I – Ministro da Economia reúne com o Presidente da Câmara de Aveiro e visita investimentos estratégicos do Município
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), José Ribau Esteves, recebeu esta sexta-feira, 20 de dezembro, o Ministro da Economia, Pedro Reis, para uma visita de trabalho a alguns dos mais importantes investimentos industriais e imobiliários no Município. A agenda incluiu uma reunião de trabalho entre ambos, onde o Presidente abordou assuntos estratégicos para Aveiro, relacionados com investimento e desenvolvimento económico, turismo e emprego.
“Estas reuniões de trabalho no terreno são muito importantes para que o Governo possa ver, de perto, a importância da sua ação no desenvolvimento económico do país e, em particular, de Aveiro. A Câmara Municipal tem trabalho diretamente com empresas e empresários de diversas áreas de negócio da região, cuja visão estratégica, dinâmica e liderança de mercado têm potenciado o crescimento de Aveiro”, afirma Ribau Esteves.
O Ministro da Economia visitou, juntamente com o Presidente da CMA, as empresas Bosch, Rodi e MoMa Tiles, e ainda a obra do projeto Foz de Prata, o novo empreendimento imobiliário no Canal de São Roque.
Durante a visita à Bosch, que contou com a presença dos representantes da empresa, Jónio Reis e Vitor Gregório, foi inaugurado o novo Laboratório de Investigação e Desenvolvimento de Soluções Sustentáveis de Climatização e foi dada a conhecer a obra de expansão da empresa, para potenciar a produção de bombas de calor.
O diretor da RODI, Armando Levy, apresentou os investimentos realizados pela empresa no quadro do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), a nova unidade fabril de produção de lava-louças compósitos e as instalações da empresa GPT – Germanium Portuguese Technologies, Lda., que trabalha na criação de aros em carbono.
Quanto à MoMa Tiles, o Ministro da Economia teve a oportunidade de visitar a mais recente e moderna fábrica de cerâmica existente em Aveiro, que está no seu primeiro ano de funcionamento. Uma visita que contou com diversos elementos da empresa e que foi orientada por um dos acionistas, Anselmo Hernandez.
Por fim, Pedro Reis pôde conhecer o maior investimento imobiliário em execução no Município: o empreendimento Foz de Prata, propriedade da empresa AM48 / Canal Capital. O projeto irá proporcionar novas áreas de habitação, comércio e serviços à Cidade e ao Município de Aveiro, potenciando as futuras obras da CMA de prolongamento do Canal de São Roque até à sua ponta nascente.
A Câmara Municipal de Aveiro irá dar continuidade à cooperação com o Governo e, em particular, com o Ministério da Economia, para dar seguimento às temáticas abordadas durante a sua visita e que são determinantes para o Município de Aveiro.
Nas visitas e reuniões de trabalho participaram ainda o Vice-Presidente da CMA, Rogério Carlos, o Presidente da AICEP, Ricardo Arroja, e o Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.
“Future STEAM Cities”
II – Aveiro é a única cidade portuguesa a liderar uma das redes europeias para potenciar as competências digitais
O Município irá coordenar, até agosto de 2026, um projeto que aborda desafios enfrentados pelas cidades da União Europeia, como a atração e retenção de talentos, a inovação e a digitalização.
Aveiro, 20 de dezembro – A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) está a liderar a rede europeia “Future STEAM Cities”, um projeto que pretende potenciar competências digitais – em especial as metodologias de educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) –, abordando desafios comuns enfrentados pelas cidades da União Europeia, como a atração e retenção de talentos, a inovação e a digitalização. Aveiro é a única cidade portuguesa a coordenar uma das 10 redes de transferência de inovação.
Esta rede, que será encabeçada pelo Município até 1 de agosto de 2026, conta com o envolvimento de quatro parceiros europeus: as cidades de Plock, na Polónia; de Alytus, na Lituânia; e de Oulu, na Finlândia e a empresa Business Kolding, na Dinamarca. A iniciativa promove a transferência de práticas inovadoras desenvolvidas durante a Aveiro STEAM City — uma iniciativa da CMA para criar uma cidade mais inteligente e amiga do ambiente, e financiada pelo programa europeu Urban Innovative Actions —, potenciando a troca de experiências entre parceiros e a sua disseminação a outras cidades europeias.
A reunião de arranque das 10 redes de transferência de inovação, que teve lugar em outubro deste ano, em Paris, juntou 61 parceiros de 19 países. Espanha é o país que contabiliza o maior número de parceiros (oito), seguindo-se Portugal e Grécia (sete cada) e Itália (seis). Aveiro lidera a rede “Future STEAM Cities”, um projeto financiado pelo programa europeu URBACT IV, no âmbito das Redes de Transferência de Inovação (Innovation Transfer Networks – ITN).
O primeiro encontro desta rede ocorreu no âmbito da Aveiro Tech Week — um evento da CMA que decorreu entre 30 de setembro e 6 de outubro — e teve como objetivo a partilha da experiência e conhecimento adquiridos com o projeto da CMA Aveiro STEAM City. A reunião permitiu desenvolver o alinhamento estratégico em relação às ações futuras para a uma transferência eficaz das boas práticas de inovação e perceber o papel de cada parceiro local na implementação das ações.
Em 2025 serão trabalhadas as melhores práticas a transferir no âmbito das competências digitais, em especial as metodologias de educação STEAM, adequando-as ao contexto e ecossistema de cada parceiro e preparando o terreno para o desenvolvimento de planos de investimento, que irão facilitar a implementação das ações.
Neste âmbito, em fevereiro do próximo ano, será apresentado um estudo de transferibilidade, que resulta de viagens realizadas às cidades dos quatro parceiros e que permitiram conhecer os seus ecossistemas, assim como definir as práticas de inovação a transferir, reforçando a sua importância na atração e retenção de talento. As visitas ocorreram sob a liderança de João Machado, vereador da CMA, nos primeiros seis meses do projeto.
III – Câmara instala logotipos da Capital Portuguesa da Cultura no depósito de água da AdRA para memória futura
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) instalou esta semana, na torre do depósito de água da AdRA – Águas da Região de Aveiro (Rua Mário Sacramento), dois logotipos de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura. Um investimento da CMA, na ordem dos 28.055,07€, para recordar o evento e sublinhar a honra de ter sido a primeira Região, Município e Cidade a ser Capital Portuguesa da Cultura.
“Deixamos esta marca, para que as atuais gerações não se esqueçam deste evento único, mas sobretudo para que as gerações mais novas, nos próximos anos, saibam que Aveiro é Capital da Cultura. O trabalho que temos vindo a desenvolver, tal como tenho dito, não começou e nem termina em 2024. Vamos continuar a ser um território onde a Cultura é uma peça chave, pela nossa condição de Aveirenses e Portugueses, mas também pela valorização do Património Cultura, as Associações Culturais e dos Artistas”, explica o Presidente Ribau Esteves.
A instalação dos logotipos ocorreu em parceria com a empresa AdRA, que tem em curso uma obra de reabilitação de todo o edifício, para ali instalar os seus serviços de apoio ao cliente. A colocação, realizada pela empresa Feeders Lda., ocorreu este mês – estava agendada para o início do último trimestre de 2024 –, devido à necessidade de compatibilizar a obra de requalificação da infraestrutura com a instalação dos logotipos de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.
IV – Serviços Municipais encerrados a 23 e 24 de dezembro
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) informa que, por despacho do seu Presidente, Ribau Esteves, os serviços do Universo Municipal (Câmara e Empresas Municipais) estarão encerrados nos próximos dias 23 e 24 de dezembro, antevéspera e véspera de Natal (segunda e terça-feira).
Os serviços retomaram o seu período normal de funcionamento no dia 26 de dezembro, quinta-feira.
*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro