sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

Governo da Galiza reconhece Caminho da Geira e dos Arrieiros


O Governo galego anunciou a criação, no próximo ano, de uma nova categoria para reconhecer rotas culturais de interesse regional associadas ao Caminho de Santiago, contando-se entre o grupo inicial o Caminho Cultural de Santiago da Geira e dos Arrieiros, que começa em Braga.
O ministro da Cultura, Língua e Juventude, José López Campos, explicou que um dos objetivos desta nova classificação é reconhecer percursos que, embora não preencham todos os critérios exigidos para serem declarados Caminho de Santiago, “cumprem os requisitos considerados relevantes para receberem uma atenção especial das administrações públicas”.
“São percursos que ligam a história, tradição e património, e especialmente importantes para difundir a cultura e identidade por toda a região”, salientou López Campos, na terça-feira, dia 23, após uma reunião com representantes de municípios galegos.
O responsável do governo regional da Galiza explicou que esta medida responde às solicitações “dos municípios, associações e entidades que, nos últimos anos, têm realizado um extenso trabalho de documentação para divulgar rotas únicas”.
Assim, a criação desta categoria pretende destacar os itinerários que promovem e difundem a cultura, o desenvolvimento sustentável e a coesão social em diferentes regiões, especialmente nas áreas em risco de exclusão cultural devido às suas condições geográficas e sociais.
Além do Caminho Cultural de Santiago da Geira e dos Arrieiros (CGA), estão também listados os itinerários de São Rosendo (Santo Tirso), Minhoto Ribeiro (Braga), Muxía via Brandomil, Mariñán, Muros-Noia, do Mar e do Künig.
Entre estes, o CGA é de longe o itinerário mais procurado pelos peregrinos, com 757 compostelas atribuídas este ano. Em oito anos, estima-se que tenha sido percorrido por pelo menos 7.634 pessoas, 3.176 das quais receberam o documento que comprova a chegada à capital da Galiza pelos meios tradicionais.
Esta nova categoria será formalizada através de um decreto que estabelecerá as medidas específicas para a proteção, promoção e apoio, garantindo que estes percursos recebem “uma atenção especial por parte das administrações públicas no planeamento de programas culturais, na atribuição de subsídios e na conceção de iniciativas que valorizem a sua importância”.

O Caminho da Geira tem 239 quilómetros, começa na Sé de Braga e passa pelos municípios de Amares, Terras de Bouro e Melgaço, entrando na Galiza pela Portela do Homem.

Foi apresentado em 2017, em Ribadavia (Galiza) e em Braga, reconhecido pela Igreja em 2019, e referido em publicações da associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico (2020) e do Turismo do Porto e Norte de Portugal (2021).

O percurso destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira, a via do género mais bem conservada do antigo Império Romano do Ocidente, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos poucos que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.

Carlos Ferreira


Cantanhede | Projeto do Município de Cantanhede celebra 12 anos em 2026. “Tardes Comunitárias” com programa para o primeiro quadrimestre de 2026 definido


A programação para o primeiro quadrimestre de 2026 conta com diversas atividades culturais, educativas, desportivas e recreativas, a fim de promover o convívio e o conhecimento dos participantes.

Cantar as Janeiras, iniciativas culturais na Biblioteca Municipal, palestras temáticas, atividades físicas como hidroginástica e ações interativas como Peddy Paper “Nos Passos do Marquês” são algumas atividades previstas. Constam ainda da programação conferências, workshops, visitas, entre outras ações.

“Tardes Comunitárias” é um projeto de intervenção social promovido pelo Município, desde 2014, para motivar a população sénior a desenvolver a sua interação psicossocial em atividades sociais, culturais, desportivas e lúdicas.
O programa, que celebra em 2026 o seu 12º aniversário e que regressa, após a habitual pausa de Natal, a 7 de janeiro, comporta, assim, uma componente didática e formativa destinada a estimular o interesse com uma programação diversificada como encontro regular às quartas-feiras à tarde.

Na prática, o que se pretende é “Dar Mais Vida aos Anos”, proporcionando oportunidades de valorização e realização pessoal para um público com mais de 55 anos e percursos de vida diversificados, através de encontros em que é dada também a possibilidade de partilharem a sua experiência e saber com outras pessoas.
A participação é livre e gratuita, estando, no entanto, sujeita a inscrição obrigatória, permitindo que cada participante escolha apenas as atividades do seu interesse.

A programação poderá ser ajustada em função do perfil e necessidades dos participantes, sendo que, em algumas atividades, poderá ser necessário o uso de vestuário confortável e adequado. A participação é voluntária, podendo o participante desistir a qualquer momento, desde que comunique previamente essa intenção.

Os interessados podem efetuar a sua inscrição na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida nº 3, em Cantanhede, ou através do telef. 231 410 123 e do e-mail tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt.

Programa:
7 Janeiro
Cantar as Janeiras com o Coro da Universidade dos Tempos Livres
Claustros dos Paços do Concelho
Org: Educação e Juventude / Cultura Eventos

14 Janeiro
“Afetos e Emoções: evolução ao longo da História”
Desafio: “Escreva uma Carta de Amor / Amizade”
Biblioteca Municipal
Org: Biblioteca Municipal

21 Janeiro
Hidroginástica – entrada 15h
Piscinas Municipais
Org: Desporto

28 Janeiro
Palestra: “Viagem aos Campos de Concentração” por Eduardo Munhoz.
Biblioteca Municipal
Org: Rui Munhoz / Biblioteca Municipal

4 Fevereiro
“Somos mesmo o que comemos? Nutrição e o seu impacto no cancro”
Liga Portuguesa contra o Cancro
Biblioteca Municipal
Org: Ação Social

11 Fevereiro
Bailarico de Carnaval
Tema: A vida na década de 80!
Com lanche partilhado
Escola Conde Ferreira
Org: Turismo / Património

18 Fevereiro
Visita à exposição de Maria Amélia Magalhães Carneiro
Museu de Arte e Colecionismo
Org: Património

25 Fevereiro
Workshop de Pintura
Museu de Arte e Colecionismo
Org: Património

4 Março
Sessão sobre Risco Sísmica
Biblioteca Municipal
Org: Biblioteca Municipal

11 Março
Conferência sobre Maria Amélia Magalhães Carneiro
Biblioteca Municipal
Org: Património / Biblioteca Municipal

18 Março
Leitura de Cartas de Amor
Apresentação de brochura do desafio:
“Escreva uma Carta de Amor / Amizade”
Biblioteca Municipal
Org: Biblioteca Municipal

25 Março
Documentário sobre José Malhoa e o movimento naturalista (grande referência para Maria Amélia Magalhães Carneiro
Centro Paroquial S. Pedro
Org: Cultura Eventos

1 Abril
Sessão sobre Carlo Cutis – O Jovem Santo da atualidade
Biblioteca Municipal
Org: Ação Social / Rui Munhoz

8 Abril
Fisioterapia na doença respiratória - uma união que faz força
Fisio André Viegas
Centro Paroquial S. Pedro
Org: Desporto

15 Abril
Peddy Paper “Nos Passos do Marquês” – À Descoberta de Cantanhede
Praça Marquês de Marialva
Org: Turismo

22 Abril
Visita à ETAR de Cochadas
Saída: 14h / Chegada prevista: 17h
Inscrições de 9 de abril (a partir das 13h30 presencial e das 17h telefone) até 17 de abril
Cochadas - Tocha *
Org: Educação / INOVA

29 Abril
“Leitura a 3 Vozes”
Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
Biblioteca Municipal
Org: Biblioteca Municipal