O Município de Reguengos de Monsaraz vai investir 533 mil euros para requalificar vias pedonais na cidade de Reguengos de Monsaraz e na aldeia de Outeiro. A terceira fase da requalificação e modernização de vias pedonais na cidade terá um investimento de 266 mil euros e as obras de requalificação de vias pedonais de Outeiro têm o valor de 267 mil euros, tendo sido ambas candidatadas ao Eixo 2 na área da Mobilidade Urbana Sustentável do Programa Regional do Alentejo – Alentejo 2030, com taxa de comparticipação máxima de 85 por cento.
Em Reguengos de Monsaraz, a autarquia vai requalificar a Rua Carvalho Araújo, que faz a ligação entre a Praça de Santo António e a Rua de Moçambique, para eliminar os constrangimentos pedonais e de circulação automóvel devido à calçada irregular e à ausência de passeios. Nesta zona existe o Largo Doutor José Garcia da Costa, com uma fonte velha que não está a funcionar e que será reparada, requalificando-se esta fonte histórica e conferindo frescura ao espaço.
A autarquia pretende que o largo seja uma zona de estadia com mobiliário urbano e elementos vegetais para ensombramento. O largo será circundado por uma artéria de sentido único que seguirá para a Rua Carvalho Araújo, com uma faixa de via pedonal e uma via de circulação mista ladeada por estacionamentos. Desta forma, pretende-se também facilitar a mobilidade numa artéria estruturante que faz a ligação à Rua João de Deus, onde está localizada a Escola Secundária Conde de Monsaraz.
Em Outeiro, a requalificação será efetuada no núcleo histórico da aldeia, em todas as artérias que ainda têm a calçada irregular, nomeadamente na Rua da Esperança, na Rua de Santo António, na Rua de São Vicente e na Travessa do Rato e envolventes. Estas artérias têm vários constrangimentos ao nível automóvel e pedonal devido à irregularidade do piso e à ausência de passeios, pelo que a autarquia vai solucionar estas dificuldades, condicionamentos e obstáculos para assegurar a mobilidade para todas as idades e garantir aos munícipes o acesso em segurança a cada habitação. A população idosa que habita nestas ruas transmitiu à câmara municipal as dificuldades que existem para aceder às suas casas, pelo que com estas obras vão ser resolvidos todos os condicionamentos que afetam os munícipes.
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário