segunda-feira, 17 de junho de 2024

GLEX Summit: A “Davos da exploração” começa amanhã em Angra do Heroísmo

 Após a inspiradora GLEX Ignition no Porto, a elite da exploração mundial viaja com destino à cidade de Angra do Heroísmo, na ilha da Terceira, para a GLEX Summit 2024, que decorre amanhã (terça-feira) e quarta-feira. A quinta edição da iniciativa volta a reunir alguns dos mais renomados exploradores e cientistas do planeta, como Fabien Cousteau, Lee Berger, Britney Schmidt e Tess Caswell, com o objetivo de discutir o poder e o futuro da exploração, desde o fundo dos oceanos até às novas missões espaciais. O almirante Henrique Gouveia e Melo, Chefe do Estado-Maior da Armada, encerra a cimeira.
É já amanhã (terça-feira), que começa a tão aguardada quinta edição da GLEX Summit 2024. À cidade de Angra do Heroísmo já chegaram mais de quatro dezenas de exploradores – muitos deles, autênticas lendas vivas nas suas áreas. Esta é a segunda edição consecutiva da GLEX Summit na Terceira, uma escolha que se justifica pelo valor histórico da ilha, com mais de 500 anos, e uma crescente importância geoestratégica no centro do Atlântico.
A Terceira, uma ilha fortificada que começou a ser povoada em 1450, foi local de paragem de várias rotas comerciais e transatlânticas nos séculos XVI e XVIII e está associada a vários marcos históricos de Portugal. E a icónica viagem pelo mundo do naturalista Charles Darwin, que começou em Davenport no dia 27 de dezembro de 1831, também passou pela ilha, em 1836.
O programa da cimeira arranca às 9h30, com a sessão “Stargazers & Trailblazers”, que reúne alguns dos maiores apaixonados pela exploração espacial e das profundezas do mar e da terra. Fabien Cousteau, aquanauta e conservacionista oceânico, vai partilhar a sua experiência na exploração subaquática. Sammy Ramsey, entomologista e conservacionista, vai partilhar as suas investigações sobre espécies de insetos e a sua importância para o ecossistema. Martina Capriotti, bióloga, vai explorar a intersecção entre biologia marinha e mudanças climáticas. Jess Phoenix, vulcanóloga, vai falar sobre os riscos naturais e como eles afetam as comunidades. Andrea Presotto, professora associada e diretora de programa em Sistemas de Informações Geográficas, vai trazer a sua perspetiva sobre a gestão de dados geoespaciais.

A segunda sessão do dia, “From the Front Lines” dá destaque aos exploradores que, em situações de conflito, superaram todas as expectativas dando seguimento à sua investigação e aos seus objetivos. Morad Tahbaz, empresário e conservacionista, vai discutir os desafios enfrentados na conservação em regiões de conflito. Ihor Poshyvailo, ativista cultural e curador de arte, vai falar sobre a preservação do património cultural durante a guerra. Aziz Abu Sarah, ativista da paz e jornalista, vai partilhar a sua experiência em promover a paz através do turismo socialmente consciente. Kim Passy-Yoseph, diretora de operações da MEJDI Tours, vai defender como as viagens responsáveis podem contribuir para a paz e a compreensão entre culturas.

O dia termina com uma sessão especial com a SOE'24 - Space, Ocean and Earth Insights, promovida pela INESC TEC, que terá como tema “Women in Exploration: Breaking Boundaries”Ana Pires, investigadora do INESC TEC e Comandante da missão CAMões, vai discutir as suas experiências em robótica e sistemas autónomos. Yvette Gonzalez, consultora de estratégia espacial, VAI falar sobre o papel das mulheres na estratégia e política espacial. Tess Caswell, chefe de testes de operações de EVA de exploração da NASA, vai partilhar os desafios e inovações nas operações extraveiculares. Beatriz Flamini, atleta e montanhista extrema, vai falar sobre a sua experiência em condições extremas, enquanto Sabrina Thompson, engenheira aeroespacial, vai falar sobre a engenharia e design de naves espaciais. Kirstin Schulz, investigadora polar, vai trazer a sua perspetiva em oceanografia física. Fatma Kaplan, cientista e empreendedora, vai revelar as mais recentes inovações na biotecnologia, enquanto Nicole Mann, astronauta da NASA, vai partilhar a sua experiência como a primeira mulher nativo-americana no espaço.
O segundo dia de palestras no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, quarta-feira, dia 19 de junho, começa às 9h30, com um painel dedicado ao tema “Infinite Horizons”: focando-se nas formas mais ambiciosas e inovadoras de exploração, esta sessão vai abordar o projeto TITAN e a expedição "Darwin200", para além de discutir o impacto de eventos trágicos, como a implosão do submersível TITAN, e como essas lições são aplicadas para futuras explorações.

Os segredos da natureza e as origens da humanidade dão o mote à segunda sessão do dia, com um painel designado “Beyond the Veil”Lvcas Fiat, designer naturalista, vai discutir a beleza e complexidade do design na natureza, enquanto Juan Pablo Culasso, engenheiro bioacústico, vai falar sobre a importância do som na identificação de espécies e conservação. Justin Fornal, explorador e maratonista aquático, vai partilhar as suas experiências em expedições extremas, enquanto Lee Berger, paleoantropólogo, vai discutir as mais recentes descobertas sobre as origens humanas.
“The Magic of Exploration”, a derradeira sessão da GLEX Summit 2024 é dedicada à magia da exploração e aos encantos da natureza. Brendan Hall, documentarista, vai debater a narração de histórias através do cinema. Karim Ilya, fotógrafo e realizador, vai falar sobre a documentação de espécies em risco de extinção. Rebecca Hui, designer e fundadora do Roots Studio, vai discutir como o design pode preservar culturas indígenas, ao passo que Joe Rohde, conhecido arquiteto e designer da Disney, vai partilhar a sua visão sobre a criação de mundos imaginários baseados na exploração.
A cerimónia de encerramento será conduzida pelo Almirante Gouveia e Melo, Chefe do Estado-Maior da Armada, encerrando oficialmente a GLEX Summit 2024.
A GLEX Summit promete levar os participantes numa viagem inesquecível através de descobertas vanguardistas, missões científicas e tecnologias de ponta que têm impulsionado a humanidade para novas fronteiras do conhecimento. Os Açores, com a sua localização estratégica no meio do Atlântico, são o cenário perfeito para discutir temas que moldam o futuro da exploração.
A GLEX Summit é organizada pela portuguesa Expanding, com a chancela e a curadoria do nova-iorquino The Explorers Club, garantindo uma cimeira de nível internacional.
A GLEX Ignition no Porto
A GLEX Ignition, que decorreu a 15 de junho no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, abriu com chave de ouro, celebrando a cidade onde nasceu o Infante D. Henrique, “O Navegador”. Este evento inaugural contou com a presença de figuras de destaque e discutiu temas como o futuro das estações espaciais e o regresso à Lua, estabelecendo o tom para a cimeira principal

*Marco Barbosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário