quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Autarquia vai requalificar vias pedonais em Outeiro e a Rua Carvalho Araújo em Reguengos de Monsaraz

 O Município de Reguengos de Monsaraz vai investir 533 mil euros para requalificar vias pedonais na cidade de Reguengos de Monsaraz e na aldeia de Outeiro. A terceira fase da requalificação e modernização de vias pedonais na cidade terá um investimento de 266 mil euros e as obras de requalificação de vias pedonais de Outeiro têm o valor de 267 mil euros, tendo sido ambas candidatadas ao Eixo 2 na área da Mobilidade Urbana Sustentável do Programa Regional do Alentejo – Alentejo 2030, com taxa de comparticipação máxima de 85 por cento.
 
Em Reguengos de Monsaraz, a autarquia vai requalificar a Rua Carvalho Araújo, que faz a ligação entre a Praça de Santo António e a Rua de Moçambique, para eliminar os constrangimentos pedonais e de circulação automóvel devido à calçada irregular e à ausência de passeios. Nesta zona existe o Largo Doutor José Garcia da Costa, com uma fonte velha que não está a funcionar e que será reparada, requalificando-se esta fonte histórica e conferindo frescura ao espaço.
 
A autarquia pretende que o largo seja uma zona de estadia com mobiliário urbano e elementos vegetais para ensombramento. O largo será circundado por uma artéria de sentido único que seguirá para a Rua Carvalho Araújo, com uma faixa de via pedonal e uma via de circulação mista ladeada por estacionamentos. Desta forma, pretende-se também facilitar a mobilidade numa artéria estruturante que faz a ligação à Rua João de Deus, onde está localizada a Escola Secundária Conde de Monsaraz.
Em Outeiro, a requalificação será efetuada no núcleo histórico da aldeia, em todas as artérias que ainda têm a calçada irregular, nomeadamente na Rua da Esperança, na Rua de Santo António, na Rua de São Vicente e na Travessa do Rato e envolventes. Estas artérias têm vários constrangimentos ao nível automóvel e pedonal devido à irregularidade do piso e à ausência de passeios, pelo que a autarquia vai solucionar estas dificuldades, condicionamentos e obstáculos para assegurar a mobilidade para todas as idades e garantir aos munícipes o acesso em segurança a cada habitação. A população idosa que habita nestas ruas transmitiu à câmara municipal as dificuldades que existem para aceder às suas casas, pelo que com estas obras vão ser resolvidos todos os condicionamentos que afetam os munícipes.
 
*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário