quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Produções do Centro de Portugal finalistas de competição internacional de filmes de turismo


Votação online, aberta até 25 de outubro, vai eleger a "Escolha do Público" entre os melhores filmes de turismo de 2024.

O mais recente filme promocional da Turismo Centro de Portugal, intitulado “Vou Só 3 Dias”, está a concorrer ao título de Melhor Filme de Turismo do Ano, numa votação online aberta ao público a nível mundial.

A produção é finalista dos “People’s Choice Awards” (prémios do público) do CIFFT - Comité Internacional de Festivais de Cinema de Turismo, uma competição que reúne as melhores criações audiovisuais exibidas no circuito mundial de festivais dedicados ao turismo.
Este ano, 66 filmes de 23 países são finalistas neste troféu – entre eles, a produção da Turismo Centro de Portugal. O vencedor dos “People’s Choice Awards” será determinado pelo maior número de votos registados online até às 12h00 do dia 18 de outubro.

Os votos no filme do Centro de Portugal são feitos pelo link https://bit.ly/4dqYPm6, sendo que cada pessoa pode votar uma vez por dia até ao fecho das votações. O vencedor será anunciado no site e nas redes sociais do CIFFT.

Além de concorrerem ao prémio do público, todos os 66 finalistas participam no circuito CIFFT 2024, uma competição global que determinará os melhores filmes de turismo do mundo deste ano. A produção vencedora do voto do público terá a oportunidade de participar na gala dos “World Tourism Film Awards”, que terá lugar em novembro em Valência, Espanha, onde receberá o troféu.

Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, destaca a relevância desta participação: “Estar entre os finalistas dos Prémios CIFFT é um reconhecimento do trabalho contínuo feito pela Turismo Centro de Portugal para promover de forma criativa a região. O filme 'Vou Só 3 Dias' é um convite para explorar a riqueza humana e cultural do Centro de Portugal, e ter a possibilidade de ver esta produção distinguida internacionalmente é motivo de grande orgulho para todos nós. Contamos com o apoio do público para elevar ainda mais a notoriedade da nossa região no panorama turístico global”.

O filme "Vou Só 3 Dias" narra a aventura de um protagonista que planeia passar três dias a descobrir o território do Centro de Portugal. No entanto, rapidamente percebe que precisará de muito mais tempo para conhecer a verdadeira essência da região. Com uma abordagem envolvente e humanizada, o filme destaca as pessoas, os saberes, a proximidade e as tradições únicas que compõem a identidade singular do Centro de Portugal. A campanha criativa é assinada pela Lobby Films and Advertising.

O filme, com a duração de cerca de 4 minutos, pode ser visualizado através do link https://www.youtube.com/watch?v=VWPtIAK20a4.

Outros filmes da região também são finalistas

Além de “Vou Só 3 Dias”, a região Centro de Portugal apresenta outras produções de destaque entre os finalistas dos “People’s Choice Awards”, nomeadamente filmes do Município das Caldas da Rainha, do Município da Covilhã, do Município da Nazaré, da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.

Todos os filmes finalistas podem ser visualizados e votados em www.cifft.com.

Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

*Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação


Castelo de Paiva voltou a acolher desafio inédito. 6ª edição da Rampa de S. Gens confirmou sucesso desportivo. Caminhada teve mais de 600 participantes

Em dia soalheiro, com o Outono a entrar bem quentinho, a festa do atletismo voltou ontem em força ao município paivense, depois da grande jornada desportiva que foi a 16ª Corrida das Vindimas de Castelo de Paiva, realizada em meados de Setembro, a 6ª edição da Rampa de S. Gens, mais do que um desafio, uma prova competitiva integrada na programação dos XXXV Jogos Desportivos, que foi complementada com uma caminhada até ao topo deste local emblemático da freguesia de Santa Maria de Sardoura, reunindo mais de 600 participantes, sendo que, Tiago Pereira, da AD do Marco 09 e Ana Pereira, da ADCCJ Clark, foram os grandes vencedores deste evento desportivo.

Numa organização conjunta do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, ADC J. Clark, Câmara Municipal de Castelo de Paiva e Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura, este foi um desafio desportivo único, sem semelhança no país, uma prova destinada a juniores, seniores e veteranos, relevando aqueles que enfrentaram uma rampa que tem desnível médio de 16% e dois troços de pendente de 22% e 33%, apresentando uma extensão de 904 metros com partida à cota de 176 metros acima do nível do mar e meta a 322 metros, um curto traçado, um traçado deveras exigente, que este ano voltou a registar uma boa adesão de participantes.

        Pedro Moreira, a representar a Associação Desportiva CJ Clark triunfou nesta prova, conseguindo um registo de 4m37 enquanto Tiago Pereira, do FC de Penafiel, foi segundo classificado com um tempo de 4,40 seguindo-se Marcelo Gonçalves, da equipa Trutas do Mau/ Castro Daire, com o tempo de 4,43 a fechar o pódio em S. Gens, onde ainda se destacaram Victor Barbosa, do GDC de Castelo de Paiva, com 4,45, e José Vieira, da ACR Vale de Cambra, com o registo de 4,46.

      Já no sector feminino, a dureza desta rampa de S. Gens não intimidou a jovem atleta Anabela Aguiar, a correr individual, que fez o percurso em 6m,02, com Sandra Ferreira, do GD Guilhovai, no segundo lugar, a registar 6:23, e Amélia Vieira, do GDC de Castelo de Paiva, a garantir a terceira posição, no tempo de 6:41, com Isabel Sousa, do FC de Penafiel, ( 7.06) e Ana Sousa, da AD CJ Clark, com a marca de 7,43, a completar o “ Top Five “ deste escalão.

Na classe dos Veteranos, Paulo Pereira, do GDC Guilhovai, repetiu o triunfo do ano passado e venceu a Rampa de S. Gens com o mesmo tempo, 4.56, com Artur Rodrigues, da mesma equipa, a fazer 5,11 no segundo lugar, e Antero Moreira, da AC Penha Longa, com 5,26 na terceira posição, enquanto no sector feminino, Sandra Teixeira, do GDC de Castelo de Paiva, assegurou o triunfo na corrida, com 7,15, superiorizando-se a Arlete Santos, do team Jobra, com 7,69 e Sandra Silva, da equipa Bravos e Bravitos, com 8m01.

A Caminhada de S. Gens foi uma iniciativa que mobilizou muitos participantes, cerca de 650 que enfrentaram um percurso desde a renovada Praça de Sá, em Santa Maria de Sardoura até ao topo do monte, numa distância de aproximadamente quatro quilómetros, onde no final se realizou a cerimónia de entrega de prémios e as intervenções oficiais, para além de um almoço convívio e confraternização, com muita animação musical.

O edil paivense José Rocha, esteve presente na cerimónia de entrega de prémios, e valorizou este dia de festa e este evento na sua componente desporto-aventura-natureza, elogiando a força do associativismo local, bem retratada nesta grande jornada desportiva, conseguindo-se uma dinâmica fantástica, conciliando esta experiência competitiva única e pioneira com uma atractiva caminhada que registou excelente adesão e que foi um sucesso, realçando a importância deste atractivo espaço no Monte de S. Gens como um local único de encontro e de beleza turística.


Liliana Vieira, Vereadora do Desporto da edilidade paivense, louvou os promotores desta grande jornada desportiva, destacando o envolvimento da Junta de Freguesia de SM de Sardoura, Câmara Municipal, e ambas as colectividades e da própria comunidade local, manifestando gratidão pelo sucesso alcançado nesta sexta edição da prova, realçando a consolidação da prova no panorama do atletismo, e considerando que tudo é possível quando se trabalha em conjunto e a comunidade é motivada para o engrandecimento do concelho.


A responsável municipal recordou, a propósito, que o Município tem acolhido eventos desportivos de significativa grandeza, o que evidencia muita dinâmica no território, também no sector desportivo, e associado à valorização do património.


        Por seu lado, Ricardo Cardoso, autarca de Santa Maria de Sardoura, mostrou-se agradecido a todos os participantes neste desafio único e nesta jornada desportiva, e evidenciou a alegria de ver as expectativas superadas, nomeadamente a forte adesão de participantes na caminhada, louvando a organização conjunta do evento que permitiu a realização de um grande convívio, enquanto Manuel Vieira, o presidente do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, considerou que este desafio voltou a ter um final feliz, porque serviu para promover o desporto, traduzido numa prova única, e ao mesmo tempo valorizar um sítio fantástico do município paivense.



*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa                 


MACC foi inaugurado no domingo, 29 de setembro. Município quer integrar o Museu de Arte e Colecionismo de Cantanhede na Rede Nacional de Museus

 

Durante a inauguração do Museu de Arte e Colecionismo de Cantanhede (MACC), no último domingo, 29 de setembro, que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e da secretária de Estado da Cultura, Maria de Lurdes Craveiro, a Câmara Municipal de Cantanhede manifestou a intenção de integrar o MACC na Rede Nacional de Museus.
O primeiro objetivo está estabelecido e visa conseguir, tão cedo quanto possível, a sua integração na Rede Nacional de Museus, à semelhança do que já aconteceu com o Museu da Pedra. O seu enquadramento na rede de equipamentos culturais do país passa necessariamente pelo desenvolvimento de parcerias e pela cooperação com outras entidades, em alguns casos com suporte institucional do Ministério da Cultura, tal como os projetos de dinamização que temos equacionados para esta unidade museológica”, frisou a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio.

De acordo com a autarca, a equipa da Cultura já está a trabalhar no sentido de sinalizar e explorar todas as oportunidades tendentes a reforçar o seu estatuto cultural e patrimonial de referência.
A autarquia está motivada em cumprir cabalmente as suas competências no domínio da cultura, consciente de que o exercício das responsabilidades que lhe cabem nesse âmbito é também de molde a facilitar a ação da tutela na promoção do acesso dos cidadãos aos bens e valores da cultura”, reiterou.
Já a secretária de Estado da Cultura, Maria de Lurdes Craveiro, na sua intervenção, elogiou o trabalho da equipa que trabalhou com “afinco” na criação do MACC, destacando o empenho tanto do Município quanto da família de Cândido Ferreira, que doou o espólio.
Reconheço no Museu de Arte e Colecionismo de Cantanhede potenciais imensos de formação, não apenas de divulgação, de fruição, num usufruto mais ou menos longo”, afirmou Maria de Lurdes Craveiro.
A governante enfatizou as oportunidades de cooperação com universidades, permitindo que alunos desenvolvam projetos de investigação que possam fortalecer e expandir a relevância da instituição.
Não tenho a mínima dúvida que Cantanhede é muito diferente daquela que eu conheci há 20 ou 30 anos. Agora está uma outra cidade. Nestas últimas décadas tem sido feito um esforço considerável”, concluiu.

Proença-a-Nova | Município assinala Dia Mundial da Saúde Mental com uma caminhada

 

Proença-a-Nova vai assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, em parceria com a iniciativa Ativa(mente) do Núcleo de Juventude com uma caminhada no dia 10 de outubro, quinta-feira, às 19 horas, com partida do Parque Urbano Comendador João Martins.
Desde junho que todas as quartas-feiras o Núcleo de Juventude promove a atividade Ativa (mente), uma caminhada/corrida para toda a gente com um objetivo: combater o sedentarismo, mas ao mesmo tempo promover a saúde mental. Excecionalmente a caminhada semanal vai realizar-se à quinta-feira, dia 10, de modo a coincidir com o Dia Mundial da Saúde Mental. Para quem quiser juntar-se a esta iniciativa, basta inscrever-se gratuitamente no Posto de Turismo ou através do Núcleo de Juventude.
A 1ª caminhada pela saúde mental conta ainda com o apoio da Farmácia Roda, da Farmácia Daniel de Matos e da Clínica Santa Margarida e tem como objetivo combater o preconceito, o estigma e promover o conhecimento sobre saúde mental.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos


Coimbra | Projeto testa aplicação de microalgas para remover poluentes de águas residuais convertendo essa biomassa em produtos verdes

 
O projeto “NABIA - New Approach to Bioremediation using Algae”, liderado por Telma Encarnação e Abílio Sobral, investigadores do Centro de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), está a testar a aplicação de microalgas para remover poluentes de águas residuais, aproveitando essa biomassa para a produção de produtos de base biológica.
«Este projeto aborda a necessidade de encontrar uma potencial solução para o problema da poluição da água por poluentes emergentes e propõe a descontaminação de águas residuais com recurso a microalgas, com uma abordagem baseada na geração de biomassa e na sua respetiva valorização económica», começa por explicar Telma Encarnação.

A investigação, continua a química, «focou-se na biorremediação de águas residuais geradas pela transformação de lentes oftálmicas na indústria ótica, usando como casos de estudo empresas parceiras. Uma vez que estes materiais estão na sua maioria protegidos por patentes e segredo industrial, analisámos a sua composição», revela.

A equipa de investigadores começou por identificar os químicos ambientais persistentes em fontes de águas residuais e avaliar a eficácia e eficiência da utilização de microalgas na biorremediação de produtos químicos sintéticos. Neste momento, os especialistas estão a testar a viabilidade da transformação da biomassa em produtos inovadores, tais como lentes oftálmicas “verdes” e ainda um fotobioreator, otimizando o processo para maximizar o conteúdo de biomateriais das microalgas.

«Com o NABIA, pretende-se não só solucionar problemas emergentes relacionados com poluentes em águas residuais, mas também incentivar o desenvolvimento económico sustentável, promovendo uma economia circular através da valorização de recursos biológicos», conclui a investigadora da FCTUC.

O projeto NABIA conta com o apoio das empresas parceiras Farmi, Mlab, Moldetipo, Opticentro e PTScience, podendo ser acompanhado através deste site.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Palestra e concerto de órgão no Mosteiro de Pombeiro


No próximo sábado, 5 de outubro, o coro alto do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras, acolhe dois eventos integrados na terceira edição do Festival de Música Antiga de Amarante.
Às 18 horas, Sónia Duarte, professora na Universidade Nova de Lisboa, realiza a palestra “Séculos de Histórias: O Barroco em diálogo com os cinco sentidos”.
Uma hora depois, Ricardo Toste, organista da Sé de Aveiro, protagoniza um concerto de órgão de tubos.

A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.
O Festival de Música Antiga de Amarante, que se prolonga até 19 de outubro, é organizado pelo Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira, com a parceria da Câmara Municipal de Amarante, do Museu Amadeo de Souza-Cardoso, da Casa da Granja e da Santa Casa da Misericórdia de Amarante, e o apoio da DGARTES (Ministério da Cultura), Antena 2, Património Cultural, I.P., Câmara Municipal de Felgueiras e Rota do Românico.
A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne 58 monumentos e três centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

*António Coelho
Planeamento e Comunicação

ULS Alto Alentejo inicia sistema para avaliação de satisfação dos utentes


A Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAALE) lançou um sistema inovador de inquérito telefónico, com o objetivo de recolher a opinião dos seus utentes em diversas dimensões. Este sistema, permitirá à ULSAALE obter feedback sobre a qualidade do atendimento por parte dos profissionais de saúde, comunicação e empatia, tempo de espera, condições das instalações, comunicação e informação, atendimento dos funcionários administrativos, acesso à informação médica, respeito à privacidade, segurança e higiene, tecnologias de informação e comunicação, organização e articulação entre os serviços, e a avaliação global da experiência.
A implementação deste sistema de inquérito telefónico visa melhorar continuamente os serviços prestados pela ULSAALE, permitindo identificar áreas prioritárias de atuação e investimento, no compromisso de garantir excelência no atendimento.

*Gabinete de Comunicação ULSAALE
1/10/2024
José Rui Marmelo Rabaça

ULS ALTO ALENTEJO ENTREGA 10 VIATURAS ELÉCTRICAS


O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo entregou hoje dez viaturas eléctricas a oito Centros de Saúde do distrito de Portalegre.
As viaturas, amigas do ambiente, representam um investimento de 300 mil euros financiado a 100% pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, e destinam-se ao serviço dos centros de saúde junto das populações que servem, melhorando a proximidade dos cuidados de saúde.
As novas viaturas foram distribuídas pelos centros de saúde de Portalegre(2), Elvas(2), P. Sor, Avis, Nisa, C.Vide, Marvão e Arronches.

*ULSAALE
José Rui Marmelo Rabaça

Nota à Comunicação Social – Assinatura de novos contratos


Hoje, dia 17 de setembro de 2024, a Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo procedeu à assinatura de mais 10 contratos de trabalho, três sem termo e sete a termo incerto, com profissionais de várias áreas: dois Assistentes Operacionais; um Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica e sete enfermeiros.
A ULS Alto Alentejo renova assim a sua missão em 2024 a favor da comunidade regional com este reforço na área dos recursos humanos.

ULSAALE e Gabinete de Comunicação 17/9/2024
*José Rui Marmelo Rabaça

Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo participa na Feira das Cebolas


A Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo esteve presente de 12 a 15 de Setembro na Feira das Cebolas – Portalegre, com um stand expositor e várias atividades de promoção da Saúde, tendo sido representada pela Unidade de Saúde Pública.
No decorrer do evento, a população foi alertada para a importância da vacinação, com especial atenção para o novo anticorpo contra o Vírus Sincicial Respiratório, e informada sobre as medidas de prevenção para evitar picadas de mosquitos, flebótomos e carraças, possíveis vectores de transmissão de doenças como febre escaro-nodular, leishmaniose, dengue, zika. Foi ainda promovida a Saúde Oral com a oferta às crianças de escovas Magic e atividades educativas.
No âmbito da Prevenção do Tabagismo, Doenças Infectocontagiosas, Pediculose e Tosse Convulsa procedeu-se à distribuição de flyers junto dos visitantes.
A equipa da Unidade de Saúde Pública com o apoio do Conselho de Administração da ULS Alto Alentejo e do Gabinete de Comunicação e Imagem da ULSAALE congratula-se em ter feito parte de mais este projeto, em prol da saúde da população do nosso distrito.
Ver mais fotografias:

*ULSAALE
José Rui Marmelo Rabaça

PULSEIRA IDENTIFICATIVA DE ALERGIA


Os enfermeiros da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, Liliana Ricardo e Miguel Bezerra, apresentaram no passado dia 18 de setembro, no IPO, em Lisboa, o projeto que implementa a pulseira identificativa de Alergia e/ou outras Reações Adversas nos utentes que recorrem ou se encontrem na Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo(ULSAALE).
Tendo como objetivo principal a promoção da segurança na prestação de cuidados desta unidade local de saúde, os dois enfermeiros do Serviço de Urgência do Hospital Dr José Maria Grande, foram convidados da conferência que assinalou as comemorações do Dia Mundial da Segurança do Doente, organizada pela DGS.
Este projeto consiste na colocação de uma pulseira de cor roxa no utente, identificativa de alergia e/ou outra reação adversa referida pelo utente, por familiares ou que ocorra ao longo da sua permanência na unidade de saúde. O objetivo é proporcionar uma visualização rápida, com identificação precoce da existência de alergia/reação adversa; antecipação ao erro e desconhecido.
Assim, este procedimento pode contribuir para o aumento da confiança e satisfação do utente, uma medida promocional da cultura de segurança na prestação de cuidados, que protege os doentes e os profissionais. A implementação deste projeto, já em vigor na ULSAALE, permite prestar cuidados diferenciados, adequando a atuação dos profissionais de forma mais individual e profissional possível, com níveis de satisfação elevados, quer dos utentes, quer das equipas de saúde. 

*ULSNA
José Rui Marmelo Rabaça

Curso de Preparação para o Parto e Parentalidade no Centro de Saúde de Ponte de Sor


No passado dia 31 de Julho, terminou o 8º Curso de Preparação para o Parto e Parentalidade do Centro de Saúde de Ponte de Sor do qual 22 grávidas do concelho beneficiaram com satisfação partilhando momentos e experiências da sua gravidez e adquirindo competências para o desafio da maternidade.
Assinalamos a data com agrado reforçando que em Setembro teremos novo curso.

*ULSAALE
José Rui Marmelo Rabaça

A Saúde Oral não tira férias


A equipa de Saúde Escolar e Saúde Oral do Centro de Saúde de Nisa, representada pela Enfermeira Cristina Heitor e pela Higienista Oral Ana Filipa Calha, no dia 27 de agosto, deslocaram-se à academia de férias no Centro Cultural de Alpalhão.
Esta academia conta com atividades que visam proporcionar uma oferta lúdica e pedagógica para a ocupação dos tempos livres das crianças do concelho de Nisa, nomeadamente na freguesia de Alpalhão, durante o período de férias escolares.
Foi abordada a promoção da saúde oral através da importância da higiene oral e da correta técnica de escovagem, assim como, a importância de uma boa e correta alimentação com muitos jogos e atividades à mistura.

*ULSAALE
José Rui Marmelo Rabaça

40 anos de VIH em Portugal


A Unidade de Saúde Pública da ULS Alto Alentejo marcou presença no evento 40 anos de VIH em Portugal, na pessoa do Delegado de Saúde Coordenador, Dr. André Arraia Gomes, a convite da Direcção-Geral da Saúde.
O evento ocorreu no dia 10 de Setembro de 2024, na Culturgest, Lisboa. Quatro décadas depois de ter sido notificado o primeiro caso de VIH em Portugal, o evento homenageou profissionais de saúde e instituições que se têm destacado no combate à infecção.
Foi inaugurada ainda uma exposição que dá a conhecer 40 campanhas de sensibilização e informação sobre VIH desenvolvidas nas últimas quatro décadas. Marcaram presença a sra. Directora-Geral da Saúde, Dra. Rita Sá Machado, e a sra. Secretária de Estado da Saúde, Dra. Ana Povo.
Os profissionais de saúde do Alto Alentejo pertencem a esta grande grupo de pessoas que têm investigado, diagnosticado e acompanhado utentes com VIH/SIDA. Para eles, profissionais e utentes, o devido respeito e homenagem.

ULSAALE
José Rui Marmelo Rabaça

Aprender sobre Fisioterapia


Os fisioterapeutas da Medicina Física e Reabilitação do Hospital de Santa Luzia de Elvas da ULS Alto Alentejo, EPE realizaram a semana aberta aos alunos finalistas do ensino secundário - 12º ano do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária D. Sancho II de Elvas - Agrupamento nº3 de Elvas, entre os dias 13 e 22 de maio.
A atividade envolveu 14 alunos e professores com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre a profissão, nomeadamente a intervenção no contexto hospitalar, esta atividade está integrada no Plano de Atividades dos Fisioterapeutas da ULS Alto Alentejo para 2024.

*ULSAALE
José Rui Marmelo Rabaça

Concentração realiza-se na Rota da EN 222. Moto Clube Paivense PROMOVE “ Convívio Motard “ no Sábado

 

A exemplo de anos anteriores, o Moto Clube Paivense vai promover, no próximo Sábado, dia 5 de Outubro, em Castelo de Paiva, o seu habitual Convívio Motard, uma jornada emocionante de grande confraternização que reúne os associados da colectividade paivense e muitos entusiastas das duas rodas de diversas zonas do país, nomeadamente representantes de outros moto clubes que costumam colaborar e fazer parceria com a congénere local.

Segundo Nuno Monteiro, presidente do Moto Clube Paivense, que espera uma boa adesão de participantes, o programa contempla uma recepção aos motociclistas a partir das 10 horas, um churrasco com Porco no Espeto por volta das 12h20 bem como um passeio pela região a partir das 16h00, percorrendo parte do território municipal, com uma prova de vinhos em Real ( Quinta do Gafanhão ) e degustação de petiscos regionais, estando também prevista uma paragem na zona ribeirinha de Pedorido ( Bar Aquapura ), com a presença da Banda paivense “Ard Holivs”, que vai animar a malta nesta paragem no Couto Mineiro do Pejão.

Ao final da tarde, no regresso à vila, haverá lugar a um jantar convívio, com caldo verde, castanhas assadas e o bom vinho verde de Castelo de Paiva, estando a cerimónia de entrega de lembranças aos participantes agendada para as 21h00 horas na sede da colectividade, localizada em Gração, junto à antiga escola preparatória, onde está prevista animação musical pela noite dentro e algumas surpresas, com a Banda Ard Holivs,  para além do momento das intervenções relativas aos responsáveis do MCP, que já conta 27 anos de existência, e se apresenta como uma referência associativa.
Para além do apoio da Câmara Municipal e da Rota N222 esta iniciativa anual do Moto Clube Paivense que reúne sempre um grande número de participantes, conta com a colaboração da União de Freguesias de Sobrado/ Bairros e de várias empresas da região.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa

Marinha Grande | BOAS PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO NO ASSOCIATIVISMO

 “Boas práticas para uma comunicação eficaz no associativismo” é o tema da próxima ação de capacitação promovida pelo Município da Marinha Grande, no dia 7 de outubro (segunda-feira), pelas 18h00, no Auditório da Biblioteca Municipal, cuja participação é gratuita.
No âmbito do projeto de capacitação “Associativismo em movimento”, a próxima ação irá apresentar conselhos úteis a adotar pelas associações para divulgar a sua atividade. A sessão contará com a intervenção de técnicos de comunicação e design da Câmara Municipal.

A iniciativa tem como objetivos partilhar conselhos úteis para comunicar de forma clara e eficaz, tendo em conta os diferentes públicos-alvo, canais e meios; capacitar os participantes a criar planos de comunicação eficazes para difusão das atividades da associação; apresentar ferramentas de comunicação, maximizando o alcance e o impacto das mensagens; garantir a acessibilidade da comunicação; ensinar normas básicas para elaboração de cartazes, com a devida adaptação para os formatos adequados aos vários canais.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Proença-a-Nova | Sérgio Catarino vence Lisboa Backyard Ultra

 
O proencense Sérgio Catarino, atualmente a residir na ilha da Madeira, onde é enfermeiro de urgência no Hospital Central do Funchal, conquistou a terceira edição da Lisboa Backyard Ultra, realizado no Parque Florestal de Monsanto. A prova, que se iniciou às 08h00 de dia 28 de setembro, só terminou 26 horas depois para o atleta proencense, depois de todos os seus adversários terem desistido.
Para Sérgio, a vitória é ainda mais significativa, uma vez que esta é a primeira vez que sobe ao primeiro lugar do pódio em provas de Endurance, feito que procurava alcançar desde sempre. “Foi maravilhoso. A vitória estava no meu pensamento desde o início da preparação da corrida. O desafio desta prova é imprimir um ritmo no qual nós nos sintamos confortáveis e no fundo a estratégia foi sempre essa, poupar-me ao máximo para a reta final”, contou.
O atleta proencense confessa ainda que, apesar de ter alcançado a vitória final, não cumpriu todos os seus pressupostos iniciais: “tinha como objetivo chegar às 30 voltas, para bater o meu recorde pessoal, que é de 29 voltas. Ainda assim, fiz 26 horas e bati o recorde da Backyard Lisboa, que estava fixado nas 23 horas. A opinião geral dos participantes é que este percurso da Backyard Lisboa é o mais difícil, porque é o que tem mais desnível em Portugal”, explica Sérgio Catarino.
Agora a viver na ilha da Madeira, Sérgio Catarino traça como um dos objetivos para o futuro, a promoção da competição em Backyard Ultras no arquipélago. “O Clube Escola do Estreito, do qual eu faço parte, pagou a viagem e eu assumi o compromisso com eles de que ia a Lisboa para ganhar. Vinha com esse ‘mindset’ e agora sinto que tenho outra propriedade para lhes mostrar a minha proposta, tem outro peso voltar com o primeiro lugar”, explicando a dupla motivação que o levou à vitória em Lisboa.
O corredor natural de Proença-a-Nova enaltece ainda mais esta vitória, relembrando os tempos de escola, em que, segundo o próprio “era sempre o último a ser escolhido e que ficava em último no corta-mato. Isso torna ainda mais marcante esta vitória a título pessoal”, frisando a importância da consistência e dedicação, tanto no treino, como em competição.
Recordar que Sérgio Catarino tinha já alcançado um 10º lugar na Backyard de Braga, a ‘Bracarvs Backyard Ultra’ e um 5º lugar na Backyard de Proença-a-Nova, a Horizontes Backyard Ultra. Junta agora um primeiro lugar na Lisboa Backyard Ultra, prometendo para o futuro participar no maior número de Backyards possíveis.
A Backyard Ultra é uma das maiores tendências do ultramaratonismo mundial atualmente. Nesta prova os competidores devem correr consecutivamente, num circuito fechado, a distância de 6,706 metros em menos de uma hora. Quando cada volta é completada, o tempo restante dentro de uma hora é usado normalmente para recuperar para a volta da próxima hora. Só pode haver um vencedor, o último resistente a completar a sua derradeira volta. 

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

 

“Cores Urbanas” em exposição na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz


A exposição “Cores Urbanas”, de Jorge Costa, vai estar patente de 11 de outubro a 24 de novembro no Auditório António Marcelino da Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz. Esta mostra apresenta 18 quadros em acrílico sobre tela e pode ser apreciada de segunda-feira a sábado, das 10h às 12h30 e entre as 14h e as 17h30.
Jorge Costa é natural de Lisboa e estudou artes plásticas no Centro de Arte e Comunicação Visual. Durante a sua carreira participou em exposições em Évora, Ericeira, Vidigueira, Porto e Lisboa, mas também em Macau, estando referenciado no Dicionário de Artistas Plásticos de Macau do Século XX, da Fundação Oriente.
Através das suas obras, o artista diz que “transmito um universo que crie um estado perfeito de equilíbrio, onde a cor, a linha e o traço estabeleçam uma sinfonia cromática que nos envolva e enleve”. Jorge Costa refere ainda que “é através desta panóplia cromática que acabo de construir, fruto da observação durante anos de quem tem o Alentejo na alma, que convido nesta exposição a partilharem as cores matizadas no nosso quotidiano, que alertam assim os sentidos para uma visão alargada e sensível sobre a riqueza cultural de um Alentejo repleto de aromas e crenças”.





*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

Cerca de 60 pessoas estiveram na Biblioteca Municipal de Cantanhede. Lígia Saro Negrão lança livro com “histórias de voar”

 

O chamador de pássaros & outras profissões: uma história para meninos e meninas que gostam de histórias de voar”, o mais recente livro de Lígia Saro Negrão, teve apresentação editorial, no último sábado, 28 de setembro, na Biblioteca Municipal de Cantanhede.

No decurso da sessão, que contou com cerca de 60 participantes, o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, felicitou a autora “pela qualidade literária da obra com que nos brinda, enriquecendo as possibilidades de leitura”, e enalteceu a “sua sensibilidade artística e o seu talento enquanto autora de contos infantis que podem ser também ser lidos por adultos.”
Já Lígia Saro Negrão mostrou-se feliz com a presença de tantos amigos na plateia e agradeceu o acolhimento do Município de Cantanhede e da sua Biblioteca na apresentação do seu segundo livro.

A sessão contou ainda com a projeção de um filme, no qual a ilustradora Daniela Mata - que não pôde estar presente - deixou o seu testemunho sobre a parceria no projeto e, ainda, com um momento intimista em que Nonô e José Miguel Pires fizeram a leitura de “O chamador de pássaros & outras profissões - uma história para meninos e meninas que gostam de histórias de voar”.

Sobre Lígia Saro Negrão
Aposentada, Lígia Saro Negrão nasceu em 1954. Frequentou a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Filologia Germânica. Pertenceu ao Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra. Foi professora em várias escolas secundárias durante 26 anos, tendo trabalhado na Direção Regional de Cultura do Centro.
Teatro, cinema, livros e música são atividades que fazem parte do seu quotidiano. Gosta de escrever, sobretudo para crianças, mas os seus livros também podem ser lidos por adultos. É autora de “A rua do gato Ali e do cão Salomão”, editado em 2023, e de “O chamador de pássaros & outras profissões: uma história para meninos e meninas que gostam de histórias de voar”, agora lançado.