sábado, 24 de maio de 2025

Presidente da Câmara de Aveiro apresenta livro “A Sagres em Aveiro 2024” na Expo Osaka

A obra, apresentada por Ribau Esteves no Pavilhão de Portugal, celebra a passagem histórica do Navio-Escola Sagres pela cidade de Aveiro.
Osaka, Japão, 24 de maio de 2025 – O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, marcou presença esta sexta-feira (23 de maio), na Expo Osaka, a apresentar o livro “A Sagres em Aveiro 2024”, uma publicação da Câmara de Aveiro (CMA) que assinala a primeira presença do Navio-Escola Sagres em Aveiro, no Cais do Sal, em maio de 2024, no âmbito das comemorações do Dia da Marinha e no ano em que Aveiro foi a primeira Capital Portuguesa da Cultura.
“A chegada do Navio-Escola Sagres ao centro de Aveiro foi uma operação ousada e inédita da Marinha e da Câmara, que mostrou a força e a determinação de um Povo que acredita na sua cidade e nos seus canais como palco de cultura, de inovação e de futuro. A Sagres foi recebida com enorme alegria por parte dos Aveirenses e a sua estadia, que será recordada durante vários anos pela população, fica agora registada em livro. Poder apresentar esta obra no Japão é uma honra e um tributo à dimensão universal desta embarcação e da ligação dos Portugueses e dos Aveirenses ao mar, fazendo-o no Pavilhão de Portugal que tem como tema Oceanos, Diálogo Azul”, afirma Ribau Esteves.
“A Sagres em Aveiro 2024” evoca o simbolismo nacional do Navio-Escola Sagres, retrata o entusiasmo da população de Aveiro com o navio e demonstra a capacidade logística e cultural da cidade para acolher grandes embarcações em pleno coração urbano. Reúne ainda testemunhos de visitantes, autoridades civis e militares, bem como dados históricos sobre o navio e fotografias de uma semana de eventos que marcaram a cidade.
O livro, com edição bilíngue (português/inglês), é promovido internacionalmente ao longo da Expo Osaka 2025 como parte da estratégia de afirmação cultural e turística de Aveiro, a partir do belo Pavilhão de Portugal, um dos mais relevantes sucessos da Expo. O livro vai ter uma sessão de apresentação pública na Feira do Livro de Aveiro que se realiza de 20 de junho a 6 de julho 2025.
Na nota final da sua intervenção, o Presidente Ribau Esteves realçou a importância de Portugal apostar mais na utilização do Navio Sagres como embaixada promotora do País em todo o Mundo, assim como lembrou a importância e a urgência do investimento de recuperação do Navio Treino de Mar Creoula, para que volte a navegar na missão muito importante de proporcionar treino de mar a cidadãos civis, com operação da Marinha Portuguesa, promovendo a cultura marinheira e o gosto pelo Mar, que só a relação de vivência direta propicia.
A presença do Presidente da Câmara de Aveiro em Osaka inseriu-se na agenda oficial da visita ao Japão da comitiva da Câmara de Aveiro, que incluiu já encontros institucionais e visitas em Tóquio e em especial na cidade de Oita, geminada com Aveiro desde 1978, e que prosseguiu com contactos de cooperação cultural e económica no contexto da Exposição Mundial.
*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

PROJETO-PILOTO “HOSPITAL NO DOMICÍLIO SÉNIOR” APRESENTADO NA MARINHA GRANDE

 Foi apresentado no passado dia 20 de maio, no Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, o projeto-piloto “Hospital no Domicílio Sénior”, uma iniciativa conjunta da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) e do Centro Distrital de Segurança Social de Leiria, em colaboração com o Município da Marinha Grande.
O evento contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração da ULSRL, Manuel José Carvalho; do Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Leiria, João Paulo Pedrosa; do Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; e de vários parceiros do distrito.

O presidente da Câmara congratulou-se por “acolher a apresentação e a implementação inicial deste projeto inovador” e reforçou “a disponibilidade do Município para continuar a trabalhar com estas instituições, para a melhoria contínua dos serviços de apoio à população sénior do concelho.
O presidente da ULSRL esclareceu que “queremos evitar deslocações desnecessárias e garantir respostas clínicas de qualidade aos seniores”. Para o diretor da Segurança Social de Leiria, “esta articulação melhora a eficiência dos serviços e o bem-estar dos utentes”.

A criação deste novo modelo de intervenção resulta de uma análise conjunta entre a ULSRL e o Centro Distrital da Segurança Social, na qual se identificou a necessidade de uma resposta mais eficaz para as situações clínicas dos seniores acolhidos em instituições sociais.

Este projeto inovador visa otimizar o acesso dos idosos, acolhidos em respostas sociais, ao Serviço de Urgência hospitalar, através da criação de uma “Via Direta” de comunicação e consultadoria entre as instituições de acolhimento e os serviços hospitalares. O objetivo é reduzir deslocações desnecessárias, agilizar processos e melhorar a prestação de cuidados de saúde a uma população particularmente vulnerável.
Inspirado nos bons resultados da “Via Verde do AVC”, o “Hospital no Domicílio Sénior” procura promover um modelo de intervenção baseado numa relação próxima, ágil e eficaz entre os profissionais das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e os profissionais hospitalares, através de equipas técnicas multidisciplinares, espaços físicos adequados, comunicação estruturada, formação especializada e meios de transporte articulados.

O projeto irá arrancar em duas fases:
1.ª fase – de 1 de junho a 31 de agosto de 2025, envolvendo 9 Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) da região, incluindo o Centro Social e Paroquial de Vieira de Leiria, no concelho da Marinha Grande;
2.ª fase – de 1 de setembro a 30 de novembro de 2025, dirigida a 7 Lares Residenciais, com destaque para a APPACDM da Marinha Grande;
3.ª fase - a partir de 1 de dezembro de 2025, com alargamento a outras respostas.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Livraria Lello com casa cheia na primeira tertúlia de Camilo Castelo Branco


Próxima iniciativa decorre a 12 de junho, no Bom Jesus do Monte
A Livraria Lello teve casa cheia na primeira tertúlia do ciclo dedicado a Camilo Castelo Branco. A iniciativa promovida pela CCDR NORTE, com a curadoria de Jorge Sobrado, vice-presidente da instituição, decorreu na noite de quinta-feira, 22 de maio, inserindo-se no contexto das comemorações do bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco.
A primeira de oito tertúlias teve como tema “Camilo: Política/Liberdade” e contou com João Pedro Matos Fernandes, ex-ministro do Ambiente, e José Manuel de Oliveira, historiador, museólogo e antigo diretor da Casa de Camilo, em S. Miguel de Seide como convidados. A moderação coube a Minês Castanheira.

Para Jorge Sobrado “celebrar o bicentenário de Camilo Castelo Branco era irrecusável. Camilo é o cicerone do Norte, ele é o inventor do Norte, é o cartógrafo simbólico, psicológico do Norte, do nosso temperamento, do nosso sentido trágico, da nossa paixão, do nosso desejo.”

O responsável adiantou ainda que a próxima tertúlia será “no Bom Jesus do Monte, já no próximo dia 12 de junho para falar de “Morte e Ressurreição” convocando a espiritualidade em Camilo, na vida e na obra”.
António Cunha, presidente da CCDR NORTE salientou a “forma notável e brilhante” como se iniciou este ciclo de tertúlias “num local mágico que é a Livraria Lello, com um painel de convidados muito interessantes, dois profundos conhecedores da realidade camiliana, que se complementam, Matos Fernandes e José Oliveira”.

Ao longo de cerca de duas horas, que passaram num instante, os oradores convidados abordaram a temática da Política e Liberdade em Camilo recordando obras como “A Queda dum Anjo”; “Mistérios de Fafe” ou a “Brasileira de Pranzins”, entre tantas outras.
Para José Oliveira “Política e Liberdade são dois temas que têm grande atualidade na extensa obra de Camilo”. E explica: “Sobre Política, é inquestionável que as narrativas, de que são exemplo “A Queda dum Anjo” e “O Senhor Ministro”, proporcionam-nos a perspetiva irónica e mordaz do romancista sobre a ascensão, queda e consequente delir dos nobres valores da Ética em alguns políticos no exercício das suas funções públicas.”

Por outro lado, “Camilo sempre defendeu a Liberdade, seja a independência como escritor público, escapulindo-se a todos os espartilhos que condicionassem a sua escrita, seja na defesa dos direitos das mulheres, muito maltratadas pela influência implacável do dinheiro e pela boçalidade e rudeza dos homens de coração empedernido.”

Para Matos Fernandes, um leitor assíduo do escritor “Camilo são histórias fantásticas, sobretudo contadas a partir de parágrafos fabulosamente bem escritos. E acrescenta: “Camilo é um construtor de parágrafos que eleva ao supremo o prazer da leitura”.

Até 2026, estas sessões – inspiradas no espírito de tertúlia e no gosto camiliano pelo confronto de ideias – terão lugar em espaços camilianos da Região Norte, promovendo um diálogo renovador sobre a personalidade e a obra multiformes e extravagante de Camilo, e a sua receção e relevância na atualidade.

*Gabinete de Marketing e Comunicação
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, I.P.
Porto, 23 de maio de 2025

Opinião - Viver do outro lado da luta


Quem passa pela Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, em Lisboa, encontra todos os dias uma imagem que fere a dignidade de um Estado de Direito. Homens, mulheres e crianças em fila desde a madrugada, à espera de um lugar, de um atendimento, de uma oportunidade de legalizar a sua vida em Portugal. A espera, por vezes sem garantia de atendimento, torna-se o símbolo de uma burocracia que já não responde ao país que temos, nem ao país que queremos ser.
Este cenário não é novo. Tem sido denunciado por associações, por jornalistas e por quem passa e não consegue olhar para o lado. Mas continua. E a persistência do problema revela que não se trata de um episódio pontual ou de uma falha operacional, mas de uma desorganização estrutural do atendimento consular interno e, mais profundamente, da forma como o Estado português tem vindo a tratar os seus imigrantes: como problema, quando são parte da solução.

Conheço de perto a realidade da Direção-Geral dos Assuntos Consulares. Fui assessor no Ministério dos Negócios Estrangeiros e trabalhei com muitos dos seus quadros. Sei do esforço, do sentido de missão e da qualidade técnica que ali existe. Mas sei também que não basta a boa vontade dos profissionais. É preciso dotar os serviços de meios humanos e materiais, sim, mas sobretudo de um modelo que sirva a realidade atual e não a de há vinte anos.

Defendo, por isso, que o Estado português adote um sistema de marcação por agenda para os serviços consulares em território nacional, à semelhança do que já se faz no SNS ou em alguns serviços das finanças. O cidadão, nacional ou estrangeiro, deve poder agendar o seu atendimento por via digital, telefónica ou presencial, sem ter de enfrentar uma fila à porta de um edifício público como quem mendiga por um direito básico. Esta medida permitiria organizar o fluxo de pessoas, proteger os mais vulneráveis e tornar o serviço mais previsível e transparente. Não se trata de inovação radical, mas de bom senso administrativo e respeito pelo tempo e pela dignidade de cada um.

É certo que a migração coloca desafios. Mas não é menos certo que Portugal precisa de imigração para enfrentar o inverno demográfico e revitalizar setores fundamentais da economia. O que está em causa não é um favor que se faz a quem chega. É o cumprimento de um dever por parte de quem acolhe. A forma como tratamos os nossos imigrantes revela o grau de maturidade das nossas instituições. E, neste momento, o que se vê à porta da DGACCP é indigno de um país europeu, democrático e civilizado.

Viver no outro lado da luta é saber o que significa esperar horas em pé, com uma criança ao colo, sem saber se haverá resposta. É carregar na pele o peso da incerteza e, ainda assim, acreditar que vale a pena tentar. Portugal deve estar à altura dessa esperança. Não com discursos, mas com soluções. E a marcação por agenda é uma das mais simples, eficazes e humanas que podemos aplicar já. A questão é saber se queremos mesmo resolver o problema — ou se nos habituámos à vergonha de o ignorar.

*Paulo Freitas do Amaral
Professor, Historiador autor

sexta-feira, 23 de maio de 2025

Proença-a-Nova recebe o arranque do 45º Grande Prémio Abimota

 
O concelho de Proença-a-Nova será novamente palco do 45.º Grande Prémio ABIMOTA, no dia 30 de maio, sexta-feira, que este ano acolhe o arranque a primeira etapa da prova.
O pelotão irá percorrer 186 km entre Proença-a-Nova e Anadia, atravessando os concelhos de Proença-a-Nova, Sertã, Pedrogão Grande, Castanheira de Pera, Lousã, Vila Nova de Poiares, Penacova, Mortágua, Mealhada e Anadia. A partida simbólica será no Parque Urbano Comendador João Martins, às 12h30 horas, seguindo em direção à rua Ezequiel Lopes Ribeiro (a rua do viaduto do Parque Urbano), seguindo depois para a Rua de Santa Cruz em direção à Rua da Sertã, até chegar à EN241 em direção a Cimadas-Vergão, depois Maljoga, até entrar no concelho da Sertã.
João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, destaca o facto de o concelho receber esta iniciativa desportiva há vários anos consecutivos, assim como as condições naturais do território que “criam condições ímpares para a prática de vários desportos, do BTT ao todo o terreno, da escalada ao pedestrianismo, do trail running à orientação, entre muitos outros. No caso do ciclismo de estrada, de que o Grande Prémio Abimota é um excelente exemplo, os atletas encontram no nosso território percursos com diferentes graus de dificuldade. Em comum, a envolvente natural, a floresta que nos caracteriza e que sempre nos potencia enquanto território”.
Com um total de 478 km, esta prova de ciclismo terminará em Águeda a 1 de junho. Este ano, a competição integra 120 corredores distribuídos por 16 equipas (13 portuguesas e 3 espanholas) nas categorias Elite e Sub-23 que se preparam para disputar as oito camisolas da prova. Esta é a segunda corrida mais antiga de Portugal, em provas por etapas e a única no país com oito camisolas em disputa, não existindo outra prova de ciclismo de estrada com um número de camisolas igual ou superior em competição.

*Andreia Gonçalves
Unidade de Comunicação, Turismo e Eventos



Silves | MÁRIO RITA EXPÕE NA IGREJA DA MISERICÓRDIA, EM SILVES


“Em Construção, Descida da Cruz”, é a exposição de desenhos de Mário Rita, que o Município de Silves promoverá na Igreja da Misericórdia de Silves. A mesma inaugurará no próximo dia 24 de maio, pelas 21h30, podendo ser visitada até ao dia 31 de julho, de segunda a sábado, entre as 10h00 e as 18h00.

Em construção é a metáfora do processo criativo e, também, da vida, da contínua transformação que é o destino do Homem.
Se a obra de Mário Rita se desdobra em múltiplas fases construtivas, a instalação que se apresenta evoca a construção que evolui das trevas à luz, da “Descida da cruz”, esse fatal mundo de sofrimento e dúvida, à construção do “Novo Homem”, da morte do Eu-anterior ao renascimento do Eu-ulterior. Há um corpo que cai até ao abatimento, deixando para trás os sapatos com a poeira do caminho, largando os “Sudários” caldos, o suor e o sangue, porque é do despojamento que se renasce.

Mário Rita nasceu em Silves, em 1958, fez o curso de Artes Gráficas na Escola de Artes Decorativas António Arroio e licenciou-se em Artes Plásticas /Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Entre 1979 e 1983 foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Com uma participação assídua em exposições coletivas, expõe individualmente desde 1983, em Portugal e no estrangeiro. Artista polifacetado e de nome firmado no domínio das artes plásticas, a sua obra tem sido distinguida com a atribuição de vários prémios, conquistando-lhe reputação nacional e internacional.

Eurico Gonçalves descreveu-o, em 1997, como “pintor de inegável qualidade e força expressiva, num âmbito de neo-expressionismo gestual”. O seu trabalho, desde então e através de sucessivas fases criativas, confirma-o.

Escola Superior Agrária de Coimbra acolhe VI Conferência EUCARPIA

Entre os dias 26 e 28 de maio, estarão em debate na Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), na VI Conferência EUCARPIA, as estratégias inovadoras de melhoramento de plantas face aos desafios ambientais e sociais no contexto dos sistemas de agricultura biológica e agroecológica.
Organizada em cooperação pela Section Organic and Low-Input Agriculture (Secção de Agricultura Biológica e de Baixo Consumo de Fatores de Produção da EUCARPIA, pela ESAC-IPC e pelo projeto LiveSeeding, contando ainda com o apoio de outros projetos relacionados, esta conferência irá reunir melhoradores de plantas, empresas de sementes, estudantes e interessados no domínio do melhoramento vegetal e disciplinas afins.

A conferência dará especial ênfase a três seções principais: melhoramento de plantas para enfrentar os desafios ambientais (melhoramento para tolerância ao stress abiótico e eficiência de recursos, e tolerância ao stress biótico); melhoramento para a diversidade (melhoramento para a agrobiodiversidade, serviços de Ecossistemas e alimentos saudáveis); melhoramento para enfrentar os desafios sociais [melhoramento participativo e testes descentralizados de cultivares na exploração agrícola, modelos financeiros e de governação inovadores, impacto das regulamentações da UE sobre o material reprodutivo vegetal (PRM) e novas técnicas genómicas (NGT) no setor biológico].
Nesta conferência será proposta às entidades participantes a assinatura de uma declaração para a promoção da semente biológica em Portugal, de forma a compremeter os signatários no aumento da produção e utilização das sementes biológicas no país.
Após a conferência científica, no dia 29 de maio, tem lugar também a European Organic Seed Policy Conference | Conferência Europeia sobre Política de Sementes Biológicas, subordinada ao tema “Estratégias económicas e desenvolvimentos políticos para impulsionar o sector das sementes orgânicas em Portugal”, com vista a fazer um balanço da Agricultura Biológica (AB) em Portugal, analisar as oportunidades e os desafios e criar consensos sobre a forma de impulsionar o sector das sementes e do melhoramento de Plantas em Agricultura Biológica.
Toda a informação sobre a conferência em https://skyros-congressos.pt/eucarpia2025/index.html.

Pelo Gabinete de Comunicação da ESAC
*Isabel Silva

Investimento de 343 856 euros. Município de Cantanhede requalifica vala entre o Casal do João e as Povoeiras na Tocha

A Câmara Municipal de Cantanhede formalizou na quinta-feira, 22 de maio, o auto de consignação que marca o início da obra de intervenção na vala entre o Casal do João e as Povoeiras, na freguesia da Tocha.

O documento foi assinado pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, e pelo representante da empresa adjudicatária, num encontro em que estiveram presentes o vereador, Fernando Pais Alves, e o presidente da Junta de Freguesia da Tocha, José Manuel Cruz.

Adjudicada por 343.856 euros, a empreitada tem um prazo de execução de 120 dias seguidos.

A vala situada entre o Casal do João e as Povoeiras necessita
de ser requalificada pois o arruamento existente na zona da referida vala tem uma faixa de rodagem estreita, o que dificulta o cruzamento de duas viaturas. A intervenção visa corrigir deficiências atuais, minimizando o conflito entre peões, o trânsito rodoviário e a vala ao longo de todo o arruamento, promovendo assim maior segurança e melhor circulação”, afirma a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio.
A intervenção pretende aumentar os níveis de segurança rodoviários, alargando a faixa de rodagem através da ampliação da área disponível junto ao talude da vala. Para isso, será construído um muro de suporte ao longo de toda a margem confinante com o arruamento.

No âmbito desta empreitada, será também executada a drenagem das águas pluviais e a instalação de sarjetas ao longo do arruamento.



CÂMARA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA VAI ASSINALAR DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

 

No próximo dia 𝟏 𝐝𝐞 Junho, das 𝟏𝟒𝐡 𝐚̀𝐬 𝟏𝟗𝐡, o espaço da Quinta do Pinheiro, em Castelo de Paiva, será palco de um dia inesquecível dedicado aos mais pequenos, com um 𝐩𝐫𝐨𝐠𝐫𝐚𝐦𝐚 𝐫𝐞𝐜𝐡𝐞𝐚𝐝𝐨 𝐝𝐞 𝐝𝐢𝐯𝐞𝐫𝐬𝐚̃𝐨, 𝐚𝐧𝐢𝐦𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐞 𝐬𝐨𝐫𝐫𝐢𝐬𝐨𝐬 𝐠𝐚𝐫𝐚𝐧𝐭𝐢𝐝𝐨𝐬, promovido pela Câmara Municipal, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança.

O evento, pensado para proporcionar momentos únicos de partilha, convívio e felicidade às crianças do concelho, contará com um conjunto alargado de actividades lúdicas, dirigidas a toda a comunidade.

Mascotes (Mickey e Minnie; Patrulha Pata - Marshall e Skye)
Animadores em andas com fatos coloridos e balões personalizados
Espetáculo de bolas de sabão gigantes
Malabaristas com truques de magia
Palhaços muito divertidos a interagir com o público
Espetáculo “Irmãos Esferovite”
Espetáculo musical “O Palhacinho Jonas”
Insufláveis para todas as idades
Slide e Parede de Escalada para os mais aventureiros
Bumper Ball para momentos de diversão em grupo
Pinturas Faciais e Modelagem de Balões
Pipocas e Algodão Doce para adoçar o dia

Esta iniciativa municipal pretende proporcionar às crianças um dia verdadeiramente especial, celebrando a sua infância com liberdade, criatividade e muita felicidade. A entrada é livre e o convite é extensivo a todas as famílias paivenses.


*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa

Cientistas portugueses ajudam a medir o núcleo do hélio-3 com precisão sem precedentes

 
Uma equipa internacional de investigadores, incluindo cientistas da Faculdade de Ciências Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), Universidade NOVA de Lisboa (UNL) e Universidade de Aveiro (UA), alcançou uma medição inédita do raio nuclear do hélio-3 com uma precisão sem precedentes. O resultado, agora publicado na prestigiada revista Science, constitui um teste rigoroso às teorias da física atómica.
A experiência decorreu no Paul Scherrer Institut (PSI), na Suíça, utilizando o feixe de muões mais intenso do mundo. Os investigadores da colaboração CREMA - Charge Radius Experiment with Muonic Atoms conseguiram substituir os eletrões do átomo de hélio-3 por muões — partículas subatómicas cerca de 200 vezes mais pesadas que os eletrões — formando assim o chamado hélio-3 muónico. Esta configuração permitiu obter um valor extremamente preciso do raio de carga nuclear, cujo valor é 1,97007 fentómetros (sendo que um metro contém mil biliões de fentómetros).
A equipa portuguesa desempenhou um papel crucial em várias vertentes da experiência, nomeadamente no desenvolvimento dos sistemas de deteção dos raios X, controlo experimental e cálculos teóricos. No total, participaram dez investigadores nacionais, cinco da FCTUC (Luís Fernandes, Fernando Amaro, Cristina Monteiro, Andrêa Gouvêa e Joaquim Santos), três da UNL (Jorge Machado, Pedro Amaro e José Paulo Santos) e dois da UA (Daniel Covita e João Veloso).

O PSI é atualmente a única instalação no mundo capaz de gerar muões negativos lentos em quantidade suficiente para este tipo de investigação. O sucesso da medição deveu-se também ao uso de um sofisticado sistema laser, que permite detetar com precisão a frequência de ressonância em que ocorre a transição energética do muão, resultando na emissão de raios X.

Os dados agora obtidos contribuem significativamente para a modelação teórica da estrutura nuclear e são fundamentais para testar a eletrodinâmica quântica em sistemas ligados, como os átomos. Além disso, fornecem valores de referência críticos para modelos nucleares baseados em princípios fundamentais da física.

A colaboração CREMA planeia novas experiências, incluindo a análise da estrutura hiperfina em átomos muónicos e novas medições com hidrogénio muónico, com o objetivo de explorar ainda mais os limites da física fundamental.

O artigo científico “The helion charge radius from laser spectroscopy of muonic helium-3 ions” está disponível para consulta aqui.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

quinta-feira, 22 de maio de 2025

Ansião e Alvaiázere recebem a primeira edição do Sicó Outdoor Festival nos dias 21 e 22 de junho


Caminhadas, trail running, ciclismo e muito mais num festival conjunto que valoriza o património natural e desportivo da região.

Os municípios de Ansião e Alvaiázere juntam-se para promover, nos dias 21 e 22 de junho, a primeira edição do Sicó Outdoor Festival, um evento que afirma o território de Sicó como um destino de excelência para a prática de atividades ao ar livre. O evento marca também o lançamento oficial do Sicó Outdoor Center, um projeto estruturante e de valorização do território promovido em conjunto pelos dois municípios, com o apoio do Turismo de Portugal.

Com um programa diversificado, o festival terá lugar nas duas principais portas de entrada do Sicó Outdoor Center — no Parque Verde do Nabão (Ansião) e junto ao Parque de Campismo de Alvaiázere — e convida os participantes a viverem dois dias de descoberta, convívio e ligação com a natureza. As atividades do sábado (21) decorrem em Ansião; no domingo (22), é a vez de Alvaiázere acolher os participantes.

O Sicó Outdoor Festival conta com atividades guiadas e autoguiadas para todos os níveis e idades: caminhadas, trail running, ciclismo BTT/gravel e ciclismo de estrada fazem parte do programa, a par de demonstrações de skate, BMX e parapente. Cada participante pode inscrever-se em uma atividade guiada por dia, com possibilidade de participação em um ou nos dois dias do festival.

As inscrições têm um valor simbólico de 3 euros por dia ou 5 euros pelos dois dias, e podem ser realizadas online através da página oficial do evento: https://sico-outdoor.pt.

Além de divulgar os percursos do novo Sicó Outdoor Center, o evento pretende também reforçar a atratividade da região enquanto destino turístico desportivo e sustentável, valorizando a paisagem, os recursos naturais, a cultura e a economia local. “O Sicó Outdoor Festival é mais do que um evento desportivo: é uma celebração conjunta do que de melhor o Sicó tem para oferecer, mostrando o nosso território como um espaço vivo, acolhedor e com um enorme potencial para o turismo de natureza”, destacam os responsáveis pelo projeto Sicó Outdoor Center.

No final das atividades de cada dia, os participantes serão recebidos numa zona de convívio, onde será servida uma refeição volante e onde não faltará animação e espírito de partilha.

Mais informações estão disponíveis nos perfis oficiais do Sicó Outdoor Center no Facebook, Instagram e YouTube. E também no site: https://sico-outdoor.pt.
--
Sobre o Sicó Outdoor Festival

O Sicó Outdoor Festival é um evento promovido em conjunto pelos municípios de Ansião e de Alvaiázere, com o apoio do Turismo de Portugal, que celebra o Território de Sicó como um destino de excelência para a prática de atividades ao ar livre. Em sua primeira edição, o festival marca o lançamento do Sicó Outdoor Center, uma estrutura criada para valorizar e dinamizar a oferta desportiva e turística da região, com percursos de caminhada, trail running e ciclismo acessíveis de forma simples e segura. A iniciativa promove o turismo sustentável, o convívio e a descoberta da natureza, envolvendo a comunidade local e todos os que procuram experiências autênticas em pleno coração de Portugal.

*Gabinete de Apoio à Presidência


Oliveira de Frades | Dia Mundial da Criança | 1 e 2 JUN

Nos dias 1 (domingo) e 2 de junho (2ª feira), o Município assinala o Dia Mundial da Criança com a dinamização de diversas atividades de entretenimento e diversão. 
O primeiro dia, em parceria com a Martifer, é aberto à comunidade, realizando-se no Parque Urbano e o segundo dia, destinado aos alunos do Pré-Escolar, do 1º e 2ª Ciclo do Agrupamento de Escolas, decorrerá no Jardim Dr. Francisco Sá Carneiro.
1 JUN | 10h00 às 18h00 | Parque Urbano de Oliveira de Frades Insufláveis, pinturas faciais, modelagem de balões, animação musical e outras surpresas… 
2 JUN | 9h00 às 17h00 | Jardim Dr. Francisco Sá Carneiro Insufláveis, pinturas faciais, modelagem de balões, karts, jogos tradicionais, aula de zumba, animação e outras surpresas…

*Sara Carvalho
Assessora de Comunicação - Gabinete de Comunicação e Imagem

Aveiro reforça laços de cooperação com Oita na visita oficial ao Japão

Aveiro reforça laços de cooperação com Oita na visita oficial ao Japão
Ribau Esteves reuniu-se com o Presidente da Câmara de Oita, visitou escolas e instituições culturais. Aveiro apresenta amanhã no Pavilhão de Portugal, na Expo Osaka o livro “A Sagres em Aveiro 2024”
Oita, 22 de maio – O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, reuniu na manhã de 22 de maio (quinta-feira), com o Presidente da Câmara de Oita, Shinya Adachi, na sede da Câmara Municipal da Cidade Japonesa. O encontro marcou mais um momento de aprofundamento da relação entre as duas cidades, permitindo reforçar a cooperação institucional.
A reunião serviu também para abordar a possibilidade de uma celebração conjunta dos 500 anos da chegada de Luís de Almeida ao Japão, efeméride que se assinala em novembro. Luís de Almeida foi missionário jesuíta e médico português, pioneiro na introdução da medicina ocidental no Japão e fundador do primeiro hospital no país, em Funai (atual Oita), no século XVI.
Na ocasião, Ribau Esteves sublinhou “a importância da Educação e da Cultura nesta cooperação entre os dois Municípios. São exemplos que queremos levar para os nossos jovens em Aveiro. Admiramos os valores e as regras do vosso sistema de ensino. Queremos aprender convosco em várias áreas, incluindo na Gestão Escolar. No domínio da Cultura, queremos continuar a estreitar os laços entre as nossas cidades e os nossos povos, desenvolvendo novas parcerias e projetos conjuntos, incluindo na preparação das celebrações dos 50 anos da nossa geminação, porque o mundo onde vivemos necessita urgentemente de investir em relações mais sólidas entre as nações, num exercício alimentador de Paz”, afirmou.
Durante os três dias de visita oficial à Cidade de Oita, a Delegação de Aveiro participou num jantar de receção promovido pela Associação de Amizade Portugal – Japão, com sede em Oita, na noite de 21 de maio (quarta-feira). O evento contou com significativa atenção da comunicação social local<https://news.ntv.co.jp/n/tos/category/international/toa4297d803c2d44b2abac66d8bbb26d9c> e reforçou os vínculos de amizade entre as duas comunidades.
Na área da Educação, destaque para a visita à Omichi Elementary School (1.º ao 6.º ano do Ensino Básico), onde o Presidente Ribau Esteves marcou encontro com a Direção da escola liderada pelo Presidente Dr. Kumi Fuchino e pelo Diretor Akihiko Tanaka, com quem foram exploradas possibilidades de intercâmbio escolar e partilha pedagógica.
"Momentos como este — de contacto direto com docentes, alunos e cidadãos locais — são profundamente valiosos. Dão um significado real à nossa parceria, mostrando como o entendimento cultural e a aprendizagem partilhada aproximam ainda mais as nossas comunidades. A hospitalidade e a abertura do povo de Oita refletem a força da nossa relação, pela qual estamos profundamente gratos", afirmou Ribau Esteves.

Alunos japoneses visitam Aveiro em setembro
Para o próximo mês de setembro, está prevista a visita a Aveiro de um grupo de alunos da Itawa Gakuen Junior and Senior High School, que apresentou em Oita um projeto de realidade virtual com o objetivo de preservar e divulgar o património histórico e contemporâneo das Cidades. Em Aveiro, os alunos recolherão imagens e conteúdos para integrar no projeto, que permitirá visitas digitais ao nosso território, a partir de qualquer ponto do mundo.
A agenda em Oita incluiu ainda uma visita ao Museu de Arte da Cidade, onde o Presidente Ribau Esteves foi recebido pelo Diretor, Dr. Hisako Utsunomiya, que apresentou um projeto artístico dedicado ao bambu. O Museu demonstrou interesse em levar essa exposição e esse trabalho a Aveiro, no âmbito das comemorações dos 50 anos da geminação entre as duas cidades.

Aveiro em Osaka esta sexta-feira
A Delegação de Aveiro segue agora para Osaka, onde esta sexta-feira, 23 de maio, vai realizar a apresentação oficial do livro “A Sagres em Aveiro 2024”, dedicado à presença do Navio-Escola da Marinha Portuguesa na Cidade, por ocasião do Dia da Marinha 2024.
A sessão, marcada para as 11h00 (hora local, menos 8 horas em Aveiro), contará com a presença do Diretor do Pavilhão de Portugal, Bernardo Amaral, da Diretora Adjunta, Cláudia Carmo, da responsável pelo Protocolo, Mariana Peça e do Administrador da AICEP, Paulo Rios. Estarão também presentes os Presidentes das Câmaras Municipais de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, de Águeda, Jorge Almeida, e de Anadia, Teresa Cardoso.

Programa da Sessão Oficial – Pavilhão de Portugal (Expo 2025 Osaka):

• 10h30 – Assinatura do Livro de Honra do Pavilhão de Portugal por José Ribau Esteves e o Vice-Presidente do Município de Oita, Shimizu
• 11h00 – Sessão oficial de apresentação do livro A Sagres em Aveiro 2024
• 11h04 – Palavras de boas-vindas pela Diretora Adjunta, Cláudia Carmo
• 11h06 – Intervenção do Administrador da AICEP, Paulo Rios
• 11h15 – Apresentação do livro pelo Presidente da CM Aveiro, José Ribau Esteves, e pelo Adjunto do Presidente, Simão Santana

*Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

[Fotografias disponíveis aqui: https://fromsmash.com/Visita-a-Cidade-de-Oita-2025]<https://fromsmash.com/Visita-a-Cidade-de-Oita-2025%5D>

Barcelos | PCA afirma-se como referência europeia em inovação e investigação aplicada, durante a Semana da Economia de Braga com eventos da RUN-EU


O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) volta a afirmar a sua posição de destaque no panorama europeu da inovação, ao promover, esta semana, três eventos internacionais de grande relevância: a RUN-EU Innovation Meets Regions, a ICARUS, conferência internacional da aliança europeia que o IPCA integra e a sua semana internacional de formação, a 4.ª edição da InWeek. Estes eventos decorrem no Fórum Braga e estão integrados na Semana da Economia de Braga, reforçando a ligação entre o mundo académico, empresarial e a sociedade.
Com mais de 250 participantes no primeiro dia, o programa arrancou com a ICARUS – Conferência Internacional Anual sobre Investigação Aplicada com Empresas e Sociedade, que este ano decorre pela primeira vez em formato híbrido. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais em conferências temáticas, mesas-redondas sobre ecossistemas de inovação e apresentações de projetos do consórcio europeu RUN-EU.
Em destaque está também a RUN-EU Innovation Meets Region com um showcase tecnológico, onde os visitantes podem conhecer projetos tecnológicos desenvolvidos pelos oito parceiros da RUN-EU, com o objetivo de fomentar novas colaborações e potenciar a transferência de conhecimento.
A par dos eventos RUN-EU, decorre a InWeek, semana internacional de formação com 40 participantes de todo o mundo, que promove a partilha de boas práticas, sessões de capacitação, networking e desenvolvimento de competências em áreas estratégicas.

“A integração na RUN-EU permitiu ao IPCA dar um salto qualitativo na sua dimensão internacional e na produção de investigação aplicada com impacto real na sociedade”, afirmou Maria José Fernandes, Presidente do IPCA, na abertura da ICARUS. Também Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, sublinhou o papel do IPCA como “um verdadeiro agente transformador da região, com impacto cultural, tecnológico e na captação de talento”.

Com estes eventos, o IPCA destaca-se como promotor de uma iniciativa que reforça a cooperação interinstitucional, aproxima a ciência da sociedade e contribui ativamente para o desenvolvimento sustentável e inovador da região e da Europa.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Porto de Mós | CIAN – Alvados: Percurso da Fórnea recebe certificação europeia - 22 de maio de 2025

 Apresentação e entrega da certificação Leading Quality Trails – Best of Europe, atribuída pela ERA – European Ramblers Association ao PR4 PMS – Percurso da Fórnea, teve lugar hoje, dia 22 de maio – Dia Mundial da Biodiversidade - no Centro Interpretativo de Atividades de Natureza, em Alvados.

O PR4 PMS – Percurso da Fórnea foi o primeiro a receber esta certificação em Portugal e na Península Ibérica e o 13º na Europa, tendo ficado classificado na categoria “Nature Delight” nas suas 2 variantes e num total de 13 km.

A sessão contou com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, do Presidente da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, Paulo Sousa, do Chefe de Núcleo Sub-regional do Oeste do ICNF, Nuno Gonçalves e do co-fundador da empresa de consultoria A2Z Outdoor Experts, Pedro Pedrosa e do seu responsável pela gestão de percursos, Manuel Franco.

Na sessão de abertura, o autarca de Porto de Mós reiterou a importância de valorizar a oferta turística do concelho de Porto de Mós, sobretudo no que diz respeito ao turismo de natureza, tendo em consideração a integração no Parque Natural.

Paulo Sousa, presidente da federação e representante em Portugal da European Ramblers Association, mostrou-se satisfeito pela atribuição do selo de qualidade e disponível para colaborar em futuros processos de certificação.

Já Nuno Gonçalves, do ICNF, enalteceu a capacidade do município em compatibilizar os valores de conservação da natureza com os interesses turísticos da região, como prova a atribuição desta certificação.

No decorrer da apresentação da rede de oferta outdoor em Porto de Mós, Pedro Pedrosa referiu que para além da rede de percursos pedestres, esta integra 15 percursos de BTT, 18 geossítios, 2 rotas de peregrinação, 10 percursos equestres, 3 locais de voo e 11 grutas e algares (visitáveis), antecipando que com este conjunto de oferta, o território reúne condições para se candidatar a geoparque. Estes percursos estão, ainda, disponíveis para 60 milhões de pessoas, através da plataforma Responsible Trails, integrada no site visite.portodemos.pt, via web e mobile.

Manuel Franco, que acompanhou de perto o processo de certificação, explicou que a o selo atribuído procura a especialização como garantia de qualidade da experiência, portanto os “quality day walks” possuem sempre um foco temático, sendo que cada foco é baseado nos interesses e desejos de um grupo- alvo definido. Ao PR4 foi, assim, atribuída a categoria “Nature Delight”, que pretende “proporcionar uma experiência ativa na natureza”.

 

A certificação LQT – Best of Europe, a mais prestigiada a nível europeu no que se refere a trilhos pedestres, reconhece percursos que se destacam pelo cumprimento de elevados padrões de qualidade, obedecendo a 7 categorias distintas e a 23 critérios diferentes.

Este reconhecimento reflete o compromisso do Município de Porto de Mós com a gestão sustentável do território, a promoção de um turismo responsável e a oferta de experiências únicas e seguras aos utilizadores.

Um reconhecimento com impacto local e internacional

Este galardão representa:

  • Valorização do património natural e cultural, garantindo a proteção dos recursos naturais e a divulgação dos marcos culturais locais;
  • Promoção do desenvolvimento sustentável, através da adoção de critérios rigorosos de qualidade, envolvendo comunidades locais e promovendo um turismo consciente;
  • Integração numa rede europeia de excelência, permitindo o intercâmbio de boas práticas e aumentando a visibilidade internacional do território.

Com esta certificação, o Município de Porto de Mós reforça a sua posição como destino de natureza de excelência em Portugal, alcançando:

  • Reconhecimento internacional pela qualidade e sustentabilidade do percurso;
  • Maior atratividade turística, com impactos económicos positivos para a região;
  • Compromisso com a gestão eficaz e sustentável do território;
  • Promoção da cooperação e diálogo com outras regiões europeias em matéria de políticas públicas de turismo sustentável.

A certificação tem validade bi-anual, sendo sujeita a avaliação regular para manutenção dos seus exigentes critérios.

Sobre o PR4 PMS – Percurso da Fórnea

Trata-se de um percurso circular com 13,2 km de extensão, com início e fim na localidade de Alcaria, e que se desenvolve na encosta do vale glaciar da Fórnea, um dos mais emblemáticos locais do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Este trilho oferece uma vista panorâmica de rara beleza, atravessando locais de elevado valor geológico e paisagístico.

O percurso inclui ainda duas variantes:

  • PR4.1 – Variante que permite a visita à Cova da Velha, à cascata sazonal e à nascente a meia encosta da Fórnea.
  • PR4.2 – Ramal de acesso direto ao alto da Fórnea, com entrada pela localidade de Chão de Pias.

Este é o primeiro percurso pedestre em Portugal a receber esta distinção europeia, colocando Porto de Mós no mapa dos melhores trilhos pedestres da Europa.

 

*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação


FOTOS: https://wetransfer.com/downloads/3b309431473b48db11029831eeaa9d9e20250522160834/d006ccff7a6cedd22a78f9fc83edbb1220250522160834/f003d5?t_exp=1748189314&t_lsid=b9362806-7b83-4148-b531-bfd5726335af&t_network=email&t_rid=Z29vZ2xlLW9hdXRoMnwxMTU4NDQ4NzkwMzgyOTI3NTI0Mzk=&t_s=download_link&t_ts=1747930114

Proença-a-Nova | Inauguração da Exposição “Vida e Obra de Carlos Paredes”


No âmbito do programa nacional 100PAREDES, que assinala o centenário do nascimento de Carlos Paredes, terá lugar no próximo domingo, 25 de maio, pelas 17h00, no Posto de Turismo de Proença-a-Nova, uma conferência de imprensa de apresentação oficial do Projeto 100 paredes e a inauguração da exposição “Vida e Obra de Carlos Paredes”.

Este momento antecede a inauguração da exposição, que reúne documentos inéditos, peças de arte, excertos audiovisuais e uma obra exclusiva do artista Juan Domingues, homenageando a vida e o legado do mestre da Guitarra Portuguesa.
A conferência contará com a presença dos diretores artísticos André Varandas e Bruno Costa, bem como representantes institucionais locais, artistas e parceiros do projeto.

Destaque ainda para o concerto de intervenção artística sociocomunitária que acontecerá no dia 31 de maio onde participarão diversa entidades do concelho, nomeadamente a Casa do Benfica em Proença-a-Nova, Grupos de Danças e Cantares dos Montes da Senhora e o Grupo de Danças e Cantares Populares de Sobreira Formosa, Grupo de Teatro dos Montes da Senhora, Grupo de Teatro Atrapalharte, o Conservatório Regional de Castelo Branco, Grupo Coral de Proença-a-Nova e a cantora Maria Inês Graça.

*Unidade de Comunicação, Turismo e Eventos

2.ª CONFERÊNCIA DO MAR EM ARMAÇÃO DE PÊRA, NO DIA 24 DE MAIO. No âmbito do Festival da Caldeirada e do Mar


Depois do sucesso do ano passado, a 2ª Conferência do Mar está de regresso a Armação de Pêra no dia 24 de maio.

A “2ª Conferência do Mar” é uma Formação Certificada, focada no Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado, sendo uma oportunidade única para refletir e debater estratégias que ajudem a enfrentar os desafios atuais do setor das pescas e do turismo, promovendo, igualmente, o Parque Natural Marinho do Recife do Algarve como um modelo de desenvolvimento sustentável.
Aberto ao público em geral, o programa do dia 24 de maio tem inicio pelas 9h30 na Junta de Freguesia de Armação de Pêra, e será dedicado às seguintes temáticas: valores naturais e socioeconómicos da Pedra do Valado; os habitats prioritários da Pedra do Valado; monitorização da AMP, MP4CHange e MOVE; restauro de habitats; ervas marinhas e corais; sistema de seguimento da pesca em tempo real; desafios e oportunidades da pesca; cogestão da pesca do polvo no Algarve; o futuro das áreas marinhas protegidas; sistema de incentivos à pesca.

A iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Silves, com entrada livre, tem como parceiros a Fundação Oceano Azul, CCMar-UALG, Parque Natural Marinho do Recife do Algarve - Pedra do Valado e conta com o apoio da Associação de Pescadores de Armação de Pêra e da Junta de Freguesia de Armação de Pêra.

Consulte o programa completo através do link: https://www.cm-silves.pt/pt/32125/2-conferencia-do-mar.aspx

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA DE OCUPAÇÃO DE TEMPOS LIVRES JUVENTUDE VERÃO! INSCREVE-TE ATÉ 08 DE JUNHO

O Município de Silves volta a dinamizar, de 30 de junho a 01 de agosto, o Programa Ocupação de Tempos Livres Juventude – Verão. As inscrições decorrem até 08 de junho e destinam-se a jovens dos 13 aos 17 anos.
Promover uma ocupação saudável dos tempos livres dos jovens residentes no concelho é o principal objetivo desta iniciativa, que ocorrerá em diversos serviços municipais e nos agrupamentos de escolas do concelho; dentro do horário 9h00 – 17h00.

Os jovens interessados deverão efetuar a sua inscrição online no site do Município em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScwYbmXoPM7mVDcFYAHgiqky3noHqruyOb8ZgaFaQJnbKodVQ/viewform?usp=dialog
Terminada a fase de candidaturas, os candidatos selecionados serão contactados por email e informados sobre o estado da sua candidatura, local de acolhimento e horários de funcionamento.
Durante o período de ocupação de tempos livres, os participantes beneficiarão de seguro de acidentes pessoais; bolsa de participação; certificado de participação e, no caso da Quinta Pedagógica, transporte excecional para o local, com partida do parque do antigo Lidl às 08h30 e chegada às 17h30.

Os telefones 282 440 800 e 910 118 277 e o endereço de correio eletrónico juventude@cm-silves.pt são os contactos do sector de Juventude da Câmara Municipal de Silves disponíveis para o esclarecimento e fornecimento de informações adicionais.

Ansião e Alvaiázere recebem a primeira edição do Sicó Outdoor Festival nos dias 21 e 22 de junho

Caminhadas, trail running, ciclismo e muito mais num festival conjunto que valo riza o património natural e desportivo da região.
Os municípios de Ansião e Alvaiázere juntam-se para promover, nos dias 21 e 22 de junho, a primeira edição do Sicó Outdoor Festival, um evento que afirma o território de Sicó como um destino de excelência para a prática de ativi dades ao ar livre. O evento marca também o lançamento oficial do Sicó Out door Center, um projeto estruturante e de valorização do território promovido em conjunto pelos dois municípios, com o apoio do Turismo de Portugal.
Com um programa diversificado, o festival terá lugar nas duas principais portas de entrada do Sicó Outdoor Center — no Parque Verde do Nabão (Ansião) e junto ao Parque de Campismo de Alvaiázere — e convida os participantes a vi verem dois dias de descoberta, convívio e ligação com a natureza. As atividades do sábado (21) decorrem em Ansião; no domingo (22), é a vez de Alvaiázere acolher os participantes.
O Sicó Outdoor Festival conta com atividades guiadas e autoguiadas para todos os níveis e idades: caminhadas, trail running, ciclismo BTT/gravel e ciclismo de estrada fazem parte do programa, a par de demonstrações de skate, BMX e parapente. Cada participante pode inscrever-se em uma atividade guiada por dia, com possibilidade de participação em um ou nos dois dias do festival.
As inscrições têm um valor simbólico de 3 euros por dia ou 5 euros pelos dois dias, e podem ser realizadas online através da página oficial do evento: https://sico-outdoor.pt .
Além de divulgar os percursos do novo Sicó Outdoor Center, o evento pretende também reforçar a atratividade da região enquanto destino turístico desportivo e sustentável, valorizando a paisagem, os recursos naturais, a cultura e a eco nomia local. “O Sicó Outdoor Festival é mais do que um evento desportivo: é uma celebração conjunta do que de melhor o Sicó tem para oferecer, mostrando o nosso território como um espaço vivo, acolhedor e com um enorme potencial para o turismo de natureza”, destacam os responsáveis pelo projeto Sicó Out door Center.
No final das atividades de cada dia, os participantes serão recebidos numa zona de convívio, onde será servida uma refeição volante e onde não faltará animação e espírito de partilha.
Mais informações estão disponíveis nos perfis oficiais do Sicó Outdoor Center no Facebook, Instagram e YouTube. E também no site: https://sico-outdoor.pt .
O Sicó Outdoor Festival é um evento promovido em conjunto pelos municípios de Ansião e de Alvaiázere, com o apoio do Turismo de Portugal, que celebra o Território de Sicó como um destino de excelência para a prática de atividades ao ar livre. Em sua primeira edição, o festival marca o lançamento do Sicó Outdoor Center, uma estrutura criada para valorizar e dinamizar a oferta desportiva e tu rística da região, com percursos de caminhada, trail running e ciclismo acessíveis de forma simples e segura. A iniciativa promove o turismo sustentável, o convívio e a descoberta da natureza, envolvendo a comunidade local e todos os que procuram experiências autênticas em pleno coração de Portugal. 

*Gabinete de Apoio à Presidência
Município de Ansião
Site: www.cm-ansiao.pt
E-mail: gap@cm-ansiao.pt