domingo, 9 de junho de 2024

Atividade recriou Arte-Xávega na Praia da Tocha. Alunos do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar puxaram a rede de pesca


Cerca de 670 pessoas participaram sexta-feira, 07 de junho, numa atividade relacionada com esta técnica de pesca tradicional, praticada há séculos na Praia da Tocha. Além dos alunos, participaram na iniciativa cerca de meio milhar de pais e encarregados de educação, familiares e amigos, 40 operacionais e assistentes técnicos, e ainda 75 professores.

De manhã cedo, o barco entrou no mar para lançar as redes. Os alunos já tinham, entretanto, pisado a areia, envergando uma t-shirt alusiva à atividade e com o natural entusiasmo que lhes é característico.

A animação subiu de tom à medida que as redes começaram a ser puxadas pela força das próprias mãos. E assim que se avistaram os peixes a saltar nas redes, foi uma alegria. Para muitos terá sido a primeira vez que viram os peixes ainda vivos a sair do mar.

Escolhido o peixe para venda, faz parte da tradição seguir-se a distribuição dos quinhões pelo arrais.

Entre várias entidades locais, também a Proteção Civil Municipal, assim como os autarcas de freguesia da Tocha e da Sanguinheira, e os vereadores Pedro Cardoso e Fernando Pais Alves, marcaram presença.

Esta é uma iniciativa meritória do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, da maior relevância em termos educativos e culturais. É ainda uma oportunidade única para recuperar este património cultural imaterial da Arte Xávega, para preservar a memória histórica e identitária deste território, reviver tradições, e ainda mais, unir gerações. É assim que se constrói o futuro”, destacou o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, com o pelouro da Educação, Pedro Cardoso.

Para João Gomes, diretor do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, “a exposição dos alunos à Arte Xávega é fundamental na valorização desta atividade praticada pelos seus antepassados. Os alunos tiveram a oportunidade de apreciar técnicas ancestrais além de refletir sobre a importância e a preservação ambiental”.


*DIVISÃO DE COMUNICAÇÃO
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo


ARMAÇÃO DE PÊRA É PALCO DE MAIS UMA SESSÃO DO CICLO DE TEATRO AO AR LIVRE COM O HILARIANTE ESPETÁCULO “O MESTRE E JÁ FAZ EM: E TUDO A MAGIA LEVOU”

 Iniciativa terá lugar a 14 de junho
Armação de Pêra será a anfitriã da 3.ª sessão do hilariante espetáculo “O Mestre e Já Faz em: E Tudo a Magia Levou”. A iniciativa integra o Ciclo de Teatro ao Ar Livre e terá lugar no dia 14 de junho, às 21h30, junto ao antigo mini golfe. A entrada é livre.
Será um final de tarde marcado pela boa disposição e humor, num atribulado espetáculo de Magia onde a ilusão, o misticismo, a levitação e muitas trapalhadas terão lugar. O Mestre (grandioso Mágico) e Já Faz (desastrado aspirante a Mágico) proporcionam ao público momentos de diversão, comédia e espanto; numa sucessão de acertos e desacertos, que transportam os espetadores numa viagem pelo mundo da magia, onde a inocência do palhaço e o virtuosismo do mágico estão ao serviço da imaginação. É desta forma que se põe a descoberto um jogo de poder, com interação direta com o público, onde se explora o facto de quão frágeis podem ser os estatutos e o poder a eles associados; demonstrando que nem sempre o mais débil é, necessariamente, o mais fraco.
Descentralizar e levar as artes, normalmente apresentadas em palco, à população e visitantes em espaços não habituais, mas que tornam possível, por um lado, a performance de artistas e, por outro, criar no público novas experiências em lugares que lhe são comuns, num registo performativo acessível e culturalmente atrativo; são alguns dos principais objetivos do Município do Município de Silves com a promoção deste Ciclo de Teatro ao Ar Livre.
A iniciativa, promovida pelo Município de Silves, conta com o apoio da Junta de Freguesia de Armação de Pêra.
Anote na agenda as datas das próximas sessões:
» 11.junho: Armação de Pêra (zona do antigo mini golfe)
» 25.junho: Tunes (Junta de Freguesia – zona exterior lateral)
» 26.junho São Bartolomeu de Messines – Jardim Municipal
» 12.julho: Algoz: Associação do Sport Algoz e Benfica
» 26.julho: Silves (em frente às Piscinas Municipais)
» 27.julho: São Marcos da Serra  (Largo da Igreja)

 

DIA 15 DE JUNHO A MAGIA DA “HORA DO CONTO” VOLTA A ENCANTAR MAIS PEQUENOS NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES


A Biblioteca Municipal de Silves volta a dinamizar este mês mais uma sessão da “Hora do conto para pais e filhos”. A iniciativa, dirigida a crianças dos 5 aos 10 anos, terá lugar dia 15 de junho, às 15h30, e a entrada é livre (requerendo, no entanto, inscrição prévia).
Nestas tardes, tão aguardadas pelos mais novos, as histórias dão forma à fantasia e largas à imaginação dos pequenos espectadores que, tão atentamente, participam nesta iniciativa.

O telefone 282 440 899 (chamada para a rede fixa nacional) e o endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt são os contactos da Biblioteca para efeitos de inscrição e fornecimento de informação adicional.

Venha com o seu / sua filho/a e faça parte desta tarde de histórias imperdível, onde a imaginação, o sonho e a fantasia andam de mãos dadas.

A Hora do Conto regressa no outono, com novas e divertidas histórias de encantar.