sexta-feira, 5 de julho de 2024

Início da construção de uma nova rotunda na Rua Direita de Aradas; Festa da Botadela e Ria de Aveiro Weekend

I – Início da construção de uma nova rotunda na Rua Direita de Aradas
No âmbito do protocolo entre a Câmara Municipal de Aveiro e a Vougainest, para melhoria de acessibilidades ao Centro Comercial Glicínias, teve início obra de construção de uma rotunda na Rua Direita de Aradas de reorganização da malha viária envolvente do lado nascente do Centro Comercial, e de ligação à Passagem Superior sobre a Linha do Norte junto à EB 2,3 de São Bernardo.
Com esta obra e após um importante trabalho de cooperação da CMA com a E-Redes (antiga EDP Distribuição) serão enterradas as linhas de tensão que estão associados ao poste existente.
O protocolo entre a CMA e a Vougainvest, que permitiu o licenciamento da ampliação do Glicínias Plaza, corresponde a uma operação da empresa, de um valor estimado de cerca de 1,5 milhões de euros, sendo esta a última empreitada em execução.
Recordamos aqui todos os trabalhos realizados no âmbito da ampliação do Centro Comercial Glicínias:
1. Concluído: alargamento do tabuleiro da Avenida Europa na passagem superior sobre a Linha do Norte (ferrovia), com ligação em três faixas em cada sentido do trânsito na ligação entre o cruzamento da Estrada de São Bernardo junto ao Pingo Doce e a Rotunda do Eucalipto / das Glicínias, sobre a Avenida Europa, com atravessamento inferior para peões e bicicletas, no viaduto da Linha do Norte;
2. Concluído: reestruturação do cruzamento da Avenida Europa com a EN235, de forma a permitir que o tráfego que entra na EN109 vindo da EN235 e se dirige para Norte, possa entrar diretamente no túnel, retirando-o da circulação na Rotunda do Eucalipto / das Glicínias;
3. Concluído: reestruturação do eixo de ligação entre a Rotunda do Eucalipto / das Glicínias e a Rotunda localizada à frente da entrada principal do Centro Comercial, assim como criação de um novo acesso de entrada na área do loteamento no sentido sul/norte entre a Rotunda do Eucalipto / das Glicínias e a Linha do Norte.
A Zona das Glicínias constitui uma das centralidades mais fortes da cidade, tanto pela zona habitacional que aloja, como pela Grande Superfície e Centro Comercial que exerce grande atratividade, como ainda pela proximidade de equipamentos estruturantes como o Campus da Universidade de Aveiro, o Hospital e o Centro de Saúde, ou as Escolas Secundárias José Estevão e Mário Sacramento.

II – Festa da Botadela e Ria de Aveiro Weekend em sábado de homenagem ao salgado aveirense
Botadela, inauguração de duas exposições sobre a Ria de Aveiro e Regata dos Moliceiros são os destaques
Este sábado, dia 06 de junho o Ecomuseu Marinha da Troncalhada será palco do seu momento alto do ano com a tradicional Festa da Botadela, que irá decorrer entre as 10h00 e as 19h00. Somam-se à Marinha da Troncalhada, atividades na Marinhas Grã-Caravela, Marinha Passagem, Marinha Senitra, Marinha Pajota e Marinha da Noeirinha, que terão disponíveis um circuito de visitação e experiências.
De pura raiz aveirense, o dia da Botadela é um dia de festa que define o começo da recolha de sal, que se irá prolongar pelo verão. É uma festa que ancestralmente traduz a profunda alegria do marnoto em “botar” a sua marinha a sal, depois de vários meses de preparação e limpeza dos lodos e lamas acumuladas durante o inverno, reparando os muros e fazendo a cura dos solos.
Pelas 12h30, hora do tradicional “Jantar da Botadela”, toda a comunidade é convidada a participar, em formato piquenique familiar, trazendo cada um a sua manta e o seu farnel à base de produtos típicos da Região de Aveiro - pataniscas, bolos de bacalhau, enguias fitas, petingas fritas, carapau frito, broa, vinho – para convívio e partilha na Marinha.

Exposições sobre a Ria de Aveiro inauguradas durante a tarde
Às 15h00, no Museu da Cidade, será o momento para inaugurar a exposição “As (11) Vidas da Ria”, uma exposição polinucleada desenvolvida em colaboração com os Municípios que integram a Região de Aveiro (Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos), um elogio às gentes que fizeram e que habitam o nosso território. O núcleo de Aveiro versa sobre o marnoto e a salineira.
Pelas 15h30, no Rossio e Canal Central, será inaugurada a Exposição “A Sulcar a Ria: Embarcações da Ria de Aveiro” que dá a conhecer as embarcações típicas da Ria de Aveiro. Esta mostra, que contou com a curadoria do Museu Marítimo de Ílhavo e do Estaleiro-Museu Monte Branco, presente até 01 de setembro, conta com a colaboração dos Municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Ovar, Sever do Vouga e Vagos, que trarão a Aveiro embarcações que navegavam e navegam nas águas da Ria e do Rio Vouga, nomeadamente o Barco de Mar / Xávega, Chata, Patacha ou Rasca, Bateira Erveira de Canelas, Moliceiro, Mercantel, Bateira Caçadeira, Bateira Labrega, Bateira Moliceira, Bateira Chinchorra.

Grande Regata dos Moliceiros com chegada ao Cais do Sal
Para as 16h00 está marcado outro dos momentos altos deste dia, com a chegada da Grande Regata de Moliceiros da Ria de Aveiro, prevista para as 16h00, no Cais do Sal, e que é realizada no âmbito do Ria de Aveiro Weekend, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.
O programa da Festa da Botadela / Dia Aberto do Salgado Aveirense termina com o concerto “Poesia do sal”, de João Vieira, no CMIA (Centro Municipal de Interpretação Ambiental).
Toda a programação está disponível no site<https://www.cm-aveiro.pt/visitantes/agenda-aveiro/evento/a-festa-da-botadela> da Câmara Municipal de Aveiro.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Marinha Grande | INSCRIÇÕES PARA O NEON RUN 2024 PRAIA DA VIEIRA

A Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, vai receber uma onda de luzes, som, atividade desportiva e muita diversão, no dia 27 de julho, a partir das 21h00, no Largo dos Pescadores, na corrida noturna NEON RUN 2024.
O evento é organizado pelo Município da Marinha Grande, em parceria com a Neon Run Portugal, e consiste numa corrida / caminhada de 4 km, por entre luzes, som e a companhia de muitos participantes, numa nova forma de fazer desporto, com o conceito de entretenimento.
Trata-se de uma prova noturna que procura juntar animação, desporto e lazer num circuito por voltas, onde cada faz paragens quando entender! Por entre cenários, o participante é portador da sua própria luz! É um NEON que vibra, corre, dança, caminha… mas sobretudo diverte-se!






O programa Neon Run Praia da Vieira 2024 é o seguinte:

20h00 - Abertura do recinto
21h00 - Aquecimento Neon e animação com Dj
21h30 - Início da Neon Run
23h00 - After Party

Organização: Município da Marinha Grande
Apoio: Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e Industrial Desportivo Vieirense

*Gabinete de Comunicação e Imagem

“PAISAGENS MENTAIS E CÂNTICO SELVAGEM” DE VOLÓDIA NA MARINHA GRANDE

Inaugurada a 15 de junho, a exposição de pintura “Volódia”, da autoria de Vladimir Aires Rodrigues, está patente no Museu Joaquim Correia e no Foyer do Teatro Stephens, na Marinha Grande, até ao dia 2 de novembro.
No Museu Joaquim Correia está patente a mostra “VOLÓDIA: CÂNTICO SELVAGEM” e no Foyer do Teatro Stephens é exibida a exposição “VOLÓDIA: PAISAGENS MENTAIS”.
As exposições “Volódia” reúnem em duas áreas expositivas, uma antologia artístico-literária da obra deste artista marinhense. São dois espaços diferenciados, onde o público é convidado a descobrir a compulsiva e prolífica produção artística de Vladimir Rodrigues.
Cada espaço agrupa, em conjuntos temáticos, desenhos, pinturas, poemas, anotações e fragmentos literários, construindo um retrato do pintor-poeta através da sua obra.
Horário:
Museu Joaquim Correia
Quarta a Sábado | 10h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00
(últimas entradas às 12h30 e 17h30)

Foyer do Teatro Stephens
Terça a Domingo | 10h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00
(últimas entradas às 12h30 e 17h30).


*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | SESSÃO DE LEITURA “HISTÓRIAS À 4.ª”

A Biblioteca Municipal da Marinha Grande dá lugar à atividade “Histórias à 4.ª”, no dia 17 de julho, pelas 15h30, na Sala Infantil, onde o público é convidado presenciar um momento de leitura.
Esta atividade tem como objetivo divulgar os livros, fomentar o gosto pela leitura e proporcionar ocupação no período de férias.
“Histórias à 4.ª” é uma iniciativa direcionada, principalmente, a crianças e famílias, tendo uma duração de 50 minutos.

A participação é gratuita, devendo ser feita marcação prévia pelo telefone (244573322) ou para o email biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt

Silves | O EVENTO "ANIMAÇÃO DE VERÃO" REGRESSA A ARMAÇÃO DE PÊRA PARA ANIMAR AS NOITES DE VERÃO

 De julho a setembro a animação está garantida em Armação de Pêra com mais uma edição do evento "Animação de Verão", que irá levar música, dança e magia à Fortaleza da vila e à zona do Antigo Mini Golfe.
Os espetáculos têm inicio agendado, já, para o próximo dia 7 de julho e decorrem até 13 de setembro, sempre pelas 22h, e prometem serões repletos de momentos únicos e descontraídos.
Com uma programação abrangente e diversificada, são muitos os motivos para assistir às seguintes exibições:
  • 07 julho » Os Carraceiros | Fortaleza
  • 14 julho » In Versus | Fortaleza
  • 21 julho » Mialves | Fortaleza
  • 04 agosto » Os Capitães | Fortaleza
  • 13 setembro » Rancho Folclórico do Algoz e Rancho Folclórico de São Bartolomeu de Messines e ainda vindos da Holanda, o grupo Folklore group East Netherlands e da Suécia, o grupo Värendsgillet -  Växjö | Zona do antigo Mini Golfe
A iniciativa, de entrada livre, é organizada pelo Município de Silves com apoio da Junta de Freguesia de Armação de Pêra e pretende dinamizar a atividade cultural e turística da vila de Armação de Pêra.
Para mais informações poderá consultar o setor de Cultura do Município de Silves, através do telefone 282 440 856 (chamada para a rede fixa nacional), ou do endereço de correio eletrónico: cultura@cm-silves.pt

 

Cantanhede | Seis propostas diferentes de insufláveis prometem momentos de pura diversão. Expofacic Kids promete tornar-se o paraíso dos mais novos

 
Uma das maiores novidades da 32.ª edição da Expofacic, que decorre entre 25 de julho e 4 de agosto, vai ser a Expofacic Kids, espaço que fará as delícias dos mais novos, e que ficará situado junto ao campo de futebol.
À disposição das crianças vai estar um menu recheado de diversão, onde não faltam as famosas personagens da animação Madagáscar, com as quais as famílias e os mais pequenos poderão tirar fotografias, e um circuito de insufláveis alusivos a várias temáticas do universo infantil.
É o caso do Coche Encantado das Princesas - que permite entrar no mundo mágico dos contos de fadas, através de um escorrega, zona de salto e obstáculos -, Disco Dome - discoteca onde as crianças se podem divertir ao ritmo das suas músicas preferidas -, Little Builders - repleto de elementos tridimensionais e executado com a melhor tecnologia no fabrico de insufláveis de última geração -, Adrenaline - uma pista de obstáculos com escorregas e escalada que vão deixar a adrenalina no máximo -, Boot Camp – uma radical pista de obstáculos que testa a velocidade, destreza e resistência contra os adversários -, e Extreme Challange - insuflável de grande impacto com três paredes de subida com dificuldades diferentes, mini xtreme jump e grande escorrega para os menos ousados.
Haverá ainda trampolins, casinhas infantis, Vídeo Both 360 Infantil, Foto Both Infantil animação de mascotes e espetáculos de teatro / musicais infantis.

Município de Silves concluiu a pavimentação da Estrada Real em Tunes


O Município de Silves concluiu a pavimentação da Estrada Real em Tunes (calçada e betuminoso) e a repavimentação da rua do Armazém.

A empreitada contemplou a construção de rede de drenagem de águas pluviais e a instalação de sinalética rodoviária, num investimento que ascendeu a 102 mil euros.
Esta obra pública vem reforçar os níveis de bem-estar, a melhoria significativa das acessibilidades e segurança rodoviária, a par da preservação dos valores identitários, integrando-se na estratégia mais geral de reabilitação da rede viária e de valorização do património histórico, que a autarquia desenvolve em todo o concelho de Silves.

As instalações servirão para uso comunitário por três associações de Febres Câmara Municipal de Cantanhede cede gratuitamente a EB de Balsas


O Município de Cantanhede acaba de formalizar um protocolo que estabelece a cedência gratuita das instalações da EB de Balsas à Junta de Freguesia de Febres que, por sua vez, as cede ao Rancho Folclórico Rosas de Maio, à Associação Gandareza D’Arte e ao Clube Desportivo Caça e Pesca de Febres.
O edifício será utilizado para a realização de atividades relacionadas com as respetivas Associações, nomeadamente atividades de índole social, cultural, recreativa e desportiva.
Este acordo foi assinado pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede Helena Teodósio, a presidente da Junta de Freguesia de Febres Raquel Grilo, o presidente do Rancho Folclórico Rosas de Maio - Associação Recreativa e Cultural Silvério Ramos, o presidente do Clube Desportivo Caça e Pesca de Febres João Carlos Silva, e a presidente da Associação Gandareza D’Arte Paula Cardoso, numa cerimónia que contou ainda com a presença do vice-presidente do Município de Cantanhede Pedro Cardoso.
“O nosso entendimento é que as escolas devem ser utilizadas pela vida associativa local. As pessoas que frequentaram uma determinada escola têm memórias ligadas a esse lugar, e essas memórias devem ser preservadas. Desejamos é que realmente seja um protocolo que marque uma mudança no uso do espaço e que seja uma nova fase para as associações fortalecendo os laços comunitários”, afirmou Helena Teodósio.

Segundo este protocolo, cabe às associações fazer a manutenção, reparação e limpeza das instalações e do espaço envolvente, bem como suportar os encargos decorrentes e as despesas inerentes à utilização do imóvel, nomeadamente de fornecimento de bens e serviços, energia elétrica, água, gás, telefone, segurança entre outras despesas.

A partilha das despesas será na proporção dos espaços cedidos, ou seja, o Rancho Folclórico Rosas de Maio (50%), a Associação Gandareza D’Arte (30%) e o Clube Desportivo de Caça e Pesca de Febres (20%).

Duas salas e a dispensa do rés-do-chão são cedidas ao Rancho Folclórico Rosas de Maio, a sala do 1.º andar, lado nascente e o gabinete são para a Associação Gandareza D’Arte e a sala do 1.º andar, lado poente é cedida ao Clube Desportivo Caça e Pesca de Febres.

O protocolo é válido por um ano, renovável automaticamente por períodos iguais.

Proença-a-Nova | Largo do Sobrainho dos Gaios foi alvo de reabilitação


O largo de Sobrainho dos Gaios, da União de freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, concelho de Proença-a-Nova, foi alvo de reabilitação em toda a sua extensão. A obra, projetada e executada pelo Município de Proença-a-Nova, encontra-se agora terminada e terá inauguração oficial nas festividades de agosto desta localidade.
Entre os principais objetivos para a requalificação de um dos espaços mais característicos da aldeia, onde se encontra a Capela e a Associação, bem como outros edifícios e arruamentos, estiveram: permitir uma circulação orientada do trânsito na zona; conferir o espaço de um cariz esteticamente mais atrativo e acolhedor para quem o visita; proporcionar áreas de estadia sombreadas e coloridas pelas árvores, minimizando o declive do pavimento e garantindo maior acessibilidade.

O acesso frontal à Capela mantém-se em degraus, sendo que o acesso lateral é agora feito através de rampas, possibilitando que todos possam aceder a este espaço. Com as alterações efetuadas em toda a extensão do largo, pretendeu-se torná-lo num todo mais uniforme, coerente, atrativo e funcional para quem visita a aldeia e quem nela reside durante todo o ano.

A inauguração oficial do Largo está prevista para 24 de agosto, no fim-de-semana em que decorre a tradicional Festa em Louvor de Nossa Senhora das Necessidades, que em 2024 está marcada para os dias 24 e 25 de agosto.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Proença-a-Nova | Programa Estratégico de Reabilitação Urbana de 15 localidades do concelho em discussão pública


O projeto de regulamento do Programa Estratégico de Reabilitação Urbana das localidades de Atalaias, Casais, Catraia, Chão do Galego, Corgas, Fórneas, Malhadal, Maxiais, Mó, Moitas, Padrão, Peral, Rabacinas, Sobral Fernando e Vergão vai estar em discussão pública até ao próximo dia 2 de agosto.


Durante este período, os interessados poderão apresentar, por escrito, as suas reclamações, observações, sugestões ou pedidos de esclarecimento dirigidos ao presidente da Câmara Municipal, utilizando para o efeito o formulário online disponibilizado nos serviços online ou no Balcão Único de Atendimento. O objetivo desta consulta pública é recolher contributos que possam enriquecer o documento que já está elaborado.

O Município de Proença-a-Nova, identificando a existência de áreas de território municipal em que se verifica uma degradação dos edifícios, nomeadamente no que se refere às suas condições de uso, solidez, segurança, estética e salubridade, pretende incentivar o envolvimento/participação dos proprietários e habitantes para programar uma intervenção integrada, através da delimitação de Áreas de Reabilitação Urbana Sistemática (ARU) objeto do atual Programa Estratégico de Reabilitação Urbana.

Esta é oportunidade para a reabilitação de imóveis degradados como oportunidade de dinamização do setor construtivo e imobiliário, para criar projetos diferenciadores que contribuam para introduzir novas dinâmicas económicas no núcleo e combater o despovoamento destas localidades.

Recorde-se o diploma legal que concretiza o Regime Jurídico da Reabilitação Urbana (RJRU) propõe a definição de benefícios fiscais associados aos impostos municipais sobre o património, permitindo ao município um regime especial de taxas, com incentivos para a realização das operações de reabilitação, o que constitui um aspeto claramente impulsionador.

Os documentos podem ser consultados neste link

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

Visita à 25ª Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato. Primeiro-Ministro Luís Montenegro em Castelo de Paiva no próximo Sábado

A convite da edilidade paivense, o Primeiro-Ministro Luís Montenegro, acompanhado do Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, estará de visita no próximo Sábado, dia 6, à 25ª Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato de Castelo de Paiva, com chegada prevista ao Largo do Conde por volta das 13h30.
Esta será a primeira visita de Luís Montenegro, como chefe do Governo, ao concelho de Castelo de Paiva, com a oportunidade de visitar um certame de grandeza nacional, que completa este ano 25 anos de existência, e que visa valorizar a produção vitícola do concelho, promovendo o produto agrícola mais conhecido e premiado da região, a par da afamada gastronomia, da doçaria tradicional e da beleza do seu artesanato. 
O edil paivense José Rocha, mostra-se satisfeito com a oportunidade da visita do Primeiro-Ministro a Castelo de Paiva, um momento único na governação municipal, e um ensejo para relembrar ao governante a necessidade de se avançar rapidamente com as grandes obras rodoviárias como a conclusão da Variante à EN 222 e a totalidade do IC35, na ligação à A4 em Penafiel, para além da recuperação do edifico do CACE do Vale do Sousa e Baixo Tâmega (Centro de Apoio à Criação de Empresas).

Por outro lado, a presença do Ministro da Agricultura e Pescas neste certame, será uma mais-valia no contacto direto com os produtores vitícolas paivenses, enquadrada numa jornada de estratégia promocional, ajustada ao prestígio por todos reconhecido, dos vinhos de excelência da Sub-Região de Paiva, neste caso com o complemento das famosas iguarias paivenses, a justificar a vinda de milhares de visitantes a este certame, cada vez mais referenciado no panorama nacional.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa