sexta-feira, 5 de janeiro de 2024
MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE INVESTE 700 MIL EUROS NA RECOLHA DE RESÍDUOS SÓLIDOS
BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES ENCERRA TEMPORARIAMENTE PARA OBRAS
Marinha Grande | PROJETO DE EXECUÇÃO DO AUDITÓRIO ANTÓNIO CAMPOS APROVADO
VISION ART FAIR APRESENTA MAIS DE 100 ARTISTAS EM SILVES
Vai acontecer no espaço da Tenda Gigante. Câmara de Castelo de Paiva vai promover XXIV Encontro de Cantares das Janeiras
*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas
Cantanhede | Na sessão das 4.ª Clássicas. Filme “Santa Maria de Vagos”, de Carlos Garcia, em versão restaurada
Proença-a-Nova | Festival de Teatro parte para a 19ª edição em 2024
Comunicação, Turismo e Eventos
Caminho da Geira decisivo para Braga garantir mil peregrinos de Santiago
O
Caminho da Geira e dos Arrieiros é o principal responsável pelo
crescimento de 5,7% no número de peregrinos que partiram de Braga e
receberam em 2023 a Compostela à chegada à Catedral de Santiago,
superando os mil pelo segundo ano consecutivo.
As estatísticas do Serviço de Peregrinos da Catedral de Santiago de Compostela, reveladas esta semana, indicam que o documento que comprova a realização do itinerário jacobeu foi entregue a 1.098 pessoas que começaram na Sé de Braga, mais 59 do que as registadas em 2022.
O Caminho Central Português registou 674 peregrinos no ano passado (-0,3%), seguindo-se o Caminho da Geira e dos Arrieiros com 403 (+13,8%) e o Caminho Minhoto Ribeiro com 21 (+133,3%). Em termos absolutos, o acréscimo de Compostelas atribuídas a quem partiu de Braga deve-se, sobretudo, ao Caminho da Geira (+49), pois o Central perdeu duas e o Minhoto Ribeiro subiu apenas doze.
O Caminho Central continua a ser o preferido dos peregrinos que partem de Braga (61,4%), à frente do traçado da Geira e Arrieiros (36,7%) e do Minhoto Ribeiro (1,9%). As estatísticas do Serviço de Peregrinos não registam partidas de Braga pelos caminhos de São Rosendo e de Torres.
No total, o Caminho da Geira e dos Arrieiros motivou a emissão de 547 Compostelas – entre as 851 pessoas que cumpriram o itinerário, segundo as associações -, sendo que 516 (94,3%) partiram de localidades portuguesas, 408 (74,6%) são de nacionalidade lusa e 66 espanhola (12%). A Compostela foi entregue a peregrinos de 27 nacionalidades que cumpriram este itinerário jacobeu, encontrando-se a Chéquia na terceira posição, logo a seguir aos países ibéricos.
Além de Braga, os peregrinos que palmilharam o Caminho da Geira partiram de Rendufe, Campo do Gerês, Terras de Bouro, Castro Laboreiro, Ameixoeira, Azoreira e Portela do Homem, na parte portuguesa. Na Galiza, começaram em Ribadavia, Lóbios, Cortegada, Berán e Arnóia.
A maior parte dos peregrinos cumpriu este itinerário a pé (77%) e de bicicleta (19,2%), com os meses de outubro, maio e julho a serem os mais procurados. Fizeram-no por “motivos religiosos e outros” 69%, têm entre 46 e 65 anos (55,7%) e 18 e 45 anos (30%), com predominância dos homens (64,2%).
*Associação Transfronteiriça do Caminho da Geira e dos Arrieiros (em instalação)
Carlos Ferreira