Em um excelente artigo sobre o stress, especialmente no ambiente de trabalho, o psiquiatra brasileiro Cyro Masci (que tem um site WWW também), sugere várias medidas preventivas, em níveis iniciais, intermediários ou finais.
O ponto principal é que devemos ter tempo suficiente em nossas vidas para fazer uma pausa, para pensar sobre nós mesmos, e para obter mais liberdade para refletir sobre o nosso ambiente, nossa vida social e familiar, o nosso trabalho, estudo e até mesmo condições financeiras. Forçado para fora pessoas deveriam repensar as suas vidas, principalmente por identificar as fontes de estresse e tentar eliminá-los. Um bom psicólogo clínico de psiquiatria pode ser de grande ajuda neste processo de descoberta e recuperação.
Pode acontecer também que é necessário a utilização concomitante de um fármaco de prescrição, geralmente usando uma pílula antidepressiva, a partir do metabolismo da serotonina, com ou sem redução de ansiedade e os chamados beta-bloqueadores (uma droga que actua sobre um tipo de receptor de células de adrenalina). Isto deve sempre acontecer como resultado da estreita seguimento clínico, e durante um período de tempo limitado, a fim de evitar outros problemas provocados pela utilização de medicação demorado.
Quando a doença orgânica já está instalado como um resultado do stress, quer se trate de uma gastrite simples, uma doença cardíaca ou pulmonar, asma, alergias, etc., é crucial para procurar ajuda médica, o mais rapidamente possível. tratamento específico pode ser necessário para estas doenças, mas, por vezes, mudanças simples, como fazer mais exercício, ficando mais tempo livre para o lazer, ou mudanças nos hábitos de vida são suficientes para fazer o bem.
A verdadeira e antiga sabedoria, no entanto, diz que o nosso principal atitude para evitar o estresse deve ser o de aprender a lidar de forma sensata com as nossas próprias emoções, e como viver bem e sem tensão, em casa, bem como no trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário