O líder da Estrutura de Missão “Reconstrução da Região Centro do País”, Paulo Fernandes, reuniu na tarde deste domingo, 8 de fevereiro, com elementos do executivo da Câmara Municipal da Marinha Grande, no âmbito dos trabalhos de diagnóstico e coordenação das ações de recuperação após a tempestade Kristin.
O Presidente da Câmara Municipal, Paulo Vicente, os Vereadores Armando Constâncio e Carla Santana e a Chefe de Gabinete, Helena Godinho, apresentaram ao responsável da Estrutura de Missão o ponto de situação no concelho e as prioridades identificadas pelas equipas municipais.
Os autarcas manifestaram preocupação perante a situação ainda vivida no concelho, onde 27% da população permanece sem energia elétrica à data de hoje (8 de fevereiro), uma realidade que continua a afetar de forma grave famílias, atividades económicas e instituições locais.
Foram, igualmente, identificados prejuízos significativos entre particulares, devido a danos em habitações, equipamentos e bens essenciais; empresas, com impactos na produção, conservação de materiais e funcionamento diário; associações e coletividades, que enfrentam perdas materiais e a impossibilidade de manter atividades regulares.
A reunião permitiu alinhar procedimentos, identificar constrangimentos e reforçar a articulação entre o Município da Marinha Grande e a Estrutura de Missão, no sentido de acelerar a fase de recuperação e assegurar respostas adequadas às populações.
O líder da Estrutura reconheceu que estes prejuízos exigem respostas rápidas, coordenadas e ajustadas à realidade local, com coordenação de intervenção dirigida às populações, empresas e autarquia, para garantir coerência e rapidez na execução das medidas de apoio e reconstrução.
*Gabinete de Comunicação e Imagem



Nenhum comentário:
Postar um comentário