A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Marvão, coordenada pelo Dr. José Silva, desenvolveu várias atividades no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável que tem como finalidade melhorar o estado nutricional da população, incentivando a disponibilidade física e económica dos alimentos constituintes de um padrão alimentar e criar as condições para que a população os valorize, aprecie e consuma, integrando-os nas suas rotinas diárias.
Assim, foram abordados os utentes na consulta do seu médico de família, passando inicialmente por uma consulta de enfermagem na qual a enfermeira de família avalia a Tensão Arterial, Peso, Perímetro Abdominal e Índice De Massa Corporal.
Após esta avaliação são analisados os valores obtidos com o utente, de forma a perceber o que se pode alterar nos seus hábitos alimentares e de exercício físico.
O ensino é realizado com o recurso a panfletos existentes no serviço para a promoção de uma alimentação saudável.
No ensino é enfatizado o facto que um consumo alimentar adequado e a consequente melhoria do estado nutricional do utente tem um impacto direto na prevenção e controlo das doenças (cardiovasculares, oncológicas, diabetes, doenças osteoarticulares e obesidade).
Para além disto, foram ainda afixados em locais específicos panfletos sobre a Obesidade, com prevalência das imagens.
Para estimular ainda o consumo de fruta, está disponível na Extensão de Saúde de Sto. António das Areias um cesto com maçãs destinadas ao consumo dos utentes.
O médico de família, na sua consulta, reforça o ensino feito pela enfermeira de família e complementa com a prescrição de terapêutica que vai ajudar o utente.
ULSNA
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário