I – Início da construção de uma nova rotunda na Rua Direita de Aradas
No âmbito do protocolo entre a Câmara Municipal de Aveiro e a Vougainest, para melhoria de acessibilidades ao Centro Comercial Glicínias, teve início obra de construção de uma rotunda na Rua Direita de Aradas de reorganização da malha viária envolvente do lado nascente do Centro Comercial, e de ligação à Passagem Superior sobre a Linha do Norte junto à EB 2,3 de São Bernardo.
Com esta obra e após um importante trabalho de cooperação da CMA com a E-Redes (antiga EDP Distribuição) serão enterradas as linhas de tensão que estão associados ao poste existente.
O protocolo entre a CMA e a Vougainvest, que permitiu o licenciamento da ampliação do Glicínias Plaza, corresponde a uma operação da empresa, de um valor estimado de cerca de 1,5 milhões de euros, sendo esta a última empreitada em execução.
Recordamos aqui todos os trabalhos realizados no âmbito da ampliação do Centro Comercial Glicínias:
1. Concluído: alargamento do tabuleiro da Avenida Europa na passagem superior sobre a Linha do Norte (ferrovia), com ligação em três faixas em cada sentido do trânsito na ligação entre o cruzamento da Estrada de São Bernardo junto ao Pingo Doce e a Rotunda do Eucalipto / das Glicínias, sobre a Avenida Europa, com atravessamento inferior para peões e bicicletas, no viaduto da Linha do Norte;
2. Concluído: reestruturação do cruzamento da Avenida Europa com a EN235, de forma a permitir que o tráfego que entra na EN109 vindo da EN235 e se dirige para Norte, possa entrar diretamente no túnel, retirando-o da circulação na Rotunda do Eucalipto / das Glicínias;
3. Concluído: reestruturação do eixo de ligação entre a Rotunda do Eucalipto / das Glicínias e a Rotunda localizada à frente da entrada principal do Centro Comercial, assim como criação de um novo acesso de entrada na área do loteamento no sentido sul/norte entre a Rotunda do Eucalipto / das Glicínias e a Linha do Norte.
A Zona das Glicínias constitui uma das centralidades mais fortes da cidade, tanto pela zona habitacional que aloja, como pela Grande Superfície e Centro Comercial que exerce grande atratividade, como ainda pela proximidade de equipamentos estruturantes como o Campus da Universidade de Aveiro, o Hospital e o Centro de Saúde, ou as Escolas Secundárias José Estevão e Mário Sacramento.
II – Festa da Botadela e Ria de Aveiro Weekend em sábado de homenagem ao salgado aveirense
Botadela, inauguração de duas exposições sobre a Ria de Aveiro e Regata dos Moliceiros são os destaques
Este sábado, dia 06 de junho o Ecomuseu Marinha da Troncalhada será palco do seu momento alto do ano com a tradicional Festa da Botadela, que irá decorrer entre as 10h00 e as 19h00. Somam-se à Marinha da Troncalhada, atividades na Marinhas Grã-Caravela, Marinha Passagem, Marinha Senitra, Marinha Pajota e Marinha da Noeirinha, que terão disponíveis um circuito de visitação e experiências.
De pura raiz aveirense, o dia da Botadela é um dia de festa que define o começo da recolha de sal, que se irá prolongar pelo verão. É uma festa que ancestralmente traduz a profunda alegria do marnoto em “botar” a sua marinha a sal, depois de vários meses de preparação e limpeza dos lodos e lamas acumuladas durante o inverno, reparando os muros e fazendo a cura dos solos.
Pelas 12h30, hora do tradicional “Jantar da Botadela”, toda a comunidade é convidada a participar, em formato piquenique familiar, trazendo cada um a sua manta e o seu farnel à base de produtos típicos da Região de Aveiro - pataniscas, bolos de bacalhau, enguias fitas, petingas fritas, carapau frito, broa, vinho – para convívio e partilha na Marinha.
Exposições sobre a Ria de Aveiro inauguradas durante a tarde
Às 15h00, no Museu da Cidade, será o momento para inaugurar a exposição “As (11) Vidas da Ria”, uma exposição polinucleada desenvolvida em colaboração com os Municípios que integram a Região de Aveiro (Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos), um elogio às gentes que fizeram e que habitam o nosso território. O núcleo de Aveiro versa sobre o marnoto e a salineira.
Pelas 15h30, no Rossio e Canal Central, será inaugurada a Exposição “A Sulcar a Ria: Embarcações da Ria de Aveiro” que dá a conhecer as embarcações típicas da Ria de Aveiro. Esta mostra, que contou com a curadoria do Museu Marítimo de Ílhavo e do Estaleiro-Museu Monte Branco, presente até 01 de setembro, conta com a colaboração dos Municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Ovar, Sever do Vouga e Vagos, que trarão a Aveiro embarcações que navegavam e navegam nas águas da Ria e do Rio Vouga, nomeadamente o Barco de Mar / Xávega, Chata, Patacha ou Rasca, Bateira Erveira de Canelas, Moliceiro, Mercantel, Bateira Caçadeira, Bateira Labrega, Bateira Moliceira, Bateira Chinchorra.
Grande Regata dos Moliceiros com chegada ao Cais do Sal
Para as 16h00 está marcado outro dos momentos altos deste dia, com a chegada da Grande Regata de Moliceiros da Ria de Aveiro, prevista para as 16h00, no Cais do Sal, e que é realizada no âmbito do Ria de Aveiro Weekend, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.
O programa da Festa da Botadela / Dia Aberto do Salgado Aveirense termina com o concerto “Poesia do sal”, de João Vieira, no CMIA (Centro Municipal de Interpretação Ambiental).
Toda a programação está disponível no site<https://www.cm-aveiro.pt/visitantes/agenda-aveiro/evento/a-festa-da-botadela> da Câmara Municipal de Aveiro.
*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro