quarta-feira, 24 de agosto de 2022
SEMINÁRIO "OS GOVERNOS LOCAIS NA AÇÃO CLIMÁTICA DA UNIÃO EUROPEIA"
Proença-a-Nova | Exposição no CCVFloresta promove “olhar mais atento” à Floresta Portuguesa
A exposição fotográfica “Floresta Portuguesa: um olhar mais atento”, patente no CCVFloresta até ao dia 30 de setembro, com entrada gratuita, pretende dar a conhecer e demonstrar ao detalhe o que de melhor tem a floresta do nosso país.
Neste sentido, despertar no observador um olhar diferente para a diversidade, beleza e importância da floresta portuguesa, ao mesmo tempo que se alerta para os perigos de que esta é alvo foi o principal objetivo do trabalho da autoria de Rosa Pinho e Lisia Lopes, do AVE - Herbarium Universitatis Aveirensis.
Os trabalhos que resultaram na exposição fotográfica foram ainda liderados pela equipa do Departamento de Biologia - Universidade de Aveiro e do CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, no âmbito do projeto ‘F4F - Forest For Future’, que tem como principal bandeira a valorização da Floresta, especialmente da região Centro do país.
O Projeto ‘F4F - Forest For Future’ apresenta como principal objetivo a demonstração de tecnologias inovadores que permitam aumentar o valor da fileira florestal. Neste processo, são incluídas todas as fases, desde as plantas até aos produtos finais. Esta é uma iniciativa liderada pelo SerQ, Centro de Inovação e Competências da Floresta, sendo financiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.
1.º Orçamento Participativo de Cantanhede. Jovens têm mais três semanas para apresentar propostas
Termina a 15 de setembro o período de apresentação de propostas ao Orçamento Participativo Jovem, cuja 1.ª edição já está a decorrer, pelo que o Município de Cantanhede reitera o desafio lançado aos jovens entre os 16 aos 30 anos para que apresentem uma ideia ou um projeto que promova o interesse público local.
A apresentação de propostas pode ser efetuada mediante inscrição prévia na plataforma existente no site do Município de Cantanhede.
As áreas temáticas centram-se na Educação formal e não formal; Património e Ciência; Emprego; Saúde; Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Urbanismo, Reabilitação e Requalificação; Igualdade e Inclusão Social; Cultura, Desporto e Turismo.
De acordo com o regulamento, “a proposta deve ser específica e bem delimitada no que respeita à sua execução, pelo que os participantes deverão atribuir uma designação à proposta de investimento, descrevê-la de forma sucinta e indicar o valor do investimento até ao valor máximo de 50 mil euros”.
Para o período entre 15 de setembro e 15 de outubro está prevista a análise técnica das propostas, decorrendo a votação durante um mês, até 15 de novembro, através do site do município (www.cm-cantanhede.pt ) ou de forma presencial nas instalações da Câmara Municipal de Cantanhede. O projeto vencedor será anunciado até 16 de dezembro de 2022.
Mais informações disponíveis em https://www.cm-cantanhede.pt/participa .
Após apelo, IPST diz que reservas continuam "abaixo dos níveis ideais"
Reservas IPST envia SMS a reforçar apelo à dádiva de sangue
MUNICÍPIO DE SILVES CRIOU ESPAÇO DE LAZER NO BAIRRO DA CAIXA D´ÁGUA
Marinha Grande | PRESIDENTE DA CÂMARA DISTINGUE FAIR-PLAY DE CICLISTA COM CARTÃO BRANCO DO PNED
Cantanhede | A 3 de setembro na Pocariça, Casa de Fragoso recebe III Concerto das Janelas Abertas
Numa parceria com o Município de Cantanhede, a Associação António Fragoso organiza no próximo dia 3 de setembro, junto à Casa de Fragoso, o III Concerto das Janelas Abertas.
Trata-se da reconstituição dos serões de verão, onde se juntavam a António Fragoso a sua família e diversos artistas, proporcionando verdadeiros concertos, que atraíam o povo da Pocariça, localidade de onde era natural o compositor.
O III Concerto das Janelas Abertas contará com a participação de 16 artistas, que interpretarão as obras mais emblemáticas de António Fragoso e de outros compositores, em formações diversas como piano solo, violoncelo e piano, canto e piano, trio com piano, um ensemble, reservando-se uma surpresa para o final da sessão.
Pelas 20h00, abrem-se as janelas da casa de Fragoso, para deixar entrar o fresco do final de dia e celebrar-se a paixão pela música daquele que, apesar de falecido precocemente aos 21 anos, foi um dos mais geniais compositores e pianistas portugueses, tendo deixado mais de 100 peças de reconhecido valor, já à época muito apreciadas nos principais circuitos musicais da Europa.
Do seu legado destacam-se os Prelúdios para Piano, Danças Portuguesas e Lieder, esta para canto, as peças de câmara e, como composição culminante da sua obra instrumental, o belo Noturno para orquestra.
Dez distritos sob aviso amarelo mas, não é por causa do calor!
Peregrinação a cavalo está a percorrer o Caminho da Geira e dos Arrieiros
Uma peregrinação a cavalo até Santiago de Compostela pelo Caminho da Geira e dos Arrieiros está a decorrer esta semana, envolvendo a participação de 15 cavaleiros, com o objetivo de promover este itinerário jacobeu que começa na Sé de Braga.
“Um dos primeiros objetivos da peregrinação é dar a conhecer esta rota jacobeia ainda pouco frequentada”, explica Vicente Pereiras Marquez, da Associação Rapa das Bestas de Sabucedo (Galiza), a principal impulsionadora da iniciativa. A primeira etapa decorreu no domingo, dia 21, entre Portela do Homem e Lóbios.
A intenção da organização era começar na Sé de Braga mas, apesar de dois meses de contactos com as autoridades veterinárias portuguesas, questões burocráticas de última hora relacionadas com a autorização de entrada dos cavalos em Portugal impediram que tal acontecesse.
“Há a salientar que uma parte do percurso e o seu início são em terras portuguesas, o que tem muita relevância e até hoje a quase totalidade dos peregrinos é de origem portuguesa”, destaca Vicente Pereiras Marquez, que também dirige a peregrinação.
Estão a participar 15 cavalos e igual número de “cavaleiros experientes”, pois o traçado “não é aconselhável a iniciados”. Entre os participantes há dois jovens, de 13 e 15 anos, e três mulheres; todos provenientes das comunidades autónomas da Galiza, Valência (Castellón) e de Castela e Leão (Burgos).
Para a Associação Rapa das Bestas de Sabucedo, “é fundamental divulgar este caminho entre os portugueses e os galegos”, pelo que durante a peregrinação haverá atividades promocionais e os cavalos ostentam os símbolos daquela entidade, da Associação de Amigos do Caminho da Geira e dos Arrieiros e dos itinerários jacobeus.
“Nos diversos concelhos e lugares em que passarmos organizaremos sessões de divulgação e deixaremos material promocional do Caminho da Geira e dos Arrieiros, salientando também os seus atrativos turísticos”, refere Vicente Pereiras Marquez.
Esta quarta-feira, dia 24, os cavaleiros estão a percorrer a distância entre Berán-Beariz, seguindo-se Beariz-Sabucedo (25), Sabucedo-Cacheiras (dia 26) e Cacheiras-Santiago de Compostela (dia 27). Para trás ficaram as etapas Lóbios-Castro Laboreiro (dia 22) e Castro Laboreiro-Berán (dia 23).
Em 2017, a Associação Rapa das Bestas de Sabucedo organizou a primeira peregrinação a cavalo que percorreu, embora parcialmente, o Caminho da Geira e dos Arrieiros, com a participação de oito cavalos e cavaleiros. “Hoje o caminho é mais conhecido, as pessoas ajudam mais com locais para deixar os cavalos, oferecendo água e outras ajudas”, adianta Vicente Pereiras Marquez, destacando “o apoio fundamental ao projeto, pela segunda vez, das autoridades locais do Concelho de A Estrada (Galiza)”.
“Esperamos que o nosso trabalho sirva para que outros cavaleiros e peregrinações nos sigam, no futuro com o apoio de um guia escrito em que se diga onde podem deixar os cavalos, comer e dormir, entre outras facilidades e apoios”, refere.
O Caminho da Geira e dos Arrieiros foi apresentado em 2017 em Ribadavia (Galiza) e Braga, reconhecido pela Igreja em 2019, reconhecido pela associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico em 2020 e é um itinerário oficial da Peregrinação Europeia de Jovens do Ano Santo Jacobeu 2021/22.
Este percurso de 240 quilómetros destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira Romana, a via do género mais bem conservada do mundo, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos escassos cinco que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.