Não vale a pena negar. Por menos romântica que se seja, não há mulher que não tenha, por instantes que fosse, imaginado como seria maravilhoso viver numa época glamorosa como a retratada em romances da Jane Auster ou Emily Brontë. Culpa dos livros e, posteriormente, do cinema, o século XIX reveste-se de uma aura principesca e galante que não nos deixa indiferentes. Não se deixem enganar. Therese Oneill estreia-se na publicação de livros para acabar com todos os sonhos mais idílicos que possam existir em relação à vida glamorosa das mulheres em 1800 e troca o passo. Indecoroso – O Guia da Dama Vitoriana para o Sexo, Casamento e Conduta é um livro que chega para arrasar, divertir e fazer-nos sentir bem por vivermos no século XXI. Acaba de ser lançado nos Estados Unidos e chega a 2 de Novembro às livrarias nacionais, pela mão da Guerra e Paz.
Esqueçamos o glamour. A viagem que a autora propõe a todas as mulheres sonhadoras começa na casa-de-banho, que é como quem diz, começa por um relato-choque sobre a realidade mais mundana do dia-a-dia de qualquer ser humano no fétido século XIX. Sim, ainda não existiam esgotos. E as cuecas também não eram necessárias. Acha a conversa inapropriada? Nem sabe o que ainda por aí vem. Período menstrual, histeria, noites de núpcias e até os fantásticos vestidos que deslumbram os salões de baile. Na verdade, o mito também se criou porque os livros e o cinema ainda não conseguem reproduzir o cheiro. Enfim, Indecoroso é um belíssimo livro que nos transporta a uma realidade não tão longínqua assim, com imensa frescura e uma pitada de ironia muito actual.
Ilustrado com mais de 200 imagens de publicações vitorianas, esta é uma obra inteligente que espreita pelo buraco da fechadura, através do qual se vêem donzelas trituradas por espartilhos, espigas de milho para limpar as vergonhas, púdicas e quietas virgens na noite de núpcias. Indecoroso é um livro com valor histórico, mas contado com uma prosa viva e muito divertida. Um visão feminina actual de uma época moralista e repressiva nos costumes à superfície, mas com uma vida surpreendente por baixo dos lençóis.
Para já, a crítica antevê o melhor:
«Hysterically funny and unsettlingly fascinating. This book is full of awesome»
Jenny Lawson, autora de Let's Pretend This Never Happened and Furiously Happy
«If UNMENTIONABLE does not secure the Pulitzer Prize for Most Fascinating Book Ever, the whole gig is rigged. Hilarious, horrifying, shocking and revelatory, this book is for every girl who pictured herself running through a field of wildflowers in a silk dress and Little House on the Prairie boots, only to discover she has nits in her hair, her clothes have never been washed and she sleeps with her poop under her bed in a bowl. A miracle of a book and one of my favorite reads ever, UNMENTIONABLE will be my go-to gift this year. All hail Therese Oneill for uncovering all of that dirty, dirty laundry»
Laurie Notaro, autora de It Looked Different on the Model and Housebroken
«Oneill uncovers the filthy, untidy, licentious conditions of nineteenth-century women's lives that novelists of the period often glossed over...brilliantly conveyed with fascinating illustrations»
Elle
«Therese Oneill presents this information with humor, pathos for the 21st century woman, all the while never flinching from the down-to-earth details of that 19th century life...This book is fun to read, flows rapidly, is well written, is thoroughly presented with significant detail...is informative, enlightening, and enjoyable»
Portland Book Review
Indecoroso
Therese Oneill
15x23
328 páginas
18,80 €
Não Ficção/História
Nas livrarias a 2 de Novembro
Guerra e Paz Editores
| |
Grata pela atenção,
Vânia Custódio | Comunicação
R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal
_____________________________
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário