terça-feira, 23 de junho de 2026

Évora | Aí está a Feira de S. João 2026. São 13 dias de festa entre 23 de junho e 05 de julho

Palco principal regressa ao Jardim Público com grandes nomes da música nacional O Rossio de São Brás, o Jardim Público e a Praça 1.º de Maio acolhem uma das maiores festividades populares de Évora, do Alentejo e do sul do país. Em contagem decrescente para a Capital Europeia da Cultura, no próximo ano, a programação inclui música, exposições, mostra de atividades económicas e sociais, desporto, divertimentos e gastronomia, com destaque para as indispensáveis tasquinhas. A Fan Zone para transmissão dos jogos do Mundial de Futebol, na Praça 1.º de Maio, é um dos destaques desta edição. A abertura oficial acontece no dia 23, às 17h00, no Espaço Municipal (à entrada da Horta das Laranjeiras). Como sempre, a entrada é livre. 
O evento, no qual se esperam muitos milhares de visitantes, conta com um cartaz de espetáculos que apresenta grandes nomes da música nacional como Cuca Roseta, Miguel Araújo, Quinta da Bill com a Banda Filarmónica Liberalitas Julia, TIM, UHF, José Cid e PROFJAM. Carolina de Deus, Celina da Piedade, Edmundo Inácio, o Encontro de Folclore, José Pedro Henriques e Luis Fialho, são os outros nomes que vão desfilar pelo palco principal que, devido às obras em curso no Rossio, regressa ao Jardim Público. 
Um dos momentos altos da Feira é o tradicional Grande Prémio de S. João de atletismo, com provas de 5 e 10 km agendado para dia 04 (sábado), a partir das 21h00, no Complexo Desportivo da cidade. No dia 05 (domingo), a partir das 09h00, para os mais pequenos, realiza-se o Run Kids. 
A pensar na melhoria da mobilidade e em deslocações tranquilas para o recinto da Feira, a autarquia reforça a rede de transportes gratuitos com ligação aos parques de estacionamento periféricos (Av. Eng. Arantes e Oliveira, Porta da Lagoa, Porta de Aviz e Av. Lino de Carvalho). Estas carreiras gratuitas vão funcionar diariamente, entre as 20h00 e as 00h30, em percurso contínuo com paragem em todos os parques referidos. 
A preocupação para com as pessoas com mobilidade reduzida reflete-se na disponibilização, por parte da Câmara Municipal, de percursos, casas de banho e estacionamentos acessíveis. 
A secular Feira de São João é organizada pela Câmara Municipal de Évora em parceria com inúmeros agentes e entidades do concelho e da região. O programa completo e os horários e percursos dos transportes da Feira podem ser consultados em https://feirasjoao.cm-evora.pt/ 

Em honra de São João. Milhares de pessoas saíram à rua para ver o desfile das Marchas Populares na Praia da Tocha

 
Oito grupos desfilaram pelas ruas da Praia da Tocha, no domingo, 21 de junho integrando também os festejos em honra de São João daquela localidade.
O evento foi organizado, mais uma vez, pelo Município de Cantanhede, em parceria com a Junta de Freguesia da Tocha e a Associação de Moradores da Praia da Tocha.
No total foram 565 marchantes, que representaram simbolicamente as suas comunidades através dos trajes e outros elementos de ornamentação, bem como das inventivas quadras sobre identidade, hábitos e costumes locais, sem esquecer as danças e coreografias que criaram um ambiente festivo bem característico.
Participam na iniciativa a Marcha das Arrôtas, com o tema "O Amola-Tesouras e o engraxador de sapatos"; a Marcha de Cantanhede com o tema "10 anos da nossa marcha"; a Marcha de Covões, com "Homenagem ao músico"; a Marcha de Febres, com o tema "Na janela da minha rua", a Marcha de Murtede, com "130 anos do cinema"; a Marcha de Sepins, com "As Varinas e os Pescadores"; a Marcha da Tocha, com "Memórias", e a Marcha de Vilamar, com o tema "Ver para crer".
O percurso dos marchantes começou na Rua da Arte Xávega, junto à Capela, rumando em direção à Avenida Doutor Silva Pereira, descendo pela Rua dos Pescadores Nossa Senhora da Tocha.
O primeiro ponto de dança foi no Largo da Fonte, na Rua dos Pescadores, prosseguindo depois para o Largo de S. João, onde terminaram o seu desfile e apresentação.
Recorde-se que, os mesmos grupos, e aos quais se junta também a Marcha da Gira Sol, com o tema "Crescer com histórias", vão desfilar em Cantanhede, na Praça Marquês de Marialva, no próximo domingo dia 28 de junho, às 21H00 (hora do início dos desfiles), no âmbito das festas em honra de São Pedro.


Câmara de Águeda reforça proteção civil com novas viaturas e escavadora


Novos equipamentos acabam de chegar ao Município e reforçam capacidade de prevenção de incêndios e resposta a emergências

A Câmara Municipal de Águeda acaba de reforçar os seus meios operacionais e de proteção civil com a entrada em funcionamento de uma escavadora giratória e de novas viaturas, num investimento que tem por objetivo aumentar a capacidade de prevenção e resposta, nomeadamente na área envolvente ao Parque Empresarial do Casarão (PEC).

A aquisição destes novos equipamentos enquadra-se na estratégia que o Município de Águeda tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos, assente na prevenção, na antecipação e no reforço permanente da capacidade de resposta a situações de emergência e que tem sido reconhecida como modelo a nível nacional.
Ainda este mês, durante uma visita ao concelho, o Ministro da Administração Interna, Luís Neves, classificou Águeda como “o exemplo” nacional nesta área, defendendo mesmo que o modelo adotado no concelho deve ser replicado noutras regiões do país.

Para Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, a entrada em operação destes novos equipamentos representa mais um passo na estratégia que o Município tem vindo a seguir. “Este reforço de meios confirma a nossa aposta contínua na prevenção, na preparação e na capacidade de resposta. Temos procurado estar um passo à frente dos riscos e criar condições para proteger melhor as pessoas, o território e a atividade económica”, afirmou.

Entre os equipamentos agora recebidos destaca-se uma escavadora giratória de rodas, modelo Case WX155 SR, com capacidade de 17 toneladas, que foi adquirida no âmbito do Eixo 5 das Áreas de Acolhimento Empresarial de Nova Geração. Trata-se de uma máquina polivalente, equipada com tecnologia avançada, que alia elevada capacidade de escavação e movimentação a uma grande flexibilidade de utilização.

Além das suas funções convencionais, a escavadora encontra-se equipada com um destroçador, permitindo assegurar a manutenção da zona envolvente ao parque, nomeadamente das faixas de proteção, consideradas essenciais para a prevenção de incêndios.

Simultaneamente, o Município de Águeda adquiriu um veículo ligeiro de combate a incêndios, preparado para primeira intervenção, equipado com depósito de 370 litros de água e 30 litros de espuma, sistema de alta pressão, comunicações SIRESP, GPS, guincho e diversos equipamentos de apoio ao combate inicial a incêndios.

Jorge Almeida salienta que “esta viatura vem reforçar o dispositivo municipal de proteção civil, permitindo uma resposta mais rápida e eficaz em situações de emergência, sobretudo em contexto de primeira intervenção”.

O Município de Águeda adquiriu ainda uma viatura de apoio e intervenção para o Serviço Municipal de Proteção Civil, destinada a substituir um veículo anteriormente danificado durante os incêndios de 2024.

Os equipamentos agora recebidos, num investimento superior a 350 mil euros, foram financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no caso da escavadora e da viatura de combate a incêndios, e por fundos europeus destinados à recuperação de danos provocados pelos incêndios de 2024, no caso da viatura de apoio.

*Ana Sofia Pinheiro
Técnica Superior
Gabinete de Comunicação e Imagem

Cantanhede | No âmbito de um projeto dedicado ao legado de Jaime Cortesão. Ciência e cidadania em destaque numa conferência com Elvira Fortunato


O Município de Cantanhede promove, na quarta-feira, 24 de junho, pelas 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a conferência “Ciência, inovação e cidadania: conhecimento e democracia”, a proferir pela ex-ministra Elvira Fortunato.
Reconhecida internacionalmente pelo seu percurso científico de excelência, Elvira Fortunato é uma das mais prestigiadas cientistas portuguesas da atualidade, professora universitária e ex-ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A sua carreira tem sido marcada por um forte compromisso com a investigação, a inovação e a valorização do conhecimento enquanto motor de desenvolvimento social e económico.

Integrada no ciclo de conferências “Cidadania, liberdade e democracia no século XXI”, esta iniciativa insere-se no projeto “Jaime Cortesão Intelectual, Historiador e Resistente: Memória, Exposição e Musealização” (2026–2029), que procura promover a reflexão sobre os desafios da cidadania ativa nas sociedades democráticas contemporâneas, inspirando-se no legado de Jaime Cortesão enquanto intelectual, historiador e resistente.
A conferência abordará o papel da ciência e da inovação na construção de sociedades mais informadas, participativas e democráticas, destacando a importância do conhecimento como instrumento essencial para o exercício de uma cidadania consciente e para o fortalecimento das instituições democráticas.
Ao longo deste ano, o ciclo contará ainda com a participação de outras personalidades de reconhecido mérito, contribuindo para aprofundar o debate em torno das questões da cidadania, da liberdade e da democracia no século XXI.
A participação é livre e constitui uma oportunidade única para ouvir uma das mais destacadas figuras da ciência portuguesa e refletir sobre a relevância do conhecimento na construção de uma sociedade mais esclarecida, inclusiva e democrática.

Marinha Grande | APOIOS PARA PROPRIETÁRIOS DE TERRENOS FLORESTAIS | Candidaturas até 30 de junho de 2026

 O Município da Marinha Grande informa que se encontram abertas as candidaturas a apoios financeiros destinados aos proprietários de terrenos florestais afetados pela tempestade Kristin, com o objetivo de promover a rápida limpeza, recuperação e valorização destes espaços. 
No âmbito da Área Integrada de Gestão da Paisagem (AIGP), criada para reforçar a resiliência do território e minimizar o risco de incêndio, os proprietários que realizem a limpeza dos seus terrenos por meios próprios podem beneficiar de um apoio financeiro que varia entre 1.000 € e 1.500 € por hectare, desde que a área afetada represente mais de 25% do terreno.
São elegíveis os prédios rústicos que apresentem danos provocados pela tempestade, nomeadamente árvores caídas, partidas ou outros resíduos lenhosos, cuja remoção é essencial para reduzir a carga combustível e prevenir incêndios. 
Os interessados devem comunicar previamente ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) a intenção de intervenção e efetuar a respetiva candidatura através da plataforma disponível. As candidaturas encontram-se abertas, sendo obrigatório que os trabalhos de limpeza estejam concluídos até 15 de novembro de 2026, sob pena de perda do apoio financeiro. 
O Município reforça a importância da adesão a esta medida, essencial para a recuperação da floresta local, promoção da segurança e sustentabilidade do território.
Candidaturas em: pse-florestas.icnf.pt 

*Gabinete de Comunicação e Imagem

ASSSCC PARTICIPA NA EDIÇÃO DE 2026 DO CAMPEONATO REGIONAL DE CLUBES DE INFANTIS E ABSOLUTO


A Associação de Natação de Coimbra levou a cabo a edição de 2026 do Campeonato Regional de Clubes de Infantis e Absoluto.

A competição decorreu no Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra nos dias 20 e 21 de junho e contou com a presença de 140 atletas em representação de 12 clubes.
A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense esteve presente com uma comitiva composta por 18 atletas sendo que destes, 7 eram do escalão de infantis.

Foram 4 sessões que serviram principalmente para aferir o nível competitivo dos atletas há cerca de 4 semanas das principais competições da época, falamos, do campeonato Nacional de Infantis que decorrerá em Setúbal nos dias 16,17 e 18 de julho e o Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Seniores nos dias 23, 24, 25 e 26 do mesmo mês e que irá realizar-se em Lisboa.

Em termos coletivos a equipa de Cantanhede obteve a 2ª posição em infantis masculinos e o 3º lugar no género feminino.

Já em termos Absoluto a SCC ficou em 3º lugar em femininos e no 4º lugar em masculinos.

Animação Desportiva de Verão regressa à Praia dos Pescadores com aulas gratuitas para todas as idades

 A Praia dos Pescadores, em Armação de Pêra, volta a receber, durante os meses de verão, o programa Animação Desportiva de Verão, promovido pelo Município de Silves, proporcionando a residentes e visitantes a oportunidade de praticar atividade física ao ar livre, num cenário privilegiado junto ao mar.
Com participação livre e sem necessidade de inscrição prévia, a iniciativa disponibiliza um conjunto diversificado de aulas de grupo, orientadas por técnicos especializados, promovendo hábitos de vida saudáveis, o bem-estar físico e momentos de convívio para toda a comunidade.
 
A programação inclui aulas regulares de fitness, que decorrerão na Praia dos Pescadores, pelas 10h15, de acordo com o seguinte calendário:
 
» Terças-feiras » Pilates
» Quartas-feiras » Aeróbica e Localizada
» Quintas-feiras » Zumba
» Sextas-feiras » Yoga
» Sábados » Afrofusion
» Domingos » Zumba
 
O programa contempla ainda a realização de dois Torneios de Voleibol de Praia, agendados para os dias 28 de junho e 5 de julho, ambos com início às 9h30. Cada torneio contará com a participação de 16 duplas femininas e 16 duplas masculinas, proporcionando momentos de competição saudável e convívio desportivo num cenário privilegiado junto ao mar. Os interessados em participar deverão efetuar a respetiva inscrição através dos contactos 927 451 461 e 968 275 106.
 
A programação integra ainda a iniciativa Sunsets & Cycling, que terá lugar aos sábados, pelas 19h00, nos dias 18 e 25 de julho, 1 e 22 de agosto e 5 de setembro, convidando os participantes a desfrutar de uma experiência desportiva única ao final do dia, combinando atividade física e contacto com a paisagem costeira de Armação de Pêra.
 
Com esta ação, o Município de Silves reforça a sua aposta na promoção da atividade física e na valorização dos espaços públicos, proporcionando oportunidades de lazer saudável e acessíveis a todos durante a época balnear.
 
A participação é livre, bastando comparecer no local à hora da atividade.

MUNICÍPIO DE SILVES INAUGURA PARQUE URBANO “ENCONTRO DAS GERAÇÕES” EM ARMAÇÃO DE PÊRA, NO DIA 26 DE JUNHO

 O Município de Silves vai inaugurar, no próximo dia 26 de junho, pelas 18h00, o novo parque urbano “Encontro das Gerações”, localizado na Quinta dos Arcos, em Armação de Pêra.
A cerimónia de inauguração será aberta a toda a população e contará com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Silves, Luísa Conduto Luís, dos restantes membros do Executivo Municipal e de diversas entidades locais e regionais.
Concebido como um espaço de convívio, lazer e promoção da atividade física para todas as idades, o novo equipamento integra um circuito pedagógico rodoviário destinado aos mais novos, com recriações inspiradas em situações do quotidiano, como uma passagem de nível, posto de abastecimento de combustível, oficina e zona de lavagem automóvel, passadeiras para peões e várias marcações rodoviárias, permitindo às crianças desenvolver competências de forma lúdica e educativa.
O parque dispõe ainda de amplas áreas de circulação, vedação, iluminação, um palco e instalações sanitárias de apoio, bem como de um diversificado parque infantil, equipado com estruturas temáticas em forma de barco, comboio e foguetão.
A pensar na promoção de estilos de vida saudáveis e na prática desportiva, o “Encontro das Gerações” contempla igualmente equipamentos de manutenção física e um skate park, destinado aos praticantes e amantes da modalidade.
Representando um investimento superior a um milhão de euros, este novo espaço reforça a aposta do Município de Silves na criação de equipamentos de utilização intergeracional, que promovam o convívio, a atividade física e a qualidade de vida da população.
O Município de Silves convida toda a comunidade a participar nesta inauguração e a conhecer este novo espaço dinâmico, inclusivo e criativo, em Armação de Pêra.

 


RUA RAINHA SANTA ISABEL, EM ARMAÇÃO DE PÊRA, COM CORTE PARCIAL DE TRÂNSITO E INTERRUPÇÃO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA A 23 DE JUNHO

 O Município de Silves informa, que os trabalhos de execução de ramal de abastecimento de água irão implicar a interrupção do fornecimento de água e condicionamentos à circulação automóvel em parte da Rua Rainha Santa Isabel, na freguesia de Armação de Pêra, no próximo dia 23 de junho, entre as 09h30 e as 15h00.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.


PRAIA DA VIEIRA RECEBE TRÊS DIAS DA TRADICIONAL FESTA DA SARDINHA

 Nos próximos dias 26, 27 e 28 de junho, o Largo dos Pescadores, na Praia da Vieira, é palco da Festa da Sardinha, com muita animação, gastronomia tradicional e espetáculos para toda a família, numa organização do Município da Marinha Grande.
Esta festa tradicional promete três dias de convívio, cultura, música e sabores típicos, junto ao mar, celebrando a identidade local e o dinamismo das coletividades da freguesia de Vieira de Leiria.
A gastronomia será, como sempre, um dos pontos fortes do programa, com destaque para a tradicional sardinha assada, entre outras iguarias locais.

O programa é o seguinte:
26 jul . sexta-feira 
20h00 | Instituna – Tuna Mista do Politécnico de Leiria 
21h30 | Fadista Beatriz Bárbara, com trio de guitarra portuguesa, viola baixo e artista convidado, Luís Fortunato 
23h00 | Deejay - ONUN 
27 jul . sábado 
12h00 | Animação itinerante com “Dixie Pocket” 
15h00 | Animação itinerante com “Dixie Pocket” 
21h30 | Sons do Minho 
23h00 | Two Bro Djs 
28 jul . domingo 
11h00 | Espetáculo Infantil – “Rita Catita & Amigos” 
12h15 | Orquestra Juvenil da Marinha Grande 
13h30 | Concertinas da Caranguejeira (animação itinerante)  
As tasquinhas e espaços de venda alimentar serão dinamizados por diversas associações da freguesia, nomeadamente:
- ADPV - Associação para o Desenvolvimento Sócio Cultural da Praia da Vieira;
- Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria;
- CRPI – Comissão Reformados, Pensionistas e Idosos de Vieira de Leiria;
- IDV – Industrial Desportivo Vieirense;
- C.R.C.J.C.A. – Centro Recreativo e Cultural Juventude Casal D’Anja;
- G.D.C.A.C. – Grupo Desportivo Casa Águia Competição;
- BIP – Biblioteca de Instrução Popular;
- Aló é da Vieira;
- Clube de Caça;
- Pesca da Vieira. 
Apoio: Junta de Freguesia de Vieira de Leiria 

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Figueiró dos Vinhos prepara-se para receber a primeira edição do Rallye Verde Centro


O Município de Figueiró dos Vinhos anunciou, no passado dia 20 de junho, a realização, pela primeira vez, da prova “Rally Verde Centro – Figueiró dos Vinhos”. A prova, integrada no Campeonato Centro de Ralis, é uma parceria entre o Clube Automóvel da Marinha Grande e o Município de Figueiró dos Vinhos, marcando o regresso ao concelho desta modalidade automobilística de eleição, repleta de emoção, competição e espetáculo.
A apresentação oficial decorreu durante a abertura das Festas de São João e contou com as intervenções de António Coelho, Vice-Presidente e Diretor de Prova, de Ferdinando Barros, Presidente do Clube Automóvel da Marinha Grande, e do Presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, Carlos Lopes, que destacaram a importância do evento para a promoção do território, dinamização da economia local e afirmação de Figueiró dos Vinhos como destino de referência no panorama do automobilismo nacional.
Durante a sessão foi destacado o prestígio crescente da prova, que integra um dos campeonatos mais competitivos do panorama nacional, reunindo equipas, pilotos e máquinas de elevado nível competitivo. Foi, igualmente, sublinhada a ligação histórica de Figueiró dos Vinhos ao desporto automóvel, através de classificativas reconhecidas pela sua exigência técnica e pela qualidade dos percursos, capazes de proporcionar um espetáculo único aos adeptos da modalidade. Assinalou-se, ainda, a dimensão do trabalho desenvolvido para a concretização da prova, resultado de vários meses de preparação e de uma estreita articulação entre o Clube Automóvel da Marinha Grande, o Município de Figueiró dos Vinhos e as restantes entidades envolvidas, evidenciando o empenho conjunto na realização de um evento que continua a afirmar-se no panorama automobilístico nacional.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, Carlos Lopes, destacou o impacto positivo que iniciativas desta dimensão representam para o concelho, não apenas pela projeção mediática que proporcionam, mas também pelo contributo para a dinamização económica, turística e social da região.
O Rallye Verde Centro – Figueiró dos Vinhos afirma-se, assim, como um dos eventos mais aguardados do calendário desportivo regional, prometendo trazer ao concelho milhares de visitantes, aficionados do automobilismo e equipas oriundas de vários pontos do país, num fim de semana marcado pela emoção, competitividade e promoção do território.

A cerimónia oficial de apresentação deste evento constituiu mais um dos momentos de destaque das Festas de São João, reforçando a ligação entre os grandes eventos desportivos e a dinâmica cultural e festiva que caracteriza esta celebração tão emblemática para Figueiró dos Vinhos.

*Gabinete de Comunicação, Imagem e Organização de Eventos