grande enfoque no apoio à infância e juventude e a famílias mais vulneráveis.

Marinha Grande | SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE REGULARIZAÇÃO DOS EDIFÍCIOS DAS ASSOCIAÇÕES


No próximo dia 6 de janeiro de 2025, pelas 18h00, no Auditório do Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, terá lugar uma Sessão de Esclarecimento sobre o regime de regularização de edifícios-sede e similares de associações sem fins lucrativos, tendo como oradora a jurista Dina Rocha, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).
A iniciativa organizada pelo Município da Marinha Grande, em parceria com a CCDRC e a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), integra-se no ciclo de ações de capacitação “Associativismo em Movimento”.

Pretende esclarecer dirigentes associativos e demais interessados da região acerca da Lei n.º 29/2024, de 5 de março, que define o regime de regularização de edifícios-sede e similares de associações sem fins lucrativos.

Este diploma legal aplica-se a edifícios existentes à data da entrada em vigor da legislação que não disponham de título urbanístico ou de licenciamento. Os pedidos de regularização devem ser apresentados no prazo de três anos, a contar da vigência da lei (ou seja, de setembro de 2024 em diante), devendo ser tramitados de forma desmaterializada, preferencialmente por correio eletrónico.

O pedido de regularização pode incluir a realização de obras, sendo necessário apresentar documentação que comprove a titularidade e outros elementos exigidos pela lei. A apresentação do pedido de regularização permite a utilização provisória dos edifícios até a decisão final, suspendendo processos contraordenacionais em curso.

Deste modo, a participação nesta sessão é de extrema relevância, sendo uma oportunidade para esclarecer dúvidas e garantir que as associações cumpram os requisitos legais, assegurando a utilização regular dos seus espaços.

A entrada é livre e não necessita de inscrição. Participe!

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Intervenção terá um custo aproximado de 1,8 milhões de euros. Aprovado o projeto de requalificação da marginal da Praia da Tocha

 
O Executivo Municipal deliberou aprovar, na última reunião camarária, o projeto de requalificação da avenida marginal da Praia da Tocha. O custo estimado é de aproximadamente 1,8 milhões de euros.
A proposta, elaboradora pela Divisão de Estudos e Projetos do Município de Cantanhede, assenta em duas premissas: a valorização do património e identidade locais e o reforço da ligação entre a frente urbana e a praia.
A Praia da Tocha é um dos principais ativos turísticos do concelho, daí que este projeto se revista de particular importância, não apenas para potenciar o bem-estar da população local, mas também para reforçar a atratividade da praia”, considera a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio.
De acordo com a memória descritiva do projeto, “a reformulação do espaço compatibiliza um conjunto vasto de funções (sociais, ambientais, históricas, culturais e arquitetónicas), onde esta atitude de humildade e respeito pelo local resultará numa intervenção discreta e silenciosa, nunca conflituando com o existente”.
Atualmente, a marginal da Praia da Tocha encontra-se marcada por múltiplas situações de conflitualidade e prática abusiva reiterada, em grande parte devido a uma presença excessiva de viaturas motorizadas e sazonalidade para a utilização da praia.
Desta forma, a proposta confere ao espaço uma escala mais humanizada, invertendo o dimensionamento existente à escala do automóvel e desenhando-o à escala do peão.
A intervenção prevê ainda a construção de uma área pavimentada com materiais sustentáveis e de baixa manutenção, de elevado nível de infraestruturação e de qualidade do espaço publico, a valorização do património construído e que é urgente preservar, nomeadamente os “palheiros da Tocha”, e potenciar a acessibilidade fácil e segura à praia pela avenida marginal, com vista à diversificação dos utilizadores.
Em suma, “o desafio que se coloca é o de redesenhar, repavimentar e mobilar o espaço urbano por forma a dar-lhe mais conforto, para assim convidar e atrair os turistas e os próprios habitantes a um local mais apelativo”.

CELEBRE A PASSAGEM DE ANO PARA 2025 NO CONCELHO DA MARINHA GRANDE

 A Câmara Municipal da Marinha Grande programou um conjunto de atividades para celebrar a passagem de ano para 2025, com a realização de concertos, atividades e lançamento de fogo de artificio, na Marinha Grande, Praia da Vieira, S. Pedro de Moel e Moita, com o objetivo de proporcionar animação e promover a cultura e o turismo do concelho.
O programa é o seguinte: 

MARINHA GRANDE
Local: Tenda instalada entre o Arquivo Municipal e os Bombeiros Voluntários
 
28 de dezembro
21h30 às 22h30 – Abertura do espaço com música ambiente
22h30 - Dj Rolando Kruz
00h00 - Big Show Circus
01h45 - Dj André Lavos
 
31 de dezembro 
22h00 às 23h00 - Abertura do espaço com música ambiente
23h00 - Dj Bitx_pleaze
00h00 – Fogo de artifício
00h05 - Dj Vito M
02h00 - AC Deejay
 
PRAIA DA VIEIRA
Local: Tenda instalada no Largo dos Pescadores
 
31 de dezembro
22h00 às 23h00 - Abertura do espaço com música ambiente
23h00 - Usados com Garantia 
00h00 – Fogo de artifício
00h05 - Two Bro Djs
02h00 - Dj Rolando Kruz 
S. PEDRO DE MOEL
Local: Tenda instalada na Praça Afonso Lopes Vieira
 
31 de dezembro
22h00 às 23h00 - Abertura do espaço com música ambiente
23h00 - Banda Song Raiders
00h00 – Fogo de artifício
01h00 - Dj Tiago Mourinho
 
1 de janeiro de 2025
15h00 às 18h00 – Animação Infantil
16h00 – Espetáculo – “Mário Mágico – Show infantil”
MOITA
Local: Largo da Igreja
 
31 de dezembro
00h00 – Fogo de artifício.

*Gabinete de Comunicação e Imagem