terça-feira, 10 de setembro de 2024

Portalegre | UCC Ammaya Certificada


No âmbito do Modelo de Certificação do Ministério da Saúde, a UCC Ammaya, obteve recentemente a Certificação da Qualidade, um reconhecimento que vem atestar a excelência dos serviços prestados aos utentes e à Comunidade, que serve.
Esta certificação é o resultado de um trabalho árduo e contínuo por parte de toda a equipa da UCC Ammaya, que sempre se pautou pela excelência e pela busca constante da melhoria dos seus serviços, cumprindo com os mais elevados padrões de qualidade e segurança.
A Certificação de Qualidade da UCC Ammaya é um passo importante no percurso desta Unidade, inserida na Missão da ULSAALE, E.P.E. que consiste na prestação integrada e personalizada de cuidados de saúde a todos os cidadãos, garantindo uma resposta adequada, de qualidade e em tempo útil.
Embora conscientes de que ainda há muito a fazer, comprometemo-nos com a continuidade deste trabalho com todos os Serviços e Unidades Funcionais da ULSAALE, EPE, por forma a garantir os melhores cuidados de saúde aos utentes e Comunidade, com os elevados Padrões da Qualidade que agora foi certificado.

ULSAALE
*José Rui Marmelo Rabaça

MARINHA GRANDE PROMOVE JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO


A Câmara Municipal da Marinha Grande assinala as Jornadas Europeias do Património com atividades de participação gratuita que decorrem de 21 a 29 de setembro.
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património. “Rotas, Redes e Conexões” é o tema escolhido para a edição 2024, e constitui-se como uma oportunidade de reflexão sobre aquilo que nos liga, para uma efetiva partilha de práticas culturais e artísticas.
O programa é o seguinte:

21 de setembro  sáb-ado
Núcleo de Arte Contemporânea

Oficinas de ilustração de livros por Ana Filipa Correia 
Partindo de lendas da Marinha Grande, passar-se-ia à ilustração do texto, com base em várias técnicas e usando materiais diversificados, sejam eles riscadores (lápis, canetas, pastéis), tintas (aguarelas, guaches, vieux chaine) ou carimbos. 
Com esta oficina pretende-se dar a conhecer a importância da ilustração num livro, seja infantil ou para adultos, as técnicas que podem ser utilizadas e os materiais de que o ilustrador se pode servir.

10h00 – 13h00 . Público-alvo: a partir dos 13 anos (adolescentes e adultos)
15h00 – 16h30 . Público – alvo: dos 7 aos 12 anos (crianças)
Lotação: 15 participantes (em ambos os horários).
Participação: gratuita, sujeita a inscrição a através do email museu.vidro@cm-mgrande.pt, indicando nome, idade, horário pretendido e n.º de telemóvel de contacto. 

21 de setembro . sábado 
Museu Joaquim Correia
16h00 . Apresentação de livro com a parceria da Livraria Livros & Companhia
18h00 . Vibrafone: Jeffery Davis 
Jeffery Davis mantém-se ativo no mundo do jazz e clássico, realizando recitais a solo bem como concertos para vibrafone e orquestra.

21h00 . Jogar no Museu com Spiel Portugal
Jogos de estratégia para descobrir e jogar, dos 8 aos 80 anos.
Apoio: Município da Marinha Grande/ Museu Joaquim Correia
Parceria: Spiel Portugal; Livraria Livros & Companhia
Participação: livre e gratuita

28 de setembro . sábado
Núcleo de Arte Contemporânea
15h00 – 16h30 - Oficina de Aguarela por Olinda Colaço
Pintora reconhecida, Olinda Colaço trabalhou a aguarela em muitos dos seus trabalhos e aperfeiçoou a técnica ao longo da vida. Partilhará os ensinamentos numa oficina vocacionada para adultos e adolescentes, numa homenagem ao aguarelista Guilherme Correia, em exposição.  
Duração: 1h30
Público-alvo: adultos e adolescentes.
Lotação: 12 pessoas.
Participação: sujeita a inscrição através do email museu.vidro@cmmgrande.pt

 27 a 29 de setembro – 14h00 às 17h00
Poeiras Glass - Estúdio de Vidro
Demonstração do fabrico de vidro artesanal ao vivo.

*Gabinete de Comunicação e Imagem


MARINHA GRANDE PARTICIPA NO DIA DA BASE ABERTA


O Município da Marinha Grande volta a associar-se ao Dia da Base Aberta, que decorre no dia 15 de setembro de 2024, das 10h00 às 17h00, na Base Aérea n.º5 de Monte Real que, este ano, comemora os 30 anos de operação do F-16 em Portugal.
A Câmara Municipal disponibiliza transporte gratuito a partir do Estádio Municipal da Marinha Grande até à Base Aérea, com rotas de regressando. O transporte é assegurado das 09h00 às 12h00 e das 15h00 às 18h00, com viagens a cada 20 minutos.

O acesso por estrada junto à BA5 estará condicionado, podendo apenas ser feito por via pedonal, de bicicleta, de moto ou para mobilidade reduzida, estando sinalizados os desvios existentes.

No âmbito do programa do Dia da Base Aberta, os visitantes têm a oportunidade de participar em várias atividades militares e desportivas. O dia vai contar com batismos de voo, spotters day, exposição fotográfica alusiva ao F16, mini recruta, fun zone, airsoft, demonstrações, street food e muito mais.

A entrada é livre.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Castelo de Paiva | A mais emblemática e concorrida romaria do concelho. Festas em Honra de Santa Eufémia realizam-se em Castelo de Paiva


Início da festividade com o Concurso Nacional de Gado Bovino
No território paivense já se sente a festa, e no próximo Sábado, dia 14 de Setembro, arranca e ganha força a grandiosa romaria em Honra da Santa Eufémia, em S. Pedro do Paraíso, no concelho de Castelo de Paiva, festividade emblemática e de grande tradição na Zona Norte do país, que atrai sempre milhares de romeiros, conservando ainda as características quase genuínas herdadas e transmitidas de há muitas décadas e desde sempre relatadas pelos mais antigos, como uma festividade de referencia em toda esta vasta região duriense.
É uma festividade muito conhecida e concorrida pelo elevado número de comerciantes que ali ocorre, pela animação musical, pela doçaria tradicional e pelas famosas barracas de comes e bebes, onde se servem os famosos bifes, a carne da aba cozida e a típica feijoada, tudo acompanhado dos excelentes vinhos verdes da Sub- Região de Paiva, já em véspera de vindimas e com cheiro a vinho novo.
A romaria começa dia 14 e prolonga-se pelos dias 15 ( dia grande ) e 16, e já na véspera são muitos os peregrinos que, em ritmo de fé e sob grande esforço físico, sobem as Encostas do Arda e chegam a pé, motivadas pela devoção e promessas, percorrendo várias dezenas de quilómetros, vindos de localidades vizinhas ou de terras bem mais distantes, homenageando a virgem mártir Santa Eufémia, oriunda de um família nobre da Calcedónia e considerada protectora dos males da pele.
Como sempre, o programa recreativo da festa é bem atractivo e cativa os romeiros, contemplando no dia 14, a realização do habitual e concorrido Concurso Nacional da Gado Bovino ( Raça Arouquesa e Minhota ) iniciativa também apoiada pela Câmara Municipal, e à noite o programa contempla a exibição do Conjunto Musical “ LMC “, enquanto para Domingo dia 15, de manha bem cedo, a partir das 8h30, dão entrada as Bandas de Música de Arouca e de Junqueira ( Flor da Mocidade ) que vão actuar alternadamente até ao final da tarde, sendo que, a noite vai ser preenchida com o grande espectáculo do Agrupamento Musical SOUND +, que continua a fazer sucesso nas romarias e festividades da região Norte.
Para Segunda- Feira, dia 16, ultimo dia desta grandiosa romaria, conhecida pela sua famosa e afamada gastronomia, com especial destaque para os tradicionais “ Bifes à Santa Eufémia “, que cativa cada vez mais visitantes, está agendado para a tarde o tradicional leilão de oferendas ( Galos e Ouro ), registando-se durante a tarde, a actuação da Orquestra Tradicional de Nespereira, para um animado bailarico, enquanto a noite promete grande festança com o espectáculo do grupo musical “ Os Solitários “ e, às 23 horas a actuação do artista MARCUS e bailarinas, terminando a festa noite dentro com a prestação da DJ Miss Bliss.
O programa religioso contempla missas no Sábado, ao final da tarde, cantada pelo Grupo Coral da paróquia, no Domingo às 8 horas e 11horas, seguida de procissão, e na Segunda – Feira às 11h, cantada pelo grupo coral da paróquia.
A Irmandade da Santa Eufémia, apresenta assim um programa atractivo e espera milhares de visitantes, nesta localidade de S. Pedro do Paraiso, naquela que é uma das romarias mais tradicionais de toda a região Norte.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa

Partidas de Braga crescem 8,6%. Caminho da Geira já regista mais peregrinos que em todo o ano passado

 
O Caminho da Geira e dos Arrieiros foi percorrido por mais peregrinos até ao início desta semana do que em todo o ano passado, contribuindo de forma decisiva para o crescimento homólogo de 8,6% daqueles que escolhem Braga como ponto de partida para a jornada até Santiago de Compostela.
As estatísticas do Serviço de Peregrinos da Catedral de Santiago indicam que a Compostela, o documento que comprova a realização do itinerário jacobeu, foi entregue, até 8 de setembro, a 894 pessoas que começaram na Sé de Braga, mais 71 do que as registadas na mesma altura do ano passado.
O Caminho Central Português registou 479 peregrinos (-6%), seguido do Caminho da Geira e dos Arrieiros, com 408 (+39%), do Caminho Minhoto Ribeiro, com quatro (-78,9%), e do Caminho de São Rosendo, com três (sem registo em setembro de 2023).
Em termos absolutos, o aumento de Compostelas atribuídas a quem partiu de Braga deve-se, sobretudo, ao Caminho da Geira (+114), dado que o Central perdeu 31, o Minhoto Ribeiro desceu 15 e o Caminho de São Rosendo apenas acrescentou três daqueles certificados.
O Caminho Central continua a ser o preferido pelos peregrinos que partem de Braga (53%), à frente do traçado da Geira e dos Arrieiros (46%), que está cada vez mais próximo. Os Caminhos Minhoto Ribeiro e de São Rosendo ocupam os lugares seguintes, com valores muito baixos, e o Caminho de Torres não apresenta partidas de Braga registadas.
No total dos pontos de partida, o Caminho da Geira e dos Arrieiros motivou a emissão de 554 Compostelas – entre as 977 pessoas que cumpriram o itinerário, segundo as associações – sendo que 540 (97%) iniciaram em localidades lusas, 326 (59%) são de nacionalidade portuguesa e 159 de origem espanhola (29%). A Compostela foi entregue, até ao início de setembro, a peregrinos de 18 nacionalidades que cumpriram este itinerário jacobeu, com a Chéquia a ocupar o terceiro lugar, logo a seguir aos países ibéricos.
Além de Braga, os peregrinos que percorreram o Caminho da Geira e dos Arrieiros partiram de Castro Laboreiro, Campo do Gerês, Terras de Bouro, Ameixoeira e Santa Cruz, na parte portuguesa. Na Galiza, iniciaram o percurso em Cortegada, Berán, Entrimo, Ribadavia, Lobios e Azoreira.
A maioria dos peregrinos cumpriu este itinerário a pé (85%) ou de bicicleta (13%), sendo os meses de junho e julho os mais procurados. Fizeram-no por “motivos religiosos e outros” 68%, sendo que 48% têm entre 18 e 45 anos, 38% têm entre 46 e 65 anos, e 62% são homens.
As estatísticas publicadas pela Catedral de Santiago indicam que o número de peregrinos no Caminho da Geira e dos Arrieiros cresceu 54,75% (eram 358 até ao início de setembro de 2023), posicionando-se como o preferido entre os oito novos itinerários em estudo para homologação pelo governo da Galiza. No caso do Caminho Minhoto Ribeiro, registou-se uma diminuição de 91% (eram 146 peregrinos) e no que respeita ao Caminho Central a descida foi de 5% (eram 75.853 peregrinos).
O Caminho da Geira tem 239 quilómetros, começa na Sé de Braga e passa pelos municípios de Amares, Terras de Bouro e Melgaço, entrando na Galiza pela Portela do Homem.
Nos últimos seis anos, foi percorrido por quase 5.000 peregrinos, sobretudo de Portugal, Espanha, do resto da Europa, e de nações como do Afeganistão, Aruba, Austrália, Azerbaijão, Bahamas, Belize, Brasil, China, Correia do Sul, Colômbia, EUA, Japão, México, Porto Rico, Palestina e Uruguai.
Foi apresentado em 2017, em Ribadavia (Galiza) e Braga, reconhecido pela Igreja em 2019, e em publicações da associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico (2020) e do Turismo do Porto e Norte de Portugal (2021).
O percurso destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira, a via do género mais bem conservada do antigo império romano ocidental, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos poucos que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.

Associação Transfronteiriça do Caminho da Geira e dos Arrieiros (em instalação)
*José Manuel Almeida (presidente da comissão instaladora)

**Carlos Ferreira