LITORAL CENTRO - COMUNICAÇÃO E IMAGEM

domingo, 15 de janeiro de 2023

IPO do Porto apela à dádiva de sangue junto dos jovens

 "Nunca nenhum doente teve o seu procedimento adiado por falta de produto. Mas aumentar os dadores de sangue sobretudo recrutando nas camadas jovens é muito importante", disse Luísa Lopes dos Santos.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reforçou nesta sexta-feira o apelo à dádiva de sangue dos jovens e à necessidade de angariar dadores de plaquetas, procedimento que pode permitir transfundir um adulto ou até duas ou três crianças.
“É muito importante mantermos os nossos dadores regulares de todas as idades, mas é importante que seja renovando o grupo de dadores regulares, por isso é que pretendemos apelar às camadas jovens”, disse a diretora do serviço de o Serviço de Imuno-Hemoterapia do IPO do Porto.
Em declarações à agência Lusa, Luísa Lopes dos Santos recordou que nesta instituição “é muito necessária a transfusão, quer seja a parte vermelha, quer sejam as plaquetas”, razão pela qual reforçou o apelo às faixas etárias jovens.
“Os nossos doentes consomem muitas plaquetas. Aí interessam-nos muito que as camadas jovens sejam dadoras específicas de plaquetas”, referiu a diretora.
Entre outros serviços, no IPO do Porto existe uma unidade de transplante, bem como uma unidade de tratamento de leucemias, ao que acrescem os doentes que fazem quimioterapia, procedimentos que necessitam de um “stock” regular de plaquetas.
À Lusa, Luísa Lopes dos Santos explicou que “um dador de sangue dá plaquetas mas, para ser eficaz, é necessário juntar quatro ou cinco unidades”.
“E se for um dador específico de plaquetas que é uma dádiva ligada a uma máquina específica uma dádiva permite transfundir um adulto ou até duas ou três crianças”, sublinhou.
Salvaguardando que o IPO do Porto tem neste momento reservas de sangue de todos os tipos e que nunca nenhum procedimento foi adiado por falta de sangue, a diretora do Serviço de Imuno-Hemoterapia reforçou o apelo aos jovens, uma vez que a faixa etária que tradicionalmente menos dá sangue é a dos 18 aos 24 anos.
“Temos um bocadinho menos de grupos negativos. Mas não temos nenhum constrangimento. Nunca nenhum doente teve o seu procedimento adiado por falta de produto. Mas aumentar os dadores de sangue, sobretudo recrutando nas camadas jovens, é muito importante”, frisou.
A dádiva de plaquetas exige os mesmos critérios da dádiva de sangue, mas os dadores podem fazer o procedimento de mês a mês. Trata-se de uma dádiva em que não exige uma reposição das proteínas e células sanguíneas tão demorada.
A dádiva de plaquetas demora 40 minutos a uma hora e um dador regular de sangue pode ser dador de plaquetas.
Atualmente, a faixa etária que mais dá sangue no IPO do Porto é a de entre os 25 e os 44 anos, seguindo-se a dos 45 aos 65. A faixa etária dos 18 aos 24 é a mais pequena.
Luísa Lopes dos Santos admitiu que existem meses mais críticos em termos de reservas: “há meses de maior procura dos serviços, (que são) os de verão e dezembro. Depois, janeiro e fevereiro normalmente são mais parcos em dadores”.
O horário para dádiva de sangue no IPO do Porto é de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 19h00, ou aos sábados, das 08h30 às 12h00. O estacionamento para dadores de sangue é gratuito.
Na terça-feira, o Instituto Português do Sangue (IPST) reforçou o apelo à dádiva, lembrando que os meses de janeiro e fevereiro “são os mais críticos” e que uma dádiva de sangue pode salvar a vida a três pessoas.
Em declarações à agência Lusa, a presidente do IPST, Maria Antónia Escoval, explicou que nestes meses há sempre uma diminuição das dádivas, “por um lado, por causa das infeções respiratórias, por outro, por causa das condições atmosféricas, que condicionam bastante a disponibilidade dos potenciais dadores se deslocarem aos locais de colheita”.
“Se pensarmos que uma dádiva de sangue pode salvar até três pessoas, é um gesto de extraordinária solidariedade“, referiu.
Fonte: https://observador.pt/2023/01/13/ipo-do-porto-apela-a-dadiva-de-sangue-junto-dos-jovens/

Joaquim Carlos às 19:36 Nenhum comentário:
Compartilhar

Cantanhede | ALBERTO ABRANTES VOLTA A SER RECORDADO PELA SOCIEDADE COLUMBÓFILA

 

Na passagem do décimo segundo aniversário do falecimento do Presidente Honorário Alberto Abrantes, a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, para recordar o maior vulto da sua história, promoveu ao longo de uma semana um conjunto de iniciativas que perpetuará no futuro, a memória daquele que mais trabalhou para o progresso associativo conhecido naquela Associação, o “eterno” Presidente Alberto Abrantes.

Ao longo da semana, através da sua rede social, na rubrica “RECORDAR PARA CONTINUAR” foi diariamente, publicada uma pequena retrospetiva biográfica do percurso de Alberto Abrantes na Sociedade Columbófila, acompanhada por algumas imagens marcantes da sua actividade naquela Associação.

Coincidindo com a data do seu falecimento no Hospital Universitário de Coimbra, em 15 de janeiro de 2011, contando com a presença de familiares, dirigentes, sócios e amigos, decorreu no Cemitério Municipal uma pequena mais muito significativa homenagem ao eterno Presidente Alberto Abrantes.

Lusitano Espinhal, Presidente do Conselho Fiscal e companheiro do homenageado, com quem delineou a bordo do Niassa, a estratégia a implementar na década de 70, na Sociedade Columbófila, em momento muito emotivo, recordou o amigo e companheiro, referindo nas suas breves palavras a imensa dedicação que o homenageado ao longo dos mais de 40 anos deu aquela Associação e que são um marco ímpar no associativismo local e nacional, reafirmando por último, o compromisso de se continuar a sua obra em prol do progresso associativo do concelho de Cantanhede.

Após decorrido um momento de silêncio e para terminar esta homenagem Lusitano Espinhal e Lurdes Silva colocaram na sepultura de Alberto Abrantes uma coroa de flores.

Para além desta cerimónia que retomou a presença dos amigos de Alberto Abrantes, foi no dia anterior igualmente recordada, a sua pessoa, na celebração da missa, que ocorreu na Igreja Matriz de Cantanhede.

Ainda para perpetuar a sua memória, a Direcção Geral em colaboração com a sua Secção de Columbofilia, vai voltar a instituir a Taça d’ Honra “Alberto Abrantes”, que será disputado pelos associados concorrentes na Campanha Desportiva, que irá decorrer durante este ano.

“… a nossa obra é também de todos…”

Alberto Abrantes – Setembro de 1975


Joaquim Carlos às 19:32 Nenhum comentário:
Compartilhar

PATINAGEM ARTÍSTICA CONSOLIDADA NO CONCELHO DE CANTANHEDE


Após consolidado os trabalhos da implementação da patinagem artística na Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, contando para esse efeito, com a disponibilidade e colaboração do Município de Cantanhede, as actividades da novel Secção, estão devidamente programados, decorrendo os treinos dos atletas, de grau competitivo avançado, que irão ao longo do ano competir nas variantes de patinagem artística individual (Patinagem Livre), em pares (Pares Artísticos) e em Show e Precisão (Quarteto e Grupo Pequeno), em campeonatos nacionais e em provas internacionais, embora nesta variante, a participação será apenas, em Show e Precisão.

Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral e Magda Silva, tem vido a trabalhar com Mariana Veloso, técnica responsável pelo trabalho já desenvolvido, encontrando-se em fase adiantada a inscrição na APC - Associação de Patinagem de Coimbra e a confeção dos fatos oficiais e vestuário complementar, contando também, com a colaboração dos familiares dos atletas que tem dado o seu contributo na consolidação destes trabalhos, nesta fase inicial.

Paralelamente e tendo em conta que a patinagem artística é uma modalidade desportiva onde, patinadores individuais, em pares ou em grupos conjugam em harmonia, a técnica, a precisão, o equilíbrio, a proeza e a estética, em sintonia com a música, tudo isto sobre patins de rodas paralelas, a Secção de Patinagem e os seus responsáveis técnicos, acolhem para iniciar este trabalho, crianças a partir dos 3 anos.

Com o objectivo de alcançar um crescimento gradual do número de praticantes nas aulas de aprendizagem da modalidade e tendo em conta que se trata de uma modalidade de grande alcance artístico e que carece de equipamentos muito específicos, a Direcção Geral em colaboração com os técnicos, proporciona a todas as crianças, jovens e seniores, participarem em aulas experimentais, disponibilizando os equipamentos técnicos necessários a esta modalidade, decorrendo as referidas aulas de aprendizagem, que permitirão iniciar a prática da modalidade, às terças-feiras das 21h30 às 22h15 e aos sábados, das 10h00 às 11h30.

Qualquer informação estará disponível, nos serviços administrativos da Sociedade Columbófila, ou através dos telefones 231423186 e 963784373.

Joaquim Carlos às 14:28 Nenhum comentário:
Compartilhar

Aviso à população - Tempo frio

 1. SITUAÇÃO
Situação Meteorológica:

De acordo com a informação do IPMA, prevê-se para os próximos dias tempo frio e precipitação, salientando-se:
− Uma descida significativa da temperatura a partir de amanhã, domingo, dia 15 de janeiro;
− A intensificação do vento de quadrante Leste, soprando mais intenso nas terras altas;
− Precipitação persistente, por vezes forte, no Minho e Douro Litoral na segunda-feira, dia 16 de janeiro;
− Queda de neve nas terras altas e, eventualmente, a cotas médias (600-800 metros), a partir de terça-feira, dia 17 de janeiro;
− Formação de gelo e geada, em especial no interior a partir do dia 17 de janeiro;
− Desconforto térmico elevado devido à descida da temperatura mínima e aumento da intensidade do vento;
− Aumento gradual da agitação marítima a partir do dia 16, com agravamento progressivo.
A queda de neve afetará também o território Espanhol, com maior incidência na cordilheira Cantábrica, Ibérica Norte e Pirenéus.
Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt
2. EFEITOS EXPECTÁVEIS

Face ao quadro meteorológico previsto, poderão ocorrer os seguintes efeitos:
− Intoxicações por inalação de gases, devido a inadequada ventilação, em habitações onde se utilizem aquecimentos com lareiras e braseiras;
− Incêndios em habitações, resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou de avarias em circuitos elétricos;
− Necessária especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis, crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo.
− Piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo;
− Aumento do risco associado ao tráfego rodoviário, quer pela queda de neve nas vias, quer pela formação de gelo;
− Danos em estruturas montadas ou suspensas;
− Possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte;
− Possíveis acidentes na orla costeira;
− Instabilidade de vertentes, conduzindo a movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros) motivados pela infiltração da água, podendo ser potenciados pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS

O Serviço Municipal de Proteção Civil da Marinha Grande recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados:
A nível da proteção individual:
− Evitar a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura;
− Manter o corpo quente, através do uso de várias camadas de roupa, folgada e adaptada à temperatura ambiente;
− Proteger as extremidades do corpo (usando luvas, gorro, meias quentes e cachecol) e calçado quente e antiderrapante;
− Ingerir sopas e bebidas quentes e evitar bebidas com álcool, que proporciona uma falsa sensação de calor; − Os trabalhadores que exerçam a sua atividade no exterior, devem utilizar vestuário e calçado adequados e evitar esforços excessivos resultantes dessa atividade;
− Acautelar a prática de atividade física no exterior, prestando atenção às condições do piso para evitar quedas;
− Reforçar o apoio e a atenção aos grupos mais vulneráveis (crianças nos primeiros anos de vida, doentes crónicos, pessoas idosas ou em condição de maior isolamento, trabalhadores que exerçam atividade no exterior e pessoas sem abrigo).

A nível da proteção coletiva:
− Especial atenção aos aquecimentos com combustão (ex.: braseiras e lareiras), que podem causar intoxicação devido à acumulação de monóxido de carbono e levar à morte; − Assegurar uma adequada ventilação das habitações, quando não for possível evitar o uso de braseiras ou lareiras;
− Evitar o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono, desligando sempre quaisquer aparelhos antes de se deitar;
− Não sobrecarregar tomadas e/ou extensões elétricas;
− Redobrar os cuidados durante a condução de veículos, especialmente em locais onde se forme gelo na estrada, adotando uma condução defensiva;
− Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
− Consultar a informação meteorológica e rodoviária sempre que as deslocações sejam mais prolongadas e/ou para locais fora das rotas de circulação usuais;
− Contemplar a colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que exista a possibilidade de circular nas áreas atingidas pela queda de neve;
− Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
− Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;
− Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando se possível a circulação e permanência nestes locais;
− Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima;
− Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

Acompanhe também as recomendações (cuidados a ter com o frio) da Direcção-Geral da Saúde em www.dgs.pt.


Joaquim Carlos às 14:26 Nenhum comentário:
Compartilhar

Ações decorrem nos estabelecimentos de ensino. Município proporciona “Momentos J” aos jovens de Cantanhede

 

O Município de Cantanhede realizou ao longo do primeiro período do calendário escolar diversas ações “Momento J”. Destinadas a alunos do 3.º Ciclo, Ensino Secundário e Ensino Profissional, têm como objetivos aproximar os jovens às atividades que a autarquia desenvolve no âmbito da Juventude, envolver e partilhar atividades em Cantanhede, assim como apresentar programas juvenis nacionais e internacionais, neste que é designado como o “Ano Europeu da Juventude”.

No primeiro período de aulas, o Município realizou estes “Momento J” nos agrupamentos de escolas Marquês de Marialva, Lima-de-Faria e Gândara Mar, na Escola Técnico Profissional de Cantanhede e na Academia de Música de Cantanhede. As sessões reuniram mais de três centenas de jovens.

O papel dos estabelecimentos de ensino é determinante no sucesso desta iniciativa, não apenas no plano da divulgação, mas também no encorajamento dos jovens à participação ativa na comunidade.

Para o vice-presidente do Município de Cantanhede, Pedro Cardoso, responsável pelo pelouro da Juventude, “estes Momentos J são uma oportunidade para a autarquia estar mais próxima dos jovens do nosso concelho, levar-lhes informações do seu interesse, bem como desafiá-los a uma cidadania mais participativa”.

“Com a Jornada Mundial da Juventude, que decorre este ano em Lisboa e que terá Cantanhede como um dos locais de acolhimento de jovens de todo o mundo, temos em mão uma oportunidade única de incentivo a uma participação mais ativa por parte da nossa comunidade juvenil”, adiantou o autarca.

Para este período escolar, estão já agendados “Momentos J” em escolas do concelho.

Joaquim Carlos às 14:23 Nenhum comentário:
Compartilhar

Ambulância dos bombeiros de Camarate furtada enquanto equipa assistia vítima


Uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Camarate foi furtada esta manhã enquanto a equipa assistia uma vítima na Rua Cidade de Luanda no Bairro de Angola, Camarate, concelho de Loures, disse hoje aquela corporação.

Em comunicado, o corpo de bombeiros adianta que o furto da ambulância de socorro ocorreu pelas 06:30, enquanto a equipa “prestava socorro a uma vítima de doença súbita”.

“Foi apresentada queixa na esquadra da Polícia Segurança Pública, que está, no momento, a tomar as devidas diligências no sentido de localizar o veículo, bem como o autor do roubo” acrescenta.

Madremedia
Joaquim Carlos às 14:20 Nenhum comentário:
Compartilhar

Semana arranca com queda de neve na Guarda e em Castelo Branco

Os distritos da Guarda e Castelo Branco estarão sob aviso amarelo no domingo e na segunda-feira devido à previsão de queda de neve, informou o IPMA.
Em ambos os distritos, o aviso amarelo vigorou entre as 03:00 e as 06:00 de domingo e entre as 03:00 e as 12:00 de segunda-feira, alertando o IPMA para eventuais perturbações causadas pela queda de neve com acumulação e pela possível formação de gelo, como vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores e abastecimentos locais prejudicados.
Na madrugada de domingo, as previsões apontavam para “queda de neve acima de 1.000 metros, com acumulação acima de 1.600 metros, que poderá ser de 2 centímetros na zona da Torre”.
Já na segunda-feira, entre as 03:00 e as 12:00, a queda de neve poderá ocorrer “acima de 1.200 metros, com acumulação acima de 1.600 metros, que poderá ser de 5 centímetros na zona da Torre”.
O aviso amarelo, o terceiro mais grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Masdremedia

Joaquim Carlos às 14:19 Nenhum comentário:
Compartilhar

Mundial de andebol: Portugal soma primeira vitória frente à Coreia do Sul

Portugal conquistou hoje a primeira vitória no Grupo D do Mundial de andebol, ao bater a Coreia do Sul, por 32-24, em Kristianstad, na Suécia.
No encontro da segunda jornada entre as duas equipas derrotadas na primeira ronda, a seleção lusa, que já vencia a formação comandada pelo antigo selecionador português Rolando Freitas ao intervalo por 15-12, levou a melhor, somando os dois primeiros pontos no agrupamento, que qualifica os três primeiros para a ‘main round’ (ronda principal).
Portugal encerra a participação na ‘poule’ frente à Hungria, comandada pelo treinador do Benfica, Chema Rodríguez, na segunda-feira, a partir das 20:30 locais (19:30 em Lisboa).

Madremedia

Joaquim Carlos às 14:17 Nenhum comentário:
Compartilhar

A promessa de António Costa: “Acabar com os professores de casa às costas”

António Costa promete maior estabilidade para professores e garante que é uma “fantasia” a ideia que contratação passaria para a alçadas das autarquias.
Em dia de manifestação dos professores, o primeiro-ministro insiste que nunca esteve previsto a contratação de professores passar para a alçada das autarquias. António Costa diz mesmo que é uma fantasia.
"Em defesa da escola pública e contra as propostas de alteração dos concursos", o líder do Executivo considera "uma óbvia fantasia" a ideia de que, na sequência do processo de descentralização, "haveria uma transferência de competências" em matéria de pessoal docente no que respeita à contratação ou à gestão em termos de funcionamento.
Mas temos de olhar seriamente para a forma como muitos dos professores exercem a sua atividade desde há muitos anos. Por isso, no programa do Governo está previsto um novo modelo de vinculação. Abrimos negociações nesse sentido, as negociações prosseguem para a semana e temos três objetivos principais nessas negociações, tendo em vista um acordo" com os diferentes sindicatos, afirma.
O secretário-geral do PS coloca como prioridades a vigência de um modelo que reforce a vinculação e combata a precariedade dos professores.
Queremos acabar com algo que se arrasta há décadas, em que o professor tem de andar com a casa às costas até ficar definitivamente vinculado. Temos de adotar um regime que é normal em todas as carreiras: não pode haver concursos obrigatórios de cinco em cinco anos. As pessoas estão colocadas no seu posto de trabalho e só saem de lá se desejarem e quando houver vaga noutro lugar", defende.
Milhares de professores de todo o país estão este sábado concentrados em Lisboa, numa manifestação em defesa da escola pública e contra as propostas de alteração dos concursos.
Segundo números da polícia, mais de 20 mil pessoas iniciaram pouco depois das 15:00 de hoje uma marcha da Praça do Marquês de Pombal para a Praça do Comércio, em Lisboa. O coordenador nacional do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP), André Pestana, fala em mais de 100 mil pessoas.

SIC Notícias

Joaquim Carlos às 14:16 Nenhum comentário:
Compartilhar

Ex-autarca de Espinho fica a aguardar julgamento em prisão preventiva

O ex-presidente da Câmara de Espinho Miguel Reis, deito no âmbito da Operação Vórtex, fica a aguardar julgamento em prisão preventiva.
O ex-presidente da Câmara de Espinho Miguel Reis, detido no âmbito da Operação Vórtex, fica a aguardar julgamento em prisão preventiva. Medida igual foi aplicada ao empresário do setor da construção Francisco Pessegueiro. O tribunal considerou que havia perigo de continuação da atividade criminosa caso saísse em liberdade.
As provas indiciárias recolhidas nos últimos meses de investigação terão convencido o juiz de instrução do alegado envolvimento de Miguel Reis em crimes de corrupção enquanto liderava a autarquia de Espinho.
Segundo a investigação, Miguel Reis terá sido corrompido pela construtora Pessegueiro. Francisco Pessegueiro é suspeito de pagar subornos por interposta pessoa, em troca da aprovação de alguns projectos imobiliários na região Norte, avaliados em dezenas de milhões de euros.
Os outros três arguidos - o chefe da divisão do Urbanismo José Costa, um outro empresário e um arquiteto - foram libertados na sexta-feira.
O Ministério Público queria que o arquiteto João Rodrigues também ficasse com a mais grave das medidas de coação, mas acabou por sair apenas com termo de identidade e residência e ainda proibido de contactar com os outros arguidos.
Quanto aos outros dois detidos, José Costa - chefe da divisão de Urbanismo da Câmara - ficou suspenso de funções e obrigado a prestar uma caução de 60 mil euros em troca da liberdade, o mesmo que o empresário Paulo Malafaia.

SIC Notícias

Joaquim Carlos às 14:14 Nenhum comentário:
Compartilhar

GNR nega que tenha fiscalizado porpositadamente, autocarros que levaram professores à manifestação em Lisboa

 Em comunicado, a GNR informa que "executou durante toda a manhã a sua atividade diária no âmbito da fiscalização rodoviária, e poderão ter sido aleatoriamente fiscalizados veículos pesados de passageiros, tais como vários outros veículos."
Entretanto, aquela força nega que o ato tenha sido deliberado. No mesmo comunicado, afirma que "não corresponde à verdade as alegações que estas operações visam as deslocações de professores e que é pretensão dificultar este movimento, atendendo a que as fiscalizações são completamente aleatórias".
Finalmente, esclarece que "a fiscalização rodoviária nacional diária da Guarda tem em curso várias operações em todo o território nacional, ao longo dos principais itinerários e secundários, com vista a assegurar um ambiente rodoviário mais seguro."
Relembre-se que o sindicato STOP denunciou o facto de "mais de 100 autocarros com professores" que se dirigiam para a manifestação em Lisboa foram "revistados" pelas autoridades. Para além da GNR, a PSP também negou que tivessem existido fiscalizações específicas visando a deslocação de docentes.

Joaquim Carlos às 14:12 Nenhum comentário:
Compartilhar
‹
›
Página inicial
Ver versão para a web

Quem sou eu

Joaquim Carlos
Ver meu perfil completo
Tecnologia do Blogger.