quarta-feira, 2 de outubro de 2024
Produções do Centro de Portugal finalistas de competição internacional de filmes de turismo
Castelo de Paiva voltou a acolher desafio inédito. 6ª edição da Rampa de S. Gens confirmou sucesso desportivo. Caminhada teve mais de 600 participantes
Em dia soalheiro, com o Outono a entrar bem quentinho, a festa do atletismo voltou ontem em força ao município paivense, depois da grande jornada desportiva que foi a 16ª Corrida das Vindimas de Castelo de Paiva, realizada em meados de Setembro, a 6ª edição da Rampa de S. Gens, mais do que um desafio, uma prova competitiva integrada na programação dos XXXV Jogos Desportivos, que foi complementada com uma caminhada até ao topo deste local emblemático da freguesia de Santa Maria de Sardoura, reunindo mais de 600 participantes, sendo que, Tiago Pereira, da AD do Marco 09 e Ana Pereira, da ADCCJ Clark, foram os grandes vencedores deste evento desportivo.
Numa organização conjunta do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, ADC J. Clark, Câmara Municipal de Castelo de Paiva e Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura, este foi um desafio desportivo único, sem semelhança no país, uma prova destinada a juniores, seniores e veteranos, relevando aqueles que enfrentaram uma rampa que tem desnível médio de 16% e dois troços de pendente de 22% e 33%, apresentando uma extensão de 904 metros com partida à cota de 176 metros acima do nível do mar e meta a 322 metros, um curto traçado, um traçado deveras exigente, que este ano voltou a registar uma boa adesão de participantes. Pedro Moreira, a representar a Associação Desportiva CJ Clark triunfou nesta prova, conseguindo um registo de 4m37 enquanto Tiago Pereira, do FC de Penafiel, foi segundo classificado com um tempo de 4,40 seguindo-se Marcelo Gonçalves, da equipa Trutas do Mau/ Castro Daire, com o tempo de 4,43 a fechar o pódio em S. Gens, onde ainda se destacaram Victor Barbosa, do GDC de Castelo de Paiva, com 4,45, e José Vieira, da ACR Vale de Cambra, com o registo de 4,46.Já no sector feminino, a dureza desta rampa de S. Gens não intimidou a jovem atleta Anabela Aguiar, a correr individual, que fez o percurso em 6m,02, com Sandra Ferreira, do GD Guilhovai, no segundo lugar, a registar 6:23, e Amélia Vieira, do GDC de Castelo de Paiva, a garantir a terceira posição, no tempo de 6:41, com Isabel Sousa, do FC de Penafiel, ( 7.06) e Ana Sousa, da AD CJ Clark, com a marca de 7,43, a completar o “ Top Five “ deste escalão.
Na classe dos Veteranos, Paulo Pereira, do GDC Guilhovai, repetiu o triunfo do ano passado e venceu a Rampa de S. Gens com o mesmo tempo, 4.56, com Artur Rodrigues, da mesma equipa, a fazer 5,11 no segundo lugar, e Antero Moreira, da AC Penha Longa, com 5,26 na terceira posição, enquanto no sector feminino, Sandra Teixeira, do GDC de Castelo de Paiva, assegurou o triunfo na corrida, com 7,15, superiorizando-se a Arlete Santos, do team Jobra, com 7,69 e Sandra Silva, da equipa Bravos e Bravitos, com 8m01.
A Caminhada de S. Gens foi uma iniciativa que mobilizou muitos participantes, cerca de 650 que enfrentaram um percurso desde a renovada Praça de Sá, em Santa Maria de Sardoura até ao topo do monte, numa distância de aproximadamente quatro quilómetros, onde no final se realizou a cerimónia de entrega de prémios e as intervenções oficiais, para além de um almoço convívio e confraternização, com muita animação musical.O edil paivense José Rocha, esteve presente na cerimónia de entrega de prémios, e valorizou este dia de festa e este evento na sua componente desporto-aventura-natureza, elogiando a força do associativismo local, bem retratada nesta grande jornada desportiva, conseguindo-se uma dinâmica fantástica, conciliando esta experiência competitiva única e pioneira com uma atractiva caminhada que registou excelente adesão e que foi um sucesso, realçando a importância deste atractivo espaço no Monte de S. Gens como um local único de encontro e de beleza turística.*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa
MACC foi inaugurado no domingo, 29 de setembro. Município quer integrar o Museu de Arte e Colecionismo de Cantanhede na Rede Nacional de Museus
Durante
a inauguração do Museu de Arte e Colecionismo de Cantanhede (MACC),
no último domingo, 29 de setembro, que contou com a presença do
Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e da secretária
de Estado da Cultura, Maria de Lurdes Craveiro, a Câmara Municipal
de Cantanhede manifestou a intenção de integrar o MACC na Rede
Nacional de Museus.
“O
primeiro objetivo está estabelecido e visa conseguir, tão cedo
quanto possível, a sua integração na Rede Nacional de Museus, à
semelhança do que já aconteceu com o Museu da Pedra. O seu
enquadramento na rede de equipamentos culturais do país passa
necessariamente pelo desenvolvimento de parcerias e pela cooperação
com outras entidades, em alguns casos com suporte institucional do
Ministério da Cultura, tal como os projetos de dinamização que
temos equacionados para esta unidade museológica”, frisou
a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio.
“A autarquia está motivada em cumprir cabalmente as suas competências no domínio da cultura, consciente de que o exercício das responsabilidades que lhe cabem nesse âmbito é também de molde a facilitar a ação da tutela na promoção do acesso dos cidadãos aos bens e valores da cultura”, reiterou.
Já a secretária de Estado da Cultura, Maria de Lurdes Craveiro, na sua intervenção, elogiou o trabalho da equipa que trabalhou com “afinco” na criação do MACC, destacando o empenho tanto do Município quanto da família de Cândido Ferreira, que doou o espólio.
“Reconheço no Museu de Arte e Colecionismo de Cantanhede potenciais imensos de formação, não apenas de divulgação, de fruição, num usufruto mais ou menos longo”, afirmou Maria de Lurdes Craveiro.
A governante enfatizou as oportunidades de cooperação com universidades, permitindo que alunos desenvolvam projetos de investigação que possam fortalecer e expandir a relevância da instituição.
“Não tenho a mínima dúvida que Cantanhede é muito diferente daquela que eu conheci há 20 ou 30 anos. Agora está uma outra cidade. Nestas últimas décadas tem sido feito um esforço considerável”, concluiu.
Proença-a-Nova | Município assinala Dia Mundial da Saúde Mental com uma caminhada
*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos
Coimbra | Projeto testa aplicação de microalgas para remover poluentes de águas residuais convertendo essa biomassa em produtos verdes
Palestra e concerto de órgão no Mosteiro de Pombeiro
ULS Alto Alentejo inicia sistema para avaliação de satisfação dos utentes
ULS ALTO ALENTEJO ENTREGA 10 VIATURAS ELÉCTRICAS
Nota à Comunicação Social – Assinatura de novos contratos
Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo participa na Feira das Cebolas
PULSEIRA IDENTIFICATIVA DE ALERGIA
Curso de Preparação para o Parto e Parentalidade no Centro de Saúde de Ponte de Sor
A Saúde Oral não tira férias
40 anos de VIH em Portugal
Aprender sobre Fisioterapia
Concentração realiza-se na Rota da EN 222. Moto Clube Paivense PROMOVE “ Convívio Motard “ no Sábado
A exemplo de anos anteriores, o Moto Clube Paivense vai promover, no próximo Sábado, dia 5 de Outubro, em Castelo de Paiva, o seu habitual Convívio Motard, uma jornada emocionante de grande confraternização que reúne os associados da colectividade paivense e muitos entusiastas das duas rodas de diversas zonas do país, nomeadamente representantes de outros moto clubes que costumam colaborar e fazer parceria com a congénere local.
Marinha Grande | BOAS PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO NO ASSOCIATIVISMO
Proença-a-Nova | Sérgio Catarino vence Lisboa Backyard Ultra
“Cores Urbanas” em exposição na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz
Cerca de 60 pessoas estiveram na Biblioteca Municipal de Cantanhede. Lígia Saro Negrão lança livro com “histórias de voar”
“O chamador de pássaros & outras profissões: uma história para meninos e meninas que gostam de histórias de voar”, o mais recente livro de Lígia Saro Negrão, teve apresentação editorial, no último sábado, 28 de setembro, na Biblioteca Municipal de Cantanhede.
No decurso da sessão, que contou com cerca de 60 participantes, o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, felicitou a autora “pela qualidade literária da obra com que nos brinda, enriquecendo as possibilidades de leitura”, e enalteceu a “sua sensibilidade artística e o seu talento enquanto autora de contos infantis que podem ser também ser lidos por adultos.”Já Lígia Saro Negrão mostrou-se feliz com a presença de tantos amigos na plateia e agradeceu o acolhimento do Município de Cantanhede e da sua Biblioteca na apresentação do seu segundo livro.
A sessão contou ainda com a projeção de um filme, no qual a ilustradora Daniela Mata - que não pôde estar presente - deixou o seu testemunho sobre a parceria no projeto e, ainda, com um momento intimista em que Nonô e José Miguel Pires fizeram a leitura de “O chamador de pássaros & outras profissões - uma história para meninos e meninas que gostam de histórias de voar”.
Sobre Lígia
Saro Negrão
Aposentada,
Lígia Saro Negrão nasceu em 1954. Frequentou a Faculdade de Letras
da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Filologia Germânica.
Pertenceu ao Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra. Foi
professora em várias escolas secundárias durante 26 anos, tendo
trabalhado na Direção Regional de Cultura do Centro.
Teatro, cinema,
livros e música são atividades que fazem parte do seu quotidiano.
Gosta de escrever, sobretudo para crianças, mas os seus livros
também podem ser lidos por adultos. É autora de “A rua do gato
Ali e do cão Salomão”, editado em 2023, e de “O chamador de
pássaros & outras profissões: uma história para meninos e
meninas que gostam de histórias de voar”, agora lançado.