sexta-feira, 21 de junho de 2024

Workshop: Incêndios Rurais - Como Comunicar? | 28 de junho, 9h00 - 13h30 (formato online)

 O Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Aveiro, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), convida-o a participar no Workshop: Incêndios Rurais  Como comunicar?, que se realizará no dia 28 de junho de 2024, com início às 9h00, em formato online.
Este workshop, é uma iniciativa conjunta entre a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANEPC), a Guarda Nacional Republicana (GNR), o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a Polícia Judiciária (PJ).
INSCRIÇÕES -> aqui .
Para qualquer questão, poderá contactar-nos através do email: alcina.coutinho@prociv.pt
 
Contamos consigo !

SUNSET SECRETS ESTÃO DE REGRESSO AO CASTELO DE SILVES A 04 DE JULHO PARA ANIMAR OS FINAIS DE TARDE DE QUINTA-FEIRA

 É já no próximo dia 4 de julho, a partir das 18h30, que o Castelo de Silves recebe a nova temporada dos Sunset Secrets com a garantia, habitual, de um cartaz recheado de boa música e da partilha de momentos inesquecíveis.
O inicio da nova temporada será marcado pelo melhor da música jazz com concerto da cantora, compositora e multi-instrumentista Inês Loubet que irá levar a harmonia musical ao cenário inigualável do pôr do sol no ex-libris da cidade de Silves.
O evento, que animará os finais de tarde das quintas-feiras do mês de julho e principio de agosto, apresenta um programa com estilos e propostas variadas, de acordo com a seguinte calendarização:
 
04.julho  » Inês Loubet
11.julho  » Beto Kalulu
18.julho  » Orquestra Garvefole
25.julho  » Luís Capitão e Leonardo Pisco
01.agosto » The Protons
 
A iniciativa ímpar e única na região, alia a gastronomia e a promoção dos produtos locais - com destaque para a Laranja de Silves e para os Vinhos de Silves - a momentos de massagens relaxantes, música, dança, culminando com o fascinante espetáculo de fogo.
 
Com um custo associado de 5,00 euros para o público em geral, os bilhetes de entrada para as sessões dos Sunset Secrets encontram-se à venda na plataforma BOL em https://cmsilves.bol.pt/ e nos locais habituais como a FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios, Pousadas da Juventude, Quiosques Serveasy, entre outros. Os residentes do concelho de Silves beneficiam de entrada a um preço especial de 2,00 euros, devendo adquirir o seu bilhete no local (mediante apresentação de comprovativo de residência). Crianças até aos 12 anos (inclusive) terão entrada grátis.
 
O Município de Silves convida todos a fazerem parte desta experiência vibrante e inspiradora que leva a música, a dança, a animação, a gastronomia e a boa energia ao cenário idílico do Castelo de Silves.  
 
HORÁRIO:
Todas as 5.as feiras, das 18h30 às 23h00
Abertura de portas: 18h30
Lotação: 600 pessoas
 
+ INFO
Sector de Cultura da Câmara Municipal de Silves
Telefone: 282 440 800 - ext.2742 (chamada para a rede fixa nacional)
 

 

Cantanhede | XIV Encontro Nacional de Gestão de Resíduos. INOVA-EM apresentou projeto de biorresíduos na Universidade Lusófona

 

Gestão de Resíduos: Desafios, Soluções e Experiências” foi o tema do XIV Encontro Nacional de Gestão de Resíduos, organizado pela APEMETA – Associação Portuguesa de Empresas e Tecnologias Ambientais, em parceria com a ESGRA – Associação para a Gestão de Resíduos e com a Universidade Lusófona.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede e administrador da INOVA-EM, Pedro Cardoso, participou na sessão que decorreu no auditório da Universidade Lusófona, em Lisboa, tendo apresentado o projeto de gestão de biorresíduos em Cantanhede.
Na ocasião, o presidente do Conselho de Administração da empresa municipal apresentou o processo de implementação da operação “Cantanhede Recicla – Recolha Seletiva de Biorresíduos” e a campanha “Valorizar Sempre até à última… casca, espinha, folha, migalha…”, enunciando os ganhos, constrangimentos, dificuldades e as perspetivas e preocupações futuras.
Apesar do caminho trilhado ser bastante positivo, estamos ainda muito longe das metas que ambicionamos e desejamos alcançar, e por isso já estamos a preparar novas estratégias. Ainda assim, não deixa de ser relevante que no universo dos 36 municípios da área de intervenção da ERSUC [empresa pública supramunicipal que gere a recolha, tratamento e valorização dos resíduos sólidos na região Centro], o Município de Cantanhede esteja a contribuir com cerca de 30% dos biorresíduos rececionados pela entidade gestora em Alta”, referiu.
O testemunho desta experiência positiva não apaga ou minimiza as grandes preocupações sobre os biorresíduos em termos futuros. “As metas definidas pela Agência Portuguesa do Ambiente nesta matéria são demasiado ambiciosas e praticamente inatingíveis. Só com um grande esforço e elevados investimentos financeiros se conseguirá atingir taxas de recolha satisfatórias. Neste momento um dos grandes problemas é a questão da sustentabilidade financeira”, complementou Pedro Cardoso, para quem é necessária “uma mudança urgente do modelo de governança, da legislação e uma melhor articulação entre o sistema em alta e baixa”.
Não podem ser apenas os munícipes, com as taxas que pagam, e os municípios/empresas municipais a suportar os custos, enquanto os lucros ficam para o sistema em alta e os agentes económicos”, criticou.
O encontro, que contou na sessão de abertura com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, dividiu-se em quatro painéis: Painel I – Uma Visão sobre o Setor; Painel II - As Entidades Gestoras e o Desafio das Embalagens não declaradas; Tecnologias & Serviços para o Setor dos Resíduos – Pitch Tour pelos Stands; Painel III - O Estado da arte da Recolha de Biorresíduos – testemunhos e experiências; Painel IV - Oportunidades de Financiamento do Setor - que possibilidades existem face às necessidades de investimento?



Milhares de pessoas para quatro dias de folia. Festas do S. João de Castelo de Paiva Arrancaram com as Marchas Infantis

Séniores vão desfilar hoje de tarde
As grandiosas Festas de S. João 2024 de Castelo de Paiva arrancaram hoje de manhã com a apresentação no Largo do Conde das Marchas Infantis, totalizando a participação de cerca de 1200 crianças, pertencendo às escolas e jardins de infância dos Agrupamentos de Escolas de Castelo de Paiva e do Couto Mineiro do Pejão, registando -se a primeira enchente desta edição das festividades são joaninas em Terras de Paiva.

Um “mar de gente” que deixou os responsáveis municipais satisfeitos, com o presidente da Câmara Municipal,
José Rocha, a deixar um agradecimento a todas as entidades envolvidas neste grande evento de S. João, destacando o notável trabalho realizado ao nível escolar, com realce para o empenhamento dos professores, auxiliares e encarregados de educação, numa acção que, para além de prestigiar a comunidade escolar, continua a engrandecer e a valorizar esta iniciativa festiva em Castelo de Paiva.

Como é habitual, logo à tarde, acontece a realização das Marchas Seniores dos utentes de todas as IPSS existentes no concelho e outras instituições convidadas, numa iniciativa também a ter lugar no Largo do Conde, cenário para acolher o bonito desfile.

Mais logo, as festas continuam com bailarico popular e concerto com o Agrupamento Musical “Nova Dança”, com o São João DJ Party pela madrugada dentro, e amanhã, dia 22, volta a musica em força para mais um grande bailarico de S. João na noite paivense, com o espectáculo da Banda Novo Show e a S. João DJ Party .

Mas o momento mais esperado é no dia 23, realizando-se sempre com grande entusiasmo e adesão, sendo que, a noite que orienta para uma grande folia e será preenchida com o desfile das Marchas Populares, que voltam a ser o ponto alto dos festejos de S. João em terras de Paiva, levando a população ao rubro com as representações de Gração, Fonte, Frutuária e Vale da Rua, as quatro marchas que vão desfilar na zona do Largo do Conde, a sala de visitas da urbe paivense, que as acolhe sempre com grande entusiasmo e carinho.

Como sempre, a música, as letras, os arcos e os coloridos dos trajes são aspectos que não são deixados ao acaso e continuam envoltos em secretismo até ao momento do grandioso desfile pelas engalanadas ruas da Vila, um momento único destas festas que consagram o S. João no município paivense, o grande cartaz desta manifestação popular que as gentes de Castelo de Paiva acarinham há cinco décadas.

Depois do desfile das Marchas Populares, a animação da noite mais importante do S. João vai contemplar uma sessão de fogo de artifício e um grande concerto do consagrado artista TONY CARREIRA AO VIVO seguindo-se a actuação de DJ’s Residentes noite fora, em véspera de Feriado Municipal.

Já na Segunda-Feira, dia 24, Feriado Municipal, a tarde será preenchida com o sempre apreciado concerto musical com filarmónicas locais, protagonizado desta vez pela Banda dos Mineiros do Pejão que vai actuar até ao fim da tarde, seguindo-se às 16 horas, a habitual Festa da Sardinha Assada, no espaço de lazer da Quinta do Pinheiro, distribuída gratuitamente a toda a população e visitantes que, neste dia festivo, rumam até terras de Paiva, com tempo para um momento de dança com bailarico popular com o Duo HD.

Como sempre, em tempo de Santos Populares, quem manda em Castelo de Paiva é o S. João, num ritual festivo que continua a ser do povo e para o povo, sendo que a edilidade paivense continua a apostar forte nestas festas, daí o convite do presidente da Câmara Municipal, José Rocha, a sugerir dias de animação constante, aproveitando a oportunidade para dar a conhecer as suas festas, a sua beleza e potencialidades turísticas que o concelho apresenta.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa

Novidades CICLAVEIRO | 20/06/2024: Kidical Mass “Criar Espaço Para Esta Geração”


Não nos cansamos de recordar como foi a 5ª. Edição da Kidical Mass em Aveiro! Reunimos 212 pessoas em 190 bicicletas, com 20 crianças transportadas em bicicleta e 3 cargobikes, acompanhadas por 2 agentes da PSP em bicicleta. Vejam o vídeo que preparámos para vocês e reservem na vossa agenda o dia 22 de setembro de 2024, porque vamos voltar a pedalar pela cidade com esta imensa massa crítica para continuar a reivindicar o direito ao espaço seguro na rua para todos!
Dia Mundial da Bicicleta - 3 junho - Episódio Especial do Podcast “A Pedalar pela Cidade” com a Braga Ciclável

Recebemos a Braga Ciclável (a irmã gémea da Ciclaveiro) na Casa da Bicicleta para um episódio especial dos podcasts “A Pedalar pela Cidade” da Ciclaveiro e “Conversas com Pedal” da Braga Ciclável, para assinalar o Dia Mundial da Bicicleta. Vale a pena ouvir!
Ouvir aqui
Queres trabalhar connosco? Estamos a Recrutar!

Procuramos uma Super Pessoa motivada para Mudar o Mundo a “pedalar” connosco (em Aveiro)!
Sabe tudo neste link e se és tu essa pessoa ou conheces alguém que possa ser, por favor contacta-nos! Envia-nos um EMAIL ATÉ AO DIA 15 JULHO com a tua apresentação, um pouco da tua história, motivação e CV para ciclaveiro@gmail.com, indicando no assunto: Super Pessoa para Estágio

Campanha de Doação de Bicicletas

Estamos a aceitar doações de bicicletas para reforçar a Veloteca da Casa da Bicicleta!
A Veloteca é um banco de bicicletas e acessórios para empréstimo aos associados.
Os nossos voluntários trabalham afincadamente na Cicloficina comunitária para recuperar e manter as bicicletas doadas, disponibilizando-as a quem precisa delas.
Tens alguma bicicleta que já não utilizes? Podes doá-la à nossa Veloteca! Precisamos de bicicletas roda 26” e roda 24”.
Contacta-nos para: veloteca@ciclaveiro.pt
PéPedal - Programa de Mobilidade Escolar Ativa

O programa está a ser implementado em parceria com o Agrupamento de Escolas de Aveiro (AEA), ao longo deste ano letivo, em quatro escolas de primeiro ciclo e pré-escolar: Centro Escolar das Barrocas, Centro Escolar de Santiago, Escola Básica da Glória e Escola Básica da Vera Cruz, onde 805 crianças foram ao Consultório Médico PéPedal e realizaram mais de 2000 viagens a pé e de bicicleta nos Comboios PéPedal, nas 12 linhas ativas em toda a cidade.
No próximo dia 30 de junho encerramos o programa com o grande Passeio Escolar PéPedal para as comunidades escolares das 4 escolas envolvidas, com um percurso a pé e outro de bicicleta, a exibição de um vídeo resumo do que foi feito este ano letivo e um piquenique com muitas atividades para todos os participantes!

Toda a informação sobre o programa pode ser consultada em www.pepedal.pt

A Pedalar pela Cidade - Podcast da Ciclaveiro em parceria com AveiroMag!
A Ciclaveiro, em parceria com a AveiroMag, tem um podcast com convidados que partilham a sua visão de cidade, a forma como nos deslocamos e nos relacionamos no espaço público. Já foram lançados 11 episódios, para ouvir aqui.

MBWay disponível para pagar ou renovar a quota de associado
Queres associar-te à Ciclaveiro ou renovar a tua quota de associado? Agora é mais fácil com a possibilidade de pagamento por MBWay para o número de telemóvel 91 202 18 20. Junta-te a nós!
ATIVIDADE REGULAR DA CASA DA BICICLETA
A Casa da Bicicleta está de portas abertas todas as quartas da 18h às 20h e sextas das 21h às 23h, para receber quem queira conhecer ou usufruir da Casa, para acolher os associados que queiram saber mais sobre a Ciclaveiro ou queiram colaborar nas atividades da associação, apresentar propostas, ideias e sugestões, para receber todos os que precisem de utilizar a nossa Cicloficina ou precisem de ajuda para escolher uma bicicleta, um componente ou um acessório e para quem precisa de dicas para começar a usar a bicicleta no dia a dia.



Como ser associado? Porquê ser associado? Sabe tudo aqui

Se tens alguma questão, se gostavas de ter mais informações sobre a Ciclaveiro, sobre as nossas atividades ou gostavas de participar e colaborar, envie-nos um email.

E não deixes de acompanhar as novidades através dos nossos espaços online:

Silves | Encerramento do Ciclo de Teatro: "Reabriu a Pensão Luar do Cadoiço" no Teatro Mascarenhas Gregório

 Não perca o encerramento do Ciclo de Teatro com a tão aguardada peça "Reabriu a Pensão Luar do Cadoiço", no dia 21 de setembro, às 21h30, no Teatro Mascarenhas Gregório.
Prepare-se para uma noite de surpresas e revelações: depois de um longo período fechada, a Pensão Luar do Cadoiço reabre suas portas com histórias fascinantes e personagens intrigantes. A eterna Irmã Angélica aguarda ainda ser resgatada por visitantes de um planeta distante. No meio dos hóspedes, um arqueólogo revela que a pensão está construída sobre ruínas cartaginesas antigas, prometendo desvendar segredos milenares. E, para adicionar um toque de mistério, uma figura mundialmente conhecida decide se hospedar nesse pitoresco local.
A compra de ingressos poderá ser feita on-line através da plataforma BOL em: https://www.bol.pt/Comprar/Pesquisa?q=silves&dist=0&e=0, ou no dia do evento, no próprio local.
Classificação Etária: maiores de 12 anos
Bilhetes: 4,00 euros > 12 anos
O teatro espera por si!

Coimbra | NOVOTECNA e CETEC RECEBEM ROADSHOW “NO-CODE 2024”

 
Desenvolver soluções informáticas sem conhecimentos de programação é o mote da sessão que decorrerá no dia 2 de julho às 16h30m na NOVOTECNA - Associação para o Desenvolvimento Tecnológico.

Promover a inclusão e a democratização tecnológica são algumas das razões que justificam que o movimento No-Code tenha vindo a ganhar força nos últimos anos: estas plataformas informáticas operam sem código, o que permitem que qualquer pessoa, independentemente da experiência técnica, consiga criar e lançar produtos digitais, de modo a desenvolver as soluções digitais de que necessita.

Assim, não é preciso ser um programador para criar um website, uma aplicação móvel, uma loja online, uma ferramenta digital interna, ou até mesmo um chatbot de Inteligência Artificial. Basta aprender a programar sem código, utilizando ferramentas No-Code.

Para demonstrar a importância desta ferramenta e o seu impacto na transformação digital da sociedade e da economia portuguesa, o No-Code Institute inicia um périplo pelo país, que vai estar em Coimbra no próximo dia 2 de julho. Nesta sessão, os participantes vão ter acesso a demonstrações de tecnologias de No-Code e a possibilidade de explorar algumas ferramentas digitais. Para além das sessões de demonstração, a organização do Roadshow vai oferecer um projeto de transformação digital a 5 PMEs ou organizações sociais que tenham participado em alguma das sessões.

A Novotecna é uma instituição dedicada ao progresso tecnológico e à formação profissional. Conforme é dito, "a nossa missão é impulsionar a inovação e a formação técnica para apoiar o crescimento das indústrias e do mercado de trabalho"​. Vemos assim este evento como diferenciador no sentido da preparação de profissionais qualificados e na promoção do desenvolvimento industrial nas áreas digitais. Áreas estas com alta taxa de empregabilidade nos dias de hoje.

Miguel Muñoz-Duarte, do NoCode Institute, acrescenta: “Estou muito entusiasmado por partilhar com PMEs, organizações sociais, empreendedores e também curiosos uma nova forma de fazer a transformação digital e torná-la mais democrática, inclusiva e acessível, o que consiste no desenvolvimento de software e soluções digitais sem programação. Creio que o ecossistema de Coimbra vai adorar ficar a conhecer mais sobre como pode aumentar em 10 vezes a eficiência e rapidez da transição para a economia digital, reduzindo o custo e recursos necessários.”

A entrada é livre. Mais informações em https://www.nocodeportugal.com/

Sobre a NOVOTECNA:
A Novotecna – Associação para o Desenvolvimento Tecnológico é uma associação sem fins lucrativos, constituída em janeiro de 1989, que realiza atividades formativas na área das novas tecnologias, desde outubro de 1991, em Coimbra, Viseu, Pombal, Leiria, Guarda e Águeda, sendo acreditada como entidade formadora desde 1998.
A Novotecna tem por missão o Desenvolvimento da Investigação, Inovação e Formação Tecnológica da Região onde se insere. Como visão a Novotecna prima pelo desenvolvimento da sua atividade essencialmente através da Escola Tecnológica, com o objetivo de continuar a formar e lançar para o mercado de trabalho centenas de jovens e adultos em áreas de especialização técnica e tecnológica de nível intermédio com uma procura crescente no mercado empresarial.

Sobre o CETEC - Centro de empresas tecnológicas de Coimbra:
O CETEC – Centro de Empresas Tecnológicas de Coimbra é uma incubadora pertencente à Novotecna, certificado pelo Turismo de Portugal e pelo IAPMEI. Disponibiliza espaços devidamente infra-estruturados e equipados para o desenvolvimento de ideias de negócio, projetos de desenvolvimento, bem como de novas empresas, incorporando ainda o apoio logístico, técnico e administrativo, facultando as ligações, o Saber Fazer e o Networking, a par com uma estrutura de serviços partilhados.
O CETEC diferencia-se como sendo uma incubadora de empresas multissetorial que apresenta um enfoque em projetos criativos e inovadores, focando-se em projetos das industrias culturais e criativas, empreendedorismo do conhecimento e economia da criatividade.
O CETEC está inserido no Complexo Tecnológico de Coimbra e insere-se num conjunto de entidades que prestam serviços às empresas.

Sobre o NoCode Institute:
O NoCode Institute é uma academia de requalificação digital com um modelo inovador que promove a inclusão e a democratização tecnológica através da capacitação em tecnologias No-Code, ou seja, tecnologias que permitem o desenvolvimento de software sem programação. Tem por missão capacitar para o digital todas as pessoas, sobretudo quem não tem nem perfil técnico nem background em tecnologia, em especial segmentos como profissionais em transição de carreira, mulheres, jovens que não estudam nem trabalham, desempregados, trabalhadores precários ou em risco de exclusão, para entrar na economia digital sem a necessidade de conhecimentos especializados em código.
Através de plataformas online intuitivas, sem código, disponibiliza uma ampla gama de modelos e módulos pré-construídos, que podem ser facilmente personalizados para responder a requisitos específicos e desta forma, permite que todos os indivíduos e organizações desenvolvam software tal como websites, aplicações móveis, lojas online, portais, plataformas e marketplaces, ferramentas internas e automatizações de processos, chatbots, bem como a criação de software no geral.

*Ana Sousa

Proença-a-Nova | Sessão Solene celebra o “valor da liberdade”

 
O valor da liberdade foi o tema central da Sessão Solene do dia do Município, assinalado a 13 de junho, no ano em que se comemoram 50 anos do 25 de abril. A cerimónia, que teve lugar no Lagar de Azeite de Sobreira Formosa (re) inaugurado neste dia, além do dia de festa e de evocação, foi também marcado pelos discursos de reflexão e de ação.
João Paulo Catarino, presidente da Assembleia Municipal, enalteceu o esforço e a dedicação de todos no (re) erguer deste equipamento e que simbolicamente acolheu esta sessão.
João Lobo, presidente da Câmara Municipal, começou por fazer referência ao país a duas velocidades, enumerando várias questões que persistem em permanecer e que não fomentam a coesão do Pais após 50 anos do 25 de Abril de 74, destacando que “o 25 de Abril de 74 hoje, precisa de uma nova representatividade parlamentear, precisa que a discussão da representatividade dos territórios seja trazida para a agenda”. Para o autarca “esta revolução abriu portas para o desenvolvimento e integração subsequente na Europa, seriamos Portugal sim, mas não este Portugal, se foi tudo bem realizado, não, mas foi com toda a certeza a maior expressão de mudança e de ideário em que através de um movimento militar o povo se entregou para realizar, peço uma salva de palmas em seu reconhecimento”.
A sessão solene contou com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Igualdade, Carla Mouro, que na ocasião falou sobre necessidade constante e permanente de construção da liberdade e que “é um valor que a todos convoca especialmente num ano que se comemora 50 anos do 25 de abril”, reforçando que o 25 de abril permitiu-nos construir uma sociedade mais inclusiva, mais equitativa mais justa”.
António Paulo dos Santos, deputado independente da Assembleia Municipal, fez uma intervenção reflexiva sobre a liberdade de expressão e a necessidade de “literacia informativa e social para saber distinguir a informação verdadeira e falsa que facilmente se dissemina nas redes sociais”.
Por sua vez, Daniela José, representante da bancada do PSD, fez uma intervenção reflexiva sobre o tema da liberdade e das diferenças territoriais, mas referindo também as diferenças que “a liberdade de decidir traz-nos a responsabilidade de ensinar às gerações mais novas, como funcionam as nossas instituições políticas, como se elegem os nossos deputados, as suas competências e como podemos ser atores ativos de uma verdadeira reforma na busca da coesão territorial que possa impedir o flagelo do despovoamento”.
Vítor Bairrada, representante da bancada do PS, enumerou todas as atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de abril realizadas até à data no concelho e lembrou a transformação socioeconómica e cultural que a revolução encetou no país, “abrindo caminho para uma sociedade que assenta em valores de liberdade e democracia” até hoje.
A sessão solene ficou ainda marcada pela atribuição da medalha de ouro ao Major General Arnaldo Cruz, um capitão de abril, a José Rodrigues empreendedor e empresário retornado, a Manuel Ribeiro Jacinto, a título póstumo, empresário, autarca envolvido nas mais variadas ações cívicas das associações e também retornado pós-revolução , ao autarca mais antigo do concelho em funções, representante da democracia de proximidade, António Alberto Coelho, e à artista plástica Yola Vale, que escolheu o concelho para viver e que leva o nome de Proença-a-Nova além-fronteiras.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos