quarta-feira, 7 de maio de 2025

Empresas da Região Centro aprofundam conhecimento sobre Incentivos e Transformação Digital Empresarial


Coimbra, 7 de maio de 2025 – Teve lugar esta manhã, pelas 9h30, uma sessão dedicada à apresentação de novas soluções de financiamento, sistemas de incentivos e transformação digital associado às empresas, numa iniciativa que reuniu um vasto grupo de pequenas e médias empresas (PME) da Região Centro. A sessão foi organizada com o apoio de várias entidades do ecossistema empresarial e tecnológico regional, incluindo a participação ativa da AEMITEQ – Associação para a Inovação Tecnológica e Qualidade, em parceria com a NERC, AIP, Novotecna e Five, no âmbito do programa PTCentroDiH, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
Este encontro teve como principal objetivo proporcionar um espaço de capacitação e esclarecimento sobre os mecanismos de apoio disponíveis, fundamentais para impulsionar o investimento empresarial, acelerar processos de digitalização e reforçar a competitividade das PME. Ao longo da manhã, os participantes tiveram acesso a informação prática sobre formas de financiamento ajustadas aos desafios atuais do mercado, bem como às principais linhas de incentivo ao desenvolvimento económico e à inovação.
A sessão integrou-se num conjunto mais amplo de iniciativas apoiadas por fundos europeus e nacionais, no contexto do esforço de recuperação económica e modernização do tecido empresarial português. Estas ações promovem a ligação entre empresas, centros de conhecimento e entidades públicas, ajudando a criar condições favoráveis à adoção de tecnologias digitais e à transformação organizacional das PME.

O evento encerrou com uma sessão de perguntas e respostas que permitiu um diálogo direto entre os especialistas e os representantes das empresas, reforçando a importância de uma abordagem colaborativa para enfrentar os desafios do desenvolvimento económico regional.

Marinha Grande | CINEMA REGRESSA AO TEATRO STEPHENS

 A Câmara Municipal da Marinha Grande vai retomar as sessões de cinema no Teatro Stephens, já no próximo domingo, dia 11 de maio de 2025, pelas 16h00, com a exibição do aclamado filme “Cinema Paraíso”, de Giuseppe Tornatore.
Esta iniciativa marca o regresso da programação de cinema a este espaço cultural, com a implementação de um projeto direcionado para as novas gerações de músicos marinhenses, que promove o cruzamento artístico com referências da música nacional e local, criando pontes entre a imagem e o som e valorizando o talento jovem do concelho.

“Cinema Paraíso”, vencedor do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e do Prémio Especial do Júri no Festival de Cannes, é uma emocionante homenagem ao cinema e à sua capacidade de inspirar e transformar vidas. A narrativa acompanha Salvatore, um cineasta que revisita as memórias da sua infância na Sicília dos anos 80 e a amizade com Alfredo, o projecionista que lhe despertou o amor pela sétima arte.
Com uma duração de 123 minutos e classificação etária para maiores de 12 anos, o filme será exibido na sala do Teatro Stephens, com o preço de entrada de 3€.


A programação de cinema no Teatro Stephens prossegue no dia 27 de maio de 2025 (terça-feira), às 21h30, com a exibição do filme “Em Guerra”, de Stéphane Brizé, um poderoso drama social que retrata a luta de 1100 trabalhadores contra o encerramento inesperado da sua empresa. 

Com 113 minutos de duração, sem intervalo e classificação etária para maiores de 12 anos, o filme conta com a interpretação de Vincent Lindon e participou na competição oficial do Festival de Cannes. O preço da entrada é de 3 euros.


A Câmara Municipal convida toda a comunidade a assistir às sessões de cinema.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | CÂMARA MUNICIPAL ADJUDICA EMPREITADA PARA REABILITAÇÃO DE PAVIMENTOS

 A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou, no passado dia 5 de maio de 2025, a adjudicação da reabilitação de pavimentos betuminosos no concelho pelo valor global de cerca de 280 mil euros.
A empreitada prevê a reabilitação de pavimentos betuminosos em diversas ruas do concelho, nomeadamente em zonas afetadas por intervenções anteriores relacionadas com redes de abastecimento de água e saneamento, com o objetivo de melhorar as condições de circulação e segurança rodoviária.

Será, também, intervencionado, de forma pontual, o pavimento da ciclovia da Estrada Atlântica, no troço compreendido entre São Pedro de Moel e a Praia da Vieira, numa zona do lado poente, onde se verificam abatimentos e danos causados por raízes.

Dada a natureza da empreitada, os locais de intervenção na rede viária urbana ainda não se encontram totalmente definidos, uma vez que o projeto visa responder de forma flexível às solicitações que forem surgindo em diferentes zonas do concelho.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Zamora acolhe Fórum Empresarial e aproxima Norte de Portugal de Castilla y León


Iniciativa destacou a oportunidade de reforçar as alianças económicas de proximidade no contexto da crise das relações internacionais

A Região Norte de Portugal marcou presença, esta terça-feira, 7 de maio, no Fórum Empresarial Castilla y León–Norte de Portugal, que decorreu na Fundação Rei Afonso Henriques, em Zamora. A iniciativa, organizada pela Confederação de Organizações Empresariais de Castilla y León (CEOE) e pela Junta de Castilla y León, reuniu responsáveis institucionais e empresariais dos dois territórios para reforçar laços e impulsionar projetos conjuntos e novas oportunidades económicas transfronteiriças.

A CCDR NORTE esteve representada pelo Vice-Presidente para a Cooperação Territorial, Jorge Sobrado, que, na sua intervenção, sublinhou a importância estratégica das alianças de proximidade no atual contexto geopolítico europeu. “Num tempo de incerteza global e de reconfiguração de alianças tradicionais, as regiões vizinhas, com laços históricos e culturais, devem afirmar-se como plataformas de confiança e cooperação estratégica”, defendeu.

Durante o encontro, foram identificados setores prioritários para a cooperação económica transfronteiriça, como o agroalimentar — com destaque para os vinhos da bacia do Douro/Duero —, as infraestruturas logísticas, as indústrias do setor automóvel e aeroespacial e o turismo cultural e de natureza.

Jorge Sobrado destacou ainda o compromisso político de relançar a Comunidade de Trabalho Galiza – Norte de Portugal – Castilla y León como plataforma estruturante para a cooperação institucional, económica e social. “Mais do que vizinhos, somos parceiros naturais e protagonistas de uma nova visão para o espaço ibérico — uma visão sem fantasmas nem reservas, assente na diversidade e na gestão conjunta de recursos e oportunidades”, referiu.
No plano europeu, o Vice-Presidente deixou uma mensagem clara: “Temos uma responsabilidade comum perante o futuro de Europa e devemos levantar juntos uma voz firme e construtiva na defesa da Política de Coesão e da cooperação transfronteiriça. Estes instrumentos não podem ser diluídos no próximo ciclo europeu, sob pena de se fragilizarem territórios como os nossos e a própria ideia de uma Europa solidária e equilibrada.”

O responsável valorizou ainda o papel da Fundação Rei Afonso Henriques, há mais de três décadas parceira ativa no reforço dos laços ibéricos e na promoção de projetos estruturantes para os territórios de fronteira. Uma cooperação que, segundo Jorge Sobrado, “não se esgota na memória partilhada, mas se projeta com ambição e pragmatismo para o futuro comum”.

Porto, 7 de maio de 2025

*Gabinete de Marketing e Comunicação
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, I.P.

Marinha Grande | CÃOMINHADA PARA FAMÍLIAS NO DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

 A Câmara Municipal da Marinha Grande convida a comunidade a celebrar o Dia da Criança em família, participando na “Cãominhada 2025”, no dia 1 de junho de 2025, às 09h00, no Parque da Cerca. 
Ao longo de um percurso circular de 4 km (piso arenoso e alcatroado), estimado em 2 horas, os participantes poderão conviver com alguns cães disponíveis para adoção no Centro de Recolha Oficial (CRO), reforçando como o convívio com os animais potencia o desenvolvimento integral e o bem-estar físico e mental das crianças. 
Normas de participação (obrigatórias): 
Cães eletronicamente identificados e registados no SIAC; 
Boletim sanitário com vacina antirrábica válida e restantes vacinações principais efetuadas há mais de oito dias, autenticadas por médico veterinário; 
Cães potencialmente perigosos devem cumprir as normas legais em vigor; 
Uso de trela ao longo de todo o percurso.
*Gabinete de Comunicação e Imagem

Praça Marquês de Marialva, em Cantanhede. Feira do Trabalho e Formação realiza-se no dia 8 de maio

 
A X Feira do Trabalho e Formação decorre já esta quinta-feira, dia 8 de maio, na Praça Marquês de Marialva, em Cantanhede.
Trata-se de uma iniciativa dedicada a impulsionar carreiras e criar oportunidades, reunindo num só espaço uma vasta oferta formativa, programas de recrutamento e estágios, bem como apoios à contratação e ao empreendedorismo.
Esta feira é ideal para quem procura o primeiro emprego, uma nova oportunidade profissional ou para quem deseja investir no seu próprio negócio. Esta ação conecta candidatos, empresas e instituições formativas, promovendo o desenvolvimento de competências e o crescimento profissional.
Organizada pela Associação Empresarial de Cantanhede (AEC), em parceria com o Município de Cantanhede, esta feira junta empresas, escolas e instituições da região com oportunidades reais de emprego, estágios e formação profissional.
O objetivo desta feira é oferecer diversas iniciativas ligadas ao emprego e formação profissional, aproximando as entidades empregadoras e formadoras com necessidades de recrutamento de candidatos a emprego e a cursos de formação profissional.
O propósito é juntar várias instituições, escolas e empresas da região, por forma a promover oferta de formação profissional, divulgar os processos de recrutamento em curso e obter inscrições para registo na base de dados de futuros recrutamentos, além de promover a colocação de estagiários e divulgar os sistemas de incentivos à criação do próprio emprego e outros de apoio à contratação.
Num mercado em que o recrutamento é efetuado tradicionalmente através de jornais, web, sites e outros, esta feira surge como um meio inovador para atrair candidatos e veicular respostas formativas e laborais.

Marinha Grande | ATIVIDADES PARA A FAMÍLIA CELEBRAM INCLUSÃO

 

“Ninguém é perfeito, mas todos somos especiais” é a ação da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), que vai ser realizada no dia 10 de maio de 2025, entre as 11h00 e as 18h00, no Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande, para assinalar o Dia Nacional da Deficiência Intelectual.
A iniciativa conta com a parceria do Município, da Junta de Freguesia da Marinha Grande e de associações locais. Neste âmbito, vai ser realizada uma atividade de Boccia, dinamizada em colaboração com estagiárias dos cursos de Desporto e Bem-Estar e de Técnico Profissional de Massagem.
A comemoração integra-se no evento promovido pela Freguesia da Marinha Grande, que incluiu a  exposição dos desenhos do projeto de leitura da história “O Leão que temos cá dentro”, de Rachel Bright; sessão de leitura por Liliana Gonçalves; peça de teatro por Ricardo Martins e atuação do Coro da Orquestra Juvenil da Marinha Grande.

A entrada é livre.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | CRIANÇAS DO PÁTIO DA INÊS PEDEM PROTEÇÃO DAS ABELHAS

 Na manhã desta quarta-feira, 7 de maio, as crianças do ensino pré-escolar do Pátio da Inês foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira.
A visita teve como propósito sensibilizar para a importância da proteção das abelhas e a promoção da biodiversidade. As crianças entregaram uma carta ao presidente , onde expressam, de forma criativa e consciente, a sua preocupação com a preservação destes insetos polinizadores fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas.

Na carta, os alunos apelaram à construção de ninhos polinizadores no concelho, como forma de incentivar a presença de abelhas e outros insetos benéficos, reforçando a necessidade de ações concretas que contribuam para a sustentabilidade ambiental.

O presidente da Câmara enalteceu a iniciativa das crianças e das educadoras e sublinhou a importância da educação ambiental desde tenra idade. Aurélio Ferreira manifestou, ainda, a disponibilidade do município para apoiar projetos educativos que incentivem a cidadania ativa e a proteção do meio ambiente.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Galp e TJA apostam na mobilidade 100% elétrica para pesados e instalam primeiro carregador no país


  • Projeto pioneiro de eletrificação do transporte de mercadorias integra tecnologia de ponta dos camiões MAN 100% elétricos e carregadores Siemens integrados através das soluções de gestão de energia da Galp.
  • Primeiro carregador elétrico de pesados com 400 kW de potência instalado em Portugal, na base operacional da TJA-Transportes J. Amaral, S.A., em Estarreja.
A primeira rota de transporte pesado 100% elétrica em Portugal começou a funcionar entre Oliveira de Azeméis e Mangualde, numa operação logística contínua da transportadora TJA envolvendo dois camiões MAN de última geração 100% elétricos e carregadores ultrarrápidos da Siemens, ligados pelas soluções integradas de gestão de energia da Galp.
A frota TJA de camiões zero emissões, composta por dois MAN eTGX com 500 km de autonomia, estará ao serviço do grupo Simoldes no transporte de peças automóveis entre a sua fábrica em Oliveira de Azeméis e a Stellantis, sediada em Mangualde, abrindo um novo capítulo no transporte rodoviário de mercadorias com zero emissões em Portugal.

A Galp é a fornecedora da solução de carregamento, integrando pela primeira vez em Portugal um carregador de veículos pesados com 400 kW de potência. Desenvolvido pela Siemens em Corroios, este carre-gador ultrarrápido instalado na TJA em Estarreja permite carregar (20%-100%) a bateria de um camião elétrico em cerca de 60 minutos.

A operação de 24 horas é realizada com recurso a dois camiões elétricos em conjunto com dois semirreboques, em que o planeamento dos carregamentos é otimizado para máxima rentabilidade da operação. O acompanhamento e a gestão otimizada de toda a operação de carregamento é feita através da plataforma digital Galp.

“Sentimos que estamos a dar um contributo importante para uma transição limpa no nosso setor de atividade”, afirma João Miguel Amaral, administrador da TJA. “Este projeto representa mais do que uma renovação de frota – é um compromisso firme com o futuro e com a sustentabilidade do setor logístico que foi possível graças ao impulso do nosso cliente, a Simoldes, e ao apoio dos nossos parceiros, Galp e MAN”, conclui João Miguel Amaral.

O transporte rodoviário de mercadorias é uma das espinhas dorsais da economia global. É o modo de transporte mais flexível e o principal responsável por fazer chegar mercadorias às nossas lojas e casas. Atualmente, é responsável por cerca de 9% das emissões globais de CO2, a maioria das quais provenientes de camiões de transporte médios e pesados.

A descarbonização tornou-se um imperativo global e uma prioridade para governos, empresas e sociedade em geral. A Galp tem vindo a assumir-se como referência na Ibéria no fornecimento de soluções de baixo carbono sendo a eletrificação uma das vias possíveis em desenvolvimento no transporte pesado de mercadorias.

*Luís Viegas
Consultor de Comunicação

Torres Vedras | Festival Bairros celebrou a arte e a comunidade na Encosta de São Vicente

 Para assinalar o quarto aniversário do Centro de Artes e Criatividade (CAC), teve lugar, entre os dias 25 de abril e 3 de maio, a segunda edição do Bairros – Festival de Artes Cooperativas. Durante uma semana, o festival transformou o CAC num espaço dinâmico de partilha, criatividade e participação, com uma programação diversificada que incluiu atividades para todas as idades.
A programação destacou-se com ateliês para o público infantojuvenil com Beatriz Mota e com o Serviço Educativo do CAC, visitas encenadas às exposições com Susana Quaresma, Ricardo Fonseca, Carla Santos, e o próprio serviço educativo, sessões de contos com Susana Cecílio, uma oficina de adufes com Joana Margaça, e a exibição do documentário "Onde está o Zeca?", seguida de debate promovido pela Oeste Respira. O festival incluiu ainda um encontro de jogos de tabuleiro organizado pelo ATV/Somos Comunidade, teatro para bebés com Jazzyababum, e o espetáculo teatral “O pai que se tornou mãe”, acompanhado de um workshop de origamis dinamizado por Pedro Giestas.
Um dos destaques desta edição foi o projeto “Círculos”, uma iniciativa de criação artística com forte envolvimento comunitário, que reuniu vários parceiros da Encosta de São Vicente. Neste âmbito, o ATV/Somos Comunidade apresentou a instalação audiovisual “Lar doce Lar”, na Oficina Comunitária, dando voz às histórias dos habitantes da Encosta. A AREPO trouxe ao palco o espetáculo musical “Poema(rio) Cantado”, resultado de um trabalho desenvolvido com os utentes do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual, que selecionaram poemas para gravação em áudio e os associaram a lugares significativos do concelho de Torres Vedras, tendo em conta as relações entre espaço, tempo, emoção e memória.
Já A Bolha - Teatro com Marionetas apresentou “INCONTRO”, um espetáculo de marionetas e sombras projetado na parede branca do Anfiteatro do CAC. A peça deu vida aos “círculos do nosso quotidiano, transformados em formas animadas, tal como as histórias de quem cruza e habita os espaços do bairro”.
Círculos é cofinanciado pela Direção-Geral das Artes (DGArtes) e pela Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP).

Marinha Grande | OBRAS DA REABILITAÇÃO DA ALBERGARIA NOBRE EM CURSO

 O Município da Marinha Grande tem em curso as obras de reabilitação da antiga Albergaria Nobre, localizada na Rua Alexandre Herculano, com vista à sua transformação em Residência de Estudantes. A intervenção representa um investimento de 3.506.000,34€, acrescido de IVA, e tem um prazo de execução de 300 dias.
O projeto visa criar 50 unidades de alojamento, com um total de 76 camas, distribuídas por quartos individuais, duplos, estúdios e adaptados. Estão também previstas zonas comuns como cozinhas, salas de convívio, biblioteca e terraços exteriores.
A proposta arquitetónica valoriza a identidade local, mantendo a fachada original com um acabamento em verde garrafa e elementos em vidro, evocando a tradição vidreira da cidade. O edifício estabelece também uma ligação simbólica com o Pinhal do Rei, através dos materiais e do design.
Esta residência destina-se a responder à crescente necessidade de alojamento estudantil no concelho, promovendo a dinamização urbana, a ligação entre a academia e a economia local, e a revitalização do centro da Marinha Grande.

A obra é financiada pela União Europeia, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do programa NextGeneration EU.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Proença-a-Nova | Festa do Município volta a acolher os Jogos Interassociações

 
Já estão abertas as inscrições para a oitava edição dos Jogos Interassociações, que este ano se realizam no dia 14 de junho, a partir das 15h00, no Parque Urbano Comendador João Martins, em Proença-a-Nova. A iniciativa integra a programação da Festa do Município, depois de, em 2024, ter decorrido em Sobreira Formosa, no âmbito do Festival do Plangaio e do Maranho.
Os Jogos Interassociações têm como principal objetivo promover momentos de convívio e diversão entre as associações do concelho, através da realização de sete provas distintas: Sueca, Malha, Matraquilhos, Jogo de Desafio, Jogo para Crianças (opcional), a dinâmica “Conhecer as Raízes” e um Jogo Surpresa.
A participação é totalmente gratuita. De acordo com o regulamento, cada associação deve inscrever sete jogadores titulares e, opcionalmente, entre uma a cinco crianças (nascidas entre 2014 e 2019). As inscrições devem ser formalizadas até ao dia 23 de maio, entregando a ficha de inscrição – disponível [aqui] – na Piscina Municipal ou enviando-a por email para: desporto@cm-proencanova.pt.
Para que a inscrição seja válida, é obrigatória a participação em todos os jogos (à exceção do jogo das crianças). Cada jogador apenas poderá participar num único jogo. Todos os campos da ficha de inscrição devem ser devidamente preenchidos e rubricados pelos próprios jogadores. Alterações à composição das equipas só poderão ser efetuadas até à data do sorteio, que decorrerá a 2 de junho de 2025, em horário e local a definir.
Cada associação pode ainda inscrever dois jogadores suplentes, que poderão substituir qualquer titular em caso de ausência. No entanto, esta substituição terá de ser feita antes do início da competição.
Esta iniciativa, já reconhecida como um momento de partilha e confraternização entre coletividades, tem percorrido diversas localidades do concelho ao longo dos anos. Em 2024, participaram sete associações, com a Associação das Atalaias a conquistar o primeiro lugar, somando 37 pontos nos seis jogos disputados. Ao longo das suas edições, os Jogos Interassociações já passaram por locais como o Parque Urbano Comendador João Martins, Pergulho, Praia Fluvial do Malhadal, Zona Balnear do Alvito da Beira, São Pedro do Esteval, Montes da Senhora e Sobreira Formosa.
A realização da edição de 2025 está sujeita à inscrição de um mínimo de cinco equipas.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Castelo de Paiva | Jornada inaugural dos Jogos Desportivos. Corrida de S. Brás animou Festas de S. Martinho

Realizou-se no passado sábado, dia 3 de Maio, a Corrida de S. Brás, uma jornada de atletismo integrada no programa das Festas de S. Brás, na freguesia de São Martinho de Sardoura.
Tozé Castro, do GDC Guilhovai, e Amélia Vieira, do Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva, foram os vencedores dos dois escalões da prova principal desta iniciativa desportiva.
Esta foi assim, a jornada inaugural dos 39.ºs Jogos Desportivos de Castelo de Paiva, que abrangem diversas modalidades e cuja programação do Município de Castelo de Paiva se estende até ao final de Setembro.
O presidente da edilidade, José Rocha, o vice-presidente José António Vilela, e Vereadora Liliana Vieira, e o autarca local Francisco Silva, entre outros autarcas e dirigentes associativos, participaram na cerimónia de entrega de prémios aos melhores atletas.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa
                                        


Novo Pavilhão Municipal – Oficina do Desporto avança para adjudicação; “Visita em Rede” dedicada ao Património Imaterial realiza-se em Aveiro no dia 8 de maio

 I - Novo Pavilhão Municipal – Oficina do Desporto avança para adjudicação
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) vai deliberar, na reunião do Executivo agendada para esta quinta-feira, 8 de maio, a adjudicação da empreitada de construção do novo Pavilhão Municipal – Oficina do Desporto à empresa ATLÂNTINÍVEL – Construção Civil, Lda., num investimento de 22.103.700,20€ e com um prazo de execução de 540 dias.
Este novo equipamento desportivo surge com o objetivo de responder às necessidades da comunidade aveirense, com especial enfoque nos programas de “Desporto para os Cidadãos” promovidos pela CMA e no apoio às associações desportivas com modalidades de pavilhão.
O projeto contempla quatro campos polidesportivos, um dos quais dotado de bancadas com capacidade para 2.500 espetadores. Estão ainda previstas infraestruturas complementares, como um ginásio polivalente, salas de reabilitação e formação, auditório, sala de estudo, bem como espaços de apoio técnico e administrativo destinados a treinadores, clubes e associações.
O novo pavilhão integrará também uma área afeta à equipa técnica da Câmara Municipal responsável pela gestão do equipamento e da política desportiva municipal. Estão igualmente previstas áreas passíveis de concessão, nomeadamente um ginásio, bares de apoio e uma clínica de fisioterapia.
Com uma área de implantação de 10.400 m2 e uma área bruta de construção de 22.615 m2, o novo Pavilhão será dotado de soluções que garantem eficiência energética e funcionalidade.
A construção do Pavilhão Municipal – Oficina do Desporto representa um investimento estratégico para o Município, colmatando a ausência de um pavilhão municipal e reforçando a capacidade de resposta às necessidades dos clubes, das associações, dos programas municipais de formação desportiva e da comunidade em geral – desde os mais jovens aos seniores.
A apresentação do projeto pode ser vista no vídeo disponível em:

II – “Visita em Rede” dedicada ao Património Imaterial realiza-se em Aveiro no dia 8 de maio
A Câmara Municipal de Aveiro promove, no próximo dia 8 de maio, quinta-feira, a iniciativa “Visita em Rede”, com enfoque no Património Cultural Imaterial do Município. A ação tem início marcado para as 9h30, no Museu de Aveiro / Santa Joana, e destina-se a profissionais de museus integrados na Rede Portuguesa de Museus (RPM).
Esta edição insere-se no programa Visitas em Rede, lançado em outubro de 2024 pela Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E., com o objetivo de promover o intercâmbio e partilha entre profissionais de museus credenciados pela RPM, como é o caso dos Museus de Aveiro.
A participação é gratuita, mas requer inscrição obrigatória através do e-mail: museusdeaveiro@cm-aveiro.pt<mailto:museusdeaveiro@cm-aveiro.pt> .

Programa:

• 09h30 – Receção no Museu de Aveiro / Santa Joana.

• 09h45 – “Culto a Santa Joana”: Visita guiada aos espaços mais representativos da devoção à padroeira da cidade, incluindo a Igreja de Jesus, o túmulo e o coro baixo, a Sala de Lavor e elementos como o retrato da Princesa e as relíquias de Santa Joana. A visita será orientada por José António Christo e Maria da Luz Nolasco, com destaque para obras da exposição permanente e esculturas processionais italianas do século XVIII.

• 11h00 – “Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval na Região de Aveiro”: Exibição de documentário e apresentação sobre o processo de inventariação e documentação desta tradição, com a intervenção de José Eduardo de Matos, da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

•13h45 – “A Festa de São Gonçalinho”: Visita à Capela e zona envolvente, com contextualização da celebração anual, incluindo o tradicional arremesso de cavacas, a missa, a procissão, os concertos e a Passagem do Ramo. A visita será orientada por Andreia Vale Lourenço e pela Mordomia de São Gonçalinho.

•16h00 – Partilha e Reflexão: Debate sobre a importância da inventariação do Património Cultural Imaterial e o papel dos museus na sua salvaguarda, com a participação da Divisão de Cadastro, Inventário e Classificação do Património Cultural do IP.

• 17h00 – Lanche e encerramento da jornada.

A “Visita em Rede” pretende valorizar e promover o conhecimento sobre manifestações identitárias da cultura aveirense, reforçando o papel dos museus como agentes ativos na preservação do Património Imaterial.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro


terça-feira, 6 de maio de 2025

Câmara Municipal de Aveiro inicia intervenção de conservação e restauro de painéis de azulejo de Vasco Branco; Exposições de Hélder Bandarra e Paulo Neves inauguram a 9 de maio no Museu de Aveiro / Santa Joana


I – Câmara Municipal de Aveiro inicia intervenção de conservação e restauro de painéis de azulejo de Vasco Branco
Teve início a 05 de maio, a intervenção de conservação e restauro dos painéis de azulejo da autoria de Vasco Branco, localizados na Rua Direita e na Rua Belém do Pará, na cidade de Aveiro.
As obras visam preservar e valorizar estes importantes elementos do património artístico municipal, da autoria de um dos nomes mais marcantes da arte contemporânea aveirense. Os painéis cerâmicos, de elevado valor histórico e estético, serão alvo de uma ação especializada que permitirá recuperar a sua expressividade original e garantir a sua presença qualificada no espaço público.
A intervenção está a cargo de uma equipa especializada em conservação e restauro, sob coordenação técnica da Câmara Municipal de Aveiro, através da equipa dos Museus e Património Cultural.
Durante o período de execução da obra, serão implementadas medidas de proteção e sinalização nas zonas intervencionadas, de forma a garantir a segurança de transeuntes e trabalhadores, minimizando os impactos na circulação pedonal e rodoviária.
Esta ação insere-se no Plano Estratégico para a Cultura 2019–2030, no âmbito da política municipal de valorização do património artístico e cultural, reforçando o compromisso do Município de Aveiro com a preservação e promoção da sua identidade cultural.

II – Exposições de Hélder Bandarra e Paulo Neves inauguram a 9 de maio no Museu de Aveiro / Santa Joana
No âmbito das Comemorações do Feriado Municipal de Aveiro, a Câmara Municipal promove a inauguração de duas exposições no Museu de Aveiro / Santa Joana, no próximo dia 9 de maio, sexta-feira.
Pelas 18h30, será inaugurada a exposição “Filho de Aveiro. Hélder Bandarra”, que reúne uma seleção de obras do conceituado artista aveirense, evidenciando a diversidade da sua produção artística ao longo das últimas décadas. Entre desenhos, pinturas e esculturas, a mostra convida o público a mergulhar no universo policromático e criativo de Hélder Bandarra. A exposição estará patente até 22 de junho.
No mesmo dia, às 17h30, abre ao público a exposição “O Meu Cristo”, da autoria de Paulo Neves, na Galeria da Pedra do mesmo Museu. A mostra, composta por 66 esculturas em madeira e bronze, propõe um diálogo artístico e espiritual em torno da figura de Cristo. Paulo Neves é também amplamente reconhecido em Aveiro pela sua presença marcante na Arte Pública.
A entrada em ambas as exposições é gratuita. As visitas podem ser realizadas de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 12h30, e das 13h30 às 18h00.

III – Aveiro recebe 4.ª edição do Open City no dia 10 de maio
Evento decorre entre as 09h30 e as 19h30 com entrada gratuita
Aveiro volta a afirmar-se como palco de criação e fruição artística com a realização da quarta edição do Open City, no próximo dia 10 de maio, sexta-feira, entre as 09h30 e as 19h30, em vários espaços da cidade. A iniciativa, de acesso gratuito, integra o programa das Comemorações do Feriado Municipal de Aveiro.
O Open City é um evento multidisciplinar que mobiliza artistas, instituições culturais, coletividades e cidadãos, promovendo apresentações nas áreas da música, dança, teatro, poesia, artes visuais, artesanato e outras expressões criativas. As atividades decorrem em espaços convencionais e locais improváveis, revelando o dinamismo cultural do Município.
Criado em 2022 no âmbito da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027, o Open City tem vindo a consolidar-se como um momento marcante do calendário cultural local, reunindo dezenas de artistas e milhares de espetadores num ambiente de celebração da criatividade e identidade aveirense.
A edição de 2025 insere-se também na rede CreArt – Rede de Cidades pela Criação Artística, da qual Aveiro é uma das 14 cidades parceiras de 13 países europeus, reforçando a dimensão internacional do evento.

Destaques do programa (atividades por local e horário)
Rua de Homem Cristo, Cais do Côjo e Largo do Mercado Manuel Firmino
09h30–18h30 | Feira Artes no Canal – Artesanato

Praça Dr. Joaquim de Melo Freitas
09h30–18h30 | Mostra de artesanato – A Barrica
15h30 | Trajes e tradições – Grupo Cénico e Cultural Outras Eras

Mercado José Estêvão
14h00–19h00 | Instalação “NAKBA” – Guilherme Sota
18h30 | Música – Harpflaus

Rossio
14h30 | Feira à Moda Antiga – Grupo Folclórico da Casa do Povo de Cacia
15h30 | Rancho Folclórico Nossa Senhora da Nazaré
16h00 | Grupo Folclórico do Carregal
16h30 | Grupo Etnográfico das Barrocas
17h00 | Associação Recreativa Eixense
18h00 | DJ Blytz

Largo Dr. Jaime Magalhães Lima
14h00 | Ana Dias
14h45 | Ricardo Neto
15h30 | Soul ID
16h15 | Larissa Goretkin
17h00 | Deeva

Praça da República
14h00 | Sigra
15h00 | Sociedade Musical de Santa Cecília
16h00 | Palco Central
18h30 | Maria Café

Av. Dr. Lourenço Peixinho / Travessa do Mercado
14h00 | Coro Cantata513
15h00 | Cantares da Ria
16h00 | Grupo Cultural São Bernardo
17h00 | Coral São Pedro de Aradas
18h00 | Xailes de Aveiro
19h00 | Coral Polifónico de Aveiro

Mercado Manuel Firmino
14h00 | Exposição de Diogo Vieira – Galeria Sub Lime
15h00 | Tricot’Aveiro
15h30 | Ivo-livro – sessão de leitura e histórias

Av. Dr. Lourenço Peixinho / Rua Dr. Alberto Souto
14h30 | Teatro – Grupo Cultural Semente
15h30 | Poesia – Grupo Poético de Aveiro
16h30 | Dança – Escola de Bailado de Aveiro
17h30 | Dança – Escola Sandra Leite

Museus de Aveiro
10h00–12h30 / 13h30–18h00 | Exposições em vários espaços, incluindo:
“Muralha de Aveiro” | Praça da República
“Lopes de Sousa: meio século na arte” | Galeria da Antiga Capitania
“O murmúrio da noite” | Museu Arte Nova
“Barristas de Aveiro: séculos XVI a XIX” | Museu da Cidade
“O Meu Cristo” – Paulo Neves | Museu de Aveiro / Santa Joana
“Filho de Aveiro” – Hélder Bandarra | Museu de Aveiro / Santa Joana

Igreja da Misericórdia
18h30 | Concerto do Coro de Santa Joana com o “Coro Crecente” (Santiago de Compostela)
OMA – Oficina de Música de Aveiro

15h00 | Concerto Estrelas da OMA
Red Cloud Teatro de Marionetas

11h00 e 15h30 | Oficinas de animação stop-motion

Largo do Alboi
18h00 | Concerto da Orquestra Juvenil da Banda Amizade
(Em caso de chuva, o concerto realiza-se na sede da Banda)

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

NB: Imagem C/DR

Centro de Portugal conquista 12 distinções nos Prémios Guia Boa Cama Boa Mesa 2025


A região Centro de Portugal acolheu, pela primeira vez, a cerimónia de entrega dos prémios do prestigiado Guia. Evento em Coimbra reuniu os protagonistas do turismo nacional.

O Centro de Portugal esteve em grande destaque na edição de 2025 dos prémios “Guia Boa Cama Boa Mesa”, com cinco hotéis, cinco restaurantes e duas personalidades da região a estarem entre os distinguidos. Pela primeira vez, a cerimónia de entrega decorreu fora de Lisboa, tendo o Convento São Francisco, em Coimbra, acolhido o evento – um sinal claro do reconhecimento da relevância crescente da região.
O “Guia Boa Cama Boa Mesa”, publicação do jornal Expresso, distingue há mais de duas décadas a excelência no setor turístico português. As Chaves de Platina, Ouro e Prata premeiam os melhores alojamentos, enquanto os Garfos de Platina, Ouro e Prata distinguem os melhores restaurantes. A edição de 2025 reconheceu um total de 40 restaurantes e 33 unidades de alojamento em todo o país.

A cerimónia, apresentada por Bárbara Guimarães, contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e de outros protagonistas do setor, assim como dos empresários premiados. Na ocasião, o presidente da Turismo Centro de Portugal, Rui Ventura, deu as boas-vindas e destacou a importância da descentralização do evento: “Receber esta cerimónia no Centro de Portugal é uma honra e um reconhecimento do trabalho desenvolvido por todos os profissionais do setor. Um dos focos principais da entidade Turismo do Centro é atrair para a região Centro eventos com grande qualidade”.

Rui Ventura destacou também a aposta da entidade no turismo gastronómico. “A gastronomia e os vinhos fazem parte do saber e dos sabores deste território. Recentemente, apresentámos na BTL o projeto ‘Sabores ao Centro’, com o qual queremos com que os turistas percorram todo o nosso território. É o reconhecimento do trabalho de cada um dos homens e mulheres que trabalham na área do turismo”, sublinhou.

Lista de premiados do Centro de Portugal
No segmento hoteleiro, o hotel Areias do Seixo (Mexilhoeira, Torres Vedras) conquistou uma Chave de Platina, subindo de nível em relação ao ano passado. Com Chave de Ouro, foram galardoados as Casas do Côro (Marialva, Mêda) e o Luz Charming Houses (Fátima, Ourém), que também subiu de nível este ano. Com Chave de Prata foram distinguidos a Casa de São Lourenço (Manteigas) e, em estreia, o H2OTEL – Congress & Medical Spa (Unhais da Serra, Covilhã).

Na área da restauração, o Mesa de Lemos (Silgueiros, Viseu) voltou a receber um Garfo de Ouro. A região conquistou ainda quatro Garfos de Prata: Rei dos Leitões (Mealhada), Casinha Velha (Leiria) e, em estreia, A Lúria (Tomar) e DeRaiz (Viseu).

De destacar ainda que os prémios Personalidade Revelação distinguiram duas personalidades da região Centro. Na categoria “Mesa”, o escolhido foi o chef João d’Eça Lima, pelo Xisto º Restaurante (Louçainha, Penela) e, na categoria “Cama”, o prémio foi para Márcia Vilar, pelo projeto Story Studio Sortelha (Sortelha, Sabugal).

O Guia Boa Cama Boa Mesa 2025 estará disponível nas bancas a partir de 9 de maio.

Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

*Adriana Rodrigues
Diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação


Mais de 2.000 alunos participam no projeto “Descobre e Aprende em Viseu Dão Lafões”

 Iniciativa da CIM leva os estudantes da região, de todos os níveis de ensino, a descobrir locais de elevado interesse pedagógico nos 14 municípios. O objetivo é fortalecer os laços entre os alunos e o território.

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões iniciou em maio uma nova edição do projeto "Descobre e Aprende em Viseu Dão Lafões", que vai levar mais de 2.000 alunos a descobrir o território da CIM. A iniciativa, que decorre até julho, possibilita aos estudantes, do pré-escolar ao ensino secundário, visitarem locais de elevado interesse pedagógico nos vários Municípios de Viseu Dão Lafões, nomeadamente património, espaços museológicos e empresas multinacionais.
Com dezenas de visitas de estudo programadas, o projeto proporciona aos alunos experiências educativas fora do contexto tradicional da sala de aula, promovendo o conhecimento do território, a valorização do património local e o desenvolvimento de competências transversais, através de uma abordagem educativa, cultural e lúdica.

À semelhança das edições anteriores, os roteiros são definidos em estreita articulação com os municípios e os agrupamentos escolares, garantindo relevância pedagógica para cada faixa etária. Em cada local de visita, os educadores têm acesso a Guiões de Atividade Educativa, com propostas pedagógicas alinhadas com os currículos escolares.

Recorde-se que no âmbito do “Descobre e Aprende em Viseu Dão Lafões”, no dia 15 de janeiro, a CIM promoveu o webinar "Viseu Dão Lafões: Território de Aprendizagem", uma ação de curta duração acreditada, que teve mais de 300 participantes, entre educadores de infância, professores do ensino básico, secundário e educação especial.

Para Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, “mais do que um programa de visitas escolares, o ‘Descobre e Aprende’ é uma aposta na valorização do território e na construção de comunidades mais conhecedoras, coesas e participativas. É, sem dúvida, uma referência na forma como aproximamos os jovens ao seu território e desenvolverem o sentimento de pertença a Viseu Dão Lafões”.

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM, sublinha a importância estratégica da iniciativa: “A educação tem sido uma prioridade clara da CIM. Com o 'Descobre e Aprende', proporcionamos aos nossos jovens uma experiência diferente, em que a sala de aula é o território da nossa região. É uma aposta na curiosidade, na descoberta e na construção de conhecimento com identidade, formando cidadãos mais conscientes do valor da sua região".

O projeto “Descobre e Aprende em Viseu Dão Lafões” integra o programa “Valoriza-te!”, no âmbito do Plano Inovador de Promoção do Sucesso Educativo, promovido pela CIM Viseu Dão Lafões em parceria com os municípios associados.

Toda a informação está disponível em https://valorizateviseudaolafoes.pt e nas redes sociais Facebook e Instagram (@valorizateviseudaolafoes).

Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

**Filipe Santos
Assessoria de Imprensa

Marinha Grande | MUNICÍPIO MELHORA ACESSIBILIDADES AO TEATRO STEPHENS

A Câmara Municipal da Marinha Grande tem em curso uma intervenção na Casa da Cultura – Teatro Stephens, com um investimento de 83.500 euros (78.766,95€ + IVA), com o objetivo de melhorar as condições de acessibilidade e inclusão no apoio ao palco deste emblemático equipamento cultural.
A intervenção atualmente em curso incide sobre o exterior e interior da zona de apoio ao palco, tendo como principal objetivo garantir acesso autónomo a artistas, palestrantes e outros intervenientes com mobilidade condicionada, através da construção de uma rampa de dois lanços, que supera o desnível entre o espaço exterior e a zona de carga e descarga, ao nível do palco.
No interior do tardoz do palco, será criada uma nova área composta por camarim e instalação sanitária adaptada, com 10 m² de área útil, equipada e dimensionada para garantir a sua utilização por pessoas com mobilidade reduzida, assegurando a ligação direta e sem barreiras ao palco.
O Teatro Stephens encontra-se inserido no Centro Tradicional da Marinha Grande, integrando o Património Stephens, o mais relevante legado patrimonial do concelho ao nível da arquitetura, arqueologia industrial e memória coletiva.
A requalificação deste edifício histórico, anteriormente realizada ao abrigo do Quadro de Referência Estratégico Nacional, permitiu a sua reabertura ao público, em 2014, como Casa da Cultura, com uma programação diversificada que inclui espetáculos, cinema, exposições, ciclos temáticos e conferências.

*Gabinete de Comunicação e Imagem