Mais de duas centenas de entidades de toda a região Centro assinam, amanhã, dia 22 de janeiro, às 14h30, em Condeixa-a-Nova, a formalização do Pacto para a Economia Circular no Centro, uma iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro), que tem como objetivo dar visibilidade e valorizar o trabalho que os agentes regionais já desenvolvem na área da economia circular, promovendo simultaneamente a partilha de conhecimento e a cooperação entre os diferentes atores do território.
O Pacto para a Economia Circular no Centro entra, em 2026/27, na sua terceira edição com o número mais elevado de sempre de entidades subscritoras. Entre empresas, associações empresariais, instituições de ensino superior, comunidades intermunicipais, câmaras municipais, juntas de freguesia, instituições particulares de solidariedade social e associações de desenvolvimento local, são 202 as entidades que assumem este compromisso de promoção de economia circular. Na primeira edição, em 2019/20, o Pacto contou com a adesão de 86 entidades, subindo para uma centena na segunda edição, em 2023-2025.
A iniciativa abrange a totalidade da região Centro, destacando-se, nesta 3.ª edição, a Região de Coimbra, com 61 entidades subscritoras, seguida da Região de Aveiro, com 33, e da Região das Beiras e Serra da Estrela com 24. Com 16 entidades subscritoras cada, surgem as regiões da Beira Baixa e de Leiria. Seguem-se as regiões do Oeste e do Médio Tejo com 15 e Viseu Dão Lafões 12 entidades. A estas juntam-se outras 10 entidades não localizadas na região Centro, mas que se comprometeram a desenvolver ações de economia circular neste território. (Ver Entidades Subscritoras)
Cada entidade signatária compromete-se a implementar, durante o período de vigência do Pacto, pelo menos, uma ação de economia circular, integrada numa das seguintes Comunidades de Prática: investigação científica e tecnológica; digitalização; compras públicas circulares; consumo responsável, sensibilização e envolvimento social; educação e capacitação; produção sustentável e uso eficiente dos recursos e economia urbana circular.
Isabel Damasceno, presidente da CCDR Centro, destaca a importância “da renovação do compromisso coletivo alinhado com as prioridades regionais, nacionais e europeias para a transição ecológica”. Com a formalização desta nova edição do Pacto, “a CCDR Centro reafirma o seu objetivo de promover uma governação colaborativa, envolvendo entidades públicas, privadas e da economia social, com a afirmação da economia circular como eixo estruturante do desenvolvimento regional. Os resultados das edições anteriores demonstram a maturidade crescente da região, culminando num número que, nesta edição, superou todas as expectativas, com mais de 200 entidades subscritoras”, conclui.
Cerimónia de formalização do Pacto para a Economia Circular do Centro
Conímbriga Hotel do Paço
Programa
14h30 - Sessão de Abertura
Rui Ramos, representante da direção do Conímbriga Hotel do Paço
Liliana Pimentel, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova
Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, I.P.
14h45 - O Pacto para a Economia Circular no Centro | 3.ª Edição, Carla Coimbra, CCDR Centro
15h00 - Conferência “Combate ao Desperdício: Aproveitar para Alimentar”, Hunter Halder, Fundador da Refood
15h20 - Conversa sobre Economia Circular, moderada por Alexandra Rodrigues, vice-presidente da CCDR Centro, com a participação de:
Hunter Halder, Fundador da Refood
João Nunes, Coordenador do Portuguese Circularity Cluster
Luísa Magalhães, Diretora da Smart Waste Portugal
Pedro Pontes, Diretor do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção da Turismo Centro de Portugal
16h30 - Cerimónia de formalização do Pacto
.png)



.jpg)








.jpg)

