Lisboa, 19 de dezembro de 2025 – Já chegou às lojas Pingo Doce o livro “Os três castelos das três bruxas malvadas”, vencedor da 12ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce. A obra, escrita por José Dias Pires e ilustrada por Maria Girão, junta-se à coleção exclusiva do Pingo Doce, criada para incentivar hábitos de leitura desde cedo e democratizar o acesso à literatura infantil.
O lançamento oficial aconteceu ontem, na NOVA Medical School, em Lisboa, numa cerimónia que celebrou mais um ano de promoção da literacia infantil.
“É com grande orgulho que assinalamos a 12.ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, uma iniciativa que continua a reconhecer e a incentivar os talentos que dedicam a sua criatividade à escrita e à ilustração para os mais novos. No Pingo Doce, acreditamos que o contacto com os livros desde cedo é determinante para o desenvolvimento integral das crianças. Por isso, mantemos o nosso compromisso com a promoção da literatura infantil, tornando acessíveis histórias que inspiram, educam e enriquecem o universo das crianças”, afirma Filipa Pimentel, Diretora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce.
A história de “Os três castelos das três bruxas malvadas” teve origem num desafio feito ao seu autor, numa escola, no qual José Dias Pires criou uma história original sobre as casas das bruxas. Entre castelos, feitiços e personagens mágicas, o conto explora o que acontece quando alguém tenta alcançar os seus objetivos através de ameaças. Com um ritmo dinâmico, trava-línguas e rimas, esta narrativa promete prender a atenção dos leitores mais pequenos, enquanto dá vida a protagonistas clássicos do imaginário infantil. A caracterização e o uso da cor das ilustrações complementam de forma dinâmica e envolvente o texto.
“O três castelo das três bruxas malvadas” está disponível nas lojas Pingo Doce pelo preço de 3,99€.
O maior prémio de literatura infantil em Portugal
Com 12 anos de existência, o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce é o maior do género no país, distinguindo obras originais e inéditas de autores e ilustradores com obra publicada. Esta edição contou com mais de 1.600 candidaturas nas categorias de texto e ilustração.
As 11 obras previamente premiadas pelo Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce traduziram-se, até à data, em mais de 185 mil exemplares. No total de todas as edições o Pingo Doce já atribuiu 600 mil euros, distribuídos pelos vários vencedores.
A promoção da literacia infantil insere-se num dos eixos de Responsabilidade Social do Pingo Doce, que há mais de uma década desenvolve conteúdos de qualidade acessíveis a todos, contando com mais de 550 títulos exclusivos lançados e mais de dois milhões de livros vendidos.
Sobre os autores:
José Dias Pires é um escritor, tradutor e educador português que nasceu e vive em Castelo Branco. Foi professor de todos os níveis de ensino e assume, atualmente, a função de Comissário do Festival Literário de Castelo Branco desde 2012. Tem-se dedicado, desde 2011, à tradução de literatura infantojuvenil e, para além de 11 obras de caráter pedagógico, tem editadas mais de duas dezenas de obras de poesia, teatro, ensaio e literatura para a infância.
Maria Girão, de 37 anos, formou -se em Design e Cultura Visual e tem vindo a desenvolver trabalho editorial, sobretudo na criação de capas. Colaborou com vários autores e editoras, entre os quais na antologia de poesia brasileira "Entre o Sono e o Sonho", que reúne cerca de 1.500 poemas de poesia contemporânea. Para a vencedora ilustrar é, também, uma forma de ler: escolher onde pousar o olhar.
*Ana Mendes
.png)
Nenhum comentário:
Postar um comentário