sábado, 21 de dezembro de 2024

Ministro da Economia reúne com o Presidente da Câmara de Aveiro e visita investimentos estratégicos do Município; Future STEAM Cities; Câmara instala logotipos da Aveiro 2024; Serviços Municipais encerrados


I – Ministro da Economia reúne com o Presidente da Câmara de Aveiro e visita investimentos estratégicos do Município
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), José Ribau Esteves, recebeu esta sexta-feira, 20 de dezembro, o Ministro da Economia, Pedro Reis, para uma visita de trabalho a alguns dos mais importantes investimentos industriais e imobiliários no Município. A agenda incluiu uma reunião de trabalho entre ambos, onde o Presidente abordou assuntos estratégicos para Aveiro, relacionados com investimento e desenvolvimento económico, turismo e emprego.
“Estas reuniões de trabalho no terreno são muito importantes para que o Governo possa ver, de perto, a importância da sua ação no desenvolvimento económico do país e, em particular, de Aveiro. A Câmara Municipal tem trabalho diretamente com empresas e empresários de diversas áreas de negócio da região, cuja visão estratégica, dinâmica e liderança de mercado têm potenciado o crescimento de Aveiro”, afirma Ribau Esteves.
O Ministro da Economia visitou, juntamente com o Presidente da CMA, as empresas Bosch, Rodi e MoMa Tiles, e ainda a obra do projeto Foz de Prata, o novo empreendimento imobiliário no Canal de São Roque.
Durante a visita à Bosch, que contou com a presença dos representantes da empresa, Jónio Reis e Vitor Gregório, foi inaugurado o novo Laboratório de Investigação e Desenvolvimento de Soluções Sustentáveis de Climatização e foi dada a conhecer a obra de expansão da empresa, para potenciar a produção de bombas de calor.
O diretor da RODI, Armando Levy, apresentou os investimentos realizados pela empresa no quadro do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), a nova unidade fabril de produção de lava-louças compósitos e as instalações da empresa GPT – Germanium Portuguese Technologies, Lda., que trabalha na criação de aros em carbono.
Quanto à MoMa Tiles, o Ministro da Economia teve a oportunidade de visitar a mais recente e moderna fábrica de cerâmica existente em Aveiro, que está no seu primeiro ano de funcionamento. Uma visita que contou com diversos elementos da empresa e que foi orientada por um dos acionistas, Anselmo Hernandez.
Por fim, Pedro Reis pôde conhecer o maior investimento imobiliário em execução no Município: o empreendimento Foz de Prata, propriedade da empresa AM48 / Canal Capital. O projeto irá proporcionar novas áreas de habitação, comércio e serviços à Cidade e ao Município de Aveiro, potenciando as futuras obras da CMA de prolongamento do Canal de São Roque até à sua ponta nascente.

A Câmara Municipal de Aveiro irá dar continuidade à cooperação com o Governo e, em particular, com o Ministério da Economia, para dar seguimento às temáticas abordadas durante a sua visita e que são determinantes para o Município de Aveiro.

Nas visitas e reuniões de trabalho participaram ainda o Vice-Presidente da CMA, Rogério Carlos, o Presidente da AICEP, Ricardo Arroja, e o Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.

“Future STEAM Cities”
II – Aveiro é a única cidade portuguesa a liderar uma das redes europeias para potenciar as competências digitais

O Município irá coordenar, até agosto de 2026, um projeto que aborda desafios enfrentados pelas cidades da União Europeia, como a atração e retenção de talentos, a inovação e a digitalização.

Aveiro, 20 de dezembro – A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) está a liderar a rede europeia “Future STEAM Cities”, um projeto que pretende potenciar competências digitais – em especial as metodologias de educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) –, abordando desafios comuns enfrentados pelas cidades da União Europeia, como a atração e retenção de talentos, a inovação e a digitalização. Aveiro é a única cidade portuguesa a coordenar uma das 10 redes de transferência de inovação.
Esta rede, que será encabeçada pelo Município até 1 de agosto de 2026, conta com o envolvimento de quatro parceiros europeus: as cidades de Plock, na Polónia; de Alytus, na Lituânia; e de Oulu, na Finlândia e a empresa Business Kolding, na Dinamarca. A iniciativa promove a transferência de práticas inovadoras desenvolvidas durante a Aveiro STEAM City — uma iniciativa da CMA para criar uma cidade mais inteligente e amiga do ambiente, e financiada pelo programa europeu Urban Innovative Actions —, potenciando a troca de experiências entre parceiros e a sua disseminação a outras cidades europeias.
A reunião de arranque das 10 redes de transferência de inovação, que teve lugar em outubro deste ano, em Paris, juntou 61 parceiros de 19 países. Espanha é o país que contabiliza o maior número de parceiros (oito), seguindo-se Portugal e Grécia (sete cada) e Itália (seis). Aveiro lidera a rede “Future STEAM Cities”, um projeto financiado pelo programa europeu URBACT IV, no âmbito das Redes de Transferência de Inovação (Innovation Transfer Networks – ITN).
O primeiro encontro desta rede ocorreu no âmbito da Aveiro Tech Week — um evento da CMA que decorreu entre 30 de setembro e 6 de outubro — e teve como objetivo a partilha da experiência e conhecimento adquiridos com o projeto da CMA Aveiro STEAM City. A reunião permitiu desenvolver o alinhamento estratégico em relação às ações futuras para a uma transferência eficaz das boas práticas de inovação e perceber o papel de cada parceiro local na implementação das ações.
Em 2025 serão trabalhadas as melhores práticas a transferir no âmbito das competências digitais, em especial as metodologias de educação STEAM, adequando-as ao contexto e ecossistema de cada parceiro e preparando o terreno para o desenvolvimento de planos de investimento, que irão facilitar a implementação das ações.
Neste âmbito, em fevereiro do próximo ano, será apresentado um estudo de transferibilidade, que resulta de viagens realizadas às cidades dos quatro parceiros e que permitiram conhecer os seus ecossistemas, assim como definir as práticas de inovação a transferir, reforçando a sua importância na atração e retenção de talento. As visitas ocorreram sob a liderança de João Machado, vereador da CMA, nos primeiros seis meses do projeto.

III – Câmara instala logotipos da Capital Portuguesa da Cultura no depósito de água da AdRA para memória futura
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) instalou esta semana, na torre do depósito de água da AdRA – Águas da Região de Aveiro (Rua Mário Sacramento), dois logotipos de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura. Um investimento da CMA, na ordem dos 28.055,07€, para recordar o evento e sublinhar a honra de ter sido a primeira Região, Município e Cidade a ser Capital Portuguesa da Cultura.
“Deixamos esta marca, para que as atuais gerações não se esqueçam deste evento único, mas sobretudo para que as gerações mais novas, nos próximos anos, saibam que Aveiro é Capital da Cultura. O trabalho que temos vindo a desenvolver, tal como tenho dito, não começou e nem termina em 2024. Vamos continuar a ser um território onde a Cultura é uma peça chave, pela nossa condição de Aveirenses e Portugueses, mas também pela valorização do Património Cultura, as Associações Culturais e dos Artistas”, explica o Presidente Ribau Esteves.
A instalação dos logotipos ocorreu em parceria com a empresa AdRA, que tem em curso uma obra de reabilitação de todo o edifício, para ali instalar os seus serviços de apoio ao cliente. A colocação, realizada pela empresa Feeders Lda., ocorreu este mês – estava agendada para o início do último trimestre de 2024 –, devido à necessidade de compatibilizar a obra de requalificação da infraestrutura com a instalação dos logotipos de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.

IV – Serviços Municipais encerrados a 23 e 24 de dezembro
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) informa que, por despacho do seu Presidente, Ribau Esteves, os serviços do Universo Municipal (Câmara e Empresas Municipais) estarão encerrados nos próximos dias 23 e 24 de dezembro, antevéspera e véspera de Natal (segunda e terça-feira).
Os serviços retomaram o seu período normal de funcionamento no dia 26 de dezembro, quinta-feira.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Águeda | Hospitais vão ter “todas as condições para termos equipas o mais completas possível”

 Garantia da Ministra da Saúde em resposta às preocupações quanto ao encerramento sucessivo do serviço de urgência hospitalar

A Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, visitou ontem o Serviço de Urgência do Hospital de Águeda, onde deixou uma “mensagem de confiança” quanto ao fim dos encerramentos das urgências hospitalares.
Acompanhada por Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, e restante Executivo Municipal, e por Margarida França, Presidente da Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro, entre outras entidades, a governante percorreu os corredores da Urgência do Hospital de Águeda, partilhou palavras de conforto com utentes e dialogou com profissionais de saúde ao serviço do Hospital de Águeda.
“Os Centros de Saúde são a porta de entrada no Serviço Nacional de Saúde”, disse a Ministra Ana Paula Martins, salientando que as equipas de saúde de proximidade e os cuidados de saúde primários estão num processo de “grande transformação”. A pré-triagem telefónica, que permite o encaminhamento dos utentes para Centros de Saúde ou Centros de Atendimento Clínico, “desviando” os casos não prioritários dos serviços de urgência e preservando estes serviços para as situações “verdadeiramente urgentes” é uma “transformação muito importante”.
Sobre os serviços de urgência, deixou a garantia de que o Governo vai colocar “ao serviço dos dirigentes (dos hospitais) todas as condições que forem necessárias para termos as equipas o mais completas possível” nas unidades hospitalares e garantir, dessa forma, o funcionamento do serviço de urgência.
Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, aplaude “toda e qualquer medida” que garanta “o funcionamento pleno e regular do serviço de urgência, que é o bastião do acesso a cuidados de saúde prioritários para as populações”. A presença da ministra em Águeda é, salienta, uma demonstração do compromisso da Administração Central de que este serviço será mantido sem interrupções e que “todas as necessidades serão supridas”.
O Edil, que tem sido uma voz incessante na defesa do Hospital de Águeda e dos cuidados que presta à população, reafirmou a necessidade de “mais músculo e valorização dos recursos que aqui estão instalados” e que foram reforçados com as obras de requalificação e ampliação do serviço de urgência no último ano, num investimento de 1,64 milhões de euros, dos quais mais de 600 mil euros foram comportados pelo Município.
“Precisamos defender, e eu sempre defenderei, o Serviço Nacional de Saúde, que é a maior obra construída dos 50 anos da Democracia portuguesa”, reiterou Jorge Almeida, salientando que o Serviço de Urgência de Águeda está dotado de condições físicas e de funcionalidades “de excelência” e que precisa dos recursos humanos, a cargo do SNS, para funcionar em pleno e sem quaisquer restrições.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

MARINHA GRANDE RECEBE VIATURA ELÉTRICA PARA CENTRO DE SAÚDE

 O Município da Marinha Grande recebeu uma viatura elétrica destinada a assegurar uma melhor eficácia na coberta e acessibilidade aos cuidados de saúde prestados, na passada quinta-feira, 19 de dezembro, no Expocentro - Centro Municipal de Exposições de Pombal.
A cerimónia de entrega das chaves do veículos aos representantes dos Município da Região Centro foi presidida pela Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, que se congratulou com esta medida, que visa incrementar o acesso aos cuidados domiciliários, sobretudo junto dos utentes dependentes que não se podem deslocar aos serviços de saúde.
No dia 19 de dezembro, foram entregues as primeiras 56 viaturas, de um total de 129, que foram adquiridas pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro através de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para Cuidados de Saúde Primários.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Troféu Trail Terras de Águeda afirma-se no calendário desportivo nacional

 Entrega de prémios é o ponto alto de 8 etapas que foram realizadas ao longo deste ano por todo o concelho

“Continuamos a fazer muitas atividades, em termos culturais, desportivos e muitos outros, que são apontadas como referência em muitos fóruns, nacionais e internacionais”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, ontem, na entrega dos prémios do Troféu Trail Terras de Águeda, destacando esta como uma competição exemplar pelo dinamismo e envolvimento da comunidade, essenciais para o seu sucesso, ano após ano.
Defendendo que este evento, que se junta a um vasto calendário desportivo no concelho, demonstra a capacidade de organizar e a dinâmica desportiva concelhia, Jorge Almeida salienta que a realização constante de atividades é resultado de “uma comunidade motivada para fazer coisas e que encontra também na Câmara – e na sua equipa pequena, mas empenhada – o suporte necessário para se aventurar, para ter coragem de avançar e, depois, repetir, melhorando sistematicamente”.
Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, com o pelouro do Desporto, destacou que esta competição, apontada como exemplo nacional em vários aspetos, “continua a colocar Águeda no topo do que é saber organizar, receber e promover o território”.
Esta competição, que envolveu mais de 4.000 atletas, oito etapas e mais de 450 quilómetros percorridos por todo o concelho, é demonstrativa da aposta estratégica do Município no desporto. “Quando apostamos no desporto, apostamos em promover o que é nosso, atraindo milhares de pessoas ao nosso concelho, que depois regressam e trazem consigo amigos e que saem daqui sempre com um sorriso e isso é contagiante”, disse Edson Santos, acreditando que 2025 será “ainda melhor do que este ano”.
A entrega destes prémios é, salienta, “uma forma de reconhecimento aos que organizam e participam”, agradecendo o empenho e colaboração de todas as entidades (clubes, associações e Juntas de Freguesia) e dos voluntários na preparação de cada trail e no acompanhamento dado a cada prova ao longo do ano.
Para além da “competição saudável”, a alegria do convívio entre atletas e organizadores, este troféu contribui para a afirmação e notoriedade de Águeda e envolve milhares de pessoas na prática desportiva.
Para 2025, o calendário do Troféu Trail Terras de Águeda iniciará a 16 de fevereiro e terminará a 22 de novembro.

*********************

Premiados
Trail Curto
Sub-23
1.º Tiago Saraiva (DAR – Desportivo Atlético de Recardães)

Seniores - Masculino
1.º Rui Figueiredo (Saca Trilhos Anadia)
2.º Pedro Ferreira (VVTR Valongo do Vouga Trail Running)
3.º João Matos (Opraticante.pt)

Seniores – Feminino
1.º Liliana Ferreira (Sport Clube Paradela)
2.º Ana Pereira (Opraticante.pt)
3.º Sandra Ferreira (VVTR Valongo do Vouga Trail Running)

Veterano 40 - Masculino
1.º João Almeida (Saca Trilhos Anadia)
2.º Márcio Silva (Sport Clube Paradela)
3.º João Garrido (Opraticante.pt)

Veterano 40 - Feminino
1.º Márcia Martins (DCI/Trilhos Luso Bussaco)
2.º Alexandra Gomes (Fox Running Team)
3.º Ivone Reis (Opraticante.pt)

Veterano 50 - Masculino
1.º Manuel Vicente (Biciarca Run Team)
2.º Miguel Sá (VVTR – Valongo do Vouga Trail Running)
3.º Paulo Jorge (DAR – Desportivo Atlético de Recardães)

Veterano 50 - Feminino
1º Edite Fernandes (Grupo Desportivo Assempark - Aveiro)
2º Rosa Cerveira (Individual)

Veterano 60 - Masculino
1.º Eugénio Alves (VVTR – Valongo do Vouga Trail Running)
2.º Arlindo Santos (DAR – Desportivo Atlético de Recardães)
3.º José Maia (Passo a Passo)

Trail Longo
Juniores - Masculino
1.º Ruben Pires (ACTIB Trail)

Seniores - Masculino
1.º Pedro Garrido (Saca Trilhos Anadia)
2.º Hélder Lopes (DCI/Trilhos Luso Bussaco)
3.º Igor Santos (Juve Run Team)

Seniores – Feminino
1.º Leida Bello (Clube Desportivo Feirense)
2.º Cátia Ferreira (Juve Run Team)

Veterano 40 - Masculino
1.º Luís Azevedo (Sport Clube Paradela)
2.º António Gomes (Dura – F1 Race Team)
3.º Bruno Paquete (Sport Clube Paradela)

Veterano 40 - Feminino
1.º Leonor Salgueiro (ACTIB Trail)

Veterano 50 - Masculino
1.º José Cruz (Dura – F1 Race Team)
2.º Paulo Pereira (Individual)
3.º Manuel Ferreira (Adabem Running Team)

Veterano 60 - Masculino
1.º João Almada (ADT – Associação Desportiva de Travassô)
2.º Heitor Santos (Individual)
3.º António Pereira (Individual)

GERAL
Trail Curto
Masculino
1.º Rui Figueiredo (Saca Trilhos Anadia)
2.º Pedro Ferreira (VVTR – Valongo do Vouga Trail Running)
3.º João Matos (Opraticante.pt)

Feminino
1.º Márcia Martins (DCI/Trilhos Luso Bussaco)
2.º Alexandra Gomes (Fox Running Team)
3.º Liliana Ferreira (Sport Clube Paradela)

Equipas
1.º Opraticante.pt
2.º DCI – Trilhos Luso Bussaco
3.º Sport Clube Paradela

Trail Longo

Masculino
1.º Pedro Garrido (Saca Trilhos Anadia)
2.º Hélder Lopes (DCI/Trilhos Luso Bussaco)
3.º Igor Santos (Juve Run Team)

Feminino
1.º Leida Bello (Clube Desportivo Feirense)
2.º Cátia Ferreira (Juve Run Team)
3.º Leonor Salgueiro (ACTIB Trail)

Equipas
1.º Dura – F1 Race Team
2.º Sport Clube Paradela
3.º DCI/Trilhos Luso Bussaco

Calendário Edição 2025
16 de fevereiro – ADT Trail – Associação Desportiva de Travassô
23 de março – Trail das Fontes – Associação Humanitária Castanheirense
13 de abril – Trail do Alfusqueiro – Associação Mexe Mexe em Excelente Companhia
22 de junho – Trail Trilhos do Vouga – Associação Macinhatense
13 de julho – Cross Trail Margens da Pateira – Associação Fermentelense de Assistência
14 de setembro – Trail dos Arrozais – Sport Clube de Paradela
12 de outubro – ACTIB Trail – Clube ACTIB
22 de novembro – Noctis Trail – Associação Vouga Vida

*
Gabinete de Comunicação e Imagem




Complexo das Piscinas Municipais de Silves promove bem-estar e atividade física com aulas Mamã Fit pré-parto e pós-parto

 A pensar no bem-estar das mamãs e bebés o Complexo das Piscinas Municipais de Silves dinamiza atividades de fitness adaptadas para cada trimestre de gestação assim como para o momento do pós-parto.
As aulas Mãma Fit Pré-Parto pretendem melhorar a resistência cardiovascular, postura corporal, o fortalecimento muscular, manutenção da capacidade física, controlo de peso e ainda preparar o corpo para o parto, com técnicas de controlo da respiração e fortalecimento do pavimento pélvico, contribuindo desta forma para diminuir possíveis situações de desconforto.
Com o objetivo de apoiar no processo de recuperação pós-parto, as aulas Mamã Fit Pós-Parto utilizam os exercícios hipopressivos para ajudar na recuperação física, regulação hormonal, reconstituição abdominal e do assoalho pélvico.
 
As aulas Mamã Fit Pré-Parto decorrem às terças-feiras e quintas-feiras entre as 16h30 e 17h20 e as aulas pós-parto têm lugar às quartas-feiras das 19h25 às 20h15 e sextas-feiras das 18h45 às 19h35.
 
A iniciativa promovida pelo Município de Silves e dinamizada pelo Complexo das Piscinas Municipais de Silves foca-se na manutenção de uma vida ativa e hábitos saudáveis, durante e após a gravidez.
  
Para mais informações:
Complexo das Piscinas Municipais de Silves
T. 282 440 270 | desporto@cm-silves.pt 

Município de Silves colocou abrigos para gatos em vários locais do concelho

 O Município de Silves colocou gatis na cidade de Silves (dois) e nas Vilas de São Bartolomeu de Messines (dois), Alcantarilha (um) e Pêra (um).
É de salientar que o projeto foi desenvolvido conjuntamente pelo município e o Estabelecimento Prisional de Silves, cujos reclusos executaram os abrigos, com os materiais que foram cedidos pela autarquia. Recorde-se que o município já tinha colocado um gatil no Algoz. É vontade do município reforçar e alargar o projeto às restantes freguesias do concelho de Silves.
 
A iniciativa municipal visa o reforço do bem-estar das colónias de gatos, permitir o seu rastreio, esterilização e prestação de cuidados médico-veterinários, para além de facilitar o trabalho dos cuidadores e a adoção.

 

 

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

ULS de Coimbra abre Centro de Atendimento Clínico em Avelar

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, em parceria com o Município de Ansião e a Fundação Nossa Senhora da Guia abriu no passado dia 17 de dezembro, em Avelar, o Centro de Atendimento Clínico (CAC) do Hospital do Avelar. Este CAC localiza-se no Hospital Nossa Senhora da Guia, e contou ontem, dia 19 de dezembro, com a visita da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins.
 “Este CAC é fruto de um trabalho de cooperação com todas as instituições parceiras, para prestar melhores e mais eficazes cuidados de saúde em proximidade à população de cinco concelhos: Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande”, destacou o Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, Alexandre Lourenço, frisando que “as instituições universitárias como a nossa não podem descurar as necessidades da população: é essencial desenvolver serviços de saúde com qualidade e em proximidade. Esse é o objetivo da ULS de Coimbra, para o qual trabalhamos diariamente, sempre numa lógica de cooperação com os vários elementos da nossa comunidade, e os resultados estão à vista: um serviço ao utente de qualidade e integrado, baseado nas melhores tecnologias ao nosso dispor”. 
“O SNS desenvolve-se e fortalece-se numa estratégia de Sistema de Saúde, envolvendo todos os parceiros para melhorar a oferta de cuidados. Não estaremos encerrados numa torre de marfim, ignorando as necessidades da comunidade que servimos. Este não é o primeiro e não será o último acordo de cooperação que a ULS de Coimbra vai assinar em favor da melhoria da saúde das populações”, concluiu o responsável. 
Estão abrangidos os utentes de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande. Em situação de necessidade, proximidade ou comodidade podem ser referenciados utentes de outros concelhos. 
Para que a qualidade do serviço seja cada vez melhor e mais abrangente, foi anunciado pelo Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues e Paulo Batista Santos, em representação da CIMRL, um investimento a curto prazo de meio milhão de euros para aquisição de dois equipamentos: um de tomografia computorizada, (TAC) e outro tomografia de coerência ótica (OCT) , acrescentando que as unidades de saúde têm de ser permanentemente robustecidas do ponto de vista técnico e humano para conseguirem prestar serviços de excelência. 
A abertura do CAC está alinhada com o Plano de Emergência e Transformação da Saúde, em particular a Medida A.2 - Criação de Centros de Atendimento Clínico para situações agudas de menor complexidade e urgência clínica, e enquadra-se também no Plano para a Resposta Sazonal em Saúde — Módulo Inverno da ULS de Coimbra, que visa reforçar a resposta à procura de cuidados de saúde em períodos de maior pressão assistencial, acrescentando-se, ainda, a necessidade do desenvolvimento de CAC como peça essencial para o adequado funcionamento do Programa “Ligue Antes, Salve Vidas”, iniciado no passado dia 4 de novembro por esta ULS. Este programa possibilitou aos utentes a realização de mais de 1500 consultas médicas para doentes em situação de doença aguda nos centros de saúde e mais de 1100 encaminhamentos para autocuidado, reduzindo a procura em mais de 10% nos serviços de urgência da ULS de Coimbra — a unidade portuguesa com maior movimento assistencial, incluindo atendimentos nos Serviços de Urgência. 
Nesta parceria, a Fundação Nossa Senhora da Guia assegura um serviço de 24 horas para situações de doença aguda. Todo o acompanhamento clínico encontra-se informatizado e acessível em qualquer ponto de prestação de cuidados da ULS de Coimbra, reduzindo o desperdício e necessidade de repetição de exames.
 Considerando ainda a elevada percentagem de utentes sem médico de família nos concelhos de abrangência, o CAC do Hospital do Avelar terá o seguinte horário de funcionamento: 
• Entre as 10 horas e as 20 horas: atendimento e MCDT (i.e., exames laboratoriais de química seca, radiologia convencional e eletrocardiograma). A equipa de saúde é constituída no mínimo por um médico, um enfermeiro, um TSDT de Radiologia, um assistente técnico. 
• Entre as 20 horas e as 10 horas: atendimento sem MCDT. A equipa de saúde é constituída no mínimo por um médico, um enfermeiro, e um assistente técnico. 
Sobre a ULS de Coimbra A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra é uma instituição dedicada a cuidados de saúde integrados, de elevada qualidade e centrados nas pessoas, integrando oito unidades hospitalares e vinte seis centros de saúde. Com um compromisso inabalável com a inovação e a qualidade, a ULS de Coimbra trabalha diariamente para melhorar a saúde e o bem-estar da comunidade que serve.

*Gabinete de Apoio à Presidência
Município de Ansião

Em Silves, Orçamento Municipal e as Grandes Opções do Plano para 2025, foram aprovados

A Assembleia Municipal de Silves, em sessão ordinária de 17 de dezembro, aprovou, sob proposta da Câmara Municipal, o orçamento municipal e as grandes opções do plano (GOP) para 2025.

Tais documentos financeiros foram aprovados com os votos a favor dos eleitos da CDU e de um eleito nas listas do PSD, que assume agora a qualidade de independente. Os eleitos do PS e os restantes membros do PSD abstiveram-se. O eleito do Chega votou contra.
A proposta de orçamento aprovada atinge os 80 milhões de euros. Prevê-se que as receitas correntes atinjam 62 milhões de euros e as despesas correntes 48 milhões de euros. As receitas de capital apontam para 11 milhões de euros e as despesas de investimento para 30,8 milhões de euros.

Para além de privilegiar o planeamento plurianual e o rigor e flexibilidade na gestão financeira colocada ao serviço da promoção do investimento, o orçamento municipal para 2025 revela uma fortíssima dinâmica e capacidade na elaboração de projetos, no acesso aos fundos comunitários, na execução de obras e na realização de atividades, que têm sido a imagem de marca do Município de Silves.

Tendo em vista o reforço da coesão social e territorial e o desenvolvimento sustentável do concelho de Silves, de acordo com os objetivos estratégicos e as prioridades delineadas, as obras são bem visíveis por todo o território municipal.

Neste momento, encontram-se em fase de concurso público e em obra, sessenta empreitadas, no valor global de 25 milhões de euros, sendo que a dinâmica é permanente, incidindo em múltiplas e diversas áreas como a reabilitação e requalificação urbana, redes de abastecimento de água e saneamento, rede viária, escolas, habitação, saúde, património histórico-cultural, ambiente, desporto, equipamentos e infraestruturas, entre outras áreas de intervenção.

E isto apesar de serem conhecidas as dificuldades das empresas do setor da construção civil, que não conseguem dar a resposta devida a tanta oferta de obra pública, levando à ocorrência de diversas contingências, tais como a repetição de concursos públicos, aumento dos preços, atrasos no início das obras e incumprimento dos prazos previstos de execução, com reflexos negativos nas taxas de execução orçamental.

Ainda assim, o orçamento municipal para 2025 contempla, no âmbito da Eficiência Hídrica, enorme intervenção no combate às perdas de água, consolidação de soluções tecnológicas avançadas e reforço da eficiência hídrica em todo o sistema de abastecimento de água, ancorada num plano estratégico a 10 anos e tendo presente que o Município de Silves garantiu a aprovação de 17 candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em valor superior a 7 milhões de euros.

No domínio da Habitação, o orçamento garante o cumprimento da Estratégia Local de Habitação aprovada pelo governo, que consiste na aquisição de habitação para famílias carenciadas e a reabilitação dos fogos municipais. Faz-se notar que, apesar da intervenção municipal, a habitação continua a ser uma obrigação do Estado Social consagrada no artigo 65.º, n.º 2, da Constituição da República, cabendo, assim, ao Governo o dever de disponibilizar e financiar mais habitação pública acessível e não deixar o mercado imobiliário ao sabor da especulação alimentada pela intensa procura externa.

A atividade cultural promovida pelo Município de Silves continuará a ser extensa e de qualidade, sendo que iniciativas e eventos como a Mostra da Laranja, as comemorações do Poeta João de Deus, o 25 de abril, a Feira Medieval de Silves, o Dia da Cidade, o Silves Urban Music, o Jazz nas Adegas, as atividades de Natal, o Lado B, e muitos outros, são para prosseguir e aperfeiçoar.

Por sua vez, as transferências para as Freguesias e Uniões de Freguesias, no âmbito da conservação e manutenção dos caminhos municipais, da limpeza urbana e da gestão de mercados municipais, cemitérios municipais e espaços verdes, atingem o significativo valor de 1 milhão e 476 mil euros, que compara com cerca de meio milhão de euros em 2014. Os valores foram, obviamente, atualizados com base na taxa de inflação e no aumento do salário mínimo nacional para 2025.

O apoio significativo ao movimento associativo e às Corporações de Bombeiros do concelho de Silves está igualmente refletido no orçamento municipal, que prevê despesa no montante de 2,2 milhões de euros.

Por fim, no plano dos impostos, sublinhamos que o orçamento municipal mantém a política dos anos anteriores, aplicando a taxa mínima de IMI e o IMI familiar com redução de valor para agregados com 1, 2 e 3 ou mais descendentes. Sendo que a derrama sobre empresas não se aplica no concelho de Silves.

Em suma, o orçamento municipal e as GOP para 2025 voltam a ser ambiciosos e exigentes, alicerçados em finanças públicas saudáveis, com o propósito de mobilizar ao máximo os recursos internos e externos, alavancando-os em prol do desenvolvimento sustentável do concelho de Silves e da elevação do bem-estar e da qualidade de vida dos munícipes.


Marinha Grande | MUNICÍPIO ATRIBUI APOIO DE 348 MIL EUROS AOS BOMBEIROS DO CONCELHO

 A Câmara Municipal da Marinha Grande atribuiu apoios financeiros às Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Marinha Grande e de Vieira de Leiria, que totalizam mais de 348 mil euros.
Os respetivos protocolos de cooperação foram assinados no dia 18 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, entre o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, e os representantes das direções das duas corporações.

Aos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande foi concedida uma verba de 250.489,59 euros e a corporação de Vieira de Leiria recebeu o apoio financeiro de 97.559,10 euros, para o período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2025.

O apoio financeiro concedido destina-se às despesas de funcionamento relacionadas com as atividades que visam o cumprimento da missão de agente de proteção civil dos dois Corpos de Bombeiros.

A colaboração do Município tem em consideração que as missões desenvolvidas pelos corpos de bombeiros das associações humanitárias de bombeiros voluntários se revestem de inequívoco interesse público, sendo essenciais e imprescindíveis à salvaguarda de pessoas e bens.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Freguesia de Mouronho | Bom Natal e Feliz Ano Novo

Nesta época festiva, queremos expressar os nossos votos mais calorosos de Feliz Natal e um Próspero Ano Novo para si, para a sua família.
Que esta temporada seja repleta de alegria, paz e harmonia, enchendo os corações com a esperança renovada para o futuro.
Que as luzes do Natal iluminem o caminho da comunidade que servimos, promovendo a solidariedade, o respeito mútuo e a colaboração.
Agradecemos sinceramente pelo empenho e dedicação que todos têm demonstrado ao longo do ano.
O trabalho conjunto tem sido fundamental para o progresso e bem-estar da nossa freguesia.
Que continuemos a trilhar este caminho de sucesso, contribuindo para uma comunidade mais forte e unida.
Que o Novo Ano traga consigo novas oportunidades, realizações e conquistas para todos nós.
Que possamos enfrentar os desafios com coragem, sabedoria e determinação, construindo juntos um futuro mais promissor.
Aproveitamos para relembrar a importância do espírito natalício, promovendo a solidariedade e a compaixão para com os mais necessitados.
Que possamos ser agentes de mudança positiva na vida daqueles que mais precisam, tornando a nossa freguesia um lugar melhor para todos.
Desejamos a todos um Natal repleto de amor, alegria e serenidade, e que o Ano Novo seja marcado por realizações extraordinárias.

Com os melhores cumprimentos,
*Carlos Alexandre Antunes Mesquita
Presidente da Assembleia de Freguesia de Mouronho

Universidade de Aveiro | Investigação: Novo método para obter micropartículas à base de proteínas do sangue humano


Investigadores do grupo COMPASS, do laboratório associado CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro e do Departamento de Química da Universidade de Aveiro (UA), desenvolveram uma metodologia para a obtenção de partículas microscópicas (micropartículas) usando proteínas extraídas de plaquetas de origem humana. Antevê-se um vasto espectro de aplicações em engenharia de tecidos, medicina regenerativa, entre outras aplicações biomédicas.
Grupo de investigação do CICECO que foi responsável pelo estudo: Catarina Custódio, Clara Gomes e João Mano
“As plataformas atualmente usadas para promover a adesão celular requerem materiais sintéticos ou processos complexos e exaustivos, o que limita a sua eficácia”, contextualiza João Mano, líder do grupo de investigação COMPASS e professor do Departamento de Química da UA. “A tecnologia aqui apresentada é obtida a partir de lisados de plaquetas provenientes de colheitas de sangue expiradas, oferecendo uma alternativa sustentável a materiais que normalmente são descartados.”, explica ainda.

As plaquetas são pequenas células presentes no nosso sangue que ajudam na coagulação e na cicatrização de feridas. Estas células são ricas em proteínas, como fatores de crescimento e citocinas, essenciais para a regulação biológica. Através de processos de centrifugação, as plaquetas podem ser separadas das outras células do sangue e, por meio de ciclos de congelação e descongelação, podem ser rebentadas, recolhendo-se apenas as suas proteínas.

As micropartículas, que são alvo de proteção neste pedido de patente, destacam-se pela sua produção rápida e capacidade de servir como pontos de adesão e expansão de células provenientes de vários tipos de tecidos, ajudando na formação de microtecidos. Além disso, estas micropartículas demonstram também capacidade de influenciar a diferenciação celular, proporcionando um microambiente favorável para o desenvolvimento de tecido ósseo. Isto é possível por causa da topografia lamelar presente na superfície destas micropartículas, que proporciona a diferenciação sem necessidade de estímulos externos, necessários para outros tipos de biomateriais.

“Devido à sua proveniência, este tipo de biomaterial previne complicações imunológicas e rejeição da plataforma aqui apresentada. Por sua vez, esta plataforma pode ser usada como substrato para a fabricação de microambientes miméticos de órgãos e tecidos“, explica João Mano. O uso de proteínas de origem humana possui ainda um menor risco de rejeição e transmissão de doenças comparativamente a alternativas atuais.

A composição destas micropartículas permite modelar várias funções celulares, como adesão e proliferação, bem como a construção de estruturas tridimensionais autónomas. Dada a composição e o método de produção destas partículas, antevê-se um vasto espectro de aplicações em engenharia de tecidos, medicina regenerativa, entre outras aplicações biomédicas.

A equipa foi liderada por João Mano, nela participando as investigadoras Maria Clara Gomes e Catarina Custódio. O desenvolvimento destas micropartículas à base de lisados de plaquetas foi apoiado pelo projeto europeu ERC-Adv REBORN, sendo ERC as iniciais de European Reserch Council.

Esta tecnologia foi alvo de um pedido de patente nacional, tendo-se avançado com a proteção internacional via Patent Cooperation Treaty (PCT), o que permite ainda futuramente a proteção alargada desta tecnologia, em diferentes territórios.

Fonte: https://www.ua.pt/pt/noticias/9/89570

MINISTRO ADJUNTO E DA COESÃO TERRITORIAL E SECRETÁRIO DE ESTADO DO TRABALHO ´ EM VISITA A CASTELO DE PAIVA


O Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, José Rocha, recebeu na passada Sexta-feira, dia 13 de Dezembro, o Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e o Secretário de Estado do Trabalho, Adriano Rafael Moreira, para falar sobre o futuro do Centro de Apoio à Criação de Empresas (CACE), situado na Zona Industrial de Felgueiras, na freguesia de Sobrado.
O projecto de requalificação do CACE prevê a criação de um centro de formação profissional com cerca de 3.000 m2. De acordo com o autarca, o novo centro vai dar “formação a toda a área geográfica de Castelo de Paiva e dos concelhos vizinhos” direccionada para as necessidades das empresas. José Rocha destacou a importância de ter mão de obra qualificada como sendo um fator diferenciador para o concelho e para atrair novos investimentos.
O novo Centro de Formação Profissional vai ficar a encargo do Instituto do Emprego e Formação Profissional, enquanto os terrenos à sua volta vão ficar sob a alçada do Município. O Presidente da Câmara Municipal, José Rocha, adiantou ainda que, o edifício, que foi afectado pelo incêndio de 2020, vai ser “cedido à Câmara Municipal”, assim como “uma parte do terreno” para que este espaço possa ser disponibilizado a novas empresas que se queiram fixar no concelho.
O Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, disse estar satisfeito com a sintonia que existe entre a Câmara Municipal e o Governo “na necessidade de contruir um Centro de Formação Profissional em Castelo de Paiva ao lado das antigas instalações do CACE”.
Manuel Castro Almeida acredita que este projecto de requalificação, que vai permitir criar emprego na região e atrair novas empresas, é “a melhor utilização possível para os fundos europeus”.
Com a vontade de regressar o “mais breve possível” ao concelho de Castelo de Paiva para visitar as obras em curso, o Secretário de Estado do Trabalho, acredita que “dentro de um trimestre” o processo de formalização possa estar concluído e que se assista ao início das obras.
O projecto de requalificação, cujo processo de formalização já está em curso e que vai ser financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, representa o compromisso do município para com o desenvolvimento industrial e económico do concelho.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa
                                     


XXII ENCONTRO DE JANEIRAS TEM LUGAR A 05 DE JANEIRO, EM SILVES

 Evento integra programação do Silves Alegria do Natal
Numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Silves, a Praça Al-Muthamid volta a ser palco do XXII Encontro de Janeiras, que se realizará no próximo dia 05 de janeiro, pelas 16h00. O espetáculo integra a programação do Silves Alegria do Natal e tem entrada livre.
Participam neste encontro oito grupos, sendo eles: o Grupo de Cantares das Janeiras da ACRAP - Associação Cultural e Recreativa de Armação de Pêra, o Grupo de Cantares das Janeiras da Associação das Comunidades de Tunes, o Grupo de Cantares das Janeiras da Associação - Grupo Amigos da Pedreira, o Grupo de Cantares das Janeiras da Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, o Grupo de Cantares das Janeiras da Sociedade Filarmónica Silvense, o Grupo de Cantares das Janeiras da Sociedade Recreativa Alcantarilhense, o Grupo de Cantares “Os Alegres” e o Grupo de Cantares “Os Charolas de Armação de Pêra”.
 
Informações adicionais poderão ser recolhidas junto do sector de Cultura do Município de Silves, através do contacto telefónico 282 440 856 ou do endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt
 

Presidente da CM Aveiro, Ribau Esteves e Ministro da Economia, Pedro Reis visitam empresas e novos investimentos em Aveiro

 ATUALIZAÇÃO HORÁRIA
15h45
Visita ao Empreendimento Foz da Prata da empresa Canal Capital/AM48.

LOCAL: Antigo Cais de S. Roque, 128, Aveiro.
16h45
Visita à nova unidade industrial da RODI.
LOCAL: R. da Indústria, 3800-908 Eixo, Aveiro.
17h45
Visita à Empresa Industrial MOMA Tiles.
LOCAL: Rua das Fontaínhas, 31, Aveiro.
Enviado do meu iPad
Início da mensagem reencaminhada:
De: Simao Santana <adjunto.santana@cm-aveiro.pt>
Data: 19 de dezembro de 2024, 16:57:03 WET
Assunto: NOTA DE AGENDA | Presidente da CM Aveiro, Ribau Esteves e Ministro da Economia, Pedro Reis visitam empresas e novos investimentos em Aveiro

NOTA DE AGENDA
Presidente da CM Aveiro, Ribau Esteves e Ministro da Economia, Pedro Reis visitam empresas e novos investimentos em Aveiro
Data: 20 de dezembro (sexta-feira)
Hora: 12h00 / 18h00
Local: Município de Aveiro

12h00
Visita à BOSCH, com inauguração de um espaço de Laboratórios de Investigação e Desenvolvimento de Soluções Sustentáveis de climatização.

LOCAL: Estrada Nacional 16, km 3,7, R. Vale Caseiro, 149, Cacia, Aveiro.
15h00
Visita ao Empreendimento Foz da Prata da empresa Canal Capital/AM48.

LOCAL: Antigo Cais de S. Roque, 128, Aveiro.
16h00
Visita à nova unidade industrial da RODI.

LOCAL: R. da Indústria, 3800-908 Eixo, Aveiro.

17h00
Visita à Empresa Industrial MOMA Tiles.
LOCAL: Rua das Fontaínhas, 31, Aveiro.


*Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Barcelos | Ministro da Educação, Ciência e Inovação preside à celebração dos 30 anos do IPCA

 O Ministro Fernando Alexandre marcou presença na Sessão Solene dos 30 anos do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), que decorreu, esta tarde, no Campus, em Barcelos.
Numa cerimónia emotiva, o IPCA vestiu-se de gala para enaltecer quem mais contribuiu para o seu crescimento e expansão no território, homenageando os Presidentes e Antigos Presidentes das autarquias que levaram a instituição para os seus municípios e que, com a sua visão e perseverança levaram o ensino superior politécnico para os seus concelhos. Ricardo Rio, autarca de Braga, Domingos Bragança, autarca de Guimarães, Paulo Cunha, antigo Presidente do Município de Vila Nova de Famalicão, Benjamim Pereira, Antigo Presidente do Município de Esposende, e Júlia Fernandes, autarca de Vila Verde, receberam das mãos da Presidente Maria José Fernandes a Medalha de Honra do IPCA.
A Medalha de Ouro foi atribuída a Fernando Reis, antigo autarca de Barcelos em funções aquando da criação do IPCA e fundamental para que a instituição tivesse sido implementada no concelho.
A título póstumo, foi entregue a Medalha de Ouro ao Professor João Carvalho, o primeiro Presidente eleito do IPCA, cuja visão e capacidade de liderança foram fundamentais para que o IPCA seja hoje uma instituição de referência a nível nacional.
Agostinho Silva, Presidente Interino do IPCA em 2017, foi também homenageado com o título de Professor Emérito, pelo contributo e dedicação ao IPCA, desde há mais de 20 anos.
O Ministro Fernando Alexandre afirmou, na sua intervenção, que o IPCA “é um dos melhores exemplos em Portugal” do impacto que as instituições de ensino superior têm no desenvolvimento das regiões onde estão inseridos, sendo “os grandes transformadores do nosso território”.
A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, lembrou 30 anos de uma “bonita história”, onde não foi esquecido como tudo começou e aqueles que ajudaram o IPCA a trilhar um caminho de sucesso!
Ultrapassados todos os desafios que se impuseram, o IPCA tem hoje mais de 7700 estudantes, está prestes a inaugurar o complexo B-Cric, Barcelos Collaborative Research and Innovation Center, fruto de um investimento de mais de 20 milhões de euros (em grande parte financiado pelo PRR) e foi hoje apresentado um novo projeto que será edificado em 2025, no Campus: o Edifício K2D. Um edifício destinado a atividades de inovação pedagógica e de estímulo à criatividade, junto ao qual será também construída uma zona de equipamentos desportivos para a comunidade académica e municipal. Este novo edifício será construído num terreno adquirido e cedido pela Câmara Municipal de Barcelos, a quem Maria José Fernandes aproveitou para agradecer publicamente na pessoa do seu Presidente, Mário Constantino Lopes.
Durante a sessão foi ainda apresentado o Estudo de Avaliação do Impacto do IPCA no Desenvolvimento Social e Económico da Região”, por João Cerejeira Silva, do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais da Universidade do Minho. Este estudo foi depois comentado pelo Presidente da CCDR-N, António Cunha, que destacou o papel fundamental do IPCA no desenvolvimento económico e social do território.
A sessão contou ainda com as intervenções do Presidente do Município de Barcelos, Mário Constantino Lopes, do Presidente do Conselho Geral do IPCA, Pedro Fraga, e do Presidente da Associação Académica do IPCA, João Salazar.
No final docentes e estudantes foram distinguidos e premiados em diferentes categorias pelos feitos académicos e de contributo à comunidade, durante o último ano.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Município de Silves informa sobre alterações na circulação da Estrada de Monte Boi em São Bartolomeu de Messines

 O Município de Silves informa que, a Estrada de Monte Boi, na freguesia de São Bartolomeu de Messines, será reaberta à circulação rodoviária a partir do dia 21 de dezembro de 2024.
No entanto, esta mesma via será novamente encerrada ao trânsito a partir do dia 6 de janeiro de 2025, na área identificada, para dar continuidade aos trabalhos da empreitada da “Rede de Drenagem de Águas Residuais na Estrada do Monte de Boi”.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

...

Aviso de Encerramento de Serviços - Município de Silves

 O Município de Silves informa que os seus serviços estarão encerrados ao público em datas específicas devido à tolerância de ponto e procedimentos administrativos. Por favor, consulte abaixo os detalhes:
 
Encerramentos em Dezembro de 2024
24 de dezembro: Todos os serviços encerrados (tolerância de ponto)
26 de dezembro: Todos os serviços encerrados (tolerância de ponto)
28 de dezembro: Encerramento da Biblioteca Municipal de Silves
31 de dezembro: Todos os serviços encerrados (tolerância de ponto)
01 de janeiro: Todos os serviços encerrados (feriado nacional)

Encerramento em Janeiro de 2025
02 de Janeiro: Serviço de Balcão Único encerrado devido à transição do orçamento no sistema contabilístico.

Serão assegurados os Serviços de Proteção Civil Municipal, Ação Social, Transporte de Apoio à Comunidade, Castelo, Museu, Quinta Pedagógica e os serviços públicos essenciais de fornecimento de água e recolha de resíduos urbanos.
A autarquia pede a compreensão dos munícipes e formula votos de Bom Natal e de Boas Festas.