sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Rede de Universidades Sénior e Johnson & Johnson Innovative Medicine juntam-se pela prevenção do cancro da próstata


Parceria entre a companhia farmacêutica da Johnson & Johnson e a Rede de Universidades Sénior tem como objetivo sensibilizar para o Cancro da Próstata que é a segunda causa de morte por cancro nos homens.

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal celebrou uma parceria com a Rede de Universidades Sénior (RUTIS), com a Associação Portuguesa de Urologia (APU) e a APDPróstata, para lançar a segunda edição da campanha “Não Fique Fora de Jogo” e assinalar o mês de sensibilização para o cancro da próstata. O objetivo é promover o conhecimento sobre esta doença junto da comunidade sénior, através da prática desportiva, e continuar a incentivar à prevenção e ao diagnóstico precoce.

O cancro da próstata é a segunda causa de morte por cancro nos homens, contudo só aparece em 6º lugar na lista de doenças que mais preocupam o sexo masculino, segundo o estudo “A Saúde do Homem”, realizado pela GfK Metris para o Expresso, em parceria com a Johnson & Johnson Innovative Medicine.

Sendo fundamental continuar a sensibilizar para esta doença, a Johnson & Johnson Innovative Medicine continua a investir na criação de projetos de valor que fomentem a literacia em saúde.

Os parceiros desta iniciativa (APDP, APU e J&J) irão estar presentes nos jogos de walking footbal organizados pela RUTIS, com folhetos informativos sobre o cancro da próstata. Serão ainda realizados webinares temáticos de sensibilização da doença junto dos cerca de 45.000 estudantes universitários acima dos 65 anos e dos 5.500 voluntários que estão associados à RUTIS e divulgados os principais mitos em torno desta patologia.

Um dos momentos altos desta campanha acontece a 3 de dezembro quando as equipas dos diferentes parceiros da iniciativa entrarem em campo para disputar um jogo de walking footbal com equipas seniores da RUTIS, na etapa de Vila Nova de Gaia. Neste momento estão já inscritos mais de uma centena de atletas.

É fundamental continuar este caminho de conhecimento do cancro da próstata e isso está à vista nos números. No estudo recente lançado pela J&J “Saúde do Homem”, foi possível concluir que cerca de 32% dos doentes com Cancro da Próstata demorou mais de 6 meses a ser diagnosticado e 56% dos doentes recorreu a duas especialidades ou mais até à confirmação deste diagnóstico.

Na maioria dos casos de cancro da próstata (73%), os doentes foram identificados através de exames de rotina, sendo relativamente poucos os diagnósticos feitos através de rastreio específico para a doença como a avaliação dos níveis de PSA (7%).

Consulte aqui o estudo completo.

Sobre a Johnson & Johnson
Na Johnson & Johnson, acreditamos que a saúde é tudo. A nossa força na inovação em saúde capacita-nos a construir um mundo onde doenças complexas são prevenidas, tratadas e curadas, onde os tratamentos são mais inteligentes e menos invasivos, e as soluções são pessoais. Através da nossa expertise em Medicina Inovadora e MedTech, estamos posicionados de forma única para inovar em todo o espectro de soluções de saúde hoje, entregando as descobertas do amanhã e impactando profundamente a saúde da humanidade. Saiba mais em https://innovativemedicine.jnj.com/portugal

CP-551880
Sobre a RUTIS
A RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade) é uma IPSS de âmbito nacional, de promoção ao envelhecimento ativo e das Universidades Sénior. Atualmente a RUTIS tem 402 membros, 75 mil alunos seniores e 7.500 professores voluntários.

*Maria João Serra
Consultora de Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário