quarta-feira, 1 de maio de 2024

EDIÇÃO DO BOLETIM INFOADASCA Nº. 45 Maio 2024


No âmbito do Plano de Actividades para o ano em curso, a ADASCA promoveu uma Acção de Formação no dia 13 Abril, conforme o previsto no artigo 3, alínea c) dos seus Estatutos, com os seguintes temas: “Informadores e Informados – Técnica e Características da Informação”, “A Dádiva de Sangue e o Dador” cujas oradoras foram Dra. Lúcia Borges e Dra. Catarina Almeida, ambas do Serviço de Imunohemoterapia da Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro, na Sala Diatosta. Como o último tema foi à base de projecção de imagens não nos é possível divulgá-las no Boletim.

A formação foi composta por dois módulos, sendo o primeiro de natureza expositiva, publicado integralmente nesta edição, o segundo módulo mais prático, com duração prevista de 2:00 horas, com um intervalo para café.

A Sala designada por Diatosta está equipada com equipamento para projecção de imagens. O propósito desta Acção de Formação visou preparar não só os elementos dos órgãos sociais da nossa associação, como ainda fomentar/organizar um grupo de voluntários que queiram integrar o Conselho de Juventude conforme o Artigo 13, alínea i) dos citados Estatutos.

Os temas indicados acima, justificaram a emissão certificados de participação para efeitos de Curriculum, assinados pelo Presidente da Direcção e Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Dr. Humberto Rocha (médico).

Esperamos poder contar com os participantes no evento da 2ª. Semana do Dador de Sangue, com o lema JUNTOS PELA DÁDIVA DE SANGUE, que vai decorrer nos dias 10 a 14 de Junho, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Dador de Sangue, dia 14 de Junho (sexta-feira) na Praça Marques Pombal.

A participação foi livre.

Joaquim Carlos

* O Boletim pode ser lido através deste link http://www.adasca.pt/node/1848

terça-feira, 30 de abril de 2024

Silves | CENTRO DE EXPOSIÇÕES DE ALCANTARILHA ACOLHE EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DE EDUARDO GAGEIRO


Será já no próximo sábado, dia 4 de maio, pelas 17h30, que o Centro de Exposições de Alcantarilha é palco da inauguração da mostra fotográfica de Eduardo Gageiro, fotografias pertencentes à coleção de Luís Negrão e Família, com curadoria de Hugo Dinis.
A exposição, que poderá ser visita até ao dia 31 de agosto, faz parte da abrangente programação das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril do concelho de Silves.

Eduardo Gageiro, notável fotógrafo português, através do particular ponto de vista da sua objetiva, retratou um dos momentos mais importantes da história nacional, onde espelhou e evidenciou a luta de uma sociedade pela reconquista da sua liberdade.

A exposição partilha com o público os "ambientes eletrizantes e tensos das ruas de Lisboa, os retratos dos seus principais intervenientes – Mário Soares, Álvaro Cunhal, Otelo Saraiva de Carvalho, General Spínola –, passando pelas imagens icónicas dos soldados desconhecidos e do povo, até aos retratos de Salazar".

Visite esta incrível mostra fotográfica que promete ser uma reflexão às emoções e motivações que levaram à Revolução de 25 de Abril.

Horário:
De 3.ª feira a sábado » 13h00 – 19h00

Largo de S. Lourenço foi o cenário. DUAS DEZENAS DE EXPOSITORES NA PROVA DE VINHOS DE BAIRROS

 Instabilidade climatérica não tirou brilho ao certame

 Apesar da instabilidade climatérica que se fez sentir, a 20ª edição da Prova de Vinhos Verdes e Petiscos de Bairros, organizada no passado fim de semana, voltou a ser um sucesso, e a encher o aprazível espaço do Largo de S. Lourenço de apreciadores, numa demonstração única para dar a conhecer e divulgar o melhor vinho verde, sem dúvida o produto agrícola mais produzido, reconhecido e apreciado nesta freguesia paivense, sobranceira ao Rio Paiva.

Muitos foram os visitantes que marcaram presença no certame, onde estiveram representadas as mais importantes quintas da freguesia, que se dedicam à produção do excelente vinho verde, com maior destaque para a produção do verde tinto, cada vez mais procurado e reconhecido, sendo que, ao todo foram duas dezenas de expositores nesta iniciativa de referência.
A organização registou a participação de 11 vinicultores locais, para além do artesanato, da gastronomia, da doçaria tradicional, da representação da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, e do Restaurante da Feira, este ano com exploração a cargo da Comissão de Festas do Sr. dos Aflitos, que apresentou as especialidades gastronómicas que a freguesia mais evidencia.
A abertura do evento aconteceu ao início da tarde de Sábado, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Rocha e dos deputados da AR, Almiro Moreira e Paulo Cavaleiro, para além do presidente da União de Freguesias, António Costa, entre outros autarcas e entidades convidadas, dirigentes associativos, destacando-se as intervenções alusivas ao certame e à temática vitivinícola e potencialidades da freguesia.

Manifestando contentamento que o certame possa continuar a afirmar-se e a repetir o êxito das anteriores edições, o autarca local, António Costa reconheceu a colaboração da Câmara Municipal e do Executivo José Rocha, tendo em conta o apoio disponibilizado pela autarquia paivense para a organização da iniciativa, elogiando o empenho e vontade dos produtores locais por fazerem questão de marcar presença numa actividade de grande interesse para a promoção da freguesia e do seu vinho verde, assim como de grande importância para dinâmica económica do próprio concelho.
O presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, prometeu um trabalho empenhado, enquanto deputado da Nação, na defesa dos grandes anseios do concelho e da região, e louvou a organização da feira como um certame já consagrado no concelho, enquanto o deputado Paulo Cavaleiro também realçou a importância do certame na afirmação de uma terra que tem grande dinâmica na produção vitícola, destacando a vontade do Executivo Municipal liderado por José Rocha, trabalhar com afinco para valorizar os recursos endógenos e valorizar a atractividade económica no concelho.

O parlamentar referiu que o importante são as pessoas e para elas é que existe o Estado, sendo que governar é servir as pessoas e resolver os seus principais anseios, recordando a oportunidade de Castelo de Paiva ter agora um deputado na AR e a vontade de, empenhadamente fazer a diferença, e se unir esforços e vontades, para resolver o problema do CACE, das necessárias ligações rodoviárias e a questão da Saúde, com a implementação do Serviço de Urgência Básica, 24 horas no concelho.
Também o presidente José Rocha manifestou a satisfação da iniciativa ser um sucesso e completar duas décadas de realização, não deixando de destacar esta marca de excelência para Bairros, bem como evidenciar a importância do sector vitivinícola na economia desta freguesia e no próprio concelho.
O edil paivense sublinhou o trabalho empenhado do seu executivo na valorização e promoção do território e dos produtos da terra, potenciando negócios e melhores condições para todos os que vivem do sector primário, valorizando o seu trabalho e permitindo melhorar os rendimentos, referindo depois que, o vinho verde tem um potencial enorme que deve ser desenvolvido e, sendo um produto genuíno e de grande qualidade, merece sem dúvida, continuar a ser valorizado cada vez mais e divulgado em iniciativas desta grandeza.   
Depois da abertura oficial e recepção às entidades convidadas, com intervenções politicas, seguiu-se um périplo pelos “ stands” e expositores e a primeira prova de vinhos, registando-se depois animação de rua com a
Micas Arrebitada e durante a tarde com Grupo de Concertinas Amigos da Terra, e animação com Nel Marçal até ao fim da tarde, sendo que, numa noite muito fria, a animação prosseguiu com a actuação do Conjunto Típico Os Populares Bairristas, culminado a noitada da feira com a animação a cargo da Banda Nova Dança.
Já no Domingo, o certame prosseguiu durante a tarde, com destaque para uma actuação musical protagonizada pelo Rancho Folclórico de Bairros, seguindo-se a exibição da Banda Marcial de Bairros, com temas alusivos à temática do vinho, e o grupo de música tradicional “ Os Amigos da Sexta “, registando-se ainda um animado bailarico popular com Toninho, continuando o certame com o DJ Bruno Falcão até ao encerramento do evento.
Recorde-se que, esta 20ª Prova de Vinho e Petiscos de Bairros, teve o apoio da CM de Castelo de Paiva e a colaboração das diversas associações da freguesia, tendo o presidente da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, António Costa, assumindo a realização e a continuidade do evento no próximo ano, prometendo manter uma dinâmica cada vez mais forte nesta mostra que já é uma referência concelhia.






*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo



Dia 02 de maio, EA inaugura - Nova Exposição de Letícia Ramos sobre Explorar os caminhos da imaginação: “Campo Magnético”


A Sala de Exposições da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto abre as portas à inauguração de "Campo Magnético", a mais recente exposição da artista brasileira Letícia Ramos. Nesta exposição, a artista cientista mergulha nas profundezas da relação entre fenómenos geológicos e climáticos e o impacto que estes podem ter na imaginação. A inauguração realiza-se a 02 de maio, às 19h, no Auditório Ilídio Pinho, com a performance de Letícia Ramos Films e da Banda Sonora Original and Foley ao Vivo, protagonizada por Rossano Snel, com a participação do Supernova Ensemble.
“Nesta exposição, somos levados a uma jornada extraordinária onde os limites que separam a ciência, a arte e a imaginação deixam de existir. A obra de Letícia Ramos é uma celebração da criatividade humana e demonstra o papel que a arte desempenha na compreensão do mundo ao nosso redor,” indica Nuno Crespo, curador desta exposição e diretor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.

Letícia Ramos constrói paisagens visuais que viajam entre o passado e o futuro. Na rigorosa investigação do meio fotográfico analógico utiliza a escultura, a maquete e técnicas de efeitos especiais para criar paisagens imaginárias, narrativas e fabulações que se concretizam em fotografias, em filme e instalação.

A artista utiliza os elementos naturais e os efeitos óticos como metáforas ou símbolos para representar conceitos relacionados com a política, a ciência e a imaginação. Os elementos da natureza são utilizados como transmissores de ideias onde existe uma sobreposição entre o passado e o futuro. A sobreposição temporal é representada de diversas maneiras proporcionando uma reflexão sobre a continuidade da história.

Explorar os caminhos da imaginação: “Campo Magnético” por Letícia Ramos, inaugura a 02 de maio pelas 19H, no Auditório Ilídio Pinho, com a performance de Letícia Ramos Films e da Banda Sonora Original and Foley ao Vivo, protagonizada por Rossano Snel, com a participação do Supernova Ensemble.
A inauguração oficial de “Campo Magnético” seguirá para a Sala de Exposições da Escola das Artes. Para além disso, os visitantes terão a oportunidade de desfrutar de um Dj Set em colaboração com a Associação de Estudantes da Escola das Artes, a partir das 20H, no Pátio das Artes.

A exposição “Campo Magnético”, é a quarta exposição do ciclo “Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões”, um programa em co-curadoria entre Lilia Schwarcz e Nuno Crespo, que contempla uma agenda de concertos, conferências, exposições e performances, que decorrem entre 16 de fevereiro e 24 de maio. O ciclo é organizado pela Escola das Artes, em parceria com a Universidade de São Paulo (Brasil) e a Universidade de Princeton (EUA).

*Fernanda Teixeira

CICLOVIA / ECOVIA DE SILVES TEM INAUGURAÇÃO OFICIAL MARCADA PARA DIA 10 DE MAIO


A Ciclovia / Ecovia de Silves (troço Armação de Pêra – Praia Grande nascente) terá a sua inauguração oficial no próximo dia 10 de maio, às 18h00. A obra, que representa um investimento de 1,6 milhões de euros, apoiados por fundos comunitários, integra a operação Ciclovia / Ecovia do Litoral Sul e o Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS).
Com uma extensão de 3,4 km, esta infraestrutura engloba um troço rural-natural que se estende paralelamente ao cordão dunar da Praia Grande (Pêra) – com início na ponta nascente da malha urbana da vila de Armação de Pêra - e atravessa a Ribeira de Alcantarilha, unindo-se com o passadiço já existente na Lagoa dos Salgados.

Trata-se de um investimento que, para além de representar mais um ponto de interesse turístico, também beneficiará a comunidade local, não só na área do lazer, mas também do encurtamento da distância entre a vila de Armação de Pêra e o concelho de Albufeira, potenciando a utilização de meios de deslocação não poluentes, como a bicicleta.

O Município de Silves convida todos a participar na inauguração oficial da ciclovia/ecovia e a fruir das suas potencialidades.

 

Marinha Grande | "UM CONCERTO DOS DIABOS” NO TEATRO STEPHENS

O Teatro Stephens, na Marinha Grande, apresenta “Um Concerto dos Diabos”, pela Orquestra de Câmara Portuguesa, com direção de Pedro Carneiro, no dia 11 de maio, pelas 21h30.
Um concerto a transbordar de ímpeto e energia, é a proposta da Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP), com direção e apresentação do maestro Pedro Carneiro. Fundada em 2007, tocar em pé tornou-se hábito e imagem de marca da OCP, intensificando a dinâmica do som produzido nos concertos, o ímpeto e virtuosismo dos seus músicos. Música extraordinariamente diabólica de Veress, Boccherini e Haydn, na companhia de músicos de grande fulgor.
FICHA ARTÍSTICA
Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP)
Direção e apresentação: Maestro Pedro Carneiro
Preço: 7€
Bilheteira: Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Bilheteira online: bol.pt

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | BANDEIRA ECO-ESCOLA HASTEADA NA EB GUILHERME STEPHENS

A Escola Básica Guilherme Stephens, na Marinha Grande, hasteou a Bandeira Verde (Galardão Eco-Escola), esta terça-feira, 30 de abril, pelas boas práticas de programas de educação e sustentabilidade ambiental.
O momento foi assinalado simbolicamente por alunos representantes de várias turmas e por alguns docentes, tendo contado com a presença da vereadora da educação da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves Monteiro.
A vereadora, Ana Alves Monteiro, felicita a Escola e enaltece este reconhecimento e a mobilização crescente da comunidade escolar para as problemáticas ambientais, com vista à melhoria da qualidade de vida na escola e na comunidade, encorajando o trabalho que tem sido realizado em benefício da sensibilização ambiental.
O programa Eco-Escolas é um programa internacional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável promovido pela “Foundation for Environmental Education” e desenvolvido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) - secção portuguesa da Fundação de Educação Ambiental (FEE), desenvolvido em Portugal desde 1996.

*Gabinete de Comunicação e Imagem