sábado, 16 de novembro de 2024

Braga | A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa aprova a adesão de três novas cidades


- As novas cidades são, Crevillente (Espanha), Korcula (Croacia) e Licodia Eubea (Italia) que se juntam às outras 37 cidades que já integram a Rede Europeia

- Nesta Assembleia Geral Ordinária foi aprovado a realização do III Congresso da Rede Europeia que decorrerá nas cidades de Ovar e Santa Maria da Feira, de 8 a 10 de Outubro de 2025

A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, na sua última Assembleia Geral Ordinária, que decorreu via online, no dia 12 de Outubro, aprovou a adesão de três novas cidades.

As cidades são, Crevillente (Espanha), Korcula (Croacia) e Licodia Eubea (Italia) que se juntam às outras 37 cidades de países como a Croácia, Eslovénia, Malta, Itália, Espanha, Portugal e Sérvia. Segundo o Presidente da Rede Europeia, Sergio Velasco, estas novas incorporações “vêm reforçar o nosso trabalho de preservação e divulgação das tradições da Semana Santa e Páscoa existentes no continente europeu”.

Também nesta Assembleia foi aprovado a realização do III Congresso da Rede Europeia que decorrerá nas cidades de Ovar e Santa Maria da Feira, de 8 a 10 de Outubro de 2025. Este evento ocorre a cada dois anos, tem por objetivo aprofundar a dimensão europeia deste património comum, mas diverso. Este congresso reunirá especialistas de diferentes nacionalidades e áreas de estudo e pretende contribuir para o intercâmbio e cooperação científica das tradições da Semana Santa. O programa oficial do III Congresso será apresentado na Quaresma de 2025.

Também foram debatidos outros assuntos como, o plano e linhas de trabalho para o ano de 2025, ações a desenvolver pelo seu Comité Científico que, atualmente, é coordenado pelo bracarense Rui Ferreira.

Sobre os dias da Rede Europeia, em Braga, que ocorreram de 4 a 20 de outubro

A Comissão da Semana Santa de Braga aproveita para dar nota das atividades realizadas no âmbito da celebração dos dias da Rede Europeia que decorreram no passado mês de Outubro na cidade de Braga.
Entre os dias 4 e 20 de Outubro de 2024 foi celebrada a III edição Dia da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa. A Comissão da Semana Santa de Braga integrou o programa de celebrações com a realização das diferentes atividades.

Durante o dia 13 de outubro, o Tesouro-Museu da Sé de Braga proporcionou a entrada gratuita a todos as pessoas que, nesse dia, desejaram visitar a exposição permanente deste Tesouro-Museu.

Também no Tesouro-Museu, foram realizadas várias sessões de fantoches dirigidas às crianças do pré-escolar e 1º ciclo. Com estas apresentações contou-se a história do farricoco em rimas. Esta iniciativa deu a conhecer de forma divertida e educativa, as tradições da Semana Santa, concretamente, uma das figuras mais emblemáticas das suas procissões.

Dando continuidade à divulgação do património cultual e arquitetónico associado à Semana Santa de Braga, foram realizadas duas visitas guiadas.

O percurso foi escolhido tendo por objetivo contemplar a história e manifestações da Semana Santa de Braga. Nestas visitas foram percorridos espaços emblemáticos da cidade como a Igreja do Pópulo, Catedral de Braga, Igreja da Misericórdia e Igreja de Santa Cruz.

No conjunto das diferentes atividades participaram 422 pessoas, entre adultos e crianças.

Mais sobre a Rede Europeia
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa criada em 2019 é uma organização que trabalha em prol da difusão das tradições relacionadas com a Semana Santa e Páscoa salvaguardando, deste modo, o seu rico património. Um dos seus objectivos primordiais é contribuir para um maior conhecimento dos valores de um rico legado, ainda vivo em grande parte da Europa. Um legado que combina notáveis diferenças locais, com uma ampla difusão como elemento comum de muitas regiões.

Mais informação em www.holyweekeurope.com

*Abel Rocha
Departamento de Comunicação e Imagem
Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga

Águeda | Jornadas Internacionais de Turismo defendem a importância de criar memórias

 Encontro está agendado para os dias 21 e 22 de novembro e no final será entregue o galardão “Chapéu de Ouro do Município”
 
A Câmara Municipal de Águeda promove, nos próximos dias 21 e 22 de novembro (quarta e quinta-feira), no auditório do Centro de Artes de Águeda, as Jornadas Internacionais de Turismo. O evento, que vai na sua 9.ª edição, tem como foco central a importância do setor turístico para a criação de memórias e contará com comunicações da Costa Rica, Brasil, Cabo Verde, Malta e, naturalmente, Portugal.
“Neste encontro, convidamos várias personalidades e agentes do setor a partilharem histórias e projetos e queremos evidenciar, como tem sido exemplo em Águeda, que as experiências que vivemos e as memórias que trazemos dos locais que visitamos enriquecem-nos do ponto de vista humano e promovem os territórios”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda.
Destacou que essas memórias e a partilha que fazemos delas nos vários meios de que dispomos, de que as redes sociais são, hoje, o maior embaixador, perpetuam no tempo e ajudam a criar “um marketing territorial em torno dos destinos turísticos”.
Durante dois dias, vão ser apresentadas algumas das mais recentes novidades da área do turismo e partilhadas ideias e boas práticas que contribuam para o crescimento e afirmação deste setor.
A abertura das jornadas estão agendadas para dia 21 de novembro, às 10h00, com uma sessão solene onde marcarão presença Jorge Almeida e Edson Santos, Presidente e Vice-Presidente da Câmara de Águeda, respetivamente, assim como Raimundo Carreiro, Embaixador do Brasil em Portugal (a confirmar), e Raul Almeida, Presidente da Turismo Centro de Portugal.
O primeiro painel do encontro, previsto para as 10h30 e moderado por Adriana Rodrigues, da Turismo Centro de Portugal, abordará “Na linha das grandes viagens” e terá como intervenientes David Costa, das Pousadas da Juventude; Carlos Machado, da CP – Comboios de Portugal, que contará as viagens com histórias, do Douro ao Vouga; e Paulo Rodrigues, do IP Património, que falará sobre a rede de ecopistas como forma de valorizar os territórios.
Seguir-se-á uma intervenção sobre a “Inteligência Artificial ao serviço do turismo”, com Hugo Teixeira Francisco (Portugal Green Travel) e João Botelho (HostyAi), deixando uma questão: experiências reais ou virtuais?
Depois de almoço, a partir das 14h30, Patrícia Dias (Aqua + Hotéis), Magda Canas (DECO PROteste) e Álvaro Santos (Agenda Urbana) vão discutir o tema da sustentabilidade, rumo a “um mundo melhor”.
Após uma abordagem sobre “Sonhos que se transformam… em viagens de sonho”, com Gonçalo Estima e João Simões (“Só Bons Rapazes”), Marisa Maganinho (“Eu voo”), Paula Camacho Solis (Costa Rica), os presentes são convidados a descobrir a magia do “Águeda é Natal”.
No segundo dia do encontro, a proposta, às 10 horas, é para vivermos “experiências inesquecíveis” no “nosso Portugal”, num painel que vai contar com os relatos de Ernesto Brochado (Federação Portuguesa de Motociclistas), Gregória Pereira (Governo Regional da Madeira) e Hélder Andrade (Produtor e jornalista).
A partir das 11h30, serão desvendados “Destinos de sonho: memórias que ficam”, com John Boxall e Glorianne Mizzi (Município de Birgu, Malta), José da Silva e Ana José Charrua (Cabo Verde) e Ricardo Reginato (Gramado, Brasil).
No último painel, que será moderado por Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, serão ainda debatidos “Eventos: o impacto nos territórios e comunidades” (14h30), com Cristiano Vieira (Sport Lisboa e Benfica), Nuno Pereira e Joaquim Gomes (Podium) e Vítor Pereira (Município de Paredes de Coura).
As Jornadas Internacionais de Turismo encerrarão às 16h30, com a entrega do “Chapéu de Ouro do Município”, um galardão que visa distinguir uma entidade ou personalidade que se tenha destacado na promoção do turismo local ou nacional.
O programa completo das Jornadas Internacional de Turismo pode ser consultado em https://www.cm-agueda.pt/pages/1907.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

 

Índice de Sustentabilidade Municipal posiciona Águeda acima da média nacional

 Município destaca-se em indicadores que avaliam o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
 
O Município de Águeda obteve um resultado global de 67,3 no Índice de Sustentabilidade Municipal 2024, que avalia o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, mantendo o seu posicionamento de liderança nos parâmetros avaliados face à região e ao país.
O documento foi apresentado pelo CESOP (Centro de Estudos e Sondagens de Opinião) da Universidade Católica, responsável pelo estudo, esta quarta-feira, no Salão Nobre do Município, num evento que reuniu três eco-freguesias, dois eco-agrupamentos de escolas do concelho e uma empresa local, que apresentaram as boas práticas de sustentabilidade que implementam.
“Este índice destaca e valoriza o trabalho consistente que tem vindo a ser feito em todo o concelho nos vários domínios de governança e que contribui para o desenvolvimento sustentável nas áreas ambiental, social, económica ou turística”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que os resultados demonstram que “estamos no rumo certo” e comprometidos com a implementação de medidas sustentáveis e que promovam a qualidade de vida da população.
Os bons resultados alcançados e que colocam Águeda em destaque nos quadros local, regional e nacional refletem o exemplo e liderança do Município, num desempenho que indica “o caminho percorrido face às metas com as quais estamos todos comprometidos”, reforçou, salientando que são indicadores para os quais contribuem “mesmo todos”, desde instituições, Juntas de Freguesias, escolas, empresas e sociedade em geral.
O documento, com esta análise detalhada à atividade do Município, é uma ferramenta que apoia na tomada de decisões e na definição “da estratégia de atuação, porque há áreas em que precisamos manter o investimento e outras em que é necessário reforçar para sermos ainda mais harmoniosos”.
O CESOP avaliou um conjunto de 152 indicadores, representativos das 74 metas previstas na Agenda 2030. Na análise global aos 17 ODS, Águeda obteve um resultado de 67,3, um valor superior aos índices conseguidos pelo país (63,6), pela Região Centro (64,6), pela Região de Aveiro (63,7) e pela média do municípios comparáveis (63,4).
Isto significa que “temos 67,3% do caminho cumprido” para o desenvolvimento sustentável e que, embora os resultados sejam “muito positivos”, ainda “há trabalho a fazer”. As metas são exigentes e ambiciosas e “é necessário manter o foco para que a consistência que temos apresentado conduza, por um lado, à manutenção dos níveis ótimos conseguidos e, por outro, à melhoria de outros, para nos mantermos à frente”, declarou Jorge Almeida.
Na sessão pública desta quarta-feira, Joana Abreu, do CESOP, frisou que “o Município de Águeda está bastante à frente, quando comparado com o todo nacional, com a Região Centro, com a Região de Aveiro e com os municípios comparáveis, um grupo de 15 municípios com características sócio-económicas semelhantes a Águeda”.
Águeda demonstra ainda um desempenho positivo em termos de Governança, Economia, Social e Ambiente, considerados pelo CESOP como representativos das “quatro esferas da sociedade que devem estar interligadas para assegurar um futuro sustentável, apoiadas por sistemas de governo inclusivos, coerentes e transparentes”.
Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientou, no encontro, as parceiras institucionais que contribuem para a dinamização de práticas sustentáveis. “Temos o Laboratório Vivo para a Descarbonização que é um projeto muito interessante, com um trabalho desenvolvido nas escolas e junto da comunidade, mas que pode ser mais aberto às indústrias, com o contributo dos bons exemplos que há no concelho, como o que hoje aqui foi apresentado”, afirmou.
“Isto que hoje aqui foi dito são bons exemplos e era bom que as pessoas seguissem algumas das coisas boas que aqui são feitas”, disse Carlos Alves, da empresa HFA, que apresentou o modelo de sustentabilidade implementado na empresa e elogiou o trabalho do Município, das Freguesias e das escolas.
Foram partilhados os exemplos e boas práticas das Eco-Freguesias Águeda e Borralha, de Fermentelos e de Valongo do Vouga, com destaque para os projetos locais desenvolvidos, nomeadamente e entre outros, a passagem para peixes em Bolfiar, a Eco-Pateira e o Laboratório dos Rios e margens da ribeira da Aguieira. O trabalho pedagógico e de sensibilização desenvolvido pelos Eco-Agrupamentos do concelho (Agrupamento de Escolas de Águeda e de Valongo do Vouga) foram igualmente destacados no encontro.
Todo este trabalho resulta no cumprimento das métricas e indicadores avaliados e por diversos organismos nacionais e internacionais que apontam Águeda como um exemplo a seguir.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Barcelos | IPCA abre 3ª fase de candidaturas a cursos de Pós-Graduação

 Até ao dia 3 de janeiro, o IPCA tem a decorrer a 3ª fase de candidaturas para os cursos de Pós-Graduação para este ano letivo.

Pós-Graduações com candidaturas abertas:

  • Contabilidade Financeira Empresarial
  • Contabilidade de Gestão e Estratégia Empresarial
  • Direito dos Registo e Notariado
  • Fiscalidade
  • Investimentos Financeiros
  • Gestão de Fundos Europeus
  • Ilustração
  • UI Design
  • Digital Branding
  • Design Têxtil e Moda
Entre os dias 18 e 25 de novembro irá decorrer a 3.ª fase de candidaturas da seguinte Pós-Graduação:
CiberSegurança e Informática Forense
 

Bolsas de Incentivo
No âmbito do programa Impulso Adultos do PRR – SKILLS BOOST 2025@IPCA, está prevista a atribuição de bolsas de incentivo para estudantes inscritos em vários cursos de formação pós-graduada. Cada curso poderá atribuir até ao limite de 6 bolsas de incentivo, distribuídas por três tipologias: Bolsas Mérito +, Bolsas Mulheres + e Bolsas Emprego +.
A seriação dos beneficiários das bolsas de incentivo será definida de acordo com a respetiva lista de classificação e ordenação final dos candidatos ao curso.
O valor das bolsas de incentivo corresponde a 50% do valor da propina, e, no caso das bolsas para estudantes desempregados, à totalidade da mesma. As bolsas de incentivo não são cumulativas entre si e não excluem a candidatura às bolsas de ação social.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)
Edifício P, Campus do IPCA

Proença-a-Nova | Dia Mundial da Diabetes assinalado com encontro entre comunidade escolar e Universidade Sénior


O Dia Mundial da Diabetes foi comemorado em Proença-a-Nova esta quinta-feira, 14 de novembro, com a dinamização de atividades teórico-práticas que envolveram simultaneamente o Agrupamento de Escolas e a Universidade Sénior de Proença-a-Nova.

A iniciativa, organizada pela ULS – Unidade Local de Saúde de Castelo Branco - em parceria com Município de Proença-a-Nova, o Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, a Associação de Professores de Educação Física de Castelo Branco e a Escola de Ténis de Proença-a-Nova, decorreu de forma separada, no Auditório Municipal e no Pavilhão Municipal.
Na manhã desta quinta-feira, no Auditório Municipal, houve espaço para a realização de uma sessão de debate com o tema “Diabetes e Bem Estar”, com apresentação de Rosa Silva, responsável da Unidade Integrada de Diabetes da ULS - Castelo Branco, e também intervenção de João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, que aproveitou a ocasião para lembrar: “o crescimento da diabetes tem aumentado na nossa sociedade e é verdade que está associado ao desenvolvimento da capacidade financeira da própria. 1% do PIB português é consumido com esta doença, e isto tem de nos fazer preocupar relativamente ao futuro de cada um de nós, seja dos mais novos ou dos alunos da Universidade Sénior”, alertando para o impacto da doença na economia do país. O autarca realçou ainda o facto desta doença “ser responsável por 40% dos enfartes em Portugal, tem de nos fazer refletir. As doenças cardiovasculares, que são ainda o número um da mortalidade em Portugal, têm associadas a si a diabetes”.

Nesta sessão matinal estiveram presentes alunos da Universidade Sénior de Proença-a-Nova, juntamente com as turmas do 9ºA, 9ºB e 9ºC do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova. No seguimento, a turma do 12ºB do mesmo Agrupamento, teve, em conjunto com os alunos da Universidade Sénior, uma sessão prática de introdução ao Kin-Ball, uma recente modalidade, mais inclusiva, a ser lecionada nos Agrupamentos do Distrito.

Para assinalar o dia, a Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova esteve iluminada de azul durante a noite de quinta para sexta-feira, de 14 a 15 de novembro, no âmbito da campanha "Vista Azul pela Diabetes", incentivando ao uso dessa cor em roupas, acessórios e iluminações para demonstrar solidariedade e promover o conhecimento sobre a doença.

O Dia Mundial da Diabetes (World Diabetes Day) existe desde 1991, tendo sido criado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma resposta ao aumento dos casos de diabetes em todo o mundo.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Cantanhede | Mostra de croché patente até ao dia 30 de novembro. “Fios e agulhas para que vos quero?” foi inaugurada na Biblioteca Municipal

 
A Biblioteca Municipal de Cantanhede inaugurou, na quinta-feira, a exposição “Fios e agulhas para que vos quero?”, que mostra cerca de 200 peças executadas em croché.
A sessão que reuniu cerca de meia centena de pessoas, contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso.
Durante a sua intervenção, o autarca congratulou os participantes que, atendendo ao convite da biblioteca municipal, apresentaram peças de “croché de elevado valor artesanal”, contribuindo desta forma para “a divulgação do artesanato em croché e as suas potencialidades sob uma perspetiva artística contemporânea”, bem como para “um salutar encontro intergeracional de artesãs do croché do concelho de Cantanhede”.
A exposição apresenta uma mostra de peças de variada tipologia, nomeadamente de uso utilitário, vestuário, decoração, brinquedos, jogos, entre outras.
Participaram na iniciativa utentes da Associação Cívica dos Amigos da Pocariça (ACAP), da Associação Social Cultural e Recreativa da Camarneira, da Associação Sócio-Cultural Pró-Lemede, do Centro de Convívio Professora Maria Emília, do Centro Paroquial de Solidariedade de Ançã, do Centro Paroquial de Solidariedade Social de Febres e do Centro Social Comunitário da Varziela.
Fizeram ainda parte o Centro Social Paroquial de Cadima, o Centro Social Paroquial de São Caetano, o Centro Social Polivalente da freguesia de Murtede, a Comissão de Melhoramentos de Vilamar, a Comissão de Melhoramentos do Corticeiro de Cima, a Fundação Ferreira Freire, em Portunhos, a PLASCE – Associação Social, Cultural e Ecológica da Póvoa da Lomba, a PRODECO - Progresso e Desenvolvimento de Covões e a Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede.
Esta mostra contou com a participação das artesãs Alice Palma Lopes, Ana Cristina Joaquim, Ana Paula Pereira, Branca Maria Gonçalves, Carla Pereira Martins & Beatriz Martins Pereira, Dorinda Duque, Dulce Oliveira, Íris Espírito Santo, Liliana Almeida, Maria Adelaide Oliveira, Maria da Conceição Santos, Maria da Natividade Gonçalves, Maria do Rosário Nunes, Maria Figueiró, Maria Filomena Silva, Maria Lucília Machado, Neuza Câmara Pereira, Maria Manuela Diniz, Paula Catarino, Sara Castelo Branco, Sofia Figueiró e Sónia Araújo.