Durante séculos, na noite de Natal as famílias francesas acendiam um pedaço de lenha de árvores frutíferas como cerejeira, ameixeira, macieira ou oliveira, ou de madeiras nobres ou comuns. Ficou conhecida como a “bûche de Noël”.
A família aquecida por esse fogo se reunia para a Ceia de Natal entoando canções.
Os restos das achas de lenha dos anos passados ficavam ornando a lareira para simbolizar que enquanto o tempo passa, a chama do Natal e sua benção perduram eternamente.
Segundo as regiões a “bûche de Noël” era aspergida com sal (em Poitou-Charentes), vinho (Provence), água benta, azeite, leite ou ainda mel enquanto a família fazia as orações.
A “bûche de Noël” era tida em conta de benta, sobre tudo se o pároco a tinha abençoado. Ela protegia a casa e seus habitantes.
Pela mesma razão, suas cinzas eram dispersas nos estábulos, nos vinhedos, nas hortas ou nos campos para protegê-los das doenças e atrair abundantes colheitas.
Também lhes eram atribuídas o poder de afastar as raposas do galinheiro e as bruxas e fantasmas das moradias, dar mais força às sementes, proteger do raio e consolar os moribundos na agonia.
Se as cinzas fossem jogadas nos poços ou córregos afastavam as serpentes e as más línguas ! Simbolicamente também eram postas no esquife do defunto.
Na região da Borgonha, na véspera do Natal, as crianças nas aldeias e cidadinhas iam cantando de casa em casa, batiam a porta, entravam e recebiam doces, frutos secos, bombons, flores secas e outras deliciosas iguarias.
Os presentes não estavam ligados ao papai Noel que elas desconheciam, mas à famosa acha de lenha que elas encontravam coberta de ingênuas delícias.
A acha na Borgonha devia arder toda a noite do Natal, a fim de que se a Virgem e a Sagrada Família fossem bater à porta na noite pedindo alojamento, eles pudessem entrar e se aquecer, sendo bem acolhidos.
Com o tempo, as velhas lareiras foram se apagando. Entraram novos sistemas de aquecimento. Mas eis que a “bûche de Noël” continuou a fazer bem!
E ela se transformou numa obra prima da pâtisseriefrancesa, a sobremesa indispensável nos lares da França nos dias abençoados do Natal.
É difícil saber quem fez esse prodígio, embora quiçá foram muitos e em muitas partes guiados pelo instinto católico, a tradição e o bom gosto.
Fala-se porém de um aprendiz de pastelaria de Paris que trabalhava numa chocolataria do aristocrático bairro de Saint Germain des Prés que teria tido a ideia.
Os palacetes do bairro eram habitados por nobres muito ligados a seus castelos muitas vezes erigidos em bosques e em continuo contato com a agricultura e as tradições locais. E esses nobres não encontravam na refinada Paris suas rústicas mais abençoadas “bûches de Noël”.
Então o aprendiz concebeu um doce com forma de acha para aplacar a saudade inspirada pela fé.
Segundo outros, o famoso bolo foi inventado em Lyon por volta de 1860. E ainda outros defendem que Pierre Lacam, pasteleiro e sorveteiro do príncipe Carlos III de Mônaco, teria concebido a primeira requintada “bûche” em 1898.
Quem quer que seja o inventor, em forma de sorvete ou bolo, a “bûche de Noël” aparece nas pâtisseries da França nas proximidades do Natal avidamente procurada pelos espíritos amantes da família, da tradição e da Cristandade.
Na Córsega ela é forçosamente feita na base de castanhas. Mas, as fórmulas e apresentações são infinitas. Dependem da preferência das famílias, dos padeiros, dos patisseiros de cada região, cidade, rua ou loja.
( * ) Luis Dufaur é escritor, jornalista, conferencista de política internacional e colaborador da ABIM
|
quarta-feira, 14 de dezembro de 2016
Costumes católicos do Natal: la “bûche de Noël” na França
Eu, Psicóloga.: Por que você deveria fazer as pazes antes de dormir
Nunca
deixe para resolver seus problemas no dia seguinte. Dormir com a
cabeça cheia de frustrações e desavenças mal resolvidas só piora
a situação. Duvida? Estudos
mostram que o cérebro, durante o sono, consolida e guarda as
memórias vividas durante o dia. E
levar sentimentos negativos para a cama só torna mais difícil a
tarefa de esquecê-los depois.
A
descoberta é de pesquisadores ingleses. Eles convidaram 73 homens
para ver 26 pares de foto: uma 3×4 de pessoas junto a uma imagem
perturbadora (criança chorando ou alguém mutilado). No dia
seguinte, todos eles voltaram ao laboratório para contar como eram
as fotos – e tentar excluir as imagens horríveis que acompanhavam
os retratos. Ainda assim, a maioria acabava associando os rostos às
cenas tristes.
Logo
em seguida, os pesquisadores mostraram outros 26 pares de fotos,
seguindo a mesma lógica da anterior. Meia hora depois, conversaram
sobre as imagens, na tentativa de dissociar a pessoa retratada da
cena ruim mostrada ao lado. Quando foram descrever, mais uma vez,
essas novas fotos, a tarefa ficou mais fácil: eles esqueceram mais
rapidamente as situações negativas ligadas ao rosto de cada pessoa.
Durante
todo esse processo de recordar e dissociar as imagens, os cientistas
escanearam o cérebro de seus voluntários. E perceberam que a
tentativa de apagar cenas negativas vivenciadas e relembradas no
mesmo dia ativava apenas o hipocampo. Quando tentavam apagar as
sensações negativas das fotos do dia anterior, depois de uma noite
toda de sono, outras áreas do cérebro entravam em ação. Aí
ficava muito mais difícil apagar essas imagens.
Ou
seja: em caso de briga, resolva a situação antes de dormir. Ou o
dia seguinte pode ser ainda pior.
______________________________________________
Eugénia de Vasconcellos integra antologia catalã dos melhores poetas dos últimos cem anos
Eugénia de Vasconcellos, autora de O Quotidiano a Secar em Verso, foi escolhida para integrar, na Catalunha, uma antologia-espectáculo de poesia que reúne, segundo os organizadores, os melhores poetas internacionais desde o começo do século XX, de Virginia Wolf a Sylvia Plath, passando por Adrienne Rich, May Sarton, Anne Sexton, Wisława Szymborska, Maria Mercè Marçal, ou Felícia Fuster. A antologia-livro, com o título «Com Elles», será publicada pela Lleonard Muntaner editora. A antologia-espectáculo terá lugar no dia 25 de Janeiro, aniversário do nascimento de Virginia Wolf, em Barcelona, no bar Horiginal, lugar emblemático dos recitais de poesia na Catalaunha.
Eugénia de Vasconcellos é autora, além de O Quotidiano a Secar em Verso, do ensaio As Camas Politicamente Incorrectas da Sexualidade Contemporânea, ambos publicados pela Guerra e Paz editores.
|
R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal |
CTE | Agenda AME | nova temporada CTE Jan-Mar 2017
Cine-Teatro de Estarreja continua a festejar a cultura Nova temporada anuncia um novo ano repleto de bons espetáculos!
Um novo ano, uma nova temporada, o mesmo palco. O Cine-Teatro de Estarreja continua a celebrar a Cultura e em 2017 esperam-se aplausos renovados em reconhecimento de uma programação transversal que vem marcando a política cultural do principal auditório de espetáculos do Município. Antecipando a programação na AME - Agenda Municipal de Estarreja, o CTE sugere que, neste Natal, acarinhe os seus familiares e amigos com os espetáculos que vão passar por Estarreja nos primeiros meses do próximo ano. Com o Natal à porta, ofereça CTE!
11ª edição dos Concertos Íntimos com Aurea, Ala dos Namorados e Jorge Palma
Ano novo no CTE, novos Concertos Íntimos (CI) com Aurea (21 janeiro), Ala dos Namorados(18 março) e Jorge Palma (20 maio). São estes os rostos da edição de 2017 dos CI, a 11ª deste ciclo que já representa uma imagem de marca do Cine-Teatro na promoção da música portuguesa em concertos de carácter mais intimista.
Eduardo Madeira, António Zambujo e Chaló Correia em programação paralela ao Carnaval
O Carnaval festeja-se também no palco do CTE e com nomes que dispensam apresentação:Eduardo Madeira, João Seabra e Hugo Sousa (11 de fevereiro) num espetáculo exclusivo destand up, que se chama “Estarreja Comedy Show”, num verdadeiro prefácio dos festejos carnavalescos.
Numa época em que os ritmos brasileiros ecoam na cidade, António Zambujo canta Chico Buarque (18 fevereiro). Um dos atuais nomes incontornáveis da música portuguesa dá a conhecer o novo disco “Até Pensei Que Fosse Minha” numa homenagem ao compositor brasileiro, após a recente apresentação no Brasil.
Pela primeira vez, o Café-concerto vai receber um Baile de Carnaval com o cantor angolano Chaló Correia (25 fevereiro), trazendo de volta o pé de dança dos bailes tão populares nesta altura. Uma noite de ritmos quentes com entrada livre.
A música completa-se com os emergentes Os Quatro e Meia (4 fevereiro), Edu Mundo (7 janeiro) e Valter Lobo (4 março), estes dois últimos no Café-Concerto.
Maria do Céu Guerra protagoniza clássico de Moliére
A arte das pancadas de Moliére estará presente com este mesmo autor e a sua dramaturgiaTartufo (27 janeiro), uma das suas comédias mais célebres. E quem melhor do que a diva Maria do Céu Guerra, uma das mais aclamadas atrizes portuguesas e encenadora, para protagonizar esta peça de teatro à frente de um grande elenco (11 atores) da Companhia A Barraca.
O conhecido letrista e escritor Carlos Tê recria os Cânticos de Barbearia (25 de março), numa reflexão sobre a importância da música popular de Portugal e do Brasil.
Do Porto chega uma peça de dança contemporânea em estreia, da Companhia Instável, “La Nuit Tous Les Chats Sont Gris” (10 março), dos coreógrafos Laurence Yadi e Nicolas Cantillon, sendo a bandeira da Dança no primeiro trimestre do ano.
Assinalando o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, o Município de Estarreja e o Cine-Teatro promovem uma conversa à volta do livro Cancro com Humor (2 fevereiro), com a presença da autora Marine Antunes, e dão continuidade ao Encontro de Coros concelhios (5 fevereiro) com a bilheteira a reverter a favor da Liga portuguesa Contra o Cancro.
No âmbito LAC – Laboratório de Aprendizagem Criativa, além das sessões pedagógicas para as escolas, de interesse curricular, O Mundo ao Colo (12 março) vai reunir bebés e as famílias à volta da música tradicional portuguesa.
A Cidade comemora 12 anos com a mais antiga Banda do Concelho
Não faltará, claro, em janeiro o Concerto de Elevação de Estarreja a Cidade (28 janeiro), em comemoração do 12º aniversário, cabendo à Banda Bingre Canelense as honras da casa, que desta forma encerra o ciclo em que as bandas do concelho assinalam a efeméride.
Este resumo da atividade cultural do CTE, não dispensa a consulta atenta da nova Agenda Municipal de Estarreja jan | mar 2017, que pode receber em casa, bastando formalizar o pedido para: cineteatro@cm-estarreja.pt
Desejamos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de bons espetáculos!
FORUM AVEIRO ESTÁ MAIS SOLIDÁRIO
O
Forum Aveiro está a promover um Natal Solidário! Este ano, o Centro
Comercial desafia todos os seus visitantes a oferecer brinquedos a
crianças carenciadas e a contribuir para a requalificação do
projeto “Balneário Solidário”, da IPSS Florinhas do Vouga.
Ajudar
é muito fácil! Se acredita que o Natal é sinónimo de dar
e receber, então não pode deixar de ir ao Forum Aveiro deixar o seu
contributo. Junto à casinha do Pai Natal, vai encontrar um urso
gigante, onde poderá deixar os brinquedos que os seus pequenos já
não usam. Ao depositar um brinquedo, irá fazer sorrir
dezenas de crianças ligadas à Instituição.
Se
preferir ajudar o projeto “Balneário Solidário”, o Forum Aveiro
sugere que tire uma fotografia com o Pai Natal. Quando levar os
miúdos a conhecer o habitante mais velho do polo norte e entregar a
carta dos desejos, aproveite para doar um euro quando receber a sua
fotografia. Com um pequeno contributo, estará a melhorar
qualidade de vida de muitas pessoas na região.
É
possível fazer mais e ajudar, o Forum Aveiro conta consigo!
Para
mais informações, contacte:
Marta
Castro – ONMI
913
12 37 12
Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) vs Associação dos Jornalistas de Desporto (CNID)
5ª
Edição do Prémio Desporto com Ética para a Imprensa Regional
O
Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) e a Associação dos
Jornalistas de Desporto (CNID) instituem a 5ª Edição do Prémio
Desporto com Ética para a Imprensa Regional.
O
Prémio Desporto com Ética para a Imprensa Regional tem por objetivo
incentivar e premiar a publicação de trabalhos escritos
(exclusivamente) relacionados com a Ética no Desporto nos Órgãos
de Imprensa Regional galardoando, em cada ano, os três trabalhos que
melhor qualidade apresentarem.
A
este prémio podem concorrer jornalistas e colaboradores de Órgãos
de Imprensa Regional Portugueses, sedeados em Portugal ou no
Estrangeiro.
Particularmente
na Zona Centro todos os interessados poderão solicitar mais
informações nas Lojas Ponto JA do IPDJ de Aveiro, Castelo Branco,
Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, ou consultar o Portal da Juventude
em: www.juventude.gov.pt.
Agradeço
a melhor divulgação.
Com
os melhores cumprimentos
A
Diretora Regional do Centro
Catarina
Durão
_____________________________
Cada mexicano recorrerá 48km en las compras navideñas
por Yesica Flores |
• Los mexicanos reducen el gasto para esta Navidad en un 10%, con un presupuesto medio de $ 2.171
• Las tiendas departamentales serán los establecimientos favoritos para comprar los regalos esta Navidad
• El mobile toma protagonismo en la planificación de compras para esta festividad
Diciembre 2016. Tiendeo.mx, la web y app líder en ofertas y catálogos online, presenta hoy los resultados de un estudio con el fin de arrojar luz sobre los hábitos de los consumidores durante la planificación de las compras navideñas.
Gracias a una encuesta realizada a más de 1.000 usuarios mexicanos de Tiendeo, al análisis de las métricas internas y de la mano de nuevas tecnologías como el Geotracking, Tiendeo ha podido prever en detalle el comportamiento de los consumidores para esta Navidad; desde los kilómetros que van a recorrer para realizar sus compras, hasta el tiempo que dedicarán en cada una de ellas, las tiendas favoritas, etc.
Los consumidores recorrerán 48km y comprarán 8 regalos de media
El Geotracking es una nueva tecnología de Tiendeo que permite conocer los hábitos de los consumidores, tales como los trayectos que hacen habitualmente en sus compras, las horas que destinan en cada uno de los establecimientos o el tiempo transcurrido desde que se han informado online hasta que acuden a la tienda. De esta forma, se obtiene un perfil de comportamiento de consumidor muy ajustado y desvela información altamente relevante tanto para negocios como para los propios consumidores, pues éstos pueden evitar las colas y aglomeraciones en sus compras conociendo las horas y los días de mayor afluencia, por ejemplo.
En este sentido, a partir de los datos obtenidos de esta herramienta, se prevé que los mexicanos recorran una media de 48km en total para realizar sus compras durante el periodo navideño, teniendo en cuenta que acudirán 6 veces a las tiendas y cada trayecto (contando ida y vuelta) será de 4km de media. Además, cada uno de los consumidores invertirá alrededor de 50 minutos en cada establecimiento.
Por otro lado, Tiendeo aconseja a todos aquellos consumidores que prefieren huir de las aglomeraciones, evitar comprar durante los sábados y domingos entre las 12:00 y 14:00 y de 16:00 a 19:00h, pues estos serán sin duda los periodos de mayor afluencia.
Los mexicanos reducen el gasto para esta Navidad en un 10%
La encuesta realizada por Tiendeo revela que los mexicanos están dispuestos a ahorrar un 10% en sus compras de esta Navidad comparado con el año anterior. El gasto medio por consumidor de este año asciende a $ 2.171, mientras que el año pasado fue de $ 2.405.
A pesar de esta reducción en el gasto, los encuestados afirman que comprarán 8 regalos de media, siendo los regalos para sus hijos donde invertirán la mayor parte del presupuesto, seguido por regalos para otros familiares.
Las tiendas departamentales son los favoritos de estas compras
De cara a realizar las compras de regalos, las tiendas departamentales serán los establecimientos favoritos por el 56,9% debido a la amplia gama de productos que éstos ofrecen, teniendo la posibilidad de adquirir distintos regalos en un mismo momento de compra. En segundo lugar, el 30% escogerá acudir a tiendas especializadas.
Las búsquedas de ofertas a través de móvil para reducir el gasto se disparan en Navidad
En lo que se refiere a la planificación de compra, más de la mitad de los consumidores prevé hacerlo la primera quincena de diciembre, mientras que el 23% es menos previsor y optará por planificar sus compras entre el 16 y el 24 de diciembre.
Un dato relevante que se extrae del presente estudio es el creciente uso de las nuevas tecnologías para llevar a cabo esta planificación, puesto que un 48% afirma que comparará precios y ofertas online antes de dirigirse a las tiendas con el fin de ajustar su presupuesto el máximo posible. Sin embargo, se detecta una marcada tendencia a planificar online pero realizar las compras offline. Tanto es así que de todos los consumidores que afirman planificar sus compras online, el 87% lo hacen a través del móvil pero de ellos el 94% acabará realizando sus compras en una tienda física.
Nuevas herramientas como Tiendeo.mx ayudan a los consumidores a optimizar sus gastos en estas fechas que comportan un elevado presupuesto para las familias, acompañándolos durante todo el proceso de compra y ofreciéndoles la posibilidad de comparar los precios del producto que desean en los distintos establecimientos de su alrededor, asegurándose así de conseguir los mejores precios.
Navidad 2016 en México Real Time
En este link podéis encontrar una infografía del comportamiento de los consumidores mexicanos en tiempo real: http://www.tiendeo.com/info/es_mx/navidad-2016-en-tiempo-real-2/
Yesica Flores | diciembre 14, 2016 a las 2:54 pm | Etiquetas: comercio electronico
Divulgação: Programação do Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre
|
Convite - Inauguração Presépio Vivo 2016
A
Maruam - Associação de Jovens tem o prazer de o/a convidar para estar presente
na inauguração do Presépio Vivo 2016. Esta iniciativa decorre no dia 17 de
Dezembro, pelas 14h, na Igreja do Espírito Santo em Marvão.
Contamos
com a sua presença.
A
Direção da Maruam - Associação de Jovens
Operação O negativo: O que levou à detenção do antigo presidente do INEM?
Na
Operação O – (O negativo) foi detido o ex-presidente do INEM e houve mais três
pessoas constituídas arguidas.
PAÍS AUTORIDADES
HÁ 9 HORASPOR INÊS ANDRÉ DE FIGUEIREDO
A Operação O- (O negativo) culminou ontem na
detenção do antigo presidente do INEM e da ARS de Lisboa. Além de Luís
Cunha Ribeiro, foram ainda constituídos arguidos Elsa Morgado, da associação
Hemofílicos, e os advogados, Farinha Alves e Barros Figueiredo. Mas o que está
em causa, afinal?
Fontes da Polícia Judiciária avançaram ao Notícias ao Minuto que em cima da mesa estão prejuízos para o
Estado na ordem dos 100 milhões de euros, que remetem para factos que ocorreram
entre 1999 e 2015.
Já segundo a Procuradoria-Geral da República,
durante o dia de ontem, 13 de dezembro, decorreram três dezenas de buscas
domiciliárias e não domiciliárias. “Quatro destas decorrem em instituições e
estabelecimentos oficiais relacionados com a área da saúde, incluindo no
Ministério da Saúde e no INEM” e duas em escritórios e “locais de trabalho de
advogados”.
Em comunicado, a PGR explicou que estão a ser
investigadas “suspeitas de obtenção por parte de uma empresa de produtos
farmacêuticos, de uma posição de monopólio no fornecimento de plasma humano
inativado e de uma posição de domínio no fornecimento de hemoderivados a
diversas instituições e serviços que integram” o Serviço Nacional de Saúde.
O inquérito pretende perceber se os suspeitos em
causa obtiveram vantagens económicas que “procuraram ocultar”, com a ajuda de
terceiros, o que poderá “integrar a prática de crimes de corrupção ativa e
passiva, recebimento indevido de vantagem e branqueamento de capitais”.
A PLMJ confirmou ainda que um dos advogados da
empresa foi constituído arguido e esclareceu que a relação profissional com a
firma “apenas se iniciou em fevereiro de 2016”. De acordo com a RTP3,
tratar-se-á de Paulo Farinha Alves.
A sociedade de advogados frisou ainda que se
trata uma vez mais, do recurso à utilização instrumental de um advogado como
elemento propiciador da recolha de material probatório por parte da
investigação criminal", tendo em vista assegurar o cumprimento do
requisito formal consagrado no Estatuto da Ordem dos Advogados, que só permite
a apreensão de documentos quando o advogado tenha sido constituído arguido.
Fonte:noticiasaominuto
Comentários:
é isto todos os dias, e não há dinheiro para quem realmente precisa,pois os sres. de certos cargos deviam ser controlados, mas andam á vontade, até se julgam donos daquilo que lhes está confiado, depois claro é tudo á sua volta produto de enriquecimento, a ser verdade tirem tudo a estes fulanos e na cadeia, isto sim é razão para os prender.
Enquanto em Portugal, o crime compensar, não tenho duvida que iremos continuar perante este cenário.
.Isto é corrupção no seu melhor.... A notícia de que o sangue obtido dos portugueses dadores era deitado no lixo em consequência deste "negócio", a ser verdade, deixa-me completamente arrasado. Não quero acreditar.. ...!!!
Será que, com este comercio paralelo, pudemos confiar na assistência médica? As aquisições, com "luvas", são analisadas no que diz respeito à qualidade?
Seria optimo as autoridades competentes emitirem informação convicente da isenção de perigos e garantir que as nossas vidas não estão em perigo.
ESTE PROCESSO MARQUÊS SERÁ ETERNO.
O NOSSO PADRINHO FILOSOFO, NÃO TEVE TEMPO PARA QUESTIONAR-SE, NEM PARA PÔR EM CAUSA O QUE ESTAVA A FAZER.
MAS QUE FEZ MUITO FEZ. ONDE HAVIA DINHEIRO ELE CORROMPEU . E ENCHEU OS BOLSOS. UM FALSO DEMOCRATA SOCIALISTA QUE TEM SUAS MÃOS MANCHADAS DE TANTA TINTA DAS NOTAS QUE NÃO ERAM SUAS.
HOJE PERGUNTO-ME, COMO PODE ESTE HOMEM GOVERNAR O NOSSO PAIS SE O DIA SÓ TEM 24 HORAS?????
ESTE TESTA DE FERRO DEVE TER OS GENES DOS PATRÕES DA MÁFIA. MAS ESTE ´É PAI DO PADRINHO. O PADRINHO PERTO DELE É MOÇO DE RECADOS.
Com tanto parentesco curioso, tu que inclinado para um lado nasceste, deves ser o filho do padeiro! Coitada da mãe que trouxe ao mundo tanta matéria orgânica putefracta!!!
Comentários suásticos, já habituaram o povo a isso. Eram todos corruptos, todos, os teus tem a aura na cabeça como N. Sa. de Fátima, e assim continuam, não é constituido nenhum arguido, que candura de rapazes incluindo tu. Pois, viu-se que viveste mal no governo dd Sócartes, agora que eld foi apeado por tricas e ódios de poder, os teus, puseram-te a pão e água em 4 anos e ainda lhes pões a manta. Menino bem comportado, gosto de ti!
As provas têm sido tão conclusivas e evidentes quenão se cansam de vasculhar.
Mentecaptos, procuram-se para comentários nas RS.
Eu não acredito que haja corrupção,nem muito menos desvios, muito menos esquemas @@!!Somos um povo de bem e temos Governantes de excelente qualidade @@!!
E tivemos uma procuradora que disse bem claro que em Portugal não havia corrupção. ........... Não sei é qual o Portugal em que ela vive. Deve pertencer a outro que não conheço.
O nosso país a par da Noruega, Dinamarca, Canadá, etc é um exemplo de honestidade e competência governativa!! LOL
hahaha... deve ser de Marte esta iluminada...Ou então fica cega com os colarinhos brancos. Senhor!... Senhor!... Convertei á honestidade esta gentinha, que nós os outros, já não aguentamos mais.
Mediação de Conflitos- Desafio futuro Tem que aumentar a graduação dos oculos, ou seja, todos nós que andamos ceguinhos e escravizados.
Concordo, tugas corruptos????é falso isto será mais uma novela para arquivo, para advogados e justiça não conseguirem fazer repor o que estes malandros "roubam", usam e abusam do povo brando que somos!!!!!!(e o filósofo era santo, havendo quem diga também que é inocente!!!!).......As cobaias somos nós, mai nada!!!!!!