segunda-feira, 24 de junho de 2024

Feira do Livro de Aveiro foi inaugurada a 21 de junho e apresenta balanço muito positivo no primeiro fim de semana do evento

I – Feira do Livro de Aveiro foi inaugurada a 21 de junho e apresenta balanço muito positivo no primeiro fim de semana do evento
A programação prolonga-se até 7 de julho com nomes como Miguel Esteves Cardoso, Ricardo Araújo Pereira, Dulce Maria Cardoso, Martim Sousas Tavares, Joana Marques, Rui Couceiro, Patrícia Reis e Luca Argel

A iniciativa faz parte da programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura
“Com um universo temático focado na emigração, imigração, transnacionalidade, a arte da partida e os 500 anos de Camões, a Feira do Livro de Aveiro promove a multiplicação da boa relação entre as pessoas de diferentes culturas e proveniências para que, no fim, se chegue ao resultado que interessa que é um crescimento e valorização daquilo que é ser humano, daquilo que nos faz diferentes e aquilo que pode ser acumulado, em cada um de nós, para aumentarmos a qualidade da nossa vida e o índice da nossa felicidade” - José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro.

José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), inaugurou na sexta-feira, dia 21 de junho, a 48.ª edição da Feira do Livro de Aveiro, no espaço expositivo do Rossio, que acolhe a exposição “Uma Aventura”, com curadoria de Nelson Mateus. Um evento que contou com a presença das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada que, nesta apresentação celebraram o facto de estarem de regresso a Aveiro em conjunto, algo que não acontecia desde 1986.
Ao longo dos primeiros três dias de programação da Feira do Livro de Aveiro, passaram pelo Espaço Autores no Mercado do Peixe, Afonso Reis Cabral, Carlos Vaz Marques e Luís Freitas Branco, Ondjaki, Álvaro Curia e Marta Hugon. Um dos destaques foi a Conversa-concerto com Ana Lua Caiano que, perante uma sala completamente esgotada, numa sessão apresentada por Tito Couto, comissário da Feira do Livro, falou sobre o seu percurso de sucesso, até ao momento, e pôs toda a gente a dançar.
Nas palavras do presidente da CMA, “o facto de Aveiro ser a Capital Portuguesa da Cultura em 2024 contribui para fazer a Feira do Livro subir um patamar no seu processo continuado de crescimento. Esse crescimento poderá ser verificado ao longo de toda esta edição uma vez que o novo espaço onde se insere [Rossio] permite a reorganização dos expositores de forma a ter uma maior variedade e número de participantes, passando de 29 para 50 expositores, em relação a 2023”, destacou.

Ao longo de 17 dias, a programação da Feira do Livro de Aveiro estende-se ainda ao Espaço dos Autores, localizado no Mercado do Peixe, uns dos pontos de encontro de habitantes locais e visitantes da cidade à “Praça Fan Zone”, local onde é possível assistir ao jogos do Euro 2024.
“Marcamos os nossos eventos pela ousadia e, este ano, tivemos a ousadia de juntar a Feira do Livro à “Praça Euro”, estimulando os leitores a apoiar a seleção nacional de Futebol e os apoiantes de futebol a visitar a Feira, estimulando os seus hábitos de leitura”, refere José Ribau Esteves.
A programação alargada, atual e eclética programação da Feira do Livro de Aveiro prolonga-se até dia 7 de julho sendo que, além de integrar autores nacionais e internacionais de referência, dá também destaque a autores do Município e Região de Aveiro que contribuem para que se fortalecem os alicerces da cultura na região, aldeia a aldeia, tijolo a tijolo.
No segundo fim de semana de programação, de 28 a 30 de junho, a Feira do Livro de Aveiro recebe a estreia de Almério & Martins, uma dupla de músicos que têm realizado o seu percurso de sucesso a solo e que se encontram, pela primeira vez, no Espaço Autores. No sábado, dia 29 de junho, o mesmo espaço autores recebe Patrícia Reis, Joana Marques e encerra com conversa “Rumo à Eternidade” entre o maior divulgador de ciência português, Carlos Fiolhais e um dos mais talentosos e promissores investigadores mundiais na área da biotecnologia e best-seller mundial, o dinamarquês Nicklas Brendborg (o mais jovem finalista do Royal Society Science Book Prize). No domingo, dia 30 de junho, ao longo de toda a tarde, vão passar pelo Espaço Autores no Mercado do Peixe autoras de referência como Isabel Rio Novo, Dulce Maria Cardoso e Rosa Alice Branco, entre muitos outros convidados. A programação do fim de semana termina com uma Conversa-concerto com Luísa Sobral.
De 21 de junho a 7 de julho, o Rossio e o Mercado do Peixe, em Aveiro, recebem mais de 40 propostas multidisciplinares desde uma área de exposição e venda de livros, sessões de poesia a bordo de moliceiros, concertos, entrevistas, mesas de debate, apresentações de livros, conversas-concerto, programação infantil e dj sets.
Todas as sessões são de entrada gratuita e decorrem no Mercado do Peixe, em simultâneo com o espaço de exposição e venda de livros, no Rossio. Toda a programação pode ser consultada no site da Câmara Municipal de Aveiro e acompanhada através das redes sociais da Feira do Livro de Aveiro.

II – Aveiro apresentou em Madrid o plano do Município para adaptação às alterações climáticas
A Câmara Municipal de Aveiro participou no último dia 19 de junho, através da presença do Vereador João Machado, na 6.ª Edição do Foro de las Ciudades de Madrid 2024, sob o tema: “Transformações urbanas para uma nova organização social”, que se realizou no IFEMA, em Madrid, Espanha.
João Machado apresentou o tema “Adaptação às Alterações Climáticas - Transformação Digital na Gestão da Água e dos Recursos Marinhos”, dando conta das principais ações em curso e previstas no âmbito do PMAC – Plano Municipal de Ação Climática, em matéria de adaptação do território às alterações climáticas, como o Sistema de Defesa Primária do Baixo Vouga Lagunar e Ponte Açude, o Cais do Sal, a reabilitação do sistema de comportas bem como o investimento já realizado na diminuição de emissões de CO2, com o novo Ferryboat 100% Elétrico ‘Salicórnia’, a eletrificação dos barcos moliceiros nos canais urbanos, a rede de sensores para monotorização da qualidade do ar, entre outras
Neste evento, participaram as Cidades da Rede Cencyl, sendo que para além de Aveiro, estarão também representadas as cidades portuguesas da Figueira da Foz, Coimbra, Viseu, Guarda, Almeida e as congéneres espanholas de Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid, para exporem as suas diferentes iniciativas de combate aos desafios climáticos no contexto da descarbonização e neutralidade climática urbana.
Na véspera, dia 18 junho, em Salamanca, em reunião de parceiros da rede Cencyl, decorreu a cerimónia de assinatura do convénio de cooperação territorial entre as instituições locais de Castela e Leão e a Região Centro de Portugal, que aprova o organismo de cooperação territorial “Rede de Cidades CENCYL” por um período de vigência de 10 anos, até junho de 2034.
A rede tem como objetivo fomentar a cooperação e promover o desenvolvimento integral dos municípios cooperantes, tendo como eixos principais de atuação as áreas de ação climática, mitigação, adaptação e prevenção de riscos, sustentabilidade e resiliência urbana, desenvolvimento económico local e empreendedorismo, inovação e desenvolvimento.
III – Primeira Feira Nacional da Alergia em Aveiro
Nos dias 29 e 30 de junho Aveiro vai receber a 1.ª Feira Nacional da Alergia que terá lugar em diferentes espaços da Cidade: Largo do Mercado, Mercado Manuel Firmino, Casa da Cidadania e Cais da Fonte Nova.
Trata-se de uma organização da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro. Tem entrada livre e destina-se ao público em geral.
No evento vão decorrer atividades como “À conversa com o alergologista”, worskhops, laboratórios de experiências com ácaros e pólenes. Terão ainda lugar atividades físicas, espaços de convívio, música, dança, debates interativos e demonstrações culinárias saudáveis, especialmente voltadas para alérgicos, além de uma caminhada sob o tema “De braços dados com a alergia” e um peddy paper.
O programa completo pode ser consultado: https://feiradaalergia.com/ .

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário