domingo, 15 de janeiro de 2023
IPO do Porto apela à dádiva de sangue junto dos jovens
Cantanhede | ALBERTO ABRANTES VOLTA A SER RECORDADO PELA SOCIEDADE COLUMBÓFILA
Na passagem do décimo segundo aniversário do falecimento do Presidente Honorário Alberto Abrantes, a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, para recordar o maior vulto da sua história, promoveu ao longo de uma semana um conjunto de iniciativas que perpetuará no futuro, a memória daquele que mais trabalhou para o progresso associativo conhecido naquela Associação, o “eterno” Presidente Alberto Abrantes.
Ao longo da semana, através da sua rede social, na rubrica “RECORDAR PARA CONTINUAR” foi diariamente, publicada uma pequena retrospetiva biográfica do percurso de Alberto Abrantes na Sociedade Columbófila, acompanhada por algumas imagens marcantes da sua actividade naquela Associação.
Coincidindo com a data do seu falecimento no Hospital Universitário de Coimbra, em 15 de janeiro de 2011, contando com a presença de familiares, dirigentes, sócios e amigos, decorreu no Cemitério Municipal uma pequena mais muito significativa homenagem ao eterno Presidente Alberto Abrantes.
Lusitano Espinhal, Presidente do Conselho Fiscal e companheiro do homenageado, com quem delineou a bordo do Niassa, a estratégia a implementar na década de 70, na Sociedade Columbófila, em momento muito emotivo, recordou o amigo e companheiro, referindo nas suas breves palavras a imensa dedicação que o homenageado ao longo dos mais de 40 anos deu aquela Associação e que são um marco ímpar no associativismo local e nacional, reafirmando por último, o compromisso de se continuar a sua obra em prol do progresso associativo do concelho de Cantanhede.
Após decorrido um momento de silêncio e para terminar esta homenagem Lusitano Espinhal e Lurdes Silva colocaram na sepultura de Alberto Abrantes uma coroa de flores.
Para além desta cerimónia que retomou a presença dos amigos de Alberto Abrantes, foi no dia anterior igualmente recordada, a sua pessoa, na celebração da missa, que ocorreu na Igreja Matriz de Cantanhede.
Ainda para perpetuar a sua memória, a Direcção Geral em colaboração com a sua Secção de Columbofilia, vai voltar a instituir a Taça d’ Honra “Alberto Abrantes”, que será disputado pelos associados concorrentes na Campanha Desportiva, que irá decorrer durante este ano.
“… a nossa obra é também de todos…”
Alberto Abrantes – Setembro de 1975
PATINAGEM ARTÍSTICA CONSOLIDADA NO CONCELHO DE CANTANHEDE
Após consolidado os trabalhos da implementação da patinagem artística na Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, contando para esse efeito, com a disponibilidade e colaboração do Município de Cantanhede, as actividades da novel Secção, estão devidamente programados, decorrendo os treinos dos atletas, de grau competitivo avançado, que irão ao longo do ano competir nas variantes de patinagem artística individual (Patinagem Livre), em pares (Pares Artísticos) e em Show e Precisão (Quarteto e Grupo Pequeno), em campeonatos nacionais e em provas internacionais, embora nesta variante, a participação será apenas, em Show e Precisão.
Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral e Magda Silva, tem vido a trabalhar com Mariana Veloso, técnica responsável pelo trabalho já desenvolvido, encontrando-se em fase adiantada a inscrição na APC - Associação de Patinagem de Coimbra e a confeção dos fatos oficiais e vestuário complementar, contando também, com a colaboração dos familiares dos atletas que tem dado o seu contributo na consolidação destes trabalhos, nesta fase inicial.
Paralelamente e tendo em conta que a patinagem artística é uma modalidade desportiva onde, patinadores individuais, em pares ou em grupos conjugam em harmonia, a técnica, a precisão, o equilíbrio, a proeza e a estética, em sintonia com a música, tudo isto sobre patins de rodas paralelas, a Secção de Patinagem e os seus responsáveis técnicos, acolhem para iniciar este trabalho, crianças a partir dos 3 anos.
Com o objectivo de alcançar um crescimento gradual do número de praticantes nas aulas de aprendizagem da modalidade e tendo em conta que se trata de uma modalidade de grande alcance artístico e que carece de equipamentos muito específicos, a Direcção Geral em colaboração com os técnicos, proporciona a todas as crianças, jovens e seniores, participarem em aulas experimentais, disponibilizando os equipamentos técnicos necessários a esta modalidade, decorrendo as referidas aulas de aprendizagem, que permitirão iniciar a prática da modalidade, às terças-feiras das 21h30 às 22h15 e aos sábados, das 10h00 às 11h30.
Qualquer informação estará disponível, nos serviços administrativos da Sociedade Columbófila, ou através dos telefones 231423186 e 963784373.
Aviso à população - Tempo frio
Ações decorrem nos estabelecimentos de ensino. Município proporciona “Momentos J” aos jovens de Cantanhede
O Município de Cantanhede realizou ao longo do primeiro período do calendário escolar diversas ações “Momento J”. Destinadas a alunos do 3.º Ciclo, Ensino Secundário e Ensino Profissional, têm como objetivos aproximar os jovens às atividades que a autarquia desenvolve no âmbito da Juventude, envolver e partilhar atividades em Cantanhede, assim como apresentar programas juvenis nacionais e internacionais, neste que é designado como o “Ano Europeu da Juventude”.
No primeiro período de aulas, o Município realizou estes “Momento J” nos agrupamentos de escolas Marquês de Marialva, Lima-de-Faria e Gândara Mar, na Escola Técnico Profissional de Cantanhede e na Academia de Música de Cantanhede. As sessões reuniram mais de três centenas de jovens.
O papel dos estabelecimentos de ensino é determinante no sucesso desta iniciativa, não apenas no plano da divulgação, mas também no encorajamento dos jovens à participação ativa na comunidade.
Para o vice-presidente do Município de Cantanhede, Pedro Cardoso, responsável pelo pelouro da Juventude, “estes Momentos J são uma oportunidade para a autarquia estar mais próxima dos jovens do nosso concelho, levar-lhes informações do seu interesse, bem como desafiá-los a uma cidadania mais participativa”.
“Com a Jornada Mundial da Juventude, que decorre este ano em Lisboa e que terá Cantanhede como um dos locais de acolhimento de jovens de todo o mundo, temos em mão uma oportunidade única de incentivo a uma participação mais ativa por parte da nossa comunidade juvenil”, adiantou o autarca.
Para este período escolar, estão já agendados “Momentos J” em escolas do concelho.