Praia de Mira Sem Beatas
Uma parceria entre várias entidades, Câmara Municipal de Mira, Portugal sem Beatas, Tara recuperável, Associação Bandeira Azul Europa e Associação Portuguesa do Lixo Marinho e concessionários dos bares/apoios de praia, deu origem a um projeto piloto que decorreu na Praia de Mira, no período de 1 a 15 de Agosto.
Nos Concessionários da Praia de Mira, o utente da praia podia apanhar um cinzeiro de praia e, no final, depositar as respetivas beatas no “minibeatão” do Portugal sem Beatas, que se encontrava nessa mesmo concessionária.
O projeto Portugal sem Beatas aparece porque existe uma grande preocupação ambiental em reduzir este tipo de lixo, uma vez que é bastante tóxico.
Alguns dados preocupantes que nos fizeram pensar de forma mais atenta relativamente a este lixo:

- São produzidos 11 milhões de cigarros por minuto em todo o mundo;
- As beatas são o tipo de lixo mais gerado em todo planeta;
- A decomposição parcial pode demorar até 20 anos, libertando cerca de 4700 substâncias poluidoras, que podem contaminar 2 L de água;
- Aves e peixes confundem beatas com alimento e morrem;
- As crianças não entendem porque não devem brincar ou meter beatas na boca;
- 7000 Beatas por minuto vão parar ao chão em Portugal, estas são arrastadas pelas águas das chuvas e vão parar ao Mar;

Agradecemos a todos os fumadores que  colaboraram  nesta causa, procurando preservar o ambiente e a vida das gerações vindouras.O Município de Mira agradece, também,  todo e qualquer  gesto que, preservando o ambiente, ajude a manter as suas praias na lista das praias galardoadas com a Bandeira AzuL!
beatao