quarta-feira, 19 de junho de 2024

MARCO HORÁRIO APRESENTA LIVRO NA BIBLIOTECA DA MARINHA GRANDE

 O ator e humorista Marco Horácio apresenta o livro de sua autoria intitulado “Pai Horácio”, com edição da Contraponto Editores, no dia 29 de junho, pelas 15h30, no Auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande, cuja entrada é gratuita.
Segundo a sinopse do livro, “Marco Horácio era um quarentão que não acreditava no amor quando o destino lhe pôs Sara à frente (ou melhor, impôs, caso contrário, teria continuado na «toca» a pensar mais no lar para a terceira idade do que em casamento e chuchas). Ele bem tentou resistir, afinal de contas (e estas não são difíceis de fazer), Sara era 20 anos mais nova, mas não conseguiu”. 

E assim, sem perceber bem como, “o solteirão com um filho adolescente voltou a apaixonar-se (mesmo a sério), rendeu-se a cães (coisa nunca imaginada até então), pediu a namorada em casamento (ela disse «sim») e voltou a ser pai. Mostrando o lado menos cor-de-rosa da paternidade, as inseguranças masculinas e o lugar do romance numa vida com bebés, cães e noites mal dormidas, o humorista e apresentador dá voz a muitos pais que vão perceber que rir é o melhor remédio, sobretudo naqueles dias em que o choro e as birras são a música ambiente”.

Marco Horácio nasceu na Alemanha, em 1974. Tirou o curso de ator na Escola Superior de Teatro e Cinema e começou logo a percorrer o país com diversas peças de teatro. No início dos anos 2000, destacou-se como humorista no mítico programa “Levanta-te e Ri”, na SIC, conquistando de imediato admiradores. Apostando nos espetáculos ao vivo, o humorista criou a personagem Rouxinol Faduncho que comemora 20 anos de plateias sempre lotadas e felizes. Na televisão também tem sido presença assídua, sobressaindo em programas como Got Talent, Ganha num Minuto!, O Formigueiro, Boom! e Salve-se Quem Puder. No cinema, tem-se distinguido como ator e produtor, tendo passado pela Rádio Comercial. 

No campo pessoal, Marco Horácio é, igualmente, um homem feliz (agora ainda mais). É casado com Sara Biscaia Faustino, é pai de Guilherme, que chega este ano à maioridade, e de Maria Leonor, que nasceu em setembro de 2022. Tem uma cadela, a Zoe, dois cães de loiça e muita vontade de continuar a divertir, emocionar e surpreender o público português.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

EXECUTIVO MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA REÚNE HOJE EM REUNIÃO ORDINÁRIA

 
Informa-se que a reunião pública da Câmara Municipal de Castelo de Paiva se realiza hoje, 19 de Junho, pelas 16 horas no edifício dos Paços do Concelho, com a seguinte ordem de trabalhos:

AGENDA – REUNIÃO ORDINÁRIA DE 19 DE JUNHO
I
PERÍODO DE ANTES DA ORDEM DO DIA
II
1. Resumo Diário de Tesouraria.
2. Acta da reunião ordinária de 22 de março de 2024.
3. Obras Municipais.
3.1 Proc. 68-DOSM-APR-2024 – Requalificação da Rua e do Caminho de Santa Cecília – UF de
Sobrado e Bairros – Abertura de Procedimento – Apreciação e deliberação.
3.2 Proc. 07/2023 – Requalificação de Arruamentos na Freguesia de S. Martinho – Prorrogação do
prazo – Ratificação de despacho.
4. Obras Particulares.
4.1 Centro Social e Paroquial de Sobrado – Pedido de Isenção de Taxas – Apreciação e deliberação.
5. Subsídios e Apoios a Diversas Entidades.
5.1 Proposta de atribuição de subsídio à Banda Musical de Fornos – Aquisição de Instrumentos-
Apreciação e deliberação.
6. Proposta para a celebração de Protocolo entre o Município de Castelo de Paiva e a Associação Cultural Rock‘n’Cave - PAMPA 24/25 — Plano de Amplificação Musical e Cultural para Castelo
de Paiva – Apreciação e deliberação.
7. Relatório de Execução Orçamental – 1.º Trimestre de 2024 – Apreciação e deliberação.
8. Abertura de procedimento de Hasta Pública para a venda de máquinas e veículos municipais –
2024 – Apreciação e deliberação.
9. Proposta para a atribuição de Bolsas de Estudo – Ano Lectivo 2022/2023 – Apreciação e
deliberação.
10. Proposta de Alteração do dia para a realização das feiras quinzenais de 21 de Junho e 6 de Julho –
Ratificação de despacho.
11. Designação de Coordenador Técnico - CLDS5G Projecto VIDA – Apreciação e deliberação.
12. Despachos proferidos em uso de competência delegada.
III
Intervenção do Público.

19 de Junho de 2024

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa


Município de Cantanhede apoiou a requalificação. Junta de Freguesia intervenciona Rua do Carvalhal, no Bolho

 

A Rua do Carvalhal, no Bolho, foi requalificada no âmbito de um protocolo entre a União das Freguesias de Sepins e Bolho e a Câmara Municipal de Cantanhede.

Os trabalhos incidiram na demolição do muro existente, numa extensão de 150 metros, e na construção de um outro mais afastado da via pública, para dar lugar a um passeio pavimentado com cerca de 200 metros quadrados.

A empreitada incluiu a criação de um sistema de drenagem de águas pluviais, com a colocação de caixas de visita e respetivas grelhas, assim como a execução de lancis para delimitar o passeio da estrada e ainda a aplicação de pavé.

A Câmara Municipal de Cantanhede forneceu os materiais e a União das Freguesias de Sepins e Bolho ficou responsável pela execução dos trabalhos.

A Rua do Carvalhal, uma das mais movimentadas do Bolho, começa no final do lugar de Casal e termina na rotunda do Rossio, que dá acesso, por exemplo, a Vilarinho do Bairro e Venda Nova.

Esta intervenção teve como objetivo garantir a segurança e a tranquilidade dos peões, que passaram, assim, a dispor de um corredor pedonal bem separado da faixa de circulação automóvel, reduzindo o risco de acidentes.


INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NA RUA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS (LADO NASCENTE) E NO CENTRO DE SAÚDE, EM ALCANTARILHA NO DIA 20 DE JUNHO ENTRE AS 08H30 E A 12H00

O Município de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos no âmbito da empreitada “Remodelação e Ampliação da EB1 de Alcantarilha”, o fornecimento de água será interrompido, na Rua dos Bombeiros Voluntários (lado nascente) e no Centro de Saúde, em Alcantarilha, na União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra, entre as 08h30 e as 12h00, no dia 20 de junho (próxima quinta-feira).
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Proença-a-Nova | Lagar de Azeite em Sobreira Formosa promete dar um impulso ao desenvolvimento regional

 

(Re) Inaugurado a 13 de junho, o lagar de Sobeira Formosa está pronto a receber a matéria-prima da próxima campanha de azeitona. Através da candidatura ao PDR2020-10212-061683, no âmbito do projeto Bioberço da Lusitânia, a Pinhal Maior lidera um ambicioso plano de recuperação e modernização das instalações do lagar, em parceria com o Município de Proença-a-Nova, uma estrutura histórica pertencente à antiga Cooperativa de Olivicultores de Sobreira Formosa, “que enaltece o arrojo daqueles que no fim da década de 50 do século passado tiveram para edificar aquela infraestrutura”, afirma João lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

Este equipamento foi palco da Sessão Solene do Dia do Município, como forma de promover a nova vida ao antigo equipamento, numa iniciativa que promete revitalizar a economia local e regional.

A recuperação do lagar envolveu a instalação de novos equipamentos para a extração de azeite. Este projeto visa atender tanto os produtores de azeitona em modo de produção biológico quanto os que utilizam métodos tradicionais, sendo possível a sua laboração quase em simultâneo. A nova linha de produção, embalamento e rotulagem será exclusivamente dedicada ao azeite biológico, promovendo um produto de alto valor acrescentado e com crescente procura no mercado. Com marca própria, nos formatos de garrafas de um litro, o azeite será adquirido aos produtores que vão transformar a sua azeitona no lagar. O embalamento e a comercialização do azeite ficam a cargo de cada produtor, exceto o azeite biológico, que a Pinhal Maior vai ficar com as produções, embalamento e comercialização.

Além da produção de azeite, o lagar integrará uma unidade de desidratação de frutas e legumes biológicos. Esta iniciativa busca aproveitar os excedentes hortofrutícolas da central de recolha existente em Mação, prevenindo o desperdício e criando uma nova linha de produtos sustentáveis e de alta qualidade. Este é um passo inovador na região, onde a desidratação de produtos hortofrutícolas ainda é uma atividade inexistente, oferecendo uma nova oportunidade de conservação e comercialização para os agricultores locais.

Localizado na região Centro, a segunda maior área do país em termos de olival, o lagar de Sobreira Formosa beneficia de condições ideais para a produção de azeite de alta qualidade. Os concelhos de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, todos inseridos na zona de Denominação de Origem Protegida (DOP) para azeites da Beira Baixa, são conhecidos por produzir azeite com baixos níveis de acidez, um atributo valorizado no mercado.

Com este projeto, a Pinhal Maior e o Município de Proença-a-Nova dão um passo significativo na valorização dos recursos locais e na promoção da economia circular, garantindo um futuro próspero para a comunidade agrícola da região.

*Andreia Gonçalves

Comunicação, Turismo e Eventos

ESTARREJA | “Continuaremos a trabalhar para promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo do nosso município”, afirma Diamantino Sabina no Dia do Município

“Temos planos ambiciosos para novas infraestruturas, mais programas sociais e culturais, e iniciativas que fortalecerão ainda mais a saúde e a economia local”, salientou, esta quinta-feira, o presidente do Município, durante a Sessão Solene do Dia do Município, que teve mais uma vez como palco o Cine-Teatro de Estarreja, em pleno feriado municipal, 13 de junho.
Na cerimónia, Diamantino Sabina realçou o crescimento que se tem verificado no concelho que, nas suas palavras, “é resultado e anos de dedicação e estratégias acertadas que têm sido força motriz por detrás do crescimento económico, comercial e industrial.” Frisou ainda que a região tem vindo “a atrair investimentos significativos que têm gerado empregos e melhorado a qualidade de vida de todos.”
Ao longo da sua intervenção, o autarca abordou outros dossiês municipais também importantes para os estarrejenses. “Nos últimos anos, vimos uma expansão notável nas infraestruturas educacionais com a construção de novas escolas e a modernização das já existentes”. Falou também na aposta nas atividades culturais que, acima de tudo, são “reflexo da nossa identidade e tradição”. Sem deixar de dar nota no investimento em projetos de caráter ambiental que têm como objetivo “assegurar um futuro mais verde para as próximas gerações.”
Regina Bastos, presidente da Assembleia Municipal de Estarreja, garantiu que Estarreja “acompanhará os tempos de transformação que vivemos na região, no país e no mundo. A inclusão social, o crescimento económico, a fixação dos nossos jovens no Concelho, as preocupações ambientais, a inovação tecnológica ao serviço de cada um não excluindo nenhum, são áreas que continuam a exigir a nossa atenção e empenho.”
Acrescentou ainda que “vamos continuar a trabalhar para garantir que o nosso Concelho se mantenha na vanguarda do desenvolvimento sustentável, criando um futuro próspero e inclusivo para todos.”
Estarrejenses homenageados no Dia do Município
O Clube Desportivo de Estarreja e o Clube Cultural e Desportivo de Veiros, pelos seus contributos para o desenvolvimento e dignificação do Concelho de Estarreja, ou que pela sua ação ou percurso se tenham notabilizado, receberam a mais importante distinção municipal, a Medalha de Mérito. Diamantino Sabina expressou o profundo agradecimento reconhecendo “a dedicação, altruísmo e compromisso comunitário diário” que desenvolvem, e que tem “impacto positivo na vida dos jovens e da sociedade em geral.”

O presidente da Câmara Municipal de Estarreja, sob a presença do Executivo e da presidente da Assembleia Municipal, Regina Bastos, homenageou ainda com Votos de Louvor os Atletas estarrejenses que se sagraram campeões nacionais na época desportiva 2022/2023, os melhores alunos do 9.º e 12.º anos (Cursos Cientifico-Humanísticos e Cursos Profissionais) no ano letivo 2022/2023, assim como os Funcionários da Câmara Municipal com 25 anos de serviço e os que passaram à situação de aposentados.
A Sessão Solene do Dia do Município está disponível nas redes sociais do Município (Facebook e Youtube).
Download de fotografias.

*Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo
CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

MUNICÍPIO DE SILVES ABRE PROCEDIMENTO CONCURSAL DE RECRUTAMENTO

 O Município de Silves informa que foi publicado na II Série, nº 113 (parte H), de 13 de junho de 2024, o aviso (extrato) referente à abertura de Procedimento Concursal, com vista ao preenchimento do seguinte posto de trabalho previsto e não ocupado no mapa de pessoal da seguinte Unidade Orgânica:

Divisão Financeira:
» 1 posto de trabalho na carreira/categoria de Assistente Técnico.
 
Os eventuais interessados no procedimento concursal podem entregar as respetivas candidaturas até ao dia 26 de junho de 2024, devendo formalizá-las obrigatoriamente, dentro do prazo estabelecido para o efeito, através da plataforma eletrónica disponível em: https://recrutamento.cm-silves.pt/processos-ativos (selecionar o procedimento concursal – clicar em Submeter Candidatura – Preencher o formulário com os dados solicitados e submeter).
 
Mais se informa que todas as comunicações e notificações referente ao Procedimento Concursal será realizada através do e-mail fornecido pelo candidato aquando da apresentação da candidatura.
 
Para mais informações, entre em contacto, através do email: concursos.drh@cm-silves.pt ou telefone:  282 440 819

QUARTEIRÃO CULTURAL NA MARINHA GRANDE A 22 DE JUNHO

 O Património Stephens, situado no centro tradicional da Marinha Grande, recebe a segunda edição do Quarteirão Cultural, no próximo dia 22 de junho (sábado), das 15h00 às 19h00. A iniciativa é direcionada a famílias que poderão fruir de atividades ligadas à música, teatro, novo circo, exposições, jogos tradicionais e animação infantil.

O Jardim Stephens, onde estão instalados o Museu do Vidro, o Teatro Stephens, a Biblioteca e Arquivo Municipais, Oficinas de artesanato, Escola Profissional e espaços verdes, constitui um espaço excecional para a realização e fruição de ações artísticas e culturais. A ideia de “Quarteirão Cultural” faz parte de um novo olhar sobre a Cultura na Marinha Grande, com a Praça Guilherme Stephens, em destaque.

No dia 22 de junho, das 15h00 às 19h00, vão realizar-se as seguintes iniciativas, cuja participação é gratuita:

Performances artísticas:
15h00 - Os jogos do Hélder - junto ao Arquivo Municipal
15h00 - Daniela Antunes - Interpretação da obra “To the Earth”, de Frederic Rzewski (performance para voz e vasos de barro)— Jardim tardoz do Arquivo Municipal
15h20 - Ratatices, Teatro do Botão - Biblioteca Municipal
15h50 - Monotrux, Wandré Gouveia (novo circo) - Jardim Stephens
16h30 - Bia Maria - Jardim tardoz do Museu do Vidro
17h30 - Ratatices, Teatro do Botão - Biblioteca Municipal
18h00 - Daniela Antunes - “Performance para um Humano não-preparado, #2” - Museu do Vidro
18h25 - Une partie de soi, João Paulo Santos (novo circo) - Jardim tardoz do Arquivo Municipal
19h00 - Fanfarra dos Bombeiros da Marinha Grande - Jardim Stephens
Atividades paralelas: 
15h30 - Visita orientada ao Arquivo Municipal
16h30 - Visita orientada ao Arquivo Municipal
15h00 às 19h00
Festa da Ilustração - Jardim Stephens
Exposição “VOLÓDIA: PAISAGENS MENTAIS” - Foyer do Museu do Vidro
Exposição “100 Anos de Guilherme Correia” - Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro
Exposição "Prémio Camões" - Biblioteca Municipal
Oficina de trabalho em vidro - Oficinas de artesanato do Museu do Vidro.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Para assistir a 26 de junho na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Católica debate o valor da Inteligência Artificial na transformação da Alimentação e Nutrição para um Futuro Sustentável e Saudável

 A inteligência artificial assumiu um papel preponderante em todos os setores de atividade. Neste evento, da Escola Superior de Biotecnologia, da Universidade Católica Portuguesa no Porto, pretende-se explorar de que forma a IA está presente no setor agroalimentar e contribuir para um futuro mais sustentável. Estão confirmadas as presenças de membros das empresas PIPA, Super Bock Group, da Cork Supply, mas também da MC SONAE. O evento realiza-se a 26 de junho, entre as 9h15 e as 16h00, na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto.
Este ano o Dia da Inovação, que organizamos anualmente, irá destacar as aplicações transformadoras da Inteligência Artificial​​no sector agroalimentar, reunindo especialistas académicos e líderes da indústria, com experiência nacional e internacional, para explorar e discutir avanços inovadores e desafios agroalimentares prementes,” salienta Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia. “A integração da IA no setor agroalimentar pode resultar numa produção mais eficiente, segura e sustentável, ajudando a identificar problemas com antecedência, ao mesmo tempo que promove a saúde e o bem-estar dos consumidores,” explica Manuela Pintado, diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Universidade Católica Portuguesa.
 
O Dia da Inovação 2024 da Escola Superior de Biotecnologia começa com uma palestra sobre “Deep AI - accelerating innovation for a healthier and more sustainable future” de IIlias Tagkopoulos, professor de Ciência de Computadores no Genome Center na University da California - Davis. Segue-se a apresentação de John Melo, CEO da PIPA, sobre “AI at the Center of Innovation and Enterprise productivity”. O tema “AI-Driven Empowerment Applications in Health & Food Systems” será apresentado por Pedro Miguel Rodrigues, professor de Ciência de Computadores da Escola Superior de Biotecnologia. José Fernando Pinto dos Santos, da INSEAD e Professor Catedrático Convidado da Universidade Católica, apresentará o tema “IA, Ciência e Sociedade”. A mesa redonda, moderada por Manuela Pintado (diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina), terá como case-studies: “IA na Cerveja: da moda ao… negócio!” (Tiago Monteiro Brandão, R&D e director de Inovação do Superbock Group e diretor de Projeto da The Browers Company); “A real-time AI driven inspection system to classify corks based on oxygen transfer rate” (António C. Silva Ferreira, gestor de Inovação na Cork Supply); e “AI@Retail” (Marlos Silva, coordenador de Área, Digital & Innovation, na MC SONAE).
 
Este evento tem como objetivo promover a transferência de conhecimento entre todos os intervenientes e destacar a investigação mais recente em diferentes áreas, uma vez que a Inteligência Artificial (IA) está a revolucionar a nutrição e a saúde humana, conduzindo a uma nova era de possibilidades. Os valiosos insights e reflexões deste evento permitirão ao ecossistema agroalimentar português reconhecer novas oportunidades dentro dos desafios emergentes e impulsionar mudanças impactantes que podem beneficiar indivíduos, organizações e a sociedade.
 
O Dia da Inovação 2024 da Escola Superior de Biotecnologia realiza-se dia 26 de junho, pelas 9h15 no Auditório Arménio Miranda, na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto. É um evento aberto ao público, mas sujeito a inscrição.

*Fernanda Teixeira

Investigadores da Universidade de Coimbra desenvolvem nova geração de produtos biológicos para culturas agrícolas

 
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) aposta no desenvolvimento de uma nova geração de produtos biológicos para proteção e nutrição de culturas agrícolas sob perspetivas de bio economia circular.

Esta investigação está a decorrer no âmbito da Agenda Mobilizadora TECH4GREEN do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), financiada com 49 milhões de euros, sendo cerca de 1,5 milhões para a UC.

A Agenda TECH4GREEN pretende ainda promover a demonstração de tecnologias de Digital Farming, para a Agricultura de Precisão, e de Descarbonização Agronómica, bem como o tratamento, a reutilização e a valorização de correntes de água e de resíduos/subprodutos agrícolas e agroindustriais para a produção de energia verde.

O consórcio é liderado pela Ascenza Agro S.A. e envolve 17 parcerias estratégicas, incluindo nove empresas, quatro entidades não-empresariais do sistema de investigação e desenvolvimento (I&D), três associações empresariais e um laboratório colaborativo. A UC lidera um dos pacotes de trabalho fundamentais através de uma equipa multidisciplinar de 30 investigadores do Centro de Engenharia Química e Recursos Renováveis para a Sustentabilidade (CERES), do Centre for Functional Ecology (CFE-UC) e do Centro de Química-Física Molecular (QFM-UC).

Desta forma, como explica Hermínio Sousa, professor do Departamento de Engenharia Química (DEQ) e investigador do CERES «esta agenda pretende preparar os setores agrícola e agroindustrial para os futuros desafios ambientais, tecnológicos e energéticos, minimizando o impacto ambiental (no solo, água e atmosfera) e promovendo a sustentabilidade económica destes sectores».

As atividades a desenvolver na FCTUC estão focadas na utilização e na valorização de resíduos e de subprodutos agrícolas e agroindustriais para a produção de biogás e de produtos fitossanitários mais seguros e sustentáveis.

«A ideia é utilizarmos técnicas de extração, separação e formulação mais eficientes e amigas do meio ambiente. Os produtos formulados serão testados quanto à sua eficácia, segurança e ecotoxicidade. Além disso, vamos desenvolver e aplicar métodos inovadores no tratamento, reciclagem e reutilização de solventes e das correntes de água envolvidas nos diferentes processos utilizados», revela o coordenador do projeto na UC.

Para além do conhecimento e dos potenciais produtos que serão criados na Agenda TECH4GREEN, de acordo com o docente, «esta permitirá ainda complementar e ajudar a criar na Universidade de Coimbra uma infraestrutura técnico-científica mais robusta para a realização de atividades de I&D nas áreas da extração, separação e processamento de produtos naturais e de biomassa, da produção de biogás, do tratamento e reciclagem de água e de solventes».


*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Castelo de Paiva | Gastronomia, vinhos e muita música num certame único. COUTO MINEIRO EM FESTA CONTABILIZOU NOVO SUCESSO

 Banda EUROPA brilhou no Sábado à noite

Voltou a ser uma aposta forte, mas foi uma aposta ganha, a 8ª edição do COUTO MINEIRO EM FESTA “, realizado junto ao Santuário de S. Domingos da Serra, na Raiva, foi a melhor de sempre e traduziu-se num rotundo sucesso, com muitos visitantes nos três dias de actividade, uma grande jornada festiva com mais de três dezenas de expositores, que contemplou um programa diversificado, que apresentou demonstrações de artesanato, gastronomia e vinhos, doçaria tradicional, actividades culturais e recreativas, associativismo e muita animação musical durante a jornada festiva.

      Na cerimónia de abertura, realizada na tarde de Sábado, para além dos autarcas locais, liderados pelo presidente da UF, Joaquim Martins, marcou presença o presidente da Câmara Municipal, José Rocha, o vice-presidente José António Vilela, e outros elementos do Executivo Municipal, bem como autarcas da Assembleia Municipal, dirigentes associativos e das IPSS locais.

Na sua intervenção, o presidente da edilidade José Rocha, elogiou a organização do certame, considerando que são estas iniciativas que criam dinâmicas e potenciam oportunidades de negócio, evidenciando o gosto de ver representadas neste evento as forças vivas desta União de Freguesias, a mostrar as dinâmicas e potencialidades locais, a vitalidade das associações e colectividades que continuam a realizar um trabalho meritório, sublinhando a importância de retomar iniciativas e tradições, que potenciam a confraternização popular, a recordação de bons momentos e a vivência de boas experiências.

A iniciativa desenvolvida pela União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, em parceria com a Câmara Municipal de Castelo de Paiva contemplou três dias de actividades, arrancando na Sexta-Feira à noite, com a actuação do Agrupamento Musical LMC, de Castelo de Paiva, sendo que, no inicio da tarde de Sábado aconteceu a abertura geral do certame e a habitual ronda para entrega de certificados de presença pelos expositores, seguindo-se uma actuação do Côro dos Mineiros do Pejão e um concerto com  a Banda dos Mineiros do Pejão, e ainda uma exibição do Grupo “ Os Amigos do Douro “, na ronda habitual pelos expositores e barraquinhas presentes.

A noite de Sábado foi preenchida pelo grande concerto do Agrupamento Musical “ BANDA EUROPA “, de Oliveira de Frades, protagonizando um animado arraial popular, numa madrugada que se revelou algo fria para um tempo de Primavera.

Na manhã de Domingo, aconteceu logo pela manhã uma Caminhada Solidária a reverter para a Liga Portuguesa contra o Cancro, seguindo-se uma aula de Ginástica Funcional e durante a tarde Insufláveis e Pinturas Faciais para os mais novos, com o registo da actuação do Rancho Infantil do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, seguindo-se uma exibição do Grupo de Hip Hop da Casa do Povo da Raiva, havendo ainda a registar, em jeito de encerramento, a actuação da Festa Total com Ricardo Ramalho, até ao final da tarde.

Contemplando um programa diversificado, esta edição do Couto Mineiro em Festa, apresentou demonstrações de artesanato, gastronomia e vinhos, doçaria tradicional, atividades culturais e recreativas, feira agrícola e muita animação musical num fim de semana repleto de animação e saudável convivialidade.






*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa


Bandeira Azul hasteada em São Jacinto no próximo sábado; Exposição “Uma Aventura”; Exposição sobre exploração mineira em Portugal durante II Guerra Mundial inaugurada esta quinta-feira

 I – Bandeira Azul hasteada em São Jacinto no próximo sábado

Pelo 19.º ano consecutivo a Praia de São Jacinto foi galardoada com a atribuição da Bandeira Azul, galardão que simboliza a qualidade ambiental e urbana, mérito do trabalho da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e das Entidades Parceiras na sua gestão, e muito em especial dos Cidadãos que a vão premiando com a sua presença e com a utilização equilibrada e sustentável.

O Hastear da Bandeira Azul está agendado para o próximo dia 22 de junho, sábado, pelas 11h45 e contará com a presença do Presidente da CMA, Ribau Esteves e do Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (em exercício), Eng. Pimenta Machado.

Para além da Bandeira Azul, a Praia de São Jacinto vai receber também a Bandeira de Praia Acessível que promove o cumprimento da legislação sobre acessibilidade e a Bandeira Qualidade de Ouro 2024, atribuída pela QUERCUS, que premeia as zonas balneares portuguesas em que as águas apresentam melhores resultados em termos de qualidade.

Damos ainda nota que o programa da Bandeira Azul 2024 vai levar à Praia de São Jacinto diversas iniciativas de sensibilização. A programação completa pode ser consultada aqui.<https://www.cm-aveiro.pt/visitantes/eventos/bandeira-azul-2024>

Antes desta sessão decorrerá,  a Reunião de Câmara, pelas 09h00 e de carácter privado, no Apoio de Praia de São Jacinto.

II - Exposição “Uma Aventura”
- 12 de junho a 7 de julho Rossio -
Integrada na programação da 48.ª Feira do Livro, a exposição “Uma aventura”, com a curadoria de Nelson Mateus, reúne as capas dos sessenta e seis livros publicados por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Nestes livros contam-se as aventuras vividas pelas personagens Teresa e Luísa, Chico, Pedro e João que marcaram gerações e deram a conhecer lugares, pessoas, situações, experiências, entre eles Aveiro no livro “Uma aventura na terra e no mar”.
Com entrada livre, a exposição estará patente no Parque de Estacionamento do Rossio até ao dia 7 de julho, proporcionando uma viagem que começa em 1982, ano do primeiro livro e segue até 2023, ano do livro mais recente.

No dia 21 de junho teremos a presença das autoras da coleção, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, para uma visita guiada à exposição.

III – Exposição sobre exploração mineira em Portugal durante II Guerra Mundial inaugurada esta quinta-feira
A instalação de vídeo e som, que estará patente até finais de julho, aborda também a posição de Salazar durante o conflito, bem como o discurso paternalista e a iconografia propagandística do Estado Novo. A entrada é gratuita.
No próximo dia 20 de junho, às 13h00, a Câmara Municipal de Aveiro abre uma exposição sobre a exploração mineira em Portugal. Trata-se de uma instalação de vídeo e som criada pelo artista plástico e curador Paulo Mendes, especificamente para Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, e que poderá ser visitada no Teatro Aveirense, gratuitamente, até 31 de julho.
Para a exposição, Paulo Mendes teve como ponto de partida a década de 1940 em Portugal e a exploração mineira no país, com particular incidência no volfrâmio, um mineral utilizado para a produção de aço e outros materiais metálicos essenciais para a produção de armamento durante a II Guerra Mundial.
A instalação aborda também a posição diplomática de Salazar neste período – entre uma aparente neutralidade e a negociação de minérios com alemães e aliados –, bem como o discurso paternalista e a iconografia propagandística do Estado Novo, que celebravam o trabalho e a submissão a um regime ditatorial como virtudes sociais.
O título deste trabalho, “…depois de pulsar mais uma vez com os sentidos todos a terra em redondo”, apropria-se de uma frase do romance Volfrâmio, de Aquilino Ribeiro, publicado em 1943.
A mostra é ainda acompanhada de uma publicação em formato de jornal – numerada e assinada por Paulo Mendes –, que é dada aos visitantes como complemento da instalação. Nesta obra constam não só citações de autores como Jacques Rancière, Jonathan Crary e Émile Zola, entre outros, mas também imagens. Algumas destas fotografias provêm do jornal O Pejão, produzido na década de 1950 pela empresa Carbonífera do Douro, que administrava as Minas do Pejão, situadas no distrito de Aveiro.
Seguem abaixo mais informações sobre o curador desta instalação, Paulo Mendes.

Para mais informações sobre a programação de Aveiro 2024:

Sobre Paulo Mendes:
Artista plástico de formação, curador, editor e produtor de projetos culturais. Apresenta o seu trabalho individualmente e em coletivo desde o início da década de 90. O seu trabalho caracteriza-se pela contaminação entre as várias disciplinas numa abordagem crítica ao contexto político, económico e social contemporâneo.
Ao longo dos anos e enquanto artista plástico apresentou trabalhos no Museu de Serralves, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC), Museu do Neo-Realismo, Museu do Chiado, Galeria ZDB, Culturgest, Pavilhão Branco do Museu da Cidade, Galeria Reflexus / Nuno Centeno, Colégio das Artes, Centro Cultural Vila Flor (CCVF), Fundação Calouste Gulbenkian, Museu Berardo / CCB, Appleton Square, Museu da Electricidade / Fundação EDP / MAAT, entre muitos outros espaços nacionais e internacionais.
Enquanto curador concebeu inúmeros projetos curatoriais independentes, fundando dois espaços desses espaços na década de 1990, trabalhando também simultaneamente em projetos institucionais de grande escala para a Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, a Galeria Municipal do Porto, o Centro de Arte Oliva ou mais recentemente para o MAAT Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia e para as Galerias Municipais em Lisboa.
O seu trabalho artístico encontra-se representado em numerosas coleções públicas e privadas.
Ao longo de mais de trinta anos de trabalho, participou em aproximadamente trezentos projetos expositivos e performativos, tendo comissariado e produzido mais de oitenta exposições, independentes e institucionais, que marcaram o desenvolvimento do trabalho de uma nova geração de criadores e lhe proporcionaram um extenso conhecimento das práticas artísticas em Portugal.

*Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]