terça-feira, 15 de janeiro de 2019

QUEM É QUEM: ARQTºS ANTÓNIO FRADE PINA E ANA BORDALO DA ROCHA. CONHEÇA O ATELIER AQUI!

NOTA INTRODUTÓRIA
No Quem é Quem de hoje, revelamos o percurso de uma personalidade ligada à Arquitectura ou Engenharia. Nesta edição vamos ficar a conhecer Quem é António Frade Pina e Ana Bordalo da Rocha, arquitectos.

de hoje

ANTÓNIO FRADE PINA E ANA BORDALO DA ROCHA

ARQUITECTOS
A Concepsys foi fundada em 2002, pelos arquitectos António Frade Pina e Ana Bordalo da Rocha, com o objectivo de desenvolverem projectos de arquitectura de grande qualidade, através de serviços diferenciados, recursos tecnológicos específicos e adaptados à medida das reais necessidades dos clientes.
À medida que as qualidades de projecto e gestão de equipas se tornaram mais evidentes, a empresa começou a prestar um leque cada vez mais abrangente de serviços, nomeadamente o fornecimento de projectos multidisciplinares integrados e coordenados, através de parcerias estabelecidas com diferentes prestadores de serviços especializados nas áreas da engenharia, paisagismo, design, etc.
Ao longo dos últimos 16 anos, desenvolvendo diferentes tipos de projectos dentro e fora de Portugal, a Concepsys proporcionou aos seus clientes uma resposta centralizada às suas complexas necessidades de projecto, permitindo-lhes focarem-se melhor nas restantes vertentes dos seus objectivos.
Empenho, Compromisso, Independência e Qualidade, são objectivos que diariamente norteiam o trabalho da empresa. Eles são o principal motivo para o reconhecimento público e privado que esta tem vindo a conquistar ao longo dos anos e explicam por que os mesmos clientes continuam a trabalhar hoje com a Concepsys.
Desde o início, o recurso às mais recentes tecnologias de design, concepção da construção, proporciona um forte controlo técnico, tecnológico e financeiro dos projectos e da construção e facilita a gestão da edificação ao longo de todo
o seu ciclo de vida.
Em cada projecto, as necessidades, objectivos e potenciais obstáculos são identificados inicialmente a fim de se estabelecerem as estratégias de intervenção, de desenvolvimento do projeto e a equipa mais adequada e eficiente para as levarem a cabo.
O sistema organizativo que a Concepsys adopta desde a sua génese, baseado numa equipa nuclear de gestão de projecto em contacto directo com o cliente, a integrar e a coordenar outras equipas especializadas e multidisciplinares através de uma infraestrura tecnológica própria, tem vindo a demonstrar ao longo do tempo ser uma solução diferenciadora e uma aposta
de sucesso.
Esta metodologia de trabalho, que se tem vindo a generalizar globalmente, facilita uma maior comunicação e entendimento entre os vários intervenientes da construção, proporciona um forte controlo técnico, tecnológico e financeiro dos projectos e da construção e facilita a gestão da edificação ao longo de todo
o seu ciclo de vida.
Em cada projecto, as necessidades, objectivos e potenciais obstáculos são identificados inicialmente a fim de se estabelecerem as estratégias de intervenção, de desenvolvimento do projecto e a equipa mais adequada e eficiente para as levarem a cabo.
O sistema organizativo que a Concepsys adopta desde a sua génese, baseado numa equipa nuclear de gestão de projecto em contacto directo com o cliente, a integrar e a coordenar outras equipas especializadas e multidisciplinares através de uma infraestrura tecnológica própria, tem vindo a demonstrar ao longo do tempo ser uma solução diferenciadora e uma aposta de sucesso.
Fonte:anteprojectos

GABINETE:

Colheita de Sangue do Dia 16 de Janeiro das 15 às 19:30 horas no Posto Fixo da ADASCA

Gestos simples que salvam vidas, seja o leitor também um “salvador de vidas”. Convidem os vossos amigos a vir também, pois ainda que sejamos muitos nunca somos demais para fazer face às necessidades de sangue.


As Sessões de colheitas de sangue a realizar no mês Janeiro no posto Fixo da ADASCA (em Aveiro) vão decorrer nos
- Dias 16, 23 e 30 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras) - - Dias 19 e 26 das 9 horas às 13 horas (Sábados)
O Posto Fixo fica localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.
Sara Carvalho escreveu: "Doar sangue é mais do que ajudar, é simplesmente doar uma vida a uma pessoa que precisa. Eu já fiz a minha parte mais uma vez". VOCÊ PODE FAZER TODA A DIFERENÇA! https://litoralcentro.blogs.sapo.pt/mapa-das-sessoes-de-colheitas-de-sangue-3475005
Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.
Não se deve dar sangue em jejum, convém tomar o pequeno-almoço normalmente, com exclusão de bebidas alcoólicas.
Atenção: Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer…
Lembramos que o Mercado Municipal de Santiago dispõe de excelentes para estacionamento das viaturas, como ainda um Parque de Estacionamento Subterrâneo onde podem deixar as viaturas. Ali os dadores não correm o risco de serem multados. Estão reunidas as melhores condições para trazerem os carros.
“Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos” como escreveu Bezerra de Menezes. Mais, entendam que juntos somos mais fortes!
O propósito da ADASCA é fazer tudo o que está ao seu alcance para que a adesão à dádiva de sangue em Aveiro aumente, nunca somos de mais para fazer face às necessidades de sangue nos hospitais.
Estatuto do Dador de Sangue
Diário da República, 1.ª série — N.º 165 — 27 de agosto de 2012, Lei n.º 37/2012 de 27 de Agosto, Estatuto do Dador de Sangue.
Artigo 7.º
Ausência das atividades profissionais
1 — O dador está autorizado a ausentar -se da sua atividade profissional pelo tempo necessário à dádiva de sangue.
2 — Para efeitos do número anterior, a ausência do dador é justificada pelo organismo público responsável.
3 — O dador considera -se convocado desde que decorrido o intervalo mínimo fixado entre as dádivas.
4 — O médico pode determinar, em cada dádiva, o alargamento do período até à retoma da atividade normal, quando a situação clínica assim o exija, desde que devidamente justificado.
5 — O disposto no presente artigo não implica a perda de quaisquer direitos ou regalias do dador.
Mapa para 2019 pode ser consultado no Site: www.adasca.pt

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA


"UM [UNIMAL]" VAI SUBIR AO PALCO DO TEATRO-CINE DE TORRES VEDRAS

UM [unimal] vai passar pelo palco do Teatro-Cine de Torres Vedras no próximo dia 25 de janeiro, pelas 21h30.
Trata-se de um solo que invoca a ideia de como um só corpo pode representar um coletivo e história comuns, através de uma macro-pesquisa sobre o lugar da dança, especificamente das danças de resistência, dos movimentos políticos e sociais e do seu impacto na nossa sobrevivência e manifestação dos corpos de hoje.
Origina-se assim a pergunta: como é que uma marcha se transforma num movimento? Nesta peça, trabalha-se o binómio danças de resistência/resistência na dança. Através de comandos e instruções ao vivo, transmitidas à interprete durante toda a peça, por sistema in ear, questionam-se conceitos como autoria, autoridade, liberdade e liderança.
O preço dos bilhetes para se assistir a UM [unimal] no Teatro-Cine de Torres Vedras é de €5.

Ficha Técnica
Conceito e Direção artística: Cristina Planas Leitão
Interpretação: Daniela Cruz  
Desenho de luz e Direção técnica: Cárin Geada
Sonoplastia: Flávio Rodrigues
Técnico de som: Pedro Lima
Apoio dramatúrgico: Catarina Miranda, Victor Hugo Pontes
Figurino: Micaela Larisch, Cristina Planas Leitão
Consultores de danças sociais e urbanas: Anaísa Lopes Vítor Fontes  
Consultores de marcha: Rui Collaço, Luís Jorge  
Convidadas da conversa Resistência no feminino: Sónia Baptista, Joana Machado, Ana Cristina Vicente, Maíra Zenun
Aconselhamento e comunicação: Joana Ferreira  
Produção: Célia Machado, Cristina Planas Leitão
Agradecimentos: Filipa Lowndes Vicente, Joana Gorjão Henriques, Gil Mendo, Ivan-Vincent Massey, Pedro Neves, Ana Renata Polónia, Mariana Jacob, Musibéria, Jesper de Neergaard, Lotte Kodod Ludvigsen, Lars Kjær Dideriksen, Paulo Meunier, Sérgio Pacheco/Endutex
Produção: BACtéria Associação Cultural

Crédito Fotográfico: Susana Neves

IPCA, 25 anos a honrar o passado, a assumir o presente e a desafiar o futuro



O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) comemora este ano 25 anos de Ensino Superior Público. Em 1994 a história começou a ser delineada através da aprovação do Decreto-Lei nº 304/94, de 19 de dezembro.

Foram 74 os estudantes que em 1996 marcaram o inicio das atividades letivas no IPCA, divididos em dois cursos de bacharelato: o curso de Contabilidade e Finanças Públicas (com 37 estudantes) e o curso de Contabilidade Empresarial (que contou com 37 estudantes).

Durante estes dois primeiros anos de vida o IPCA dispunha apenas da Casa “Campos Henriques”, localizada junto ao Parque da Cidade (instalações que vieram a ser a sede dos Serviços Centrais durante 19 anos). A atividade letiva teve inicio em instalações provisórias, localizadas num bairro residencial na freguesia de Arcozelo, em Barcelos, tendo como presidente o Professor Lopes Nunes.

Mas esta história estava longe de alcançar o seu propósito e foi em 1995 que o IPCA obteve aprovação, por parte do Ministério e da Câmara Municipal de Barcelos, para a localização do Campus do IPCA nos terrenos localizados em Via Frescaínha, S. Martinho, local onde está hoje localizado. Passados 7 anos, em março de 2002, deu-se inicio às obras da 1ª fase das infraestruturas do Campus, que veio a ser inaugurado a 19 de dezembro de 2008, com o edifício da Escola Superior de Gestão, pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior à data, José Mariano Gago. Uma construção pela qual a direção do IPCA esperou 10 anos até à sua consolidação. Um marco na história do IPCA que ocorreu no mandato do Presidente do IPCA, na altura, Professor João Carvalho.

O IPCA foi crescendo. Os estudantes foram chegando. A oferta formativa foi alargando e hoje, o IPCA é mais do que uma Instituição. É reconhecido pela excelência e qualidade do seu ensino e pelos bons resultados na investigação aplicada, fruto de um caminho estratégico passado e eficazmente concretizado no presente. Este reconhecimento resulta de uma visão clara da missão do IPCA na comunidade, na região e no país.

Atualmente o IPCA tem mais de 4500 estudantes a frequentar cursos de licenciatura, mestrado, Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), cursos de pós-graduação e cursos breves, estando organizado nas suas quatro escolas: a Escola Superior de Gestão (1996), a Escola Superior de Tecnologia (2004), a Escola Superior de Design (2015) e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo (2017).

Relativamente às atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) o crescimento do IPCA também tem sido reconhecido a este nível nos últimos anos, muito devido ao maior envolvimento em projetos de I&D dos docentes do IPCA, que se reflete no aumento das publicações científicas e de projetos de I&D e transferência de tecnologia. O desenvolvimento de atividades de I&D nas áreas de especialização e de excelência do IPCA constitui uma estratégia fundamental que permitirá o seu crescimento sustentado e consolidado.

Ao nível do ambiente físico o IPCA dispões de um Campus com excelentes condições, promovendo o bem-estar, a saúde e o bom ambiente académico. Nos últimos 10 anos apostou-se na construção de infraestruturas de qualidade. Em junho de 2018 foi inaugurada a Biblioteca do IPCA e, mais recentemente, em dezembro de 2018, o edifício da Escola Superior de Tecnologia. Mas o Campus está ainda em construção tendo sido adquirido em junho, do ano passado, um terreno contíguo ao Campus onde vai ser construído o Pavilhão Desportivo e um parque de estacionamento para fazer face às necessidades de todos os que diariamente estudam e trabalham no Campus. Neste momento, decorre também, no Campus, a construção do Mechatronics Factory Lab (M. Factory Lab), um laboratório industrial que vai proporcionar a formação em contexto prático, nas áreas da mecatrónica, mecânica, robótica e gestão industrial, a ser inaugurado este ano.

A curto prazo, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT) vai funcionar na Quinta do Costeado como Escola-Hotel, no concelho de Guimarães, e a Escola Superior de Design (ESD) vai funcionar no centro da cidade de Barcelos potencializando o contacto com a comunidade

Para além do Campus o IPCA tem ainda oferta formativa nos Polos dos concelhos de Braga (desde 2014) e Guimarães (desde 2015), nomeadamente os Cursos TeSP. No ano de 2018 os CTeSP´s do IPCA chegaram a Vila Nova de Famalicão (nas instalações do CITEVE) e vão este ano chegar ao Município de Esposende.

Até 2021 o IPCA pretende ser uma Universidade Politécnica de Excelência, reconhecida pela qualidade da sua formação, utilidade da produção científica e transferência de conhecimento para a sociedade e pelo forte contributo para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Nyusi e Ramaphosa falam do sul-africano acusado de ser o financiador do “Al Shabaab” e sobre detenção de Chang

Foto da Presidência da República
Os presidentes de Moçambique e da África do Sul, Filipe Nyusi e Cyril Ramphosa, reuniram nesta segunda-feira(14) em Maputo para falar sobre as detenções do empresário Andre Hannekom, acusado de ser o financiador do "Al Shabaab” em Cabo Delgado, e do ex-ministro Manuel Chang, que aguarda extradição para o EUA numa cadeia sul-africana.
A visita de um dia a capital moçambicana do Presidente da República da África do Sul dentre as mais de duas dezenas de pontos de agenda divulgados foi dominada pelos casos que a Justiça de cada uma das Nações.
Oficialmente os dois Chefes de Estado, e respectivas delegações “Abordaram sobre a situação de detenção na República da África do Sul de Manuel Chang, antigo Ministro de Finanças de Moçambique por mandato da Interpol e do cidadão Sul Africano Andrew Hannekon, indiciado pelas autoridades judiciárias moçambicanas de colaboração com os malfeitores que protagonizam ataques na região norte da província de Cabo Delgado”.
“Em ambas as situações os dois Chefes de Estado observaram a necessidade de aguardar pelo curso normal da justiça e deixar as instituições competentes realizarem o seu trabalho no âmbito da separação de poderes”, refere um comunicado da Presidência da República moçambicana.
Enquanto Manuel Chang, o ex-ministro das Finanças que assinou as Garantias bancárias ilegais que possibilitaram os empréstimos das empresas Proindicus, EMATUM e MAM, luta para evitar ser extraditado para os Estados Unidos da América onde deverá ser julgado por corrupção e outros crimes conexos o Tribunal Judicial da Província de Cabo Delgado revelou nesta segunda-feira(14) ter registado um processo crime onde o cidadão sul-africano, Andre Hannekom, é acusado de ser o financiador, logístico e coordenador das acções dos insurgentes apelidados de "Al Shabaab” que aterrorizam a Região Norte de Moçambique desde Outubro de 2017.
Hannekom, um empresário há vários anos estabelecido no distrito de Palma explorando um negócio marítimo de logística para algumas petrolíferas, é acusado pelo Ministério Público da prática de homicídio qualificado e de instigação ou provocação a desobediência colectiva contra a organização do Estado moçambicano, associação para delinquir e porte de armas proibidas precisou o porta-voz do Tribunal, Zacarias Napatima, em conferencia de imprensa na cidade de Pemba.
O cidadão sul-africano de 60 anos de idade é acusado ainda de pagar aos membros do grupo um valor mensal de 10 mil meticais (cerca de 142 euros), além de providenciar medicamentos aos "Al Shabaab", assim apelidados pelos locais por maioritariamente tratar-se de um agrupamento de jovens.
A acusação acontece mais de quatro meses após Hanekom ter sido sequestrado da sua residência e ferido por balas por desconhecidos todavia, após uma breve passagem por um hospital, foi detido num quartel militar no distrito de Mueda até ao momento. C
ontudo, e apesar da visita de Matamela Cyril Ramphosa inserir-se “no âmbito do reforço e aprofundamento dos laços de solidariedade, amizade e cooperação política, económica, social, cultural entre os dois países” o facto é que as delegações de ambos países restringiram-se a altos funcionários da Defesa, Segurança, Polícia e Justiça.
O Presidente da África do Sul fez-se acompanhar pelos ministros da Defesa e Veteranos Militares, da Polícia e o da Segurança do Estado e outros quadros da Presidência enquanto Filipe Nyusi esteve ladeado pelos titulares dos Negócios Estrangeiros, Defesa, Interior, Justiça e outros altos quadros do seu Gabinete.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Moçambique tem apenas três aeroportos internacionais mas nove Pontos de Entrada para voos estrangeiros

Foto de Adérito Caldeira

Maputo, Beira e Nacala são os únicos Aeroportos Internacionais de Moçambique no entanto existem cinco Aeródromos classificados como Pontos de Entrada de voos que podem vir do estrangeiro e outros quatro designados para receberem somente aviões provenientes da SADC.

As propostas da empresa Aeroportos de Moçambique de vedar Nampula, Pemba e Vilankulo ao tráfego internacional de aeronaves foram descartadas pelo Governo que através do Decreto 82/2018, de 26 de Dezembro, manteve a classificação das três infra-estruturas aeroportuárias como Pontos de Entrada Regionais. Na mesma classificação enquadra-se o Aeródromo de Tete.

“Ponto de Entrada Regional: é um aeródromo designado pelo Estado, que serve apenas ao transporte aéreo dentro da região nomeadamente dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral – SADC, que apresente as condições para receber voos regulares, sendo devidamente apetrechado por instalações de escrutínio de segurança, saúde pública, quarentena, serviços de alfândega e migração”, pode-se ler no dispositivo legal na posse do @Verdade.

Além disso Moçambique classificou como Ponto de Entrada e saída para “visitantes estrangeiros, em voos não regulares” os Aeródromos de Inhambane, Chimoio, Quelimane, Mocímboa da Praia e Lichinga.

Classificados como Aeroportos Internacionais são as infra-estruturas existentes em Maputo, Beira e Nampula.

Sobre a pertinência deste Decreto o Presidente do Conselho de Administração do Instituto da Aviação Civil de Moçambique, João de Abreu Martins, explicou ao @Verdade: “a medida que o tempo evolui a ICAO(sigla em inglês da Organização Internacional da Aviação Civil) ajusta os seus parâmetros e nós também”.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçmabique

ESPAÇO PRIMAVERA ACOLHE FORMAÇÃO SOBRE MEDIAÇÃO LEITORA E NEE

“Mediação Leitora e Necessidades Educativas Especiais” é uma ação de formação que terá lugar nos dias 26 de janeiro e 2 de fevereiro no Espaço Primavera - Centro Municipal da Juventude, em Torres Vedras, ministrada por Miguel Horta.
Esta formação terá como conteúdos a caracterização dos públicos com NEE (necessidades educativas especiais), o seu universo e características específicas de cada problemática; respostas atuais para as problemáticas relativas às NEE: físicas, didáticas, humanas, de conhecimento; competências do agente educativo, perfis e equipas; a biblioteca para as NEE, missão, visão, procedimentos, recursos, padrões de referência – nacionais, internacionais; casos de estudo portugueses, mediação inclusiva do livro e da leitura e estratégias aplicáveis em contextos educativos diferenciados.  
As inscrições para esta formação, que estão limitadas a 20 pessoas, devem ser efetuadas pelo e-mail: biblioteca@cm-tvedras.pt.

Biografia de Miguel Horta
Miguel Horta (1959) é um pintor que se dedica à partilha e comunicação com o outro, daí que a sua intervenção se estenda à mediação cultural, promovendo o diálogo e a descoberta interior. Eixo fundamental da sua intervenção é a criação de oficinas pedagógicas em museus e bibliotecas a par de intervenções urbanas em diferentes contextos. Atualmente desenvolve o seu trabalho no Centro de Arte Moderna (FCG), Rede Pública de Leitura, Rede de Bibliotecas Escolares e agrupamentos de escolas de Sintra (NEE). É colaborador da Associação Cultural Moinho da Juventude (Bairro da Cova da Moura), promove a leitura e a escrita em estabelecimentos prisionais (A cor das histórias - DGLB/DGRSP e Novas memórias do cárcere – Guimarães 2012). Horta é ainda autor/ilustrador de literatura infantojuvenil com obra publicada (Pinok e Baleote - PNL – Grácio editor, Dacoli e Dacolá - PNL – Grácio editor e Rimas salgadas – Livros Gatafunho), tendo recentemente escrito a peça Retratinho de Amílcar Cabral (Teatro Mosca). Foi-lhe atribuído o 2.º lugar no concurso internacional de contos Europa a la carte. Como contador de histórias participa ativamente no movimento de narração oral em Portugal e no estrangeiro. É formador na área da mediação cultural: mediação leitora e mediação de públicos com necessidades educativas especiais (FCG). Expôs recentemente na Galeria Appleton Square - Troncos e Marés. É um pintor contemporâneo representado em diversas coleções de arte particulares e institucionais em Portugal e no resto da Europa. Em 2014 funda a Laredo Associação Cultural. É ainda colaborador regular da Biblioteca Municipal de Torres Vedras.

Passeio pedestre com circuito urbano no próximo domingo




No próximo domingo, 20 de janeiro, pelas 09h00, junto ao Arquivo Municipal da Marinha Grande, são retomados os passeios pedestres organizados pela Câmara Municipal e cuja participação é gratuita.

O percurso é urbano, com 8,5 km de extensão e grau de dificuldade reduzido. Aconselha-se a utilização de vestuário e calçado confortáveis. Deve evitar-se sair do trilho, respeitando as indicações do guia; não praticar atos que coloquem em risco a segurança dos participantes; não abandonar lixo; e promover o convívio e boa disposição durante o passeio.

Até ao final de 2019, estão agendados os seguintes passeios pedestres:

Ponto de encontro: 09h00, junto ao Arquivo Municipal
20 janeiro
3, 17 fevereiro
3, 17, 31 março
14, 28 abril
12, 26 maio
9, 23 junho
7, 21 julho
4, 18 agosto
1, 15, 29 setembro
13, 27 outubro
10, 24 novembro
8, 15 dezembro.

AIDA | e-Newsletter Janeiro 2019



A AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro convida a participar nos seminários, feiras internacionais e acções de formação que tem previsto realizar no mês de Janeiro, consulte igualmente a informação jurídica e os avisos de abertura dos diversos sistemas de incentivo que se considera ser de utilidade, bem como informação sobre empresas associadas em destaque nesta edição.



EVENTOS – Esclareça as suas dúvidas, adquira mais conhecimentos, reforce o seu Networking. Inscreva-se.


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Sessão de Esclarecimento “O Relatório Único”
Seminário “Como preencher o Mapa de Resíduos/e-GAR”


Mais informações Brevemente


QUER INTERNACIONALIZAR O SEU NEGÓCIO? A AIDA apoia-o. Integre a próxima Delegação Empresarial. 


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Visita Empresarial
Feira ARAB HEALTH | Dubai
28 a 31 Jan
Visita Empresarial
Manufacturing World Japan | Tóquio
5 a 9 Fev
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17 a 21 Fev


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Participação com stand ou Visita empresarial
Feira MIDEST LYON
5 a 8 Março
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13 a 16 Março
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 Habilitações literárias: Mínimo 4 ano de escolaridade – acções de nível 2 . Mínimo 9 ano de escolaridade – acções de nível 4


UFCD
Designação
Carga Horária
Nível
Dias Realização
Data


9208
Inteligência emocional
25
4
18/01 a 01/03


3564
Primeiros socorros
25
2 / 4
2ª e 4ª
21/01 a 11/02


0530
Aplicação informática – gestão de projectos
50
4
3ª, 5ª e 6ª
22/01 a 22/02


0605
Fluxos de gestão financeira
25
4
2ª e 4ª
30/01 a 20/02


0627
Língua portuguesa - técnicas de escrita
50
2
3ª, 5ª e 6ª
05/02 a 26/03


0755
Processador de texto funcionalidades avançadas
25
2 / 4
3ª e 5ª
05/02 a 26/02


9214
Marketing digital
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