quarta-feira, 20 de maio de 2020

Cantanhede | Vespa asiática já despertou


Proteção Civil Municipal já eliminou 666 ninhos


O Serviço de Proteção Civil Municipal já eliminou, desde 2015, 666 ninhos de vespa asiática em todo o concelho.
Nesse sentido, considerando o significativo aumento de pedidos de identificação de vespas asiáticas e de destruição/tratamento dos seus ninhos (Vespa velutina nigrithorax), a Proteção Civil Municipal esclarece e recomenda:
O principal impacto conhecido da vespa velutina (vulgo vespa asiática) é a forte predação das abelhas e de outros insetos polinizadores, não sendo a vespa asiática individualmente mais agressiva para o ser humano do que a vespa europeia, reagindo em grupo de forma agressiva quando sente ameaças ao seu ninho.
Assim, apela-se a quem identificar um ninho de Vespa velutina, que não interfira com o mesmo, mas sim contacte de imediato os serviços da Proteção Civil Municipal, que assegurará a validação e eficaz destruição do ninho em causa, com pessoal especializado e devidamente equipado para realizar a operação em segurança.

 A informação sobre os ninhos de vespa velutina deve ser efetuada utilizando o número 231 423 818 (09H00 – 17H00 de segunda a sexta-feira) ou através do endereço geral@cm-cantanhede.pt (c/c protecao.civil@cm-cantanhede.pt).
Caso se trate de uma situação de emergência, a comunicação pode ser efetuada através do número 231 410 118 (atendimento 24H).

O Município de Cantanhede encerrou o ano de 2019 com 388 ninhos de vespa velutina eliminados, registando nesta altura um total de 666 já destruídos desde que, em 2015, foi identificado o primeiro caso na freguesia de Murtede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário