sábado, 11 de maio de 2024

COMUNICADO: Serviço de Mediação | Inscrições Abertas


A VNBM – arte contemporânea comunica que no âmbito da residência artística que ocorreu em Viseu, de Março a Abril a artista Marisa Benjamim, produziu uma exposição – RESILIENT GARDENS - e criou um serviço de mediação para a comunidade educativa formal e não formal do distrito de Viseu.
Informamos desde dia 8 de maio até ao dia 30 de junho todas as organizações educativas e sociais, públicas ou privadas do distrito de Viseu, bem como os professores/ formadores, que colocamos à disposição e gratuitamente o serviço de mediação com atividades distintas e adequadas aos vossos grupos, com diferentes idades e competências.

Assim enviamos 3 possibilidades de atividades para que nos comuniquem o dia que pretendem fazer a atividade, bem como qual a oficina selecionada.

Aproveitamos para deixar-vos o nosso sítio atualizado – www.vnbm.pt e sugerimos que ali subscrevam a nossa newsletter com a indicação se é ou não professor.

QUANDO E COMO POSSO INSCREVER O MEU GRUPO?
a) Telefonar | 963 188 030 para o serviço de mediação VNBM e propor-nos a data da visita e atividade que pretende (08 Maio> 30 junho);

b) Enviar | anasampaio.jardinsefemeros@gmail.com um email com a proposta de data de visita para que possamos avaliar a disponibilidade e no caso de não estar disponível a data pretendida tentarmos junto da escola encontra outra data que lhe seja conveniente. Estamos à espera das vossas marcações para nos encontramos, no local do costume.

Equipa VNBM

ANEPC ACIONA “OPERAÇÃO FÁTIMA 2024”


A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), através do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo, inicia amanhã, dia 12 de maio, a “Operação Fátima 2024”.

A “Operação Fátima 2024” tem a duração de 2 dias, no decurso dos quais será assegurada a prestação de assistência e socorro aos milhares de peregrinos que se deslocam ao Santuário de Fátima para as cerimónias religiosas.

A operação, envolvendo recursos da Região de Lisboa e Vale do Tejo, visa aumentar a capacidade e rapidez de intervenção dos dispositivos que materializam o Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) e o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), bem como, assegurar uma coordenação institucional efetiva e permanente no âmbito das estruturas de proteção civil; garantir a mobilização, prontidão, empenhamento e gestão do emprego dos meios e recursos de proteção e socorro e antecipar as capacidades de reforço especializado, através da pré-formatação e pré-posicionamento de meios e recursos e efetivar uma matriz de planeamento flexível que permitirá minimizar o impacto do grande afluxo de cidadãos aos locais de celebração.

Nesta operação participam cerca de 300 operacionais, provenientes da Estrutura Operacional da ANEPC e dos Corpos de Bombeiros da Região de Lisboa e Vale do Tejo, do Serviço Municipal de Proteção Civil de Ourém, da Força Especial de Proteção Civil da ANEPC, do Instituto Nacional de Emergência Médica, da Cruz Vermelha Portuguesa, da Guarda Nacional Republicana e do Corpo Nacional de Escutas, além de outras entidades civis e religiosas que concorrem igualmente para esta operação, nomeadamente a Associação de Servitas de Nossa Senhora de Fátima e a Unidade Local de Saúde do Médio Tejo.

Junto ao recinto do Santuário, a ANEPC irá assegurar, no âmbito do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro, o comando operacional de todas as forças e entidades que integram este dispositivo de resposta, através da instalação de um Posto de Comando Operacional (PCO) no Colégio de São Miguel, em Fátima, Rua D. João Pereira Venâncio, tendo deslocado para o local o Centro Tático de Comando (CETAC).

Informações adicionais sobre a “Operação Fátima 2024” podem ser obtidas junto do Posto de Comando Operacional ou através de contacto direto para o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo (249 413 340).

*Alcina Coutinho
Divisão de Comunicação e Sensibilização

MARINHA GRANDE EM FESTA NO DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

Os museus da Marinha Grande vão estar em festa para celebrar o Dia Internacional dos Museus, no próximo sábado, 18 de maio, com uma visita orientada pelo arqueólogo Jorge Custódio, que vai dar a conhecer curiosidades do Palácio Stephens, onde está instalado o Museu do Vidro, e um espetáculo de bailado, no Museu Joaquim Correia.
A iniciativa, de participação gratuita, é organizada pelo Município da Marinha Grande, com o objetivo de divulgar os museus municipais e atrair cada vez mais público a estes espaços.
O programa da comemoração do Dia Internacional dos Museus 2024 na Marinha Grande é o seguinte:

18 de maio . 10h30 . Museu do Vidro
Visita Temática de Tema Industrial
Tema: De Residência de Guilherme Stephens a Museu do Vidro
Por Jorge Custódio

Residência de Guilherme Stephens
1 - A Residência da família Stephens na Marinha Grande: Guilherme & João Diogo Stephens negociantes e empresários da fabricação de vidraça e vidros cristalinos.
2 - Arquitetura, planta, construção, orientação, pisos e decoração.
Piso Térreo da Residência e Jardim
3 - A organização da residência: principais divisões
4 - O Jardim da Residência e o seu património integrado
Casa da Ópera / Teatro Stephens
5 - A Casa da ópera / teatro (entrada pelo jardim).
6 – Dias fastos e nefastos (1771-1826): visitantes ilustres; rainha Maria I e sua família; sequestro e saque nas invasões francesas; Diogo Stephens e o legado de 1826; a residência cedida temporariamente ao administrador da Mata Nacional.
7 – O Palácio Stephens no tempo dos administradores e dos serviços administrativos da Fábrica de Vidros

Piso 1 e 2 - As funções da Residência entre 1826 e 2024
8 – Os salões da música, das recepções e baile e do jogo e os quatros do piso 1 e 2.
9 - Casa de habitação de Acácio de Calazans Duarte (administrador da Nacional e da FEIS, entre 1928 e 1966).
10 – O novo destino do Palácio - Museu do Vidro: das primeiras exposições ao projeto do Museu.
A Residência dos Stephens enquanto Núcleo I da reorganização do Museu do Vidro de Portugal

Público-alvo: geral.
Duração: 120 minutos
Limite de participantes: 25 pessoas.
Participação: gratuita, sujeita a inscrição prévia através do e-mail museu.vidro@cm-mgrande.pt , indicando nome e n.º de telemóvel.

18 de maio . 17h00 . Pátio do Museu Joaquim Correia
Bailado "Alice no país das maravilhas"
Por Rosales Ballet

Alice deixa-se levar pela sua curiosidade e persegue um coelho até à sua toca. Ao cair na toca, entra num mundo de fantasia onde vive as maiores aventuras.
Para celebrar o Dia Internacional dos Museus, cujo tema em 2024 é “Museus, Educação e Pesquisa”, o Museu Joaquim Correia convidou a escola de dança Rosalles Ballet para apresentar o bailado Alice no país das maravilhas. As escolas são importantes grupos para os museus trabalharem a educação de públicos. Lewis Carroll, professor de matemática, autor do livro que deu origem a este bailado homónimo, sabia como uma boa narrativa poderia ser veículo de conhecimentos e despertar reflexão. Também os museus contam histórias, usando os objetos que expõem. Mas para que a história seja credível juntos dos visitantes, a pesquisa tem de estar na base da preparação e na mediação da exposição; só assim os museus cumprem com a sua função privilegiada de educadores.

Ficha técnica
Coreografia: Annabel Rosalles
Música: Vários
A partir do filme Alice no país das maravilhas, da Disney (baseado na obra de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas)
Interpretação: Escola de dança Rosales Ballet
Parceria: Município da Marinha Grande/ Museu Joaquim Correia e Rosalles Ballet
Participação: livre e gratuita.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

“CÃOMINHADA” NA MARINHA GRANDE

No dia 26 de maio, pelas 9h00, com início e chegada no Parque da Cerca, o Município da Marinha Grande irá promover uma “Cãominhada”, na qual irão estar presentes alguns dos animais do Centro de Recolha Oficial disponíveis para adoção.
O percurso terá a extensão de 4km, por piso alcatroado e arenoso. Pretende-se sensibilizar a população para o flagelo dos milhares de animais abandonados no nosso país e promover a sua adoção e detenção responsável.
Venha conhecê-los e traga os seus “cãopanheiros” para passear connosco!

Para o efeito é necessário que os detentores dos animais cumpram com as seguintes normas sanitárias:
a) Os cães devem estar identificados eletronicamente e registados no SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia);

b) Sejam portadores de boletim sanitário e possuam prova de vacinação antirrábica dentro do prazo de validade;

c) Possuam dentro dos prazos de validade e efetuadas há mais de oito dias as vacinações contra as principais doenças infectocontagiosas da espécie, comprovadas pelas vinhetas de vacinação respetivas apostas no boletim sanitário, devidamente autenticadas por um médico veterinário;
d) Os cães devem estar devidamente desparasitados interna e externamente.


*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | ATRIBUIÇÃO DE LICENÇAS PARA COMERCIALIZAÇÃO DE BOLAS DE BERLIM

O Município da Marinha Grande vai atribuir sete licenças destinadas à comercialização de bolas de Berlim tipologia "Saco às costas”, para vendedores ambulantes, no areal das praias balneares do concelho para a época balnear 2024.

As licenças a atribuir serão para as seguintes praias: 1 para o areal da Praia da Vieira Norte; 1 para o areal da Praia da Vieira; 2 para o areal da Praia de S. Pedro do Moel; 2 para o areal da Praia Velha; 1 para o areal da Praia das Pedras Negras.
O Programa de Procedimento está disponível no site do município, através do link https://www.cm-mgrande.pt/p/bolasdeberlim2024

As candidaturas poderão ser apresentadas até às 16h00 do dia 20 de maio de 2024. O sorteio realizar-se-á no dia 22 de maio de 2024, pelas 14h30, no Auditório do Edifício da Resinagem.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

PEDRO ABRUNHOSA - DIRETOR DA 4ª EDIÇÃO DO PRÉMIO TÁGIDES | POWERED BY ALL4INTEGRITY


A Associação All4Integrity comunica que o Diretor da 4ª Edição do Prémio Tágides – pessoas que inspiram no combate à corrupção, que será lançado a 10 de junho, é PEDRO ABRUNHOSA.

Pedro Abrunhosa, músico e compositor português, iniciou a sua formação musical no Conservatório. Ensinou contrabaixo na escola do Hot Club de Lisboa, fundou a Escola de Jazz do Porto, a “Cool Jazz Orchestra”, a “Máquina do Som” e os “Bandemónio”, grupo integralmente constituído por alunos seus.

Em 1994, lançou o seu primeiro álbum, intitulado “Viagens”, que misturava rock com influências de jazz. O disco contou com a parceria do lendário saxofonista Maceo Parker. Desde aí, Pedro Abrunhosa conquistou um público amplo e fiel.

Em 2005 funda o BoomStudios, a que chamou de ‘catedral de silêncio’, e a partir do qual nasceram outros tantos êxitos de uma carreira marcada pelo permanente questionamento, a busca incessante pela perfeição – na escrita e na composição –, mas também pela presença afirmativa em causas públicas.

Ao longo da sua carreira recebeu vários prémios: três Globos de Ouro, Prémio Bordallo de Imprensa, quatro Prémios Blitz, Medalha de Ouro de Mérito Cultural pela Autarquia da Gaia, Prémio SPA - Pedro Osório-, quatro prémios Nova Era, Prémio Play Vodafone, Prémio Prestígio Nova Gente, Prémio Melhor Compositor RCL, Prémio Telemóvel de Ouro, Prémio Arco-Iris da Ilga, Rádio Alvor-Melhor Álbum Nacional, Distinção Rotary - Profissional do Ano e muitos outros.

O Prémio Tágides: pessoas que inspiram no combate à corrupção foi criado em 2021, é promovido anualmente de forma a identificar, reconhecer, celebrar e premiar projetos, trabalhos e/ou iniciativas de pessoas que se destaquem na promoção de uma cultura de integridade e prevenção e luta contra a corrupção em Portugal, em várias áreas da sociedade. É reconhecida a necessidade de envolver a sociedade civil portuguesa na prevenção e combate à corrupção que surge este Prémio.

O Prémio Tágides é constituído por seis categorias – Iniciativa Jovem, Iniciativa Local, Iniciativa Política, Iniciativa Empresarial, Iniciativa Portugal no Mundo, Projeto de Investigação, Projeto da Sociedade Civil – e composto por um Júri de 42 elementos (ver aqui a composição do júri da 1ª Edição, da 2ª Edição e da 3ª edição).

A 1ª edição do Prémio Tágides premiou o Comendador Rui Nabeiro, a Joana Marques Vidal e a Maria José Morgado numa cerimónia que se realizou na Fundação Champalimaud.

A 2ª edição premiou a Helena Roseta, o Eduardo Figueiredo, o João Cravinho, o José António Cerejo e o Luís Rosa, tendo a cerimónia de entrega realizada na Fundação Oriente.

A 3ª edição, contou com a Laurinda Alves como respetiva diretora, e premiou, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, a Whistleblower Software ApS, Filipe Teles, Miguel Poiares Maduro, João Crisóstomo, Carla Castelo, António Maia e Arlindo Consolado Marques.

O Prémio Tágides tem o seu lançamento agendado para o dia 10 de junho sendo apresentado o Regulamento e os Presidentes de Júri.
--
Sobre a All4Integrity:
All4Integrity.org é uma Associação apartidária criada a partir de uma iniciativa do autor, professor e empreendedor social, André Corrêa d’Almeida, Columbia University, a partir de Nova Iorque no dia 5 de outubro de 2020, sob a designação #libertemomeupaísdacorrupção. All4Integrity tornou-se na primeira Associação, e rede global portuguesa, para a promoção de uma cultura de integridade no país e existe para ajudar Portugal a tornar-se numa referência mundial no combate à corrupção e crimes conexos por muito inverosímil que tal possibilidade pareça atualmente. O talento, a entrega e o capital social de dezenas colaboradore(a)s, rapidamente a tornaram numa incubadora de iniciativas e programas de prevenção/combate à corrupção e da promoção de uma cultura de integridade em Portugal. Exemplos disso são o programa RedEscolas AntiCorrupção: Escolas que inspiram uma cultura de integridade que em três edições conta com a participação de 8750 alunos(as) e 294 professores(as) de 126 escolas espalhadas por 7 países e 4 continentes; a iniciativa Tech4Integrity que desenvolve a investigação científica e soluções aplicadas à inovação e integridade do sistema público-privado em Portugal; a Academia com a criação de uma nova geração de programas de formação no campo da Integridade Organizacional e, mais recentemente, a Rádio Integridade+, rúbrica semanal, já no ar em 16 rádios locais e também no Spotify, que traz à conversa convidados(as) o tema específico do combate e da prevenção da corrupção.

 

Aveiro | Aberto o trânsito nos dois sentidos entre a Rotunda das Pirâmides e a Ponte das Eclusas

 Aberto o trânsito nos dois sentidos entre a Rotunda das Pirâmides e a Ponte das Eclusas
A Câmara Municipal de Aveiro informa que está aberto ao trânsito a Rua do Sal nos dois sentidos, entre a Rotunda das Pirâmides e a Pontes das Eclusas, sendo também possível aos peões utilizarem, de forma segura, o corredor pedonal construído no âmbito da obra, junto ao Canal das Pirâmides.
Esta decisão permite aos automobilistas utilizarem o trajeto via Ponte de São João ou Canal de São Roque > Ponte das Eclusas > Rotunda das Pirâmides, para saírem do Bairro da Beira Mar.
A obra de qualificação urbana entre a Rotunda das Pirâmides e a Ponte das Eclusas prossegue de acordo com o previsto, com o seguimento dos trabalhos para alargamento do perfil da rodovia e compatibilização do traçado com a obra de requalificação e relocalização do limite nascente do Ecomuseu da Marinha da Troncalhada, (que também se encontra em curso).
Aos utilizadores já possível observar os benefícios do alargamento do perfil viário, que em boa medida vai permitir a ligação segura à nova rotunda a poente do viaduto sob a A25, fundamental na organização dos acessos à Cidade, à autoestrada e aos diferentes polos de interesse circundantes.

Uma obra estratégica na ligação ao Rossio e ao Bairro da Beira-Mar
Esta empreitada é fundamental para a sustentabilidade do acesso rodoviário ao Rossio e ao Bairro da Beira-Mar, que vai acontecer maioritariamente pela Ponte da Eclusa e pela Ponte de São João. Este canal viário também vai ser fundamental para a gestão dos acessos aos terrenos da Antiga Lota de Aveiro.
Trata-se de um investimento global da CMA de cerca de 2 milhões de euros, dos quais 1.846.520€, correspondem à qualificação urbana entre a Rotunda das Pirâmides e a Ponte das Eclusas, em execução pela Civibérica – Obras Civis, S.A., enquanto que a empresa TOSCCA – Equipamentos em Madeira, Lda., tem a seu cargo obra de relocalização do Ecomuseu da Marinha da Troncalhada, pelo valor de 156.979,62€.
Prossegue assim o investimento devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, na certeza que esta obra, que estamos a realizar nesta importante área da Cidade de Aveiro e que se aproxima do seu final, vai ter como resultado um espaço público e de circulação de elevada qualidade a todos os níveis.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro