segunda-feira, 9 de agosto de 2021
Covilhã | CINE-CARAVANA NO PAUL
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Os democratas omitem o limite da dívida do orçamento que lança um plano de gastos de linha partidária de $ 3,5T
Ansião | Autarquia promoveu campo de férias
A não perder esta semana na Fábrica! | 10 a 15 agosto
CRIATIV(A)RTE INVADE JARDIM BAMBI COM ANIMAÇÃO E MAGIA
Intercetada em Milão carta com três balas dirigida ao Papa Francisco
Um envelope com 3 balas endereçado ao Papa Francisco foi intercetado durante a madrugada pelos serviços de correio de Milão, divulgou hoje a polícia militar italiana (Carabinieri), confirmando que já está em curso uma investigação.
O envelope foi intercetado no centro de triagem dos serviços de correio de Peschiera Borromeo, um subúrbio de Milão, e a polícia militar italiana foi imediatamente chamada ao local.
Segundo o jornal italiano Corriere della Sera, o envelope tinha no interior três balas de calibre de 9 milímetros e uma mensagem sobre a mais recente polémica relacionada com as operações financeiras do Vaticano, que culminou, no fim de julho, com o arranque do julgamento do cardeal Angelo Becciu, antigo alto funcionário da secretaria de Estado do Vaticano, por crimes financeiros devido a alegadas irregularidades num negócio imobiliário em Londres.
As agências internacionais indicam que o envelope foi enviado de França e que o nome e a morada do destinatário estavam escritos à mão com uma caneta esferográfica.
O Vaticano não comentou, até ao momento, o incidente.
A investigação em curso foi aberta com a autorização da procuradora-adjunta de Milão, Alessandra Cerreti.
Lusa
imagem: TVI24
Mais 18 mortes e 1094 novos casos de Covid-19 em Portugal. Rt sobe para 0,93
Nas últimas 24 horas o número de pessoas internadas em cuidados intensivos aumentou para 189.
Estão confirmadas 17.485 mortes devido à Covid-19 em Portugal, mais 18 do que no último boletim epidemiológico. O número de pessoas infetadas pela doença até agora é de 988.061, mais 1094 nas últimas 24 horas. Há, neste momento, 44.734 casos ativos. O Rt situa-se agora em 0,93.
Há agora 857 pessoas internadas com Covid-19 nas enfermarias portuguesas, um aumento de oito, e mais cinco nos cuidados intensivos.
Das 18 mortes registadas no último dia, 11 (61%) ocorreram em Lisboa e Vale do Tejo, seguida de quatro óbitos no Norte, dois no Alentejo e um no Algarve.
Já o maior número de novos casos foi registado no Norte, com 393, seguido de Lisboa e Vale do Tejo (374), Algarve (157), Centro (87), Madeira (34), Açores (28) e Alentejo (21).
O número de casos ativos caiu em 199, para 44.734. Também o número de contactos em vigilância desceu em 1580, para um total de 62.415.
Esta segunda-feira há também registo de mais 1275 casos de recuperação da doença, num total de 925.842.
A taxa de incidência nacional é agora de 336,1 casos de infeção por SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes e de 341,4 casos a nível continental, o que representa uma descida de ambos os indicadores face à última atualização.
O Rt a nível nacional e continental é de 0,93, uma ligeira subida face aos 0,92 da atualização de sexta-feira.
TSF
É RAIZ ANCESTRAL, É PASSADO VIVO, É ESPERANÇA NO FUTURO.
A Alemanha foi colonialista,
Polícia sequestra bispo chinês e o submete a “sessões políticas”
O bispo Xhang no enterro de sua mãe Maria em Fanjiajie, Henan, em janeiro de 2016
Luis Dufaur
Continua desconhecida a sorte do bispo de Xinxiang (Henan), Mons. José Zhang Weizhu, preso no mês de maio último juntamente com 10 sacerdotes e um número análogo de seminaristas, informou a agência AsiaNews.
A polícia deteve Mons. Zhang no seminário de Cangzhou (Hebei). A versão oficial é que, no momento da prisão, as autoridades haviam convidado o bispo e os padres “para o chá”.
No momento, a polícia libertou os 10 religiosos e mandou os seminaristas para casa. No entanto, Mons Zhang ainda não voltou para sua casa.
O bispo de Xinxiang está no cargo desde 1991. Ele é reconhecido pela Santa Sé, mas não pelo governo chinês, o que o torna um “criminoso”.
Pelo mesmo critério, os 10 padres presos também são “criminosos” porque se recusam a se inscrever na espúria “Igreja independente” ou “Patriótica” e se submeter ao Partido Comunista Chinês (PCCh), conforme exigido pelo Novo Regulamento comunista sobre Atividades Religiosas.
A prisão de Mons. Zhang é mais uma demonstração de que o acordo entre o Vaticano e a China sobre a nomeação de bispos não mudou a dinâmica ditatorial do passado.
O PCCh continua a controlar estritamente as atividades dos membros do clero. A comunidade católica de Xinxiang denunciou o tratamento reservado a Mons. Zhang e os padres.
Eles ficaram isolados e submetidos a “sessões políticas” que segundo os fiéis constituem uma verdadeira “lavagem cerebral”, na qual se inculcam os princípios da “liberdade religiosa garantida pelo Partido” que não é outra coisa senão a escravidão mental às doutrinas do comunismo.
Os fiéis da diocese estão muito preocupados com o destino do bispo. Por isso compuseram uma oração pedindo a Deus que conceda paz e a liberdade ao sofrido eclesiástico. Ela diz:
“Senhor nosso Deus, pai de todos os povos, escolheste o teu servo, D. Zhang Weizhu, para pastor do teu povo. Rezamos para que Vós lhe concedas a força e a coragem para enfrentar as dificuldades encontradas durante o seu ministério.
“Rezemos para que Deus lhe dê paz física e na alma.
“Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e que vive e reina conVosco, na unidade do Espírito Santo, pelos séculos dos séculos”. Amem.
Bitter Winter destaca o fenômeno crescente na China dos objetores de consciência católicos que incluem bispos, padres e leigos que recusam a Associação Católica Patriótica Chinesa (CPCA). Paradoxalmente, a adesão à esse órgão do governo comunista foi até recomendada pelo acordo Vaticano-China de 2018.
Os objetores de consciência são enviados para a prisão e deviam desaparecer na comemoração do 100º aniversário do Partido Comunista Chinês (o PCCh).
Em 21 de maio mais de 100 agentes da Segurança Pública invadiram uma fábrica onde o bispo José Zhang Weizhu, da diocese de Xinxiang organizou um seminário independente para objetores de consciência. Foi nessa ocasião que o bispo, os dez padres e os dez seminaristas foram presos.
Os meios de comunicação ocidentais não noticiam a massiva objeção de consciência católica, que virou um fenômeno nacional apesar das perseguições e prisões, diz Bitter Winter com informações do continente vermelho.
“Não vemos nenhum resultado positivo do acordo do Vaticano, confidenciou um padre resistente em Henan.
“Rezamos pelo Papa todos os dias, mas acreditamos que ele tenha recebido informações falsas sobre a China. Não vamos entrar para a Associação Patriótica”.
“O PCCh nunca muda, comentou um fiel. Por que deveríamos nós?” completou com ufania.
ABIM
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Acordo bipartidário de infraestrutura elimina o grande obstáculo final do Senado
O acordo bipartidário de infraestrutura do presidente Joe Biden superou o sério obstáculo final do Senado na noite de domingo, colocando a legislação em uma trajetória de aprovação já na segunda-feira.
Por 68 a 29, o Senado encerrou o debate sobre um projeto de lei que gasta US $ 550 bilhões em dinheiro novo na infraestrutura física do país. A votação de domingo aconteceu depois que os senadores passaram o fim de semana discutindo sobre emendas e acordos de tempo para considerá-las. A aprovação final da legislação está prevista para segunda-feira à noite, ou nas primeiras horas da terça-feira, o mais tardar.
Mas a medida de infraestrutura enfrenta perspectivas incertas na Câmara, onde a porta-voz Nancy Pelosi (D-Calif.) Prometeu que não a adotará até que o Senado aprove o pacote de gastos sociais de linhas partidárias de US $ 3,5 trilhões dos democratas.
Veja aqui para mais cobertura.
Fonte: Político
Cais da Rua do Sal / Estrada Dique (junto à Eclusa do Canal das Pirâmides), terça-feira, 10 de agosto, 11h30
A Câmara Municipal de Aveiro realiza, no próximo dia 10 de agosto (terça-feira), a viagem inaugural da lancha “Dunas de São Jacinto”, embarcação que foi alvo de uma requalificação que irá dar um importante contributo à gestão do serviço de transporte de passageiros de Aveiro feito pela ETAC/ AveiroBus.
Com início marcado para as 11h30, no Cais da Rua do Sal/ Estrada Dique (junto à Eclusa do Canal das Pirâmides), o momento contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, e de representantes da Administração do Grupo ETE e do Concessionário ETAC / Transdev. O evento terá a duração de uma hora e integra uma Conferência de Imprensa durante o período de navegação.
O investimento de requalificação da lancha no valor de 180.000€, foi realizado pela Transdev/ ETAC/ AveiroBus e pela Câmara Municipal de Aveiro, num projeto levado a cabo pelo Grupo ETE, através da sua empresa ETE Fluvial, tendo a obra sido realizada nos estaleiros navais da Navalria.
Local: Cais da Rua do Sal/ Estrada Dique (junto à Eclusa do Canal das Pirâmides)
Atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Sociedade Columbófila participaram no Trail da Benfeita - 2021
Vagos comemora Dia Internacional da Juventude com atividades náuticas
Anadia atribui mais apoios à natalidade
A CM de Anadia vai apoiar mais 10 famílias do concelho, com a atribuição do incentivo à natalidade, no valor de mil euros cada, no âmbito da medida “Nascer Anadiense”, prevista no Regulamento Geral de Ação Social daquele Município. A deliberação foi tomada no passado dia 4 de agosto, na reunião de executivo.
Desde a entrada em vigor desta medida, em agosto de 2018, o Município já apoiou 263 famílias, num investimento que perfaz 268.000,00€.
“Nascer Anadiense” tem como propósito incentivar a natalidade, através da atribuição de um apoio pecuniário destinado a compensar os custos com a realização de despesas, em bens e serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento da criança, sendo elegíveis aquelas que respeitem, nomeadamente, a vacinas não contempladas no Plano Nacional de Vacinação, assistência médica e medicamentosa, artigos de puericultura e mobiliário, equipamentos de segurança, higiene e conforto, vestuário e calçado, em adequação com a idade da criança.
O apoio é destinado a crianças, que sejam registadas como naturais do concelho de Anadia ou adotadas por famílias com residência há mais de um ano e com recenseamento no concelho de Anadia. De acordo com o Regulamento, metade do montante do incentivo atribuído terá de ser despendido em estabelecimentos comerciais sitos na área do concelho de Anadia.
16 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve em risco máximo de incêndio
Dezasseis concelhos do interior Norte e Centro e da região do Algarve apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o IPMA.
Em risco muito elevado estão cerca de 70 municípios dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre e Faro.
O IPMA colocou ainda em risco elevado mais de 70 concelhos dos distritos de Vila Real, Braga, Porto, Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Portalegre, Évora, Beja e Faro.
O restante território apresenta um risco moderado e reduzido, consoante a região.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O período crítico de incêndios dura até final de setembro e, até lá, é proibido fazer queimadas extensivas ou queima de amontoados sem autorização, usar fogareiros ou grelhadores em todo o espaço rural, e fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.
É proibido ainda lançar balões de mecha acesa ou foguetes ou fazer trabalhos na floresta que possam originar faíscas.
Para hoje, o IPMA prevê em Portugal continental pequena subida da temperatura no interior Norte e Centro, céu pouco nublado ou limpo e vento mais intenso na faixa costeira ocidental e nas terras altas.
As temperaturas máximas vão variar entre os 23º (Viana do Castelo, Porto, Aveiro e Sagres) e os 33º (Évora) e as mínimas entre os 11º (Coimbra e Leiria) e os 18º (Faro)
Lusa
Itália declarou estado de emergência na Sicília devido aos incêndios
A região da Sicília declarou estado de emergência na sequência dos incêndios que deflagraram nos últimos dias na ilha, enquanto que no centro e sul de Itália se mantém o alerta devido às temperaturas elevadas e ventos fortes.
"Declaramos o estado de crise e de emergência para os próximos seis meses por causa dos graves incêndios que se registaram desde o final de julho e por causa do permanente risco das próximas semanas devido às excecionais condições meteorológicas", disse hoje o presidente da região italiana da Sicília, Nello Musumeci.
No passado fim de semana ocorreram 50 incêndios na ilha tendo afetado em particular os municípios de Partinico, Campofelice di Fitalia, Vicaria, Roccapalumba e Polizzi Generosa.
Os fogos estão igualmente a afetar a província de Reggio Calabria, (Calábria, sul de Itália) e ameaça o Parque Nacional de Aspromonte, uma zona recentemente incluída na lista de Património da Unesco.
No passado dia 06 de agosto, duas pessoas morreram numa quinta da localidade de San Lorenzo, Calábria, na altura em que tentavam apagar um fogo que destruía um olival.
Perante a situação na Calábria, o primeiro-ministro Mario Draghi assinou um decreto que prevê a mobilização nacional do sistema de proteção civil sendo que nas próximas horas devem ser enviados para a zona meios de combate a incêndios.
Em Molise, no centro de Itália, um incêndio ameaça também a localidade de Campomarino, de onde foram retiradas 400 pessoas que se encontravam em parques de campismo e hotéis.
As previsões meteorológicas indicam que esta semana as temperaturas em Itália podem ultrapassar os 45 graus em algumas províncias do sul do país.
Lusa
PJ deteve cidadão estrangeiro que se fez passar por corretor de seguros para criar esquema em pirâmide
O homem, de 48 anos, foi detido através da Operação "Dolce Vita" e é suspeito de vários crimes de Burla qualificada, Falsificação de documentos, Branqueamento e Prática ilícita de atos ou operações de seguros, de capitalização ou de resseguros. Ao todo, pode ter conseguido obter três milhões de euros com estas práticas.
Em comunicado enviado às redações, a Polícia Judiciária informa que localizou e deteve no final da semana passada "um homem estrangeiro, de 48 anos de idade, suspeito de vários crimes de Burla qualificada, Falsificação de documentos, Branqueamento e Prática ilícita de atos ou operações de seguros, de capitalização ou de resseguros".
A detenção, ocorrida no âmbito da operação "Dolce Vita", foi realizada no âmbito de inquérito dirigido pelo DIAP Regional de Évora.
Segundo a PJ, o método do suspeito passou por convencer "inúmeras vítimas de que era supervisor de uma empresa corretora de seguros espanhola e que se encontrava autorizado a comercializar, em Portugal, produto financeiro da companhia que representava, de elevada rentabilidade e de capital garantido". Para garantir o logro sobre as vítimas, o homem chegou a criar uma empresa "com instalações, colaboradores e veículos, visando simular uma verdadeira atividade comercial e garantir a permanente entrada de fundos".
No entanto, as autoridades crêem que, na realidade, este suposto negócio era um “esquema em pirâmide” ou “ponzi”, no qual "os valores dos primeiros investidores são reembolsados através dos valores entregues pelos seguintes e assim sucessivamente, até que o sistema deixe de ser alimentado e, inevitavelmente, sejam perdidos todos os valores não reembolsados, até então".
Através deste esquema, o homem terá conseguido obter três milhões de euros desde 2018 e, aproximando-se da fase decisiva do plano, preparava-se para sair do país.
Informa a PJ que "o detido foi presente à autoridade judiciária no Tribunal de Instrução Criminal de Évora para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação, tendo-lhe sido aplicada a prisão preventiva".
Lusa
Padrão dos Descobrimentos vandalizado com mensagem de 20 metros
O Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, foi hoje vandalizado com um ‘graffiti’ numa das laterais do monumento, com uma extensão de cerca de 20 metros e escrito em inglês, disse à Lusa a Polícia de Segurança Pública.
Na mensagem lê-se, em inglês, “Blindly sailing for monney [sic], humanity is drowning in a scarllet [sic] sea lia [sic]”, o que, numa tradução livre, pode ser lido em português como “Velejando cegamente por dinheiro, a humanidade afunda-se num mar escarlate”.
A ocorrência foi registada pela PSP ainda durante a manhã de Domingo, cerca das 11:30, tendo o facto sido comunicado à Câmara Municipal de Lisboa, que tutela o monumento, disse à Lusa o oficial de serviço da PSP, comissário Rodrigues.
O ‘graffiti’ foi feito por desconhecidos, não havendo qualquer suspeito identificado, adiantou o oficial de serviço.
Lusa
Imagem: Rádio Regional