Almeida & Filhos e José Verganista Martins LDA foram os dois produtos de enchidos presentes no Dia Nacional da Gastronomia promovido pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal - AHRESP que decorreu na Sertã a 26 de julho.
Com o tema central dedicado à carne e um enfoque especial no cabrito, o evento foi uma celebração do património culinário de Portugal em que estiveram presentes várias amostras do melhor da gastronomia de cada região do país. Almeida & Filhos e José Verganista Martins LDA, ambos com uma longa tradição na produção de enchidos, apresentaram uma seleção dos seus melhores produtos, demonstrando a excelência e o cuidado artesanal que caracterizam a Marca Proença-a-Nova Origem. Os visitantes tiveram a oportunidade de degustar e apreciar uma variedade de enchidos, com destaque para o maranho e para o plangaio, destacando-se pela sua qualidade e sabores únicos.
Gastronomia, hospitalidade e segurança são três valores que caracterizam o sector do turismo em Portugal, “oferecendo uma experiência única a quem nos visita”, e nas palavras de Carlos Moura, presidente da AHRESP, “valorizar o nosso património e a nossa gastronomia é o núcleo do turismo”. Uma opinião que foi reforçada por Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, pois “a gastronomia identifica-nos, dá-nos autenticidade, personifica um território, as tradições e a nossa cultura”.
O Dia Nacional da Gastronomia é um evento anual que celebra a diversidade e a riqueza da culinária portuguesa, promovendo a interação entre produtores, chefs, e o público em geral. Este ano, a escolha da Sertã como palco do evento sublinhou a importância das tradições locais e do desenvolvimento sustentável na gastronomia.
*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos
Nenhum comentário:
Postar um comentário