segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Conferência “Construir o Turismo do Futuro" reuniu protagonistas do setor em Aveiro para preparar a Estratégia Turismo 2035


Sessão debateu os principais desafios e oportunidades que a atividade turística enfrenta nos próximos anos e contou com cerca de 600 pessoas na assistência.
O Centro de Congressos de Aveiro acolheu hoje a sexta conferência do ciclo "Construir o Turismo do Futuro", uma iniciativa nacional promovida pelo Turismo de Portugal. Sob a presidência de Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, e perante uma assistência de cerca de 600 espectadores, o evento reuniu intervenientes do setor para recolher contributos para a nova Estratégia Turismo 2035.
A Estratégia Turismo 2035, que sucede à anterior Estratégia Turismo 2027, será um referencial estratégico atualizado para enfrentar os desafios emergentes no setor do turismo, tanto a nível nacional como global. Este processo de construção envolve uma ampla colaboração entre parceiros públicos e privados, incentivando a participação ativa de entidades que pretendam ajudar a definir as prioridades para o turismo em Portugal. Os contributos podem ser submetidos online através da plataforma “Participe na Construção do Turismo do Futuro”, em https://bit.ly/3CzxZuY.
Turismo com 27 mil milhões de euros de receitas ainda este ano

Na sessão de abertura da Conferência, moderada pelo jornalista Paulo Baldaia, Pedro Machado esteve acompanhado por Raul Almeida, Presidente da Turismo Centro de Portugal, Isabel Damasceno, Presidente da CCDR Centro, e José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro.
O Secretário de Estado destacou o crescimento expressivo do turismo em Portugal, que irá ultrapassar os 27 mil milhões de euros de receitas ainda este ano, meta anteriormente prevista para 2027. “O Turismo é uma atividade que cresce em todo o mundo. Há cerca de 30 anos, o número de pessoas que viajavam era de 500 milhões de pessoas; atualmente dão 3 mil milhões. Isto é uma oportunidade para o nosso país, embora seja também um desafio”, afirmou Pedro Machado. “Estamos aqui a receber contributos para estabelecermos uma estratégia que aproveite as oportunidades e diminua os riscos do crescimento turístico”, acrescentou.
Raul Almeida salientou a evolução do perfil turístico do país e da região, com um foco crescente nos destinos de interior e turismo de natureza. “Durante muito tempo, privilegiava-se o produto sol e mar. Hoje, promovem-se mais os destinos de interior, a natureza e o turismo cultural. Estamos a transformar a diversidade em oportunidade”. Mas para levar os turistas a descobrirem o território, são necessárias melhores acessibilidades, lembrou: “É necessário um Plano de Mobilidade, que permita direcionar os fluxos turísticos que chegam aos aeroportos de Lisboa e Porto para todo o país. Para isso, precisamos de investimento na ferrovia, mas também na rodovia”.

Por sua vez, Isabel Damasceno enfatizou a importância do turismo para a região Centro, destacando o papel estruturante do setor na coesão territorial. “O sucesso da região é fruto da organização e colaboração entre as várias entidades do turismo, como as Comunidades Intermunicipais, as empresas e a Turismo Centro de Portugal, que assume um papel central de agregador e fazedor na estratégia regional”, afirmou.

José Ribau Esteves deu as boas-vindas a os presentes e saudou o carácter aberto do evento. “O turismo é uma atividade que atravessa uma onda positiva e, no papel de cada um, temos conseguido somar. Esta conferência demonstra que o turismo é uma atividade aberta, que estimula o debate entre todos e em que o contributo de um pequeno parceiro é tão importante como o de uma grande cadeia empresarial”, elogiou.

Coube a Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, apresentar as linhas-mestras da Estratégia Turismo 2035. Carlos Abade destacou o peso crescente do setor na economia nacional, representando já 16,5% do PIB e 20% das exportações, e apresentou dez desafios prioritários para o futuro do setor. Estes incluem, entre outros, o fortalecimento da relação entre turismo e as comunidades locais, o reforço das competências de gestão, o aproveitamento da tecnologia, e a promoção de um turismo responsável e inovador.

Seguiu-se o painel “Como responder aos desafios do turismo?”, em que figuras de relevo do setor partilharam as suas perspetivas sobre os caminhos a seguir. O debate contou com a participação de Carlos Costa, professor da Universidade de Aveiro, Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, Célia Gonçalves, do PROVERE Aldeias de Montanha, Pedro Pedrosa, da A2Z, Elsa Marçal, do Convento da Sertã e, em representação da AHP, Alexandre Marto, do Fátima Hotels. Os intervenientes abordaram os desafios que a atividade turística enfrenta e apresentaram algumas pistas para o futuro.

Houve ainda um período para intervenções da assistência, de que resultaram propostas de várias medidas que serão analisadas no âmbito da Estratégia Turismo 2035.

A encerrar a conferência, Pedro Machado sublinhou que a estratégia que está agora a ser construída não se esgota no ciclo de conferências e recordou os dez principais ativos estratégicos do país: Clima e Luz; Natureza; História, Cultura e Identidade; Mar; Água; Gastronomia e Vinhos, Eventos Artístico-Culturais, Desportivos e de Negócios; Bem-Estar; Living; e um ativo transversal a todos os anteriores, que são as Pessoas.

O ciclo de conferências "Construir o Turismo do Futuro" teve início em Lisboa, a 3 de outubro, e termina o seu percurso pelo país em Faro, a 25 de novembro.

Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

*Adriana Rodrigues
Diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação

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