segunda-feira, 12 de abril de 2021

Salve uma vida!


O transplante de medula óssea permanece como um dos pilares fundamentais do tratamento de pessoas com certos tipos de leucemia e outras doenças graves do sangue e sistema imunitário.

Hoje em dia, nem sempre estas células transplantadas são colhidas directamente da medula, mas sim de sangue periférico, sendo chamadas células progenitoras hematopoiéticas, através de um processo de colheita muito mais cómodo para o dador.

A colheita de medula óssea tradicional é feita no bloco operatório, sob anestesia geral, retirando células do interior dos ossos pélvicos. A colheita de células progenitoras hematopoiéticas de sangue periférico é feita por um processo chamado aférese, através de uma veia do braço, não havendo necessidade de qualquer anestesia e não sendo muito diferente de uma dádiva de sangue, em termos de incómodo para o dador. Esta técnica é, actualmente, a mais utilizada. Neste caso, é necessário que o dador tome previamente um medicamento (factor de crescimento) que faz aumentar a produção e circulação destas células progenitoras.

Todos os dadores são avaliados antes da colheita, para garantir o seu estado de saúde e minimizar os riscos associados ao procedimento.

O transplante de medula pode ser autólogo (auto-transplante), quando as células são colhidas do próprio doente, ou alogénico, quando as células são colhidas de um dador saudável, que pode ser familiar ou não relacionado, existindo bancos nacionais e internacionais de dadores. Em Portugal, esta actividade é organizada pelo Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão – CEDACE.

Quem se pode inscrever como potencial dador de medula óssea? Quem for saudável, tiver entre 18 e 45 anos, mais de 50 Kg e 150 cm, e nunca ter recebido transfusões após 1980.

A inscrição pode ser feita em qualquer brigada móvel do IPST, nos Centros de Sangue e da Transplantação de Lisboa, Porto ou Coimbra, e na maioria dos hospitais que têm locais fixos de dádiva de sangue.

Após esta inscrição é colhida uma amostra de sangue que é analisada, passando posteriormente o dador a fazer parte de uma base nacional. Eventualmente, caso seja compatível com um doente que necessite de um transplante de medula, o dador será contactado pelo CEDACE a fim de realizar uma avaliação adicional.

O dador pode desistir do processo, mesmo após saber que existe um doente compatível? Sim, pode. Como voluntário, o dador não tem qualquer obrigação legal, e pode desistir do processo por várias razões, sendo sempre a sua vontade respeitada. Contudo, uma desistência tardia neste processo pode ter consequências graves para o doente. Todos os profissionais envolvidos neste processo são extremamente competentes e podem esclarecer todas as dúvidas do dador, ajudando na sua decisão que, em última análise, poderá salvar uma vida.

O Serviço de Imunohemoterapia do Hospital Infante D. Pedro incentiva todos os dadores de sangue que tenham condições para isso, a realizarem a sua inscrição como potencial dador de medula. Ajude-nos a ajudar os outros – salve uma vida!

Dr. Alexandre Sarmento,
Médico Interno de Imunohemoterapia do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, Aveiro

México | La Restauración De La Catedral De Notre Dame En Paris Adopta La Tecnología Digital Y El Modelado De Información Para La Construcción

 El organismo público dedicado a la conservación y restauración de la catedral de Notre Dame de París, anunció un patrocinio oficial de Autodesk, la compañía líder en software de diseño y arquitectura. Autodesk está contribuyendo con soluciones  de tecnología de diseño y construcción, entre las que se incluye el soporte del modelado de información para la construcción (BIM), el proceso inteligente de modelado 3D de datos, geometría y conocimientos técnicos. El uso de BIM creará un registro histórico digital para aumentar la resiliencia para futuras eventualidades y restauraciones.

Al adoptar este innovador enfoque digital, el organismo público dedicado a la conservación y restauración de la catedral de Notre Dame de París está habilitando la colaboración en la nube entre las partes interesadas y se apoyará en un entorno de datos común que funcionará como un repositorio central para toda la información del proyecto, a modo que todas las partes autorizadas puedan acceder a los datos y planos más recientes.

                                               Imagen: visualización 3D generada por Autodesk, Inc

Los datos creados mediante tecnologías de captura de realidad antes del incendio, permitieron a Autodesk crear un modelo BIM en 3D de la catedral de Notre Dame tal y como era antes de este suceso. Después, Autodesk utilizó escaneos de captura de realidad recientes para crear modelos 3D posteriores al incendio para poder compararlos.

“Agradezco sinceramente a Autodesk por apoyar el renacimiento de la catedral de Notre Dame de París. El uso de tecnologías digitales diseñadas para la supervisión y gestión de la obra de restauración es esencial para la institución pública. Gracias al patrocinio de Autodesk, el uso de tecnología de diseño y construcción de vanguardia, así como de BIM se están aprovechando para ayudar a preparar la reapertura de la catedral y dar de nuevo la bienvenida a peregrinos y visitantes”, declaró el General del Ejército Jean-Louis Georgelin, Presidente del organismo público dedicado a la conservación y restauración de la catedral de Notre-Dame de París.

“Nos sentimos honrados de participar en la restauración y futura conservación de la catedral de Notre Dame, que es una verdadera maravilla arquitectónica del mundo. Desde el devastador incendio que sucedió hace dos años, hemos proporcionado financiamiento y tecnología para apoyar el esfuerzo a través de la Fondation du Patrimoine (Fundación del Patrimonio), francesa y este anuncio refuerza nuestro compromiso”, comentó Nicolas Mangon, Vicepresidente de Estrategia de Negocio de Autodesk para Soluciones de Diseño de Arquitectura, Ingeniería y Construcción.

Ajuntamento de 100 pessoas na Cova da Moura, Amadora, acaba em troca de tiros com polícia


Após ter recebido várias denúncias, sobretudo devido ao ruído, a polícia deslocou-se ao bairro e tentou dispersar o grupo de “uma centena de pessoas na rua”. Grupo "promoveu alguns disparos" contra a polícia, que respondeu da mesma forma.

A presença de uma centena de pessoas na rua, num contexto de festa, pelas 02h30 deste domingo, no bairro da Cova da Moura, na Amadora, distrito de Lisboa, acabou numa troca de tiros com a polícia, disse a PSP.

“Não há feridos, não há danos materiais”, indicou à Lusa fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP), referindo que não foi possível identificar e deter ninguém, porque se “esconderam dentro do bairro”.

Após ter recebido várias denúncias, sobretudo devido ao ruído, a polícia deslocou-se ao bairro e tentou dispersar o grupo de “uma centena de pessoas na rua”.

“Estavam num contexto de festa e, por causa das normas da covid-19, fomos ao local no sentido de a fazer cessar”, referiu a PSP, adiantando que a maioria das pessoas dispersou da rua, mas “houve um pequeno grupo que ao se afastar promoveu alguns disparos contra a polícia”.

Neste âmbito, a PSP também fez “alguns disparos”, no sentido de proteger a restante população e os próprios polícias, para garantir a ordem pública.

Sobre os autores dos disparos contra a polícia, não foi possível proceder à sua identificação, uma vez que se colocaram “em fuga para interior do bairro”.

Por ter envolvido armas de fogo, a investigação desta ocorrência no bairro da Cova da Moura passou para a alçada da Polícia Judiciária, informou a PSP.

Lusa

Imagem: Informa+

EMPRESAS: Dona do Correio da Manhã avança com despedimento coletivo de 26 trabalhadores

A Cofina Media, que detém o Correio da Manhã, a Sábado e o Jornal de Negócios, entre outras publicações, vai avançar com um despedimento coletivo que envolve 26 postos de trabalho, segundo a carta enviada aos trabalhadores, consultada pela Lusa.

O processo “implicará a cessação de 26 contratos de trabalho e fundamenta-se em motivos de mercado e estruturais, mais precisamente na redução da atividade da empresa e na consequente necessidade de proceder à reestruturação da sua organização produtiva”, invoca a Cofina Media.

O despedimento afeta a área do tratamento de imagem, onde serão extintos cinco postos de trabalho, abrange ainda cinco revisores, quatro jornalistas, quatro documentalistas, um fotojornalista e um coordenador geral de fotografia.

Serão ainda extintos postos de trabalho na direção comercial.

Na comunicação enviada aos 26 trabalhadores abrangidos pelo despedimento coletivo, a empresa destaca a “profunda crise que afeta o setor” e refere que o grupo Cofina tem vindo a perder volume de negócios, tanto nas vendas de produtos como nas vendas de publicidade.

“Entre 2010 e 2020, as receitas da Cofina caíram 48%, cerca de 65 milhões de euros”, sublinha a empresa, acrescentando que a pandemia de covid-19 veio “agravar este contexto”.

Além dos resultados financeiros, a empresa refere a “crescente automatização de tarefas” que resultou “num crescente esvaziamento de funções das diferentes equipas afetas às áreas de suporte”.

No documento, a Cofina Media recorda que em 2017 fez uma “profunda reestruturação” que afetou as redações das várias publicações, que levou à cessação de 100 contratos de trabalho, entre rescisões por mútuo acordo e despedimento coletivo.

Nessa altura, diz a empresa, ficaram de fora da reestruturação as áreas de suporte, nomeadamente o tratamento de imagem, revisão, documentalistas e fotografia.

A Cofina Media, que em março contava com 656 trabalhadores, detém várias publicações, entre elas, o Correio da Manhã, o Record, o Jornal de Negócios, a revista Sábado e a TV Guia, sendo ainda ‘dona’ da CMTV.

Caso Sócrates. “O PS não pode eximir-se de assumir que foi instrumentalizado por um corrupto”

Ana Gomes defende mudanças na justiça, mas que não podem ser lideradas pelos operadores judiciais.


A eurodeputada e ex-candidata à Presidência da República Ana Gomes considera que o PS tem de assumir que foi instrumentalizado por José Sócrates. No seu comentário semanal na SIC Notícias, a antiga dirigente socialista diz que a “cerca sanitária” que o partido montou à volta do antigo governante foi útil, mas não chega.

“Essa cerca sanitária, por muito eficaz nalguns aspetos que tenha sido, não basta, porque a questão é que o PS não pode eximir-se de assumir que foi instrumentalizado por um corrupto e não pode eximir-se de olhar para os meios que tem de nunca mais voltar a deixar que isso aconteça”, defendeu no domingo à noite.

“Essa cerca sanitária não basta e, para mim, esse refrão de ‘à justiça o que é da justiça’ não exime a própria política de fazer um julgamento político do que é que se passou”, acrescentou.

Quanto ao futuro da justiça e às lições a tirar do processo Marquês, Ana Gomes defendeu mudanças, mas considerou que não podem ser lideradas pelos operadores judiciais. E coloca também de parte pactos para a justiça que diz não servirem para nada.

No entender da eurodeputada socialista, Nuno Garoupa, que ensina Direito nos Estados Unidos, é uma das pessoas indicadas para coordenar uma reforma da justiça.

“Este era o momento, de facto, de os operadores políticos, com coragem, entregarem a alguém – por exemplo, o professor Nuno Garoupa – [a função de constituir] uma equipa com gente de todos os quadrantes, incluindo operadores da justiça para ver o que é preciso para modernizar”, afirmou.

Eunice Lourenço / RR

México | Continuidad Del Negocio Tras La Crisis: El Reto Actual


por Yesica Flores

El repentino brote de la pandemia derivada por el virus del Covid-19 trajo consigo una aceleración en la transformación digital que llevaba años en desarrollo. Gracias a las medidas de prevención, la población en México y en el resto del mundo, se vio obligada a cumplir con el aislamiento, por lo que miles de establecimientos tuvieron que evolucionar hacia el e-commerce, una de las industrias que presentó un mayor crecimiento durante el año pasado, pues IDC asegura que su crecimiento en el país fue de un 60% durante el 2020.

Así, de un momento a otro, los bancos y otras instituciones financieras se encontraban moviendo sus transacciones de las sucursales físicas a la banca en línea. De acuerdo con información de la Asociación de Bancos de México (ABM), para septiembre del 2020, había 47 millones de contratos ligados a un teléfono celular, lo que representó un incremento de 113% respecto a diciembre del 2018; por otro lado, las operaciones financieras a través de un celular incrementaron de 64 millones en 2019, a 99 millones.

Y de esta misma forma, las empresas e instituciones se vieron obligadas a laborar desde casa. Previo a la pandemia en México tan solo el 34% de trabajadores lo hacía de manera remota, durante la etapa del confinamiento, el número de mexicanos en esquemas home office aumentó al 68%, incrementando también la demanda de los espacios de trabajo inteligentes. El mundo no paró, tan solo se transformó y se movió hacia lo digital, por lo que la continuidad del negocio se volvió más importante que nunca.

Todos vimos el mundo cambiar frente a nuestros ojos, y comenzamos a ver esta transición como algo normal, pero ¿alguna vez se ha preguntado qué sucedería si estas actividades se detuvieran? Un hecho es que esto sería posible si de pronto ocurriera un fallo en la infraestructura tecnológica que hace posible esta nueva realidad digitalizada.

Protección de infraestructura crítica

“Principalmente, las infraestructuras de TI se enfrentan a amenazas relacionadas a la carencia de procesos, herramientas y personal capacitado que permita mantener la disponibilidad de la infraestructura óptima para la operación del negocio. En NTT Ltd, observamos que otra amenaza es la obsolescencia tecnológica en las infraestructuras, la cual pone en riesgo la estabilidad del funcionamiento propio de los dispositivos, así como posibles vulnerabilidades en la seguridad”, comenta Carlos Mondragón, Country Manager de NTT Ltd. México. “Por ello, la empresa ofrece diferentes assessment que permiten identificar las mejoras y recomendaciones en la infraestructura alineados a las estrategias y planes de transformación de cada cliente, esto mediante ingeniería especializada en diferentes tecnologías de innovación”.

Si lo analizamos detenidamente, prácticamente todas las instituciones que se han sumado a la era digital son vulnerables a una de estas incidencias, pues un fallo implicaría la incapacidad de atender transacciones comerciales con sus clientes en punto de venta, interrupción de actividades en líneas de producción, impacto en el funcionamiento de aplicativos y software dedicado a la operación de negocio, desperdicio de tiempo en sus recursos valiosos, desenfocándolos de actividades importantes para atender actividades rutinarias y operativas o la falta de capacidad técnica para resolver algún evento en el menor tiempo posible.

Y si hablamos de cuestiones económicas, el costo de tener alguna incidencia o falla en las infraestructuras críticas puede ser muy alta tomando en cuenta el impacto al negocio que puede provocar la interrupción del servicio, más todos los costos que implican el restablecer la operación adquiriendo equipo nuevo, contar con alguna solución temporal o contar con el personal técnico capacitado que tenga la posibilidad de instalar, configurar y habilitar alguna alternativa técnica.

Más vale prevenir

Todos estos costos pueden ser ahorrados adquiriendo un servicio que garantice la atención y solución de la incidencia o falla por tan sólo una fracción del costo que representaría esta inversión. Empresas de tecnología ofrecen servicios de soporte orientados a la prevención de incidentes o fallas por medio de la habilitación de sistemas de monitoreo, respaldo de configuraciones de equipos, sesiones de mantenimiento preventivo y ejecución de servicios para realizar altas, bajas, cambios y modificaciones en configuraciones y entrega de reportes enfocados a mejora continua.

Estas opciones de soporte de nivel mundial para la infraestructura de tecnologías de la información, redes, seguridad, colaboración y telefonía mejoran el tiempo de actividad y permiten a las organizaciones equilibrar mejor el costo de soporte de su infraestructura con un mínimo de tiempo de inactividad, simplificando la gestión de sus proveedores mediante la integración de los procesos de ITSM (Gestión de servicios de tecnologías de la información, por sus siglas en inglés) en todas las tecnologías y proveedores.

“Definitivamente, la pandemia ocasionada por COVID-19 representa hoy en día un verdadero reto para que las organizaciones cuenten con un plan de continuidad de negocio, pues es necesario proteger al personal, ofrecer soporte a usuarios de manera remota y contar con personal técnico disponible en cualquier momento que se necesite. Contar con servicios como Uptime Support Services y Uptime Proactive Support atienden esta necesidad, contando con mecanismos de atención garantizada, atención de incidentes, fallas que son atendidas vía remota o en sitio y cambios en la infraestructura según sea requerido, además de ofrecer componentes de servicios podemos encargarnos de administrar la operación de su infraestructura tecnológica (permitiendo moverse de un servicio Uptime a un MS) camino a la misma transformación digital, modelo operativo y propuestas en modelos OPEX”, concluye Mondragón. Los Planes de Servicio Uptime se basan en los activos, proporcionando la flexibilidad necesaria para ofrecer el nivel adecuado de apoyo por dispositivo y ubicación, identificando proactivamente los problemas para reducir el número de incidentes y mejorar el tiempo de reparación y dando acceso las 24 horas del día a ingeniería especializada en múltiples tecnologías, mejorando la eficiencia operativa y simplificando la administración de la misma. Libere sus recursos técnicos del mantenimiento rutinario y automatice los procesos estándar.

Castelo de Paiva | João Almeida e Clarisse Cruz dominaram a prova

 Campeonato distrital de corta mato curto voltou a disputar-se em Castelo de Paiva

João Almeida, do Recreio Desportivo de Águeda, e Clarisse Cruz, do Grecas/Vagos, foram os grandes vencedores do 22º Campeonato Distrital de Corta Mato, na vertente Curta, ontem realizado em Castelo de Paiva, numa organização da Associação de Atletismo de Aveiro,  contando com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e colaboração das colectividades locais, Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva e Associação Desportiva C.C.J. Clark, uma competição que este ano, devido as limitações impostas pela pandemia, não pode contemplar os campeonatos para os escalões de formação, sendo que o recinto desportivo, localizado no amplo espaço da Quinta do Hotel Rural S. Pedro, em Sobrado, esteve vedado ao público.

Em dia primaveril, depois de um Sábado bastante chuvoso, o Campeonato Distrital de Corta-Mato, vertente curta, destinou-se a atletas masculinos e femininos dos escalões de Juniores, Sénior e Veteranos, inscritos em clubes filiados na Associação de Atletismo de Aveiro, com a possibilidade de integrar as equipas de seniores os atletas juniores ou veteranos para a composição da equipa, com o máximo de 6 atletas por equipa, registando-se a  presença de 25 equipas e cerca de 160 atletas participantes.

 No escalão feminino, Clarisse Cruz, da equipa Grecas/ Vagos, com a marca 14,29, foi a vencedora da prova, batendo Solange Jesus, do CD Feirense (14.42) e Andreia Santos, do Recreio Desportivo de Águeda ( 14,50 ) na luta pelo lugar mais alto do pódio, enquanto Carla Martinho e Emília Pisoeiro, ambas atletas do RD de Águeda asseguraram o quarto lugar e o quinto lugares da tabela classificativa, sendo que a melhor atleta paivense foi Amélia Vieira no 19º lugar, com a marca 17.10 .


 Já no sector masculino, foi João Almeida, do Recreio Desportivo de Águeda, que dominou a corrida em Castelo de Paiva, conseguindo o registo de 12.35, superiorizando-se na chegada a Luís Oliveira, do CC S. João da Madeira, com 12.39, e Victor Oliveira, do GDC Guilhovai com a marca de 12.43, enquanto Fábio Simões, do GD Recreio Desportivo de Águeda (12.53 ) e Tomás Silva, do Grecas/Vagos, com 12.57 completaram a tabela classificativa dos cinco melhores atletas presentes, sublinhando-se que, o melhor atleta paivense neste escalão, foi José Vieira, do GDC de Castelo de Paiva, com o registo de 13.03 .

Na classificação por equipas, o Recreio Desportivo de Águeda ganhou o sector feminino, à frente do Clube Desportivo FeirenseGrecas/Vagos, da ADCCJ Clark’s de Castelo de Paiva e do Sporting Clube de Espinho.

 Pelo lado masculino, triunfou a equipa do Grecas/Vagos, seguindo-se o GDC Guilhovai,  o RD de Águeda, completando o lote das cinco melhores equipas, as formações do CC S João da Madeira e da ACR de Vale de Cambra. O esquadrão amarelo do GDC de Castelo de Paiva apresentou oito elementos nesta jornada desportiva, que deram muito bem conta do "recado" numa distância difícil para a sua especialidade, obtendo nesta vertente o 9º lugar da classificação geral.

José Manuel Carvalho, Vereador do Deporto e Cultura da edilidade paivense, marcou presença na cerimónia de entrega de prémios aos atletas que mais se distinguiram neste campeonato, que na sua opinião, representou mais do que uma simples prova de atletismo, porque simbolizou a retoma da actividade desportiva no concelho, potenciando a possibilidade de se enaltecer a importância do desporto na vida, agora mais que nunca valorizado.

O autarca evidenciou a satisfação do município participar nesta organização desportiva, endereçando felicitações aos restantes parceiros desta jornada desportiva, que na sua opinião, mesmo em tempo de pandemia e sem público, foi mais um sucesso, cumprindo-se todas as normas da DGS.    

 

 Carlos Oliveira

Rio defende reforma e responsabiliza poder político pela ineficácia do sistema


O presidente do PSD defendeu hoje que a reforma da Justiça é a primeira das reformas que Portugal deve fazer e responsabilizou o poder político pela ineficácia do sistema judicial, numa declaração sobre a Operação Marquês.

"O PSD não renuncia a voltar a defender - tal como eu tenho repetido vezes sem conta desde há anos a esta parte - que a reforma da Justiça é a primeira das reformas que Portugal tem de fazer", afirmou, no Porto, numa declaração à imprensa, sem direito a perguntas, sobre a decisão instrutória da Operação Marquês, conhecida na sexta-feira.

Rui Rio classificou como uma hipocrisia afirmar-se que o "que está a acontecer é a Justiça a funcionar" e contrapôs que "que o que está a acontecer é a Justiça a não funcionar".

É certo que a Justiça acusou esse mesmo ex-primeiro-ministro [José Sócrates] de graves crimes de branqueamento de capitais e de falsificação de documentos. É certo, também, que esta não é a sentença final. Mas nada livra, mais uma vez, o sistema judicial de não estar capaz de responder, em tempo útil e oportuno, aos anseios de um estado de direito democrático. Quantos anos já passaram e quantos vão ainda passar até à sentença final?", questionou.

Para o líder do maior partido da oposição, que reuniu no sábado a Comissão Permanente do partido para analisar a decisão instrutória da Operação Marquês, a morosidade da Justiça e não só nos chamados megaprocessos, "é outro grave problema que se arrasta há muitos anos, sem que tenha havido, da parte dos agentes judiciais ou dos responsáveis políticos, qualquer vontade de mexer no sistema".

O presidente do PSD criticou também as violações do segredo de justiça, afirmando que "o regime está doente - muito doente" e "justiça é, dentro dele, o seu pior exemplo".

"É para mim evidente, que, quando a Justiça não funciona, é da responsabilidade do poder político pô-la a funcionar", disse, lembrando que a primeira ação que encetou em 2018, quando tomou posse como presidente do PSD, foi elaborar um plano de trabalho que pudesse conduzir à assinatura de um pacto entre todos os partidos, "para uma verdadeira reforma da justiça", assinalando que o resultado foi pouco mais que zero.

"Se algo mudar, se o poder político e o poder judicial tomarem consciência das suas responsabilidades, então, a "Operação Marquês", terá, pelo menos, conseguido ficar na História como um momento de viragem", disse.

Rui Rio criticou também atual Governo e em particular a sua ação na área da Justiça, afirmando que a marca mais relevante é a "da sua permanente preocupação em servir as corporações", dando como exemplo o "forte aumento" dos salários dos magistrados e a "subjugação socialista à narrativa, em nome de uma falsa independência, de que o Conselho Superior do Ministério Público tem de manter uma composição maioritária de magistrados, em vez de uma maioria de cidadãos".

"Que esperam os sistemas judiciais e de supervisão como reação dos portugueses, quando em crimes de ainda maior envergadura do que os da "Operação Marquês" nada acontece e ninguém é culpado? É a prova máxima de que o país vive na impunidade; pelo menos no que aos mais poderosos concerne", disse.

Para o social-democrata, é "esta hipocrisia e falta de coragem que têm feito crescer os movimentos políticos extremistas", insistindo que a melhor forma de os combater e de estancar o seu crescimento é a "coragem de mudar o que tem de ser mudado".

O juiz de instrução criminal Ivo Rosa decidiu mandar para julgamento o ex-primeiro ministro José Sócrates, o seu amigo e empresário Carlos Santos Silva, o ex-ministro Armando Vara, o banqueiro Ricardo Salgado, todos por crimes económicos e financeiros, mas deixou cair as acusações de corrupção e fraude fiscal.
Dos 189 crimes que constavam na acusação, num processo que começou a ser investigado em 2013, só 17 vão a julgamento, mas o procurador Rosário Teixeira, responsável pelo inquérito, anunciou que ia apresentar recurso da decisão para o Tribunal da Relação de Lisboa.

Dos 28 arguidos, Ivo Rosa pronunciou apenas cinco e ilibou, entre outros, os ex-líderes da PT Zeinal Bava e Henrique Granadeiro, o empresário Helder Bataglia e o ex-administrador do Grupo Lena Joaquim Barroca, que estava indiciado por 21 crimes.

Fonte e Imagem: Lusa

México | Las Dos Industrias Que Se Preparan Para Una Recuperación Económica En 2021

 


por Yesica Flores

La pandemia del COVID-19 trajo consigo un impacto negativo para algunas industrias. Según la Asociación Mexicana de Ventas Online (AMVO), los sectores con mayores caídas en porcentaje de preferencia con respecto al 2020 son turismo, con una disminución en ventas del 67%, y entretenimiento, que tuvo un descenso del 57%.

Esos cambios negativos se deben a que las personas decidieron quedarse en casa y reducir las salidas a solamente viajes esenciales con el objetivo de disminuir los riesgos de contraer coronavirus. De acuerdo con un estudio realizado por Adyen, durante 2020 el 67% de los compradores en Estados Unidos admitieron estar nerviosos por visitar otros países durante la pandemia, lo que redujo las ventas del sector de Viajes. 

Las industrias de viajes y entretenimiento enfrentan un panorama de recuperación hacia 2021. Por ello, las empresas de estos sectores necesitan utilizar soluciones tecnológicas que permitan al consumidor realizar el proceso de pago de forma sencilla, rápida, y que les sea atractivo para volver a adquirir los servicios que estas compañías ofrecen. De esa forma pueden incrementar las ventas para mejorar la experiencia del cliente”, considera Erick MacKinney, Country Manager de Adyen en México.

¿Cómo lograrlo?

1. Viajes 

Este sector tiene el desafío de agilizar sus procesos de venta y utilizar tecnologías que ayuden a combatir el fraude electrónico y los contracargos. Para ello, es importante contar con una solución de gestión de riesgos, que ayuda a generar un perfil del comprador y utiliza una combinación de datos e inteligencia artificial para identificar patrones en las transacciones. . Lo anterior, con el objetivo de encontrar un equilibrio entre la prevención del cibercrimen y una experiencia de pago sin fricciones, diferenciando al comprador legítimo del fraudulento, lo que traerá más ingresos legítimos.

Otra forma de mejorar la experiencia del usuario es la autenticación usando  datos biométricos de los clientes, lo que ayuda a sustituir a las contraseñas tradicionales mediante huellas dactilares, iris, reconocimiento facial y comandos de voz. El uso de herramientas de este tipo ayudan a simplificar la operación y volverla más segura, lo que eleva los niveles de venta y conversión. 

2. Espectáculos y eventos

Muchos de los espectáculos actualmente se llevan a cabo con modalidades en las que el espectador no baja de su vehículo para presenciar el show. Sumado a ello, las personas quieren evitar hacer filas para comprar bebidas y alimentos. Por ello, las empresas pueden utilizar Pay-By-Link, una solución que envía al smartphone del consumidor una liga de acceso a la plataforma de pagos mediante mensaje instantáneo (ya sea por chat, correo o SMS), de esa forma el cliente realiza el pedido, recibe el link en el que concluye la compra desde su celular, sin necesidad de bajar del auto ni tener contacto. 

Pero una vez que el comprador acude al lugar con boleto en mano, también se requieren soluciones tecnológicas de cobros mediante el escaneo de códigos QR y billeteras digitales para permitirle al espectador ordenar sus alimentos y bebidas desde el interior del auto sin formarse. De acuerdo con Adyen, el 54% de los compradores a nivel mundial se encuentra preocupado por la higiene de las terminales de pago y preferiría utilizar métodos contactless al comprar.

Este año, las empresas enfrentan el reto de acercarse a los clientes que perdieron la tranquilidad derivado del COVID-19. Para ello es importante que utilicen soluciones digitales que le permitan al consumidor continuar con los cuidados que estableció por la pandemia y mitigar el riesgo de contagios, evitando la necesidad de establecer contacto con vendedores u otras personas en las sucursales físicas mientras realiza sus compras.

Vagos reforça pontos de acesso público a internet sem fios


Candidatura ao projeto europeu “WiFi4EU” permite que autarquia vaguense expanda a oferta de pontos de acesso wi-fi em espaços públicos do Município.

A Câmara de Vagos aumentou a cobertura do acesso gratuito à internet sem fios nos espaços públicos, nomeadamente, em toda a zona envolvente da marina da Praia da Vagueira e em todo o espaço público até à rotunda de acesso norte, prevendo, desde já, que a mesma cobertura sirva equipamentos públicos como o Centro de Promoção e Desenvolvimento de Desportos Náuticos (Surf e Canoagem) e o Centro Náutico e Piscatório, ambos na Praia da Vagueira.

A escolha dos locais para implementar esta rede está alinhada com os objetivos do programa e com a aposta que a autarquia tem vindo a fazer no sentido de tornar estes espaços públicos mais atrativos tanto para cidadãos como para visitantes.

Esta iniciativa insere-se no projeto europeu “WiFi4EU”, promovido pela Comissão Europeia, ao qual a autarquia vaguense se candidatou recebendo, para o efeito, financiamento, para a instalação dos pontos de acesso wi-fi.

Qualquer cidadão poderá aceder à internet através desta nova rede, sendo possível identificá-la nos dispositivos móveis/portáteis através da designação “WiFi4EU”, sendo acessível sem custos ao público em geral nos locais designados.

Para aceder à internet, o utilizador apenas tem de selecionar a rede “WIFI4EU” no seu dispositivo móvel, confirmar e aceitar os termos e condições definidas por lei para que o acesso seja imediato, clicar no botão “CONECTAR” e fica com acesso gratuito à internet.

O projeto “WIFI4EU” proporciona, assim, acesso a Internet de alta qualidade a residentes e a quem visita as zonas abrangidas, que se distribuem, na sua globalidade, por vários pontos da União Europeia.

Trata-se de uma iniciativa apoiada pela União Europeia e implementada pela Agência de Execução para a Inovação e as Redes (INEA), ao abrigo dos poderes delegados pela Comissão Europeia, no quadro do MECANISMO INTERLIGAR A EUROPA (MIE) - WiFi4EU.

20º Aniversário da assinatura da Charta Oecumenica 2001-2021


Declaração conjunta do Presidente do Conselho da Conferência Europeia dos Bispos (CCEE) e do Presidente da Conferência das Igrejas Europeias (KEK)

Nos últimos vinte anos o continente Europeu experimentou um relativo período de paz, e simultaneamente um desenvolvimento das relações ecuménicas. Isto ficou demonstrado em áreas do dia-a-dia, tais como testemunhos e acções conjuntas ao nível do ecumenismo local, assim como na área dos casamentos mistos. Vários acordos teológicos foram alcançados e uma nova geração de teólogos tem sido preparada com uma base ecuménica. Floresceram várias iniciativas inter-religiosas. As comunidades fortaleceram o seu trabalho com vista a um mundo mais justo e pacífico por causa do crescente movimento de pessoas de outros continentes, e por causa do seu esforço no cuidado pela Criação. A mensagem da Charta Oecumenica contribuiu e deu um novo vigor a todo este crescimento e transformação. Regozijamo-nos e damos graças a Deus nosso Criador, pela paz que experimentamos e por tudo o que fomos capazes de alcançar no movimento ecuménico global!

Enquanto lutamos pelo Reino de Deus, as nossas sociedades e igrejas continuam a ser desafiadas pelo nosso pecado humano e toda a espécie de divisões. As antigas e novas divisões da igreja necessitam de cura, e as desigualdades sociais e económicas exigem a transformação das nossas atitudes e das nossas estruturas. As contínuas ameaças à democracia e ao meio ambiente exigem uma atenção renovada para com a integridade da vida. O ressurgimento nos últimos anos de conflitos armados e ataques terroristas em algumas partes do continente requerem arrependimento, perdão e justiça. Diante dessas realidades, à medida que as igrejas redefinem seu ministério em meio à pandemia de Covid-19, reafirmamos juntos e em espírito de unidade o nosso compromisso de testemunhar Cristo como nosso Salvador e a sua promessa de uma vida transformada no poder do Espírito Santo.

Seguindo o testamento do Senhor expresso em João 17 e na Charta Oecumenica “para que todos sejam um”, estamos conscientes de que a unidade dos cristãos não resulta apenas do nosso esforço humano. Ao mesmo tempo, esta unidade, pela qual Jesus orou e sofreu, deve ser percetível neste mundo. Nesse sentido, desejamos ser instrumentos dessa unidade e comprometermo-nos novamente com o fortalecimento da comunhão eclesial por meio da oração e da ação comum, e simultaneamente oferecemos ao mundo o nosso serviço na promoção da justiça e da paz.

Rev. Christian Krieger Sua Eminência Cardeal Bagnasco e Presidente da CEC Presidente da CCEE.


Conselho Português de Igrejas Cristãs

Câmara de Águeda promove mais dois estágios PEPAL

Turismo e engenharia do Ambiente ou Biologia são as áreas envolvidas neste processo, cujas candidaturas estão a decorrer até ao dia 27 de abril.

A Câmara Municipal de Águeda tem em curso um processo de candidaturas para recrutamento e seleção de dois estagiários/as, no âmbito da 6.ª edição do PEPAL - Programa de Estágios Profissionais na Administração Local – 2.ª Fase.

Os estágios têm a duração de 12 meses e destinam-se a jovens que tenham até 30 anos de idade e possuam uma qualificação correspondente, pelo menos, ao nível 6 (Licenciatura).

Os interessados podem candidatar-se a estágios nas áreas seguintes áreas: Turismo; Engenharia do Ambiente ou Biologia.

As candidaturas decorrem até ao próximo dia 27 de abril de 2021, através da plataforma disponibilizada na página eletrónica do Município de Águeda, podendo ser acedida em https://www.cm-agueda.pt/pages/1318.

Refira-se que o Programa de estágios PEPAL tem o objetivo de proporcionar o desenvolvimento de uma experiência prática em contexto de trabalho a um leque mais abrangente de destinatários, potenciando a respetiva empregabilidade.

Biblioteca Municipal reforça títulos do Plano Nacional de Leitura


A Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova adquiriu 74 livros para reforçar a oferta que já tem disponível de obras enquadradas no Plano Nacional de Leitura, que inclui propostas desde o pré-escolar ao 12º ano, num total de 122 títulos, alguns dos quais trabalhados em contexto escolar. Com este reforço pretende-se auxiliar os estudantes que não têm possibilidades de adquirir estas obras e também promover o gosto pela leitura, indo ao encontro dos objetivos do Plano Nacional de Leitura em que se “pressupõe a assunção da leitura como prioridade política, tomando esta competência como básica para o acesso plural ao conhecimento e ao enriquecimento cultural - indispensáveis ao exercício de uma cidadania ativa e ao desenvolvimento económico e social do país”, lê-se na página www.pnl2027.gov.pt.

Estas obras são igualmente utilizadas como base ao Concurso Nacional de Leitura que está a ser realizado, estando a decorrer a fase intermunicipal com a presença de 16 alunos do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, nos escalões do 1º, 2º e 3º ciclo e ainda Ensino Secundário. Até ao final do mês serão conhecidos os alunos que passam à fase seguinte, estando a final nacional agendada para 5 de junho.

Durante os meses de abril e maio, a página do Facebook da Biblioteca Municipal apresenta sugestões de leitura de livros que têm a chancela Ler+ e que integram o Catálogo PNL, apresentado como “uma ferramenta essencial para todos os que se interessam e trabalham em torno do livro e da leitura”. Duas vezes por ano, em junho e em dezembro, o portal PNL2027 divulga o conjunto de livros que passa a integrar o catálogo, estando o mesmo disponível para consulta aqui (https://www.pnl2027.gov.pt/np4/livrospnl?cat_livrospnl=catalogo_blx). Nesta página podem igualmente ser explorados outros recursos, como o Clube de Leitura PNL2027 em que qualquer interessado pode participar.

Proença-a-Nova | Direitos das crianças recordados em campanha nacional em abril


Os direitos das crianças são recordados durante abril - Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, numa ação dinamizada pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, com iniciativas locais desenvolvidas pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Proença-a-Nova que irá colocar o símbolo desta campanha – o laço azul – em vários espaços do concelho. Com o mote “Serei o que me deres…que seja amor”, o objetivo é recordar aqueles “que morreram ou são vítimas de abuso infantil e também como forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência”, revela a Comissão Nacional.

Durante esta semana, os laços azuis vão ser disponibilizados na entrada dos Paços do Concelho, no Centro de Saúde, na Escola Básica e na Escola B/S Pedro da Fonseca, no edifício da União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, na Biblioteca Municipal, na GNR, na Livraria Paroquial, na Segurança Social, no Posto de Turismo e no Cortiço (em Proença-a-Nova); no edifício da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, no polo da Biblioteca Municipal e na Extensão de Saúde (em Sobreira Formosa); e ainda nos edifícios das Juntas de Freguesia de Montes da Senhora e de São Pedro do Esteval. Paralelamente, a CPCJ convida a que as famílias desenhem um laço azul e o coloquem à janela no dia 30 de abril, como forma de reforçar a mensagem desta campanha.

A CPCJ de Proença-a-Nova continua a acompanhar os casos sinalizados no concelho e tem linha aberta de contacto através do email cpcj.ProencaNova@cnpdpcj.pt ou do 939 274 247 caso sejam detetadas situações que mereçam o acompanhamento das autoridades.

Butão vacinou quase 93% da sua população adulta em 16 dias


O país recebeu as suas primeiras 150.000 doses da AstraZeneca em janeiro, mas as vacinas só foram distribuídas a partir de finais de março para coincidir com datas auspiciosas na astrologia budista.

O Butão vacinou quase 93% da sua população adulta em 16 dias e 62% dos seus 800.000 habitantes desde que a campanha de inoculação começou no país a 27 de março.

O rápido programa de vacinação do pequeno reino dos Himalaias, entre a Índia e a China, coloca o país logo atrás das Seicheles, que já vacinou 66% da sua população de quase 100.000 pessoas, com a primeira dose.

O facto de ter uma população pequena, ajudo o Butão a ter já uma grande percentagem de pessoas vacinadas, mas o seu sucesso foi também atribuído aos seus dedicados cidadãos voluntários e graças à boa capacidade de armazenamento das vacinas.

O Butão recebeu as suas primeiras 150.000 doses da vacina AstraZeneca da vizinha Índia em janeiro, mas as vacinas foram distribuídas a partir de finais de março para coincidir com datas auspiciosas na astrologia budista.

A primeira dose foi administrada a uma mulher nascida no Ano do Macaco, acompanhada por cânticos de orações budistas.

Até agora, o Butão registou 910 infeções com o coronavírus e uma morte.

Tem uma quarentena obrigatória de 21 dias para todas as pessoas que chegam ao país, todas as escolas e instituições de ensino estão abertas e são monitorizadas para o cumprimento dos protocolos da Covid-19.

Lusa

CONFERÊNCIA LARANJA XXI DEBATE OS DESAFIOS DO SECTOR EM MAIS UMA MOSTRA SILVES CAPITAL DA LARANJA


Os temas que atualmente preocupam os citricultores e os novos desafios a este sector voltam a estar em debate em mais uma Conferência Laranja XXI. A iniciativa, que integra a 5.ª edição da Mostra Silves Capital da Laranja, terá lugar no próximo dia 16 de abril, pelas 15h00, este ano num formato online, devido à atual crise sanitária.

Presentes na sessão de abertura estarão a Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma; o Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Pedro Valadas Monteiro; o Reitor Universidade do Algarve, Paulo Águas, o Presidente da Região Turismo do Algarve, João Fernandes e o Diretor da Administração da Região Hidrográfica do Algarve, Pedro Coelho.

Às 15h30, Paulo Lourenço, Chefe da Divisão de Cultura, Turismo e Património do Município de Silves, abrirá o primeiro painel com o tema “Rota da Laranja - Promoção ou reinvenção de um conceito? Os desafios de um projeto inovador de turismo sustentável e seu contributo para a dinamização e valorização do território”.

“Poda de citrinos: Alguns resultados preliminares do projeto PodaCitrus.”, será o tópico apresentado, seguidamente, por Amílcar Duarte, da Universidade do Algarve, às 15h45. Também pela Universidade do Algarve, Tomás Magalhães, mostrará, às 16h00, as ameaças e medidas de prevenção urgentes da psila africana dos citrinos.

Segue-se um painel apresentado por Celestino Soares, Chefe de Divisão da DRAP Algarve, que, pelas 16h15, abordará o tema “Inimigos de quarentena da cultura dos citrinos. Principais ameaças”. E pelas 16h30, será a vez de se saber mais sobre a “Gestão dos recursos hídricos do Algarve: Desafios no sector Agrícola”, por Paulo Cruz, da APA – ARHAlg.

Por último, Silvino Oliveira, da Frusoal, falará, pelas 16h45, sobre o tema “Sustentabilidade e eficiência hídrica em pomares de citrinos”.

A conferência fechará com um período de Quis RD e debate, às 17h00, no âmbito da temática “A Água e a Agricultura na Região do Algarve - Plano de Eficiência hídrica do Algarve”, que contará com a participação de Pedro Valadas Monteiro (DRAPAlg), Pedro Coelho (APA – ARHAlg), José Núncio (Fenareg) e José Martins de Oliveira (Algarorange).

Relembre-se que destacar a citricultura que se faz no concelho de Silves, os seus produtores e os assuntos que interessam para a melhoria deste sector é o grande objetivo da mostra “Silves Capital da Laranja”, que teve a sua primeira edição em fevereiro de 2017.

 

Estarreja | Mais um investimento superior a 350 mil€ para a rede viária

No âmbito do concurso público lançado em setembro de 2020, a Câmara Municipal de Estarreja adjudicou a empreitada de obra pública “Beneficiação de Arruamentos Municipais”, pelo valor global de 362.911,88€.

 

A empreitada prevê a requalificação de 37 arruamentos nas cinco freguesias do concelho de Estarreja, contribuindo para o melhoramento e beneficiação das acessibilidades e da circulação e segurança rodoviária.

 

A empreitada foi subdividida em lotes que foram adjudicados às firmas “PaviAzeméis - Pavimentações de Azeméis, Lda” (lotes 1 e 3) e “Pedreiras Sacramento, S.A.” (lote 2) (consulte aqui a ata da reunião de Câmara onde o assunto foi analisado).

 

Os arruamentos a intervencionar são:

 

Freguesia de Avanca

·       Rua das Chouzinhas

·       Troço da Rua da Agra

·       Intermunicipal Estarreja

·       Troço da Rua Padre Magina

·       Rua das Brejas

 

União de freguesias de Beduído e Veiros

·       Rua de Avanca (Eco Parque de Estarreja)

·       Troço da Rua Dr. Manuel Andrade

·       Troço da Rua dos Plátanos

·       Travessa dos Plátanos

·       Troço da Rua Corte Real

·       Alargamento da Rua Dr. Joaquim Lívio

·       Rua do Agro (Cerciesta)

 

União de freguesias de Canelas e Fermelã

·       Troço da Rua Prof. Dr. Manuel Andrade

·       Rua e Travessa do Penedo Norte

·       Troço da Rua do Matinho

·       Alargamento na Travessa do Arsenal

  • Alargamento da Rua do Vale

·       Troço da Rua da Pisca

 

Freguesia de Salreu

·       Rua da Agra

·       Rotunda EN 109 (Largo da Igreja)

·       EN 109

·       EN1-12

·       Troço da Rua António Tavares

·       Troço da Rua da Agra

 

Freguesia de Pardilhó

·       Troço da Rua Professor José Maria Godinho

·       Rua Dr. Agostinho Valente

·       Troço da Rua Aido do Afonso

·       Troço da Rua Cabo da Carreira

·       Troço da Rua Padre Garrido

·       Rua dos Lavadouros

·       Rua da Levada

·       Troço da Rua Monte de Baixo

·       Alargamento da Rua das Padeiras

·       Beco do Ramalhete

·       Rua do Sul


 

Carla Miranda