sábado, 4 de maio de 2024

AVEIRO | Entrega de Edifícios de antigas Escolas Primárias a Associações de Nossa Senhora de Fátima, Requeixo e Nariz; Inauguração da obra de Requalificação do Largo do Cruzeiro da Vessada

Entrega de Edifícios de antigas Escolas Primárias a Associações de Nossa Senhora de Fátima, Requeixo e Nariz

Data: 04 de maio (sábado)
Hora: 11h30
Local: Antiga Escola Primária de Requeixo

Este sábado, dia 04 de maio, no quadro das visitas às diversas localidades do Município de Aveiro, que o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, serão entregues cinco antigos edifícios de educação infantil e primária a Associações juvenis, desportivas e culturais de Nossa Senhora de Fátima, Requeixo e Nariz.

Assim, convidamos os senhores jornalistas a acompanharem a entrega dos edifícios, que decorrerá ao longo de toda a manhã, sendo que o Presidente da CMA, fará um balanço global desta ação na entrega do último edifício, a antiga Escola Primária de Requeixo, pelas 11h30, momento para o qual teremos muito gosto em contar com a vossa presença.

Programa:
  • 09h30 - Antiga Escola Primária de Mamodeiro - Assinatura do Protocolo de entrega ao Agrupamento de Escuteiros de Nossa Senhora de Fátima
  • 10h00 - Antiga Escola Primária da Póvoa - Assinatura do Protocolo de entrega à Associação Recreativa e Cultura da Barroca
  • 10h30 - Antigo Jardim de Infância da Póvoa - Assinatura do Protocolo de entrega à Associação Póvoa Com-Vida
  • 11h30 - Antiga Escola Primária de Requeixo - Assinatura dos Protocolos de entrega à Junta de Freguesia e à associação Agarrados ao BTT Clube
  • 13h00 - Antiga Escola Primária de Nariz - Assinatura do Protocolo de entrega à Associação Desportiva de Nariz
——————
Inauguração da obra de Requalificação do Largo do Cruzeiro da Vessada

Data: 04 de maio (sábado)
Hora: 12h30
Local: Rua Direita (Vessada, Nariz)<https://maps.app.goo.gl/3vvJ3LTcTik3GsgP9>

Este sábado, 04 de maio, pelas 12h30, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves e o Presidente da Junta de Freguesia de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz, inauguram a obra de requalificação do Largo do Cruzeiro da Vessada.

*Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Abertura no próximo Sábado em S. Lourenço. Grupo Cénico de Bairros promove mais uma edição do Festebai

 

A exemplo de anos anteriores, por iniciativa do Grupo Cénico de Bairros, realiza - se amanhã à noite, pelas 21h30 no Centro Cultural de Bairros, instalações do Centro Paroquial, em S. Lourenço, a abertura de mais uma edição do FESTEBAI 2024, o Festival de Teatro de Bairros.

Nesta abertura do festival, a população terá oportunidade de presenciar um grande espectáculo, com a representação de uma fantástica comédia trazida pelo Getepepe - Teatro de Perafita, que vai apresentar nesta deslocação a Castelo de Paiva, a peça “ Dois é bom, três é demais “.
A entrada para este espectáculo de teatro, que tem o apoio da CM de Castelo de Paiva, da União de Freguesias de Sobrado e Bairros e da Paróquia local, é gratuita, mas condicionada aos lugares existentes, que devem ser adquiridos junto da organização.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo


MARINHA GRANDE RECEBEU CAMPEONATOS REGIONAIS DE DESPORTO ESCOLAR

 A Marinha Grande acolheu a realização dos Campeonatos Regionais do Desporto Escolar em Atletismo e em Patinagem, na passada terça-feira, 30 de abril, organizados pela Coordenação Local do Desporto Escolar de Leiria, com o apoio do Município.
O Campeonato de Atletismo decorreu no Estádio Municipal, tendo contado com a participação de 400 jovens, apurados pelos distritos de Leiria, Coimbra, Aveiro, Castelo Branco, Guarda e Viseu. O Campeonato Regional de Patinagem realizou-se no pavilhão desportivo da Escola Básica Guilherme Stephens, no qual competiram 113 atletas.
A vice-presidente da Câmara, Ana Alves Monteiro, e o vereador do desporto, João Brito, presenciaram as provas, tendo manifestado o orgulho para a Marinha Grande de ser a cidade anfitriã da fase regional destas modalidades, como reconhecimento do trabalho do Município na dinamização do desporto.
Os vencedores da fase regional vão participar nos Campeonatos Nacionais, de 23 a 26 de maio, em Portimão.
*Gabinete de Comunicação e Imagem

Pedro Calapez expõe a instalação Clausura na vila medieval de Monsaraz

A obra Clausura, de Pedro Calapez, está desde ontem em exposição e pode ser visitada até ao dia 31 de maio na Igreja de Santiago, em Monsaraz. Esta obra de arte da coleção António Cachola, considerada uma das mais importantes coleções privadas portuguesas, pode ser apreciada diariamente das 9h30 às 13h e entre as 14h e as 17h. A inauguração da mostra promovida pelo Município de Reguengos de Monsaraz e pelo MACE - Museu de Arte Contemporânea de Elvas decorre amanhã, dia 4 de maio, pelas 15h, com a presença de Pedro Calapez.
A pintura/instalação Clausura, de 2021, é, segundo João Pinharanda, Diretor do MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa, “um especial dispositivo, uma máquina radical, de visão. A peça é uma estrutura quadrangular de estantaria de armazém comercial sem qualquer vocação esteticizante. Virada para um espaço interior, sustém um conjunto de quatro telas e dois espelhos.

Nenhuma das diferentes imagens assim enclausuradas se consegue ver frontalmente, todas resistem ao olhar que lhes deitamos e todas são campos de enorme instabilidade. Essa instabilidade nasce de vários fatores: cada um dos quatro pontos de observação (colocados nas quatro arestas da estrutura) oferece-nos uma visão diferente do conjunto, mas os espelhos desencontrados que preenchem metade dos dois lados maiores da estrutura acrescentam, com as suas qualidades de reflexão, inúmeras possibilidades àquela variabilidade original”.

Pedro Calapez nasceu em 1953 em Lisboa, começou a participar em exposições na década de 1970 e durante a sua carreira expôs em Itália, França, Portugal, Espanha, Alemanha e Brasil, entre outros países. A pintura/instalação Clausura foi apresentada pela primeira vez no início de 2023 no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, tendo seguido a sua digressão no Alentejo para exposições no Castelo de Marvão, no Museu Berardo, em Estremoz, na Igreja do Salvador, em Évora, e no Forte da Graça, em Elvas.

*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “CADEIA DE CAXIAS - A REPRESSÃO FASCISTA E A LUTA PELA LIBERDADE” NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES

 José Pedro Soares, resistente anti-fascista, ex-preso político, coordenador da URAP, vem a Silves apresentar o livro “CADEIA DE CAXIAS - A REPRESSÃO FASCISTA E A LUTA PELA LIBERDADE”.
A sessão está agendada para hoje, dia 03 de maio, às 18h30 na Biblioteca Municipal de Silves.
Levy Baptista, autor do livro, afirma e defende os valores democráticos, contribuindo para transmitir às atuais e futuras gerações o conhecimento da natureza, objetivos e crimes da ditadura fascista.
Não perca hoje na sua biblioteca!
 

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NA RUA ÁLVARO GOMES EM ARMAÇÃO DE PÊRA NO DIA 07 DE MAIO ENTRE AS 09H30 E AS 12H00


O Município de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos de reparação na rede pública de abastecimento de água, o fornecimento de água será interrompido, na Rua Álvaro Gomes, na Freguesia de Armação de Pêra, entre as 09h30 e as 12h00, no dia 07 de maio.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.


Eleições Europeias I Nova Direita: Joana Bento Rodrigues é a coordenadora pelo distrito de Aveiro


Joana Bento Rodrigues, de 43 anos de idade, é natural de Vagos, onde viveu toda a sua infância e juventude, tendo mantido sempre contacto com o distrito. Casada, mãe de quatro filhos e médica de profissão, é também Vice-Presidente do partido.
No início desta semana, o Nova Direita entregou no Tribunal Constitucional a lista candidata às europeias - que contém os coordenadores dos 18 distritos de Portugal - que tinha sido anteriormente aprovada pelos Órgãos Nacionais do partido por unanimidade.

A coordenadora do distrito de Aveiro está atualmente a trabalhar no desenvolvimento das estruturas locais, sendo bem-vindos novos militantes e simpatizantes do partido das diferentes Concelhias que pretendam ajudar o projecto a crescer.

Profundamente crítico face ao atual papel e intervenção da União Europeia nos destinos nacionais, o Nova Direita vai, durante a campanha eleitoral, concentrar-se naquelas que considera serem questões prementes que a Europa enfrenta: erosão da soberania nacional, combate ao wokismo, demografia, guerra e ambiente.

As linhas orientadoras do Manifesto Europeu para as eleições de 9 de junho serão apresentadas no dia 7 de maio, em Lisboa.

Recorde-se que o Nova Direita foi estreante nas eleições de 10 de março, tendo sido legalizado pelo Tribunal Constitucional escassos dois meses antes e que este será o segundo ato eleitoral em que participa. Para tal, irá percorrer os 18 distritos a partir da próxima semana, estando já calendarizado que a presidente do ND, Ossanda Liber deslocar-se-á a Aveiro no dia 20 de maio.

*Joana Bento Rodrigues

Academia Ponto Verde nas escolas da região de Aveiro

 Roadshow “Reciclar é na boa” está de regresso para a maior edição de sempre. O objetivo é chegar a mais 200 escolas 

Academia Ponto Verde nas escolas da região de Aveiro

 

É já na próxima semana que a região de Aveiro recebe o roadshow da Academia Ponto Verde, “Reciclar é na boa”. Nos dias 7 e 8 de maio, escolas de Anadia, Águeda e Ílhavo vão receber este projeto de formação da Sociedade Ponto Verde, que tem como objetivo desafiar os alunos dos 2.º e 3.º ciclos a aprenderem mais sobre reciclagem de embalagens.

roadshow da Academia Ponto Verde disponibiliza, assim, sessões de formação de 45 minutos aos alunos do 2.º e 3.º ciclos, que terão a oportunidade de verificar que “Reciclar é na boa”, podendo, para o efeito, esclarecer e desmistificar dúvidas que possam ter sobre a correta separação e deposição de embalagens nos ecopontos, onde quer que se encontrem: em casa, na escola ou em qualquer momento de lazer com a famílias e amigos.

 

A Academia Ponto Verde tem crescido bastante e a ambição desta nova edição do roadshow é, então, conseguir chegar a mais 200 escolas até ao final de 2024, tornando esta a maior edição de “Reciclar é na boa” até ao momento e conseguindo chegar a mais escolas do que nunca.

“Reciclar é na boa” realça a missão e o papel ativo da Sociedade Ponto Verde na promoção da literacia ambiental, com foco na sensibilização dos mais jovens para a importância de separar as embalagens em qualquer momento e em qualquer lugar e na capacitação e ajuda que dá às escolas e professores, fornecendo-lhes inúmeros materiais didáticos e ferramentas de ensino.

Através destas aprendizagens, pretende-se que todos, coletivamente, adotem as melhores práticas e possam dar o seu contributo para o cumprimento das metas de reciclagem de embalagens.

Mais informações em: www.pontoverde.pt, https://www.instagram.com/pontoverde.pt/ https://www.facebook.com/SociedadePontoVerde

  

Informação útil


Roadshow “Reciclar é na boada Sociedade Ponto Verde

7 e 8 de maio

Região: Aveiro

 

Lista de escolas (em atualização):


  • Dia 7 de maio, Escola Básica de Vilarinho do Bairro, 09h50 (Anadia
  • Dia 7 de maio, Instituto Duarte Lemos, 14h15 (Águeda)


  • Dia 8 de maio, Escola Básica José Ferreira Pinto Basto, 10h15 (Ílhavo)


  • Dia 8 de maio, Escola Básica José Carlos Celestino Gomes, 12h00 (Ílhavo)

 

Sobre a Sociedade Ponto Verde
A Sociedade Ponto Verde (SPV) tem como missão contribuir para a promoção da Economia Circular através do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) assente num forte compromisso com a Inovação e I&D, a Literacia Ambiental e a Cidadania Ativa. Instituição privada sem fins lucrativos, tem a responsabilidade pelo encaminhamento para reciclagem e valorização dos resíduos de embalagens que resultam do grande consumo, apoiando a conceção de embalagens cada vez mais circulares e propondo novas formas de melhorar os seus processos de recolha, separação e tratamento. A SPV é líder de mercado e serve atualmente 8200 clientes entre micro, pequenas, médias e grandes empresas. 


*Raquel Pelica 

**Catarina Farinha 

Marinha Grande | VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA E IDENTIFICAÇÃO ELETRÓNICA DE CÃES

 A Câmara Municipal da Marinha Grande informa que realiza a vacinação antirrábica e a identificação eletrónica de cães, no Centro de Recolha Oficial, situado na Estrada da Garcia, todas as quartas-feiras, das 10h00-12h30.
Para além disso, vai disponibilizar este serviço de forma descentralizada, nas três freguesias do concelho, nos dias 13, 14, 16 e 17 de maio de 2024, de acordo com a seguinte calendarização:

13 de maio . 09h30 . Mercado de Vieira de Leiria
13 de maio . 10h45 . Junto à Capela da Passagem
14 de maio . 10h00 . Mercado da Praia da Vieira
14 de maio . 14h30 . Largo da Capela da Garcia
14 de maio . 15h45 . Coletividade do Pilado
16 de maio . 09h30 . Coletividade das Trutas
16 de maio . 11h00 . Coletividade do Pero Neto
17 de maio . 10h00 . Estaleiros da Junta de Freguesia da Moita.

Esta iniciativa insere-se na campanha oficial de vacinação antirrábica e de controlo de outras zoonoses, pelo que, os detentores de cães com mais de três meses de idade relativamente aos quais não se prove possuírem vacina antirrábica válida, deverão diligenciar a vacinação pelo Médico Veterinário Municipal, ou por qualquer Médico Veterinário de sua escolha.

O proprietário do animal deve vir munido do Cartão do Cidadão ou Bilhete de Identidade e Número de Identificação Fiscal para o preenchimento dos documentos do animal.

Os valores inerentes à prestação destes serviços são:
Vacinação antirrábica (Taxa única E) – € 10,00;
Boletim sanitário de cães ou gatos – € 1,00;
- Identificação eletrónica (inclui o valor do impresso) - Registo SIAC (Artigo 2.º da Portaria n.º 346/2019 de 3 de outubro) – € 2.50.

*Gabinete de Comunicação e Imagem


Proença-a-Nova | Rodrigo Lourenço e João Seabra animam Festival da Cereja e do Limão


O Festival da Cereja e do Limão está de regresso ao Largo da Igreja em Montes da Senhora, nos próximos dias 24, 25 e 26 de maio. Na edição de 2024, o músico Rodrigo Lourenço e o humorista João Seabra são os cabeças de cartaz, numa programação vasta e diversificada que promete encher de vida uma das principais artérias de Montes da Senhora.
O Município de Proença-a-Nova, em coordenação com a Junta de Freguesia de Montes da Senhora e a Liga dos Amigos da mesma localidade, decidiu alargar as comemorações para três dias. Faz agora parte da programação, o “Dia da Freguesia”, que será assinalado no dia 25 de maio, com atividades mais direcionadas para a comunidade ao início da manhã. Embora dedicado à população, as cerimónias previstas serão abertas à participação do público em geral.

Dia 24 de maio, sexta-feira, marca o arranque do Festival, com a atuação do músico Rodrigo Lourenço, que subirá a palco pelas 22h00. Para fechar a noite, o DJ 2NES assumirá as rédeas do palco e animará o serão dos visitantes. No dia seguinte o Festival tem abertura oficial marcada para as 14h00, com os concertinistas Diogo da Gaita e João Carvalho. Antes da atuação do humorista João Seabra e antes da banda “Artur e Márcia” fecharem o dia, haverá ainda durante a tarde Torneio de Sueca, sessão de Cozinha ao Vivo, pelo chefe José Abreu, e animação de rua relacionada com a temática da Cereja pela companhia de artes cénicas “Mimabô”. A fechar mais uma edição do Festival, haverá um dia repleto de animação e atividades desportivas matinais: pelas 08h30, o Passeio de BTT, pelas 09h00, o Passeio Pedestre e a VII Corrida das Cerejas; pela tarde, a animação musical fica à responsabilidade dos grupos de animação de rua ‘Os Grifos’, o ‘Grupo Ganhões de Castro Verde’, o ‘Grupo de Danças e Cantares de Sobreira Formosa’ e o ‘Grupo de Danças e Cantares dos Montes da Senhora’ e ainda do concertinista Carlos Agostinho.

O Festival da Cereja e do Limão contará com pelo menos onze produtores de Cereja e Limão, entre muitos outros artesãos e produtores que marcarão presença ao longo dos três dias no Largo da Igreja de Montes da Senhora.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos


Marinha Grande | AÇÃO DE CAPACITAÇÃO PARA ASSOCIATIVISMO SOBRE COMUNICAÇÃO E MARKETING

 “Como a comunicação e o marketing digital fazem crescer a tua associação” é o tema da próxima ação de capacitação promovida pelo Município da Marinha Grande, no dia 6 de maio, pelas 18h00, no Auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande.
No âmbito do projeto de capacitação “Associativismo em movimento”, a edição de maio de 2024, remete para uma abordagem da comunicação e do marketing no tecido associativo. A próxima sessão, terá como oradores Ana Paula André e Bruno Lemos, formadores na área do marketing e dirigentes associativos.

Pretende-se dotar os participantes de conhecimentos e ferramentas que lhe permitam identificar e compreender os principais conceitos associados à Comunicação e ao Marketing Digital. Serão ainda elencadas estratégias de desenvolvimento de campanhas de marketing, apresentando-se algumas ferramentas para potenciar o Associativismo através das principais plataformas das redes sociais.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande |“MIQUELINA E MIGUEL” NO TEATRO STEPHENS

 “Miquelina e Miguel” é um espetáculo comovente, protagonizado entre o coreógrafo Miguel Pereira e a sua mãe, que sobe ao palco do Teatro Stephens, na Marinha Grande, no dia 19 de maio, pelas 17h00.
O tema da memória e da sua perda são os fios condutores de “Miquelina e Miguel”, onde Miguel Pereira procura resgatar um novo lugar, trágico-cómico, entre ele e a sua mãe. O espetáculo é um encontro delirante e carinhoso a dois, onde a dança, o absurdo e a fragilidade são celebrados num espaço de liberdade sem limites, numa tentativa de contrariar o tempo e escapar ao inevitável. 

O coreógrafo descobriu como a sua mãe, a quem foi diagnostica demência, “tem sentido de humor e como gosta de dançar. Juntos, rimos e fazemos disparates, as nossas maluqueiras. E, numa espécie de realidade paralela, por momentos somos felizes”.

Público-alvo: Geral 
Preço: 7€

Bilheteira: Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Bilheteira online: bol.pt

*Gabinete de Comunicação e Imagem