quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

Calendário de feriados (como multiplicar as férias em 2026!)

 


Olá Litoral,

Como prometido ontem, escrevo esta mensagem rápida apenas para partilhar um muito útil calendário de feriados 2026 em Portugal, com dicas para maximizar os dias de férias usando feriados, pontes e fins de semana prolongados. Que me desculpem os amigos de outras latitudes, mas este artigo só se aplica a quem vive e trabalha em Portugal.

De resto, renovo os votos de uma boas entradas e um excelente ano novo. E, claro, se decidir viajar, não se esqueça de fazer um bom seguro de viagem (lembra-se como me saiu caro não ter feito um seguro para a minha filha ir ter com os primos a França? — não cometa o mesmo erro).

Fazer seguro de viagens IATI (5% off)

Como sempre, deixo o habitual pedido para utilizar estes links ao planear as próximas viagens. Para si não faz diferença mas para mim é uma grande ajuda. Muito obrigado.

Grande abraço e votos de um excelente ano novo,

Filipe Morato Gomes

Disponível nova aplicação do dador.pt

 Está disponível a nova aplicação do dador.pt, desenvolvida pelo Gabinete de Tecnologias de Informação e Comunicação do IPST, I.P. Esta nova aplicação tem como objetivo proporcionar uma experiência mais moderna, clara e eficiente a quem procura sessões e centros de colheita — com informação mais atualizada e mais simples de interpretar.

O que tem de novo:

Acessibilidade e usabilidade reforçadas: navegação simples e previsível, desenhada para reduzir dúvidas e facilitar a consulta.
Suporte multi-língua e opção de modo claro/escuro, adequando-se a diferentes preferências e necessidades.
Ajuda contextual imediata: dicas, ícones, avisos e contadores que tornam os resultados mais fáceis de perceber.
Totalmente responsiva: adaptação a telemóvel, tablet e computador, com apresentação otimizada por dispositivo.
Georreferenciação integrada: cada sessão ou centro pode ser aberto diretamente no Google Maps, permitindo consultar a localização e obter indicações.
Privacidade com transparência: gestão de cookies por consentimento, com possibilidade de ajustar preferências.
Reservas de sangue — disponibilização semanal: consulta das reservas de sangue semanalmente, agora apresentada num formato mais moderno, mais legível e fácil de acompanhar.
Esta nova aplicação do dador.pt deverá ser o canal preferencial de consulta para quem pretende dar sangue.

Contamos consigo. Dê Sangue.

Programa nacional de SMS aos dadores de sangue

 No âmbito da modernização dos processos e do reforço da proximidade com os dadores, o IPST, IP implementou, a nível nacional, desde o dia 16 de dezembro de 2025, um programa de envio automático de SMS aos dadores, suportado por automatismos e por informação obtida através da aplicação ASIS.
Este programa assenta na integração dos eventos registados no ASIS com um mecanismo de notificação, permitindo que o dador seja informado, de forma simples e em tempo útil, quando os componentes sanguíneos resultantes da sua dádiva entram em etapas determinantes do circuito — designadamente quando são expedidos para os hospitais para  utilização em doentes.
A mensagem enviada ao dador mantém um registo de reconhecimento e valorização do gesto altruísta: “Obrigado pela sua dádiva de sangue, realizada a 16.12.2025 (data da dádiva), enviada hoje para ser administrada a um doente que, graças ao seu gesto altruísta, irá ter mais e melhor vida. IPST, IP
Com esta implementação, pretendeu-se:

  • Automatizar e uniformizar a comunicação com o dador a nível nacional, com base em registos operacionais do ASIS;
  • Reforçar a transparência sobre o percurso dos componentes sanguíneos até à sua utilização;
  • Valorizar e fidelizar os dadores, evidenciando o impacto direto da dádiva;
  • Aumentar a eficiência operacional, reduzindo intervenções manuais e garantindo consistência na notificação.
O envio das mensagens é realizado em conformidade com as regras aplicáveis de proteção de dados e com as boas práticas de segurança e comunicação institucional, garantindo que a informação partilhada é adequada, não clínica e focada no reconhecimento do contributo do dador.

Dar Sangue é Fazer a Diferença | O que é para si este gesto de Solidariedade?


O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) juntou-se, uma vez mais, ao movimento global de solidariedade #GivingTuesday.
Dar sangue é um gesto voluntário, benévolo e altruísta, mas este gesto de amor ao próximo é um voluntariado muito especial, pois ajuda a salvar a vida dos doentes.
O desafio deste ano foi no sentido de conquistar novos corações solidários para a dádiva de sangue, e, que partilhassem connosco o seu testemunho através de uma frase do que é ser uma pessoa dadora de sangue.
O IPST agradece a participação de todos os que juntaram a sua «voz» à nossa na promoção da dádiva de sangue, e, dá os parabéns à Verónica Caxalcar por ter tido o comentário mais gostado, nas redes sociais em que este desafio foi lançado.

AVISO À POPULAÇÃO: DESCARGAS CONTROLADAS NAS BARRAGENS DO ARADE E DE ODELOUCA

 O Município de Silves informa a população das zonas ribeirinhas do rio Arade e da ribeira de Odelouca sobre o início de descargas controladas e preventivas nas respetivas Barragens, Odelouca e Arade.
De acordo com as entidades gestoras, Associação de Regantes e Beneficiários de Silves, Lagoa e Portimão e Águas do Algarve, respetivamente, estas descargas visam o controlo de caudais, podendo originar o aumento do volume de água na ribeira de Odelouca e, mais a jusante, no rio Arade.
As descargas estão previstas:
» Barragem do Arade: dia 31 de dezembro, a partir das 11h00;
» Barragem de Odelouca: dia 2 de janeiro.
A efetivação das descargas na Barragem do Arade poderá implicar o corte temporário da CM 1153-1, junto à localidade da Baralha, e da EN 124-3, próximo do paredão da barragem.
O Município alerta para a adoção de comportamentos de precaução, evitando a circulação e a permanência de pessoas, animais e bens em zonas inundáveis e nas margens dos cursos de água.
O Município de Silves continuará a acompanhar a situação e prestará, se necessário, informação adicional relevante à população.

MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE CONCEDE MAIS DE 355 MIL EUROS AOS BOMBEIROS DO CONCELHO

 O Município da Marinha Grande atribuiu apoios financeiros às Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Marinha Grande e de Vieira de Leiria, que totalizam mais de 355 mil euros, através da assinatura de protocolos de cooperação assinados esta terça-feira, 30 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, entre o presidente da Câmara, Paulo Vicente, e os representantes das respetivas direções.
Aos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande foi concedida uma verba de 255 499,38 euros e a corporação de Vieira de Leiria recebeu o apoio financeiro de 99 510,28 euros, para o período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2026.
O apoio financeiro concedido destina-se às despesas de funcionamento relacionadas com as atividades que visam o cumprimento da missão de agente de proteção civil ambos os Corpos de Bombeiros.
A colaboração do Município reconhece que as missões desenvolvidas pelos corpos de bombeiros das associações humanitárias de bombeiros voluntários revestem-se de inequívoco interesse público, sendo essenciais à salvaguarda de pessoas e bens. Além disso, os corpos de bombeiros constituem agentes fundamentais no âmbito da proteção civil, sendo que os objetivos legalmente atribuídos à proteção civil municipal exigem a intervenção permanente e ativa destes corpos.
Reafirmando, o Município, o seu firme compromisso com a segurança e bem-estar dos munícipes, garantindo o apoio contínuo e eficaz aos corpos de bombeiros voluntários, fundamentais para a proteção da comunidade.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

No âmbito do programa natalício do Município de Cantanhede. Concertos de Natal pelas filarmónicas do concelho com elevada adesão

 
As atuações das bandas filarmónicas do concelho, no âmbito da programação de Natal do Município de Cantanhede, tiveram elevada adesão, confirmando, assim, a aposta ganha numa dinamização cultural e artística descentralizada.
Os concertos realizados pela Banda de Música da Pocariça, Phylarmonica Ançanense, Filarmónica de Covões e Filarmónica Marialva de Cantanhede reuniram centenas de pessoas ao longo do mês de dezembro, em quatro freguesias diferentes.
O programa iniciou a 6 de dezembro, com a atuação da Banda de Música da Pocariça, no salão da Junta de Freguesia da Cordinhã, seguindo-se a 20 de dezembro, o concerto da Phylarmonica Ançanense na sede do Club União Vilanovense.
Já depois do Natal, a Filarmónica de Covões atuou a 27 de dezembro na Igreja de São Caetano, terminando este ciclo no dia seguinte, com a Filarmónica Marialva de Cantanhede a atuar na Igreja do Bolho.
"As bandas filarmónicas são muito mais do que grupos musicais por excelência — são também pilares culturais, educativos e sociais que ajudam a manter viva a identidade local. Por isso, e pela qualidade musical que evidenciam, faz todo o sentido incluí-las na programação de Natal”, justificou o vice-presidente da Câmara Municipal com o pelouro da Cultura, Pedro Cardoso.
Ainda de acordo com o autarca, as bandas “assumem-se ainda como espaços de encontro entre diferentes gerações, promovendo o convívio, o voluntariado e o espírito associativo, reforçando os laços sociais dentro da comunidade”.
Na componente musical do programa natalício do Município de Cantanhede, destaque ainda para o concerto protagonizado pelo Choral Poliphonico de Coimbra, realizado 21 de dezembro, na Igreja da Tocha.