LITORAL CENTRO - COMUNICAÇÃO E IMAGEM

domingo, 23 de abril de 2023

Físicos da FCUP acedem a um (raro) "super laser" nos Países Baixos


Visita ao laboratório FELIX enquadrou-se no trabalho que os cientistas vêm desenvolvendo na área emergente da fonónica em tempos ultra-curtos.

 Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) viajaram recentemente até Nijmegen, nos Países Baixos, para aceder ao FELIX (Free-Electron Lasers for Infrared eXperiments), um dos poucos laboratórios do mundo equipado com um laser de eletrões livres, com uma potência muito elevada e capaz de induzir novas propriedades num material.
“Fomos aceites no âmbito de um concurso com base no mérito do trabalho que nos propusemos realizar e esta visita foi crucial para a nossa investigação”, começa por contar Rui Vilarinho, investigador do Instituto de Física dos Materiais Avançados, Nanotecnologia e Fotónica da Universidade do Porto (IFIMUP), sediado na FCUP,.
A equipa da FCUP está a trabalhar numa área emergente: a fonónica em tempos ultra-curtos. Esta área consiste em excitar materiais para fases fora do equilíbrio (hidden phases), induzindo-lhes propriedades magnéticas. Tal estudo ainda não é possível de realizar em laboratórios comuns com lasers convencionais.
Nesta oportunidade, os cientistas fizeram experiências com cristais de NdFeO3, “materiais muito interessantes e complexos do ponto de vista magnético, inseridos na família das ferrites de terras-raras”, como sublinha Rui Vilarinho.
Da esquerda para a direita, Rui Vilarinho, investigador do IFIMUP, Carl Davies, cientista do FELIX, Mariana Gomes, estudante de doutoramento na FCUP/IFIMUP, e Ana Silva, investigadora de pós-doutoramento no IFIMUP. (Foto: DR)

Na senda da menos conhecida radiação THz
Os lasers de electrões livres fazem a diferença nesta caracterização de materiais através de “pulsos intensos e ultra-curtos na região do Terahertz (THz), de uma forma coerente e não linear”, descrevem os investigadores. A resposta obtida pela radiação THz, quando esta interage com um determinado material, é comparável às nossas impressões digitais: consegue-se a impressão digital de uma molécula ou do material analisado.
A área da radiação THz, quando comparada com os raios X e o infravermelho, é praticamente desconhecida do grande público e ainda pouco explorada científica e tecnologicamente. Os físicos da FCUP estão assim a desbravar caminho nesta área e a explorar as diferentes fases magnéticas de materiais multiferroicos num trabalho ainda ao nível da ciência fundamental.
Para além de Rui Vilarinho, viajaram até aos Países Baixos, Joaquim Agostinho Moreira, docente da FCUP, Mariana Gomes, estudante de doutoramento em Física, e a investigadora de pós-doutoramento, Ana Silva.

Pela APImprensa



Joaquim Carlos às 23:58 Nenhum comentário:
Compartilhar

JOSÉ MENDES PARTICIPOU NO VII CROSS TRAIL SOURE 1111

 
Numa organização do Soure Mov, clube de atletismo da APPACDM de Soure, realizou-se no dia 23 de abril, o VII Cross Trail Soure 1111, realizado em parceria com a Câmara Municipal de Soure, Junta Freguesia de Soure e Associação Distrital de Atletismo de Coimbra.
Com 2 distâncias competitivas de 27km, 13km e uma caminhada, a prova de 27km, foi pontuável para o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra 2022/2023 na vertente de Trail Longo.
Participou nesta competição o atleta da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, José Mendes, que terminou a sua prova, alcançando o 48º lugar da Classificação Geral masculino e 9º lugar na classificação do escalão M35.

Joaquim Carlos às 23:54 Nenhum comentário:
Compartilhar

CATARINA MARQUES COMPETIU NA MARATONA DA EUROPA NA CIDADE DE AVEIRO

 

Numa organização da Câmara Municipal de Aveiro e da GlobalSport, realizou-se no passado dia 23 de abril a edição 2023 da Maratona da Europa – Aveiro, que contou com o apoio e envolvimento da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Ílhavo, com provas competitivas nas distâncias da maratona, 42,195 km, meia-maratona 21,0975 km e mini - maratona na distância de 10km e ainda uma caminhada, percorrendo os participantes 5 Km.

Fez a sua estreia na distância da meia-maratona, a atleta da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Catarina Marques, completando a distância de 21097,5 metros em 1h53m07s, classificando-se na 142ª posição na classificação geral feminina alcançando o 20º lugar no escalão F40.



Joaquim Carlos às 23:52 Nenhum comentário:
Compartilhar

ATLETAS DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA COMPETIRAM NA ILHA DA MADEIRA

 
Numa organização do Clube de Montanha do Funchal teve lugar no passado dia 22 de abril a 14ª edição do MIUT Madeira Island Ultra Trail, prova mítica do panorama nacional e internacional que integrou 5 distâncias de trail, com a participação perto de 3000 atletas e que proporcionou aos atletas participantes o estimulante desafio, de atravessar a ilha da Madeira de lés-a-lés, no sentido noroeste-sudeste, iniciando em Porto Moniz, ao nível do mar, com passagens pelos pontos mais altos da ilha para depois regressar novamente ao nível do mar, em Machico.
Participaram nesta mítica prova realizada na ilha da Madeira, 8 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, competindo nas distâncias de 60km, 42km e 16km pontuáveis para os Circuitos Nacionais de Trail Ultra, Trail e Trail Sprint, tendo na prova de 60km Ana Caçoete, alcançado após cumprir os 60 Km a 27ª posição na classificação geral feminina e o 6º lugar no escalão F40, tendo igualmente na mesma distância, Nuno Ribeiro, alcançado o 105º lugar na classificação masculino o 22º lugar no escalão M40.
Na prova de 42km Otília Costa, alcançou a 71ª posição na classificação feminina e o 18º lugar no escalão F40.
No sector masculino, na mesma distância Nuno Almeida, classificou-se no 80º lugar da classificação masculino e no 15º lugar no escalão M45, Pedro Cardoso, 127º masculino, 25º M45 e José Machado, 154º masculino, 32º M40.
Na distância de 16km a atleta Claudia Ferreira, alcançou a 125ª posição na classificação feminina e o 54ª lugar no escalão FSen e Nelson Almeida, o 132º na classificação masculino e o 49º lugar no escaão de MSen.
Coletivamente, na prova de 42km, a Secção de Ar Livre e Aventura da Sociedade Columbófila, alcançou o 10° lugar, competindo nesta distância 21 equipas que finalizaram a prova.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
MARIALVA MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)



Joaquim Carlos às 23:50 Nenhum comentário:
Compartilhar

DOMINGOS ABRANTES NAS COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL EM VIEIRA DE LEIRIA

 As comemorações do 49.° aniversário do 25 de Abril na freguesia de Vieira de Leiria tiveram início este domingo, 23 de abril, no Cine-Teatro Actor Álvaro, com o concerto de Carlos Vicente e João Miguel, seguido da intervenção de Domingos Abrantes, mediada pelo jornalista João Luís Gomes, da Agência Lusa.
A iniciativa organizada pela Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, com o apoio do Município da Marinha Grande, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; do presidente da Junta, Álvaro Cardoso; do presidente da Assembleia de Freguesia, Rui Rodrigues; entre outros convidados e público.
Após a interpretação de temas de intervenção num tributo a José Afonso pelos músicos, a sessão prosseguiu com as partilhas de Domingos Abrantes, de 87 anos, considerado como um exemplo de de resiliência e de luta pela democracia, que admitiu sentir-se "feliz por ter contribuído para a conquista da liberdade” e por “ter sido educado no dever de lutar” por esse valor.
Para o presidente da Câmara, "Domingos Abrantes é uma inspiração, que testemunhou as agruras da PIDE e esteve sempre focado no propósito maior que foi a luta incansável pela liberdade". Aurélio Ferreira acrescenta que "é a homens e mulheres como Domingos Abrantes e a sua esposa, Conceição Matos, que o País deve reconhecer o seu mérito na conquista da liberdade e democracia".

Domingos Abrantes é natural de Vila de Franca de Xira e é um político português que dedicou parte da sua vida à luta antifascista contra o Estado Novo. Militante do Partido Comunista Português, foi membro do Conselho de Estado entre 2016 e 2022 e deputado à Assembleia da República entre 1976 e 1995.

Foi preso pela PIDE pela primeira vez em 1959, no Aljube, participou na famosa fuga da prisão de Caxias de 1961 e, posteriormente, esteve preso em Peniche entre 1965 e 1973.


Joaquim Carlos às 23:48 Nenhum comentário:
Compartilhar

500 Milhas ACP: Clássicos espalharam charme na maior estrada da Europa

 A Estrada Nacional 2 recebeu, este sábado, a 18.ª edição das 500 Milhas ACP, uma das maiores provas de Regularidade histórica na Península Ibérica, que levou 65 equipas a percorrer a ligação entre Faro e Chaves. Prova do ACP Clássicos estendeu-se por 740 quilómetros e 16 horas, numa maratona de História e resistência. 

Todos os anos, as 500 Milhas ACP são um desafio para largas dezenas de equipas, aos comandos de automóveis produzidos entre as décadas de 50 e 70 do século passado. Na edição deste ano estiveram em prova 65 exemplares clássicos, numa maratona que atravessou Portugal continental de sul para norte, entre Faro e Chaves, num percurso pela Estrada Nacional 2 que totalizou 740 quilómetros. 
O apelo das 500 Milhas ACP voltou a atrair diferentes gerações, pois no pelotão abundaram os casos de pais e filhos, de avós e netos, unidos pelo gosto dos Clássicos e das provas de Regularidade. Exemplo disso, o caso de Ricardo Seara Cardoso, navegado pelo pai, Carlos Seara Cardoso, num belo Bond Equipe GT, exemplar construído em 1971 por um pequeno fabricante inglês. Além de vários modelos históricos da Porsche, Jaguar, Mercedes-Benz ou Alfa Romeo, as 500 Milhas ACP também tiveram três Alpine A110, um raro AC Aceca de 1960, um Fiat 600 Derivazione Abarth 750 (de 1959), ou um Austin Healey de 1954, o carro mais antigo em competição. 
As equipas concentraram-se em Faro, na tarde de sexta-feira, para as verificações, com o primeiro concorrente a arrancar da cidade algarvia na manhã seguinte, logo pelas 06h01. Seguiu-se a travessia do território continental português, num périplo que passou por Ferreira do Alentejo, Mora, Abrantes, Sertã, Tondela, Lamego e Santa Marta de Penaguião. Pelo meio, a caravana fez uma paragem em Constância, no distrito de Santarém, onde máquinas e pilotos puderam recuperar energias para a segunda metade da maratona. Durante a tarde, a caravana parou na cénica Barragem da Aguieira, que antecedeu a última secção, com os 218 quilómetros finais, rumo a Chaves. A chegada à histórica cidade transmontana aconteceu já de noite, depois das 22h00, culminando uma competição com 19 classificativas de Regularidade, com as equipas divididas em três categorias (consoante o ano de fabrico dos automóveis). 
 

Emoção até ao último quilómetro 
 
E apesar de ser uma prova com mais de 700 quilómetros, a discussão pelos primeiros lugares em cada categoria foi muito renhida, o que atesta a qualidade e a preparação das equipas.
 
Sancho Ramalho e António Caldeira venceram a Categoria G e foram também a formação que menos penalizou em todo o percurso, com um Alfa Romeo 2000 GTV. A escassos 3,5 pontos ficaram Ricardo e Carlos Seara Cardoso, no Bond Equipe GT, num duelo que gerou incerteza mesmo até à entrada em Chaves, até porque Miguel Ferraz de Menezes e Rui Rola Martins também ficaram a apenas 7,5 pontos do vencedor, num Alfa Romeo Junior Zagato. 
 
Na Categoria F, Pedro Manso Pires e Luís Caetano (Austin Mini Cooper S) receberam em Chaves o troféu do primeiro lugar, mas Carlos Brízido e António Costa (Porsche 911 E) ficaram a apenas 5,2 pontos, com Pedro Black e Suzana Freire D'Andrade (Volvo 122-S) a completarem os lugares do pódio. 
 
Já na Categoria E, reservada aos automóveis mais antigos, os Jaguar Mk2 monopolizaram as primeiras posições, com o triunfo de Pedro Carregosa e Ekta Sureschandre, na frente de Frederico Valsassina e Vasco Mendes, enquanto o Porsche 356 de Fernando Carpinteiro Albino e Xavier Albino ficou logo atrás.
 
Para Luís Cunha, secretário-geral do ACP Clássicos, a competitividade da prova e a resistência de máquinas e pilotos foram os grandes destaques desta 18.ª edição das 500 Milhas ACP: "Continuamos, felizmente, a ter uma parte significativa do nosso pelotão composto por automóveis dos anos 50 e 60, mas vemos também automóveis cada vez mais bem preparados e equipas com um grande nível desportivo. Foram registadas pouquíssimas falhas mecânicas, o que é de realçar num percurso de 740 quilómetros realizados num único dia. Atravessar a Estrada Nacional 2 é sempre um desafio especial, pela diversidade de paisagens e pelo apelo da condução”, afirmou Luís Cunha. 

Joaquim Carlos às 23:44 Nenhum comentário:
Compartilhar

Caminho da Geira percorrido por 55 peregrinos provenientes da Galiza

 

Um grupo de 55 peregrinos provenientes da Galiza está a percorrer, desde domingo, dia 23, o Caminho da Geira e dos Arrieiros (CGA) por etapas, com o objetivo de divulgar este itinerário jacobeu que liga Braga a Santiago de Compostela na distância de 240 quilómetros.

A peregrinação é organizada pela Associação dos Amigos do Caminho Português de Santiago (AACPS), liderada por Celestino Lores, e prossegue no domingo, dia 30, com os participantes a cumprirem a distância entre Caldelas e Terras de Bouro, depois de no primeiro dia terem partido da Sé de Braga.


“O primeiro objetivo desta, como de todas as peregrinações, é chegar ao túmulo do Apostolo Santiago, mas neste caso há também a intenção de fazer um caminho novo, como é o caso do CGA”, explica Celestino Lores.


“Há 30 anos que fazemos os caminhos portugueses e faltava este, que cumprimos de modo a contribuir para aumentar o conhecimento e divulgação das suas potencialidades”, adianta o presidente da AACPS, frisando que “é um percurso que está a renascer, em plena promoção, mas muito antigo e suportado pela história”

A AACPS “apoia todos os caminhos que realmente têm história, como acontece como CGA. Um dos objetivos da nossa associação é a divulgação e promoção dos caminhos portugueses de Santiago e este é um itinerário que existe desde o tempo dos romanos, é um caminho com história”, realça.
Quanto ao reconhecimento do CGA, Celestino Lores está convicto: “Sem qualquer duvida, penso que será reconhecido pelos governos da Galiza e de Portugal”.

“As notícias que tenho do Governo da Galiza é que vai ser considerado um caminho oficial, como já foi pela Igreja. É um caminho com futuro, que terá muito sucesso sem qualquer duvida”, destaca.
Para o adjunto do presidente do Município de Braga, António Barroso, esta é “mais uma peregrinação jacobeia a que a autarquia se associa com muito gosto. O contacto com quem faz o Caminho de Santiago é muito relevante para demonstrar a ligação ancestral ao Caminho, mas também para que a passagem por Braga seja diferente e mais acolhedora”.
“Com a Associação Espaço Jacobeus (AEJ) continuamos a procurar proporcionar as melhores condições aos peregrinos e, em conjunto, estamos a trabalhar com as entidades competentes para a certificação dos caminhos que passam ou iniciam em Braga”, acrescentou.
O Caminho da Geira e dos Arrieiros começa na Sé de Braga e passa pelos municípios de Amares, Terras de Bouro e Melgaço, entrando na Galiza pela Portela Homem. Nos últimos seis anos foi percorrido por mais de três mil peregrinos, um terço dos quais em 2022;  sobretudo de Portugal e Espanha, mas também do resto da Europa, da Austrália, Brasil, Japão, México, Azerbeijão, China, Belize ou Aruba.
Este itinerário foi apresentado em 2017 em Ribadavia (Galiza) e Braga, reconhecido pela Igreja em 2019 e em publicações da associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico (2020) e do Turismo do Porto e Norte de Portugal (2021).
O percurso tem 240 quilómetros e destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira, via do género mais bem conservada do antigo império ocidental romano, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos escassos cinco que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.

Joaquim Carlos às 23:38 Nenhum comentário:
Compartilhar

Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens. Cantanhede lidera ranking nacional de escolas com Selo Protetor

 

O salão nobre dos Paços do Concelho foi palco da sessão de entrega do Selo Protetor atribuído pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) a estabelecimentos de ensino de todo o país.

A entrega do certificado e da bandeira aos 28 estabelecimentos de ensino aos quais foi atribuído o Selo Protetor para o biénio 2022/2024, implica a assinatura de um compromisso de cooperação, estabelecido entre essas entidades e a CNPDPCJ.
Cantanhede destacou-se nesta edição como o Município que mais estabelecimentos viu serem distinguidos: Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva e Escola Técnico Profissional de Cantanhede. A estes juntou-se o Agrupamento Gândara-Mar, que fora reconhecido na edição anterior, mas cujos dirigentes entenderam por bem receber a bandeira na edição deste ano, realizada na sede do concelho.
O momento serviu ainda para assinalar a implementação, nas regiões Centro e Norte do país, do sistema integrado de gestão das situações de risco e perigo a que estão sujeitas crianças e jovens, processo que envolve ações de autodiagnóstico e capacitação pelas entidades com competências em matéria de infância e juventude.

Ao intervir na sessão, na qual esteve acompanhada do vice-presidente Pedro Cardoso e da vereadora Célia Simões, a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede começou por agradecer à CNPDPCJ “o reconhecimento efetivo do comprometimento do Município de Cantanhede com os objetivos de tão meritório projeto”, não esquecendo que para tal muito contribuiu a adesão de todos os agrupamentos de escolas do concelho e, por essa via, da totalidade dos estabelecimentos escolares.
“Felicito, por isso, os senhores diretores, os professores e todos quantos participaram na elaboração das candidaturas submetidas para o efeito”, sublinhou.
Sobre o projeto da CNPDPCJ, Helena Teodósio destacou “a sua missão assente na promoção do sucesso educativo, na valorização da formação integral dos alunos e na proteção das crianças e dos jovens enquanto agentes ativos na construção do bem-estar coletivo” e no qual “o papel da família na construção de uma escola que promova o sucesso e a segurança é fundamental”.
“Só quem estiver muito distraído poderá relativizar a acuidade e relevância de uma iniciativa desta natureza, só quem for completamente insensível aos dramas das vítimas de menores que com uma regularidade alarmante invadem o espaço mediático poderá ser indiferente ao alcance social deste programa desta Comissão Nacional”, complementou, reforçando que “a escola tem de reforçar a sua função na proteção de crianças e jovens, tanto mais que é aí que passam grande parte do seu tempo”.
Já a presidente da CNPDPCJ, Rosário Farmhouse, começou por destacar o facto de Cantanhede ter sido o Município com mais estabelecimentos distinguidos nesta 5.ª edição do Selo Protetor, enfatizando a importância da escola no bem-estar de crianças e jovens.
“Receber o selo protetor significa que as entidades têm o foco nos direitos das crianças, criando metodologias proativas de promoção desses mesmos direitos. Desejo que muitas mais entidades se juntem a esta causa, transformando Portugal num país que aposta na promoção e proteção das crianças e jovens e que terá, cada vez mais, um futuro melhor”, concluiu.
A sessão incluiu também um debate sobre o papel da Educação na promoção dos direitos das crianças e dois momentos musicais.







Joaquim Carlos às 23:35 Nenhum comentário:
Compartilhar

Homem encontrado sem vida na Praia de Mira

O alerta foi dado aos Bombeiros Voluntários de Mira pelas 12:18 horas.
O aviso do Comando Sub-regional de Coimbra referia-se a uma "abertura de porta com socorro" na Praia de Mira e, aquando da chegada ao local, os BVM estes encontraram "uma vítima caída, em paragem cardiorrespiratória". 
O homem, com cerca de 70 anos de idade foi, então, rapidamente assistido porém, sem sucesso, "tendo sido declarado o óbito no local" conforme informação disponibilizada por fonte oficial dos Bombeiros mirenses.
O alerta foi dado, devido ao facto dos vizinhos "terem achado estranho não verem o senhor, esata manhã".
Para o local foram 2 viaturas dos Bombeiros Voluntários de Mira com 6 elementos e 1 viatura da GNR de Mira, com 2 militares, que tomaram conta da ocorrência.

Fonte: Jornal Mira Online

Joaquim Carlos às 23:00 Nenhum comentário:
Compartilhar

Praia da Tocha tem um Espaço Coworking com vista para o mar

A Associação de Moradores da Praia da Tocha (AMPT) inaugurou um Espaço Coworking na Biblioteca de Praia, em pleno areal. Trata-se de um projeto desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Cantanhede e a Junta de Freguesia da Tocha.
A inauguração deste novo equipamento contou com a presença do vice-presidente do Município, Pedro Cardoso, do vereador e representante dos Compartes, Fernando Pais Alves, do presidente da Junta de Freguesia da Tocha, José Manuel Cruz, e do presidente da Associação de Moradores da Praia da Tocha, Alberto Oliveira, que esteve acompanhado por mais elementos da direção.
Na ocasião, o vice-presidente do Município, Pedro Cardoso referiu que “a criação deste espaço evidencia a capacidade de iniciativa da AMPT, que não se poupa a esforços para criar mais oportunidades e revelar as potencialidades desta Praia magnífica”.
“A importância deste espaço de trabalho, ainda que numa fase embrionária, é por demais evidente. Para além da localização privilegiada, aproveitando as instalações da Biblioteca de Praia, constitui uma resposta para um produtivo dia de trabalho, partilha de ideias ou de estudo, para moradores ou mesmo quem visita esta praia”, sublinhou.
O Espaço Coworking funcionará na Biblioteca de Praia entre outubro a maio, e na sede da AMPT no verão, de junho a setembro. O objetivo é proporcionar um espaço de trabalho e estudo moderno e funcional, que promova a economia local, o networking e a troca de ideias entre os membros da comunidade.
Além de atender às necessidades dos moradores locais, o Espaço Coworking constituirá também uma importante ferramenta para os turistas que visitam a região, pois disponibiliza informações, assim como um local adequado para trabalhar ou estudar durante a sua estadia.
Para os responsáveis da AMPT “esta iniciativa representa mais um passo em direção ao desenvolvimento sustentável e à promoção do bem-estar na Praia da Tocha”, impulsionando “o progresso económico e social da região”.
Mais informações sobre o Espaço Coworking e suas atividades podem ser obtidas pelo email amptocha@gmail.com ou em https://www.facebook.com/AssociacaoMoradoresPraiadaTocha.


Joaquim Carlos às 22:59 Nenhum comentário:
Compartilhar

Cadáver de mulher encontrado junto ao rio Mondego

O cadáver de uma mulher foi encontrado hoje à tarde junto ao rio Mondego, tendo sido chamada ao local a Polícia Judiciária de Coimbra, disse à agência Lusa fonte da GNR daquela cidade.
Segundo a mesma fonte, o alerta a dar conta da situação foi dado via serviço de emergência 112.
“Ainda não foi possível identificar a pessoa. Não temos registo de desaparecimentos nos últimos dias”, adiantou à Lusa a GNR.
O Comando Sub-regional da Região de Coimbra referiu que o alerta foi registado pelas 16:17 e que foi relatado nessa ocasião que um cadáver estava nas margens do rio Mondego, na freguesia de Torres de Mondego.
Deslocaram-se para o local os Bombeiros Sapadores de Coimbra e a GNR de Coimbra.
Às 18:40, as autoridades aguardavam a chegada do delegado de saúde.

Madremedia/Lusa

Joaquim Carlos às 22:53 Nenhum comentário:
Compartilhar

Lula da Silva reconhece que a “Rússia errou”

Presidente brasileiro falou sobre as últimas polémicas do conflito na Ucrânia e afirma que "é melhor encontrar uma saída em torno de uma mesa, do que continuar a tentar encontrar uma solução no campo de batalha".
Depois da polémica em torno das declarações de Lula da Silva sobre o conflito na Ucrânia, o presidente do Brasil reconhece "que a Rússia errou, mas agora é preciso parar a guerra."
Em conferência de imprensa conjunta depois de uma reunião à porta fechada, com Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, Lula da Silva admitiu que nunca igualou a Ucrânia à Rússia, uma vez que sabe "o que é invasão e a integridade territorial".
Lula da Silva confirmou também que não visitará nenhum dos dois países do conflito até que haja paz. "Eu não fui à Rússia e não vou à Ucrânia. Só vou quando houver uma possibilidade de paz. Eu acho que, agora, é preciso parar a guerra. Para parar a guerra, tem que ter alguém que converse. Se fosse possível resolver o problema teoricamente, a gente resolveria. Temos de convencer as pessoas a parar"
Ao lado de Marcelo Rebelo de Sousa no segundo dia visita de Estado do presidente do Brasil a Portugal, o líder brasileiro manteve as críticas ao envolvimento da União Europeia na guerra da Ucrânia, dizendo que quem "não faz paz, contribui para a guerra”.
Lula apelou também para a criação de um grupo de países que consigam negociar o fim do conflito. "Ao mesmo tempo que defendemos a integridade territorial da Ucrânia, defendemos uma decisão política negociada para o conflito. Precisamos de criar urgentemente um grupo de países que tente sentar-se à mesa, tanto com a Ucrânia como com a Rússia para encontrar a paz".
"Faz tempo que nós condenámos a Rússia pela ocupação e por ferir a integridade territorial da Ucrânia, isso logo nos primeiros dias, e temos voto na ONU fazendo críticas à ocupação. Entretanto, nós não somos favoráveis à guerra, queremos a paz. O Brasil está tentando, já há alguns dias, encontrar um jeito de estabelecer a paz entre a Rússia e a Ucrânia. O Brasil não quer participar na guerra, quer encontrar um grupo de pessoas que se disponha a gastar um pouco do seu tempo conversando com todas as pessoas que pregam pela paz a fazer a paz".

RR

Joaquim Carlos às 22:51 Nenhum comentário:
Compartilhar

Está sempre a adiar tarefas? Procrastinar está associado a problemas de saúde

 

Quantas vezes adiou decisões ou tarefas importantes? Metade dos estudantes universitários procrastina a um nível prejudicial. Mas que impacto real pode ter na saúde?
Altos níveis de procrastinação podem estar relacionados com problemas de saúde mental, como depressão, stress e ansiedade, dores no corpo e um estilo de vida pouco saudável, revela uma investigação publicada na JAMA Network Open.
"Começo amanhã" ou "já faço". Quantas vezes adiou decisões ou tarefas importantes para ficar nas redes sociais ou simplesmente sem fazer nada? A procrastinação pode ter um impacto negativo no bem-estar e desempenho, sobretudo se for recorrente. Vários estudos têm mostrado que, pelo menos, metade dos estudantes universitários procrastina a um nível prejudicial. Mas que impacto real pode ter na saúde? Foi o que uma investigação procurou saber.
O estudo foi baseado em dados do Sustainable University Life, que acompanhou 3.525 estudantes de oito universidades da Suécia. Os universitários preencheram questionários a cada três meses durante um ano. O objetivo era analisar se, nove meses depois, os alunos que procrastinam têm maior risco de problemas de saúde mental e física.
Os resultados sugerem que níveis mais altos de procrastinação estão associados a problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade e stress, dores incapacitantes, sobretudo nos ombros e braços, comportamentos pouco saudáveis, como má qualidade do sono e sedentarismo e ainda solidão e dificuldades económicas.
A associação entre problemas de saúde e procrastinação continua mesmo quando são considerados outros fatores, como a idade, o sexo, a escolaridade dos pais e diagnósticos físicos e psiquiátricos anteriores.
Contudo, com este estudo é difícil perceber o que surge primeiro: a procrastinação ou os problemas de saúde. O facto de os estudantes responderem ao questionário apenas de três em três meses não permite ter pormenores sobre a associação, referem os investigadores.
Os estudos sobre a procrastinação até à data são poucos e com limitações, apontam os especialistas, que sugerem terapia cognitivo-comportamental para reduzir a procrastinação e criar metas a longo prazo.

SIC Notícias
Joaquim Carlos às 22:50 Nenhum comentário:
Compartilhar
‹
›
Página inicial
Ver versão para a web

Quem sou eu

Joaquim Carlos
Ver meu perfil completo
Tecnologia do Blogger.