quinta-feira, 16 de julho de 2020

Federação marca Volta a Portugal em bicicleta entre 27 de setembro e 05 de outubro

A 82.ª edição Volta a Portugal em bicicleta poderá realizar-se entre 27 de setembro e 05 de outubro, sob organização da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), anunciou hoje o organismo, que apresentou o plano ao Presidente da República.
Em comunicado, a FPC assumiu estar "a trabalhar para que a Volta a Portugal possa realizar-se entre 27 de setembro e 05 de outubro", acrescentando que "a nova data já está inscrita no calendário da União Ciclista Internacional (UCI)".
A edição de 2020 da principal corrida velocipédica nacional, que deveria decorrer entre 29 de julho e 09 de agosto, foi adiada, em 25 de junho último, para datas a determinar, tendo, segundo o anúncio de hoje, sofrido uma redução para nove dias de prova -- eram 11 com um dia de descanso.
"O presidente da FPC, Delmino Pereira, e o diretor da Volta a Portugal, Joaquim Gomes, foram recebidos em audiência pelo Chefe de Estado, sensibilizando-o para o valor estratégico e para o interesse nacional da Volta a Portugal", frisou o organismo que rege o desporto velocipédico nacional.
Segundo o comunicado, a "FPC assumiu a responsabilidade de colocar o evento na estrada", devido à importância para a modalidade e pelo "sentimento geral da comunidade velocipédica nacional", enaltecendo ainda a importância do evento para "a vivência sociocultural dos portugueses e para a dinamização da economia, ao longo dos diferentes territórios locais unidos pela caravana da corrida".
"Mais ainda num ano como este, em que as dinâmicas internas de turismo e ocupação hoteleira são essenciais para a economia do país. O ciclismo pretende dar o seu contributo", vincou a FPC, comprometendo-se "a criar um evento seguro, aplicando as normas acordadas com a Direção-Geral da Saúde (DGS)".
Em 25 de junho último, a Podium Events, em comunicado conjunto com a FPC, anunciou o adiamento da corrida, devido à pandemia de covid-19, "tendo em conta as manifestações públicas e particulares de não autorização da passagem e permanência da Volta a Portugal em bicicleta por diversos municípios integrantes do percurso da prova".
"A Podium e a FPC estão neste momento a equacionar outros cenários e a procurar ativamente encontrar com os seus parceiros uma data alternativa para a realização do evento, ainda em 2020", frisaram, na ocasião, as duas entidades.
A realização da Volta tinha recebido 'luz verde' da DGS e do Governo, atendendo às orientações para a retoma de competições ao ar livre de modalidades individuais e à aprovação do plano sanitário para a prova.
No entanto, as Câmaras Municipais de Viana do Castelo e Viseu anunciaram que não receberiam a passagem da corrida nos seus concelhos.
O calendário velocipédico esteve suspenso desde meados de março, devido à pandemia de covid-19, e foi retomado em 05 de julho, com uma prova de reabertura, em Anadia.
Na terça-feira passada, a 43.ª edição do Troféu Joaquim Agostinho foi adiada para 19 e 20 de setembro, após ter sido detetado um caso positivo de covid-19, obrigando a um período de quarentena para vários membros da organização.
Lusa

Alemanha regista 534 novos casos e sete vítimas mortais num dia

A Alemanha regista um total de 200.260 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, com 534 novos contágios diagnosticados nas últimas 24 horas, um aumento em relação ao dia anterior (351), foi hoje divulgado.
De acordo com os dados diários disponibilizados pelo Instituto Robert Koch (RKI), o país registou, nas últimas 24 horas, sete óbitos relacionados com a doença covid-19, o que representa também um aumento em comparação a quarta-feira, dia em que foram registadas três mortes.
Em termos totais, e desde o início da crise sanitária, o país contabiliza 9.078 mortes, a maior parte nos Estados da Baviera, Bade-Vurtemberga e Renânia do Norte-Vestefália.
São também estas as três regiões do país com o maior número de casos de contágio, com 49.538, 36.227 e 45.388, respetivamente.
O número de pessoas recuperadas da doença covid-19 na Alemanha situa-se neste momento nos 186.400.
Entretanto, e para preparar o país para uma eventual segunda vaga de infeções pelo novo coronavírus, a Alemanha aprovou hoje um plano de medidas de contenção que prevê, nomeadamente, a aplicação de confinamento reforçado e obrigatório em áreas geográficas limitadas, caso seja identificado um surto local da doença covid-19.
Este plano foi acordado entre o governo federal alemão e os vários Estados do país.
As autoridades temem, por exemplo, que turistas alemães regressados de férias possam representar novos focos importados da doença covid-19.
Segundo o acordo estabelecido entre o governo federal alemão e os vários Estados regionais, as pessoas que residirem nas áreas geográficas abrangidas pela ordem de confinamento só poderão sair à rua em caso de extrema necessidade.
Esta regra é uma novidade na Alemanha que até agora tinha adotado uma definição bastante flexível do confinamento, sustentada em grande parte na autodisciplina e na boa vontade dos cidadãos.
Desde que o novo coronavírus foi detetado na China, em dezembro do ano passado, a pandemia da doença covid-19 já provocou mais de 584 mil mortos e infetou mais de 13,58 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o balanço mais recente feito pela agência France-Presse (AFP).
Lusa

Empresarios Mexicanos Tienen Baja Expectativa Sobre Prontos Resultados Positivos Del T-MEC


por Yesica Flores
Aunque la mayoría de los empresarios se mantiene optimista y en elevada proporción (88 %) empresas se perciben listos para recibir el T-MEC, creen que el impacto económico del COVID (56 %) será el principal factor que les afecte en el próximo año y medio.
VESTIGA CONSULTORES, firma mexicana de consultoría en servicios de inteligencia de negocios, seguridad corporativa, investigación y prospectiva, identificó en su más reciente entrega del Estudio Nacional de Factores de Impacto en las Empresas Mexicanas que pese a la visión francamente positiva del empresariado mexicano ante el T-MEC y sus efectos en la economía mexicana, existe entre los accionistas y directivos empresariales una baja expectativa sobre el rápido reflejo de resultados del mencionado tratado en la economía mexicana y más bien se cree que llegarán un tanto lentos.
¿CUÁNDO CONSIDERA USTED QUE SE REFLEJARÁN DE MANERA MÁS POSITIVA Y CLARA LOS EFECTOS DEL T-MEC EN LA ECONOMÍA DE LAS EMPRESAS MEXICANAS Y EN LA DEL PAÍS EN SU CONJUNTO?
SE REFLEJARÁN EN 202016 %
SE REFLEJARÁN EN 202129 %
SE REFLEJARÁN EN 202222 %
SE REFLEJARÁN HASTA DESPUÉS DE 202213 %
NO SE REFLEJARÁN NUNCA / NO HAY AFECTOS POSITIVOS19 %
NO SÉ / NO CONTESTÓ1 %
Al respecto, señala el socio director de VESTIGA, Sergio Díaz, “es evidente que los empresarios mexicanos están en pro del acuerdo comercial porque les soluciona el problema de la incertidumbre con nuestro principal socio, pero, al mismo tiempo, tienen una cautela realista sobre el tiempo que tomará antes de que se sientan o perciban los efectos y de ahí que casi dos tercios de ellos crean que se verá el beneficio hasta el próximo año, hasta 2022 o incluso después”.
Casi dos de cada tres empresarios mexicanos creen que la entrada en vigor del T-MEC ayudará mucho o algo a amortiguar los efectos de la actual crisis del COVID-19 frente a una minoría que estima que o no tendrá efecto alguno (15 %) o incluso que registrará un impacto negativo (20 %). 
¿QUÉ TANTO CONSIDERA USTED QUE LA ENTRADA EN VIGOR DEL T-MEC AYUDARÁ A AMORTIGUAR LA CRISIS ECONÓMICA EN MÉXICO PRODUCIDA POR EL CORONAVIRUS?
Asimismo, apunta el socio director de VESTIGA, “como hemos hecho a lo largo de varios años de medir y analizar las percepciones empresariales, una vez más hemos registrado el optimismo de dicho sector ante diversas circunstancias. En este caso, los empresarios son bastante positivos en cuanto a lo lista o preparada que se encuentra la economía nacional ante los retos que representa el T-MEC (tres cuartos del empresariado estima que se encuentra lista la economía mexicana) pero, en realidad, son incluso más optimistas cuando se trata de sus propias empresas, acerca de las cuales las creen suficientemente listas o preparadas (88 %) para recibir al T-MEC”.
MÁS ALLÁ DE ESTA CRISIS DEL COVID Y DE MANERA ESTRUCTURAL, ¿CONSIDERA USTED QUE LA ECONOMÍA MEXICANA ESTÁ LISTA/PREPARADA AHORA PARA ADAPTARSE A LAS NUEVAS REGLAS Y CIRCUNSTANCIAS QUE GENERARÁ EL T-MEC?
MÁS ALLÁ DE LA ACTUAL CRISIS DEL COVID ¿QUÉ TAN LISTA O PREPARADA SE ENCUENTRA SU PROPIA EMPRESA PARA CONTINUAR SUS ACTIVIDADES Y PLANES AHORA BAJO EL T-MEC?
ESTÁ SUFICIENTEMENTE LISTA45 %
ESTÁ MÁS O MENOS LISTA43 %
NO ESTÁ LISTA9 %
ESTÁ DÉBIL, IMPREPARADA, VULNERABLE3 %
NO SÉ / NO CONTESTÓ0 %
Sergio Díaz destacó por último que, junto a la actitud positiva del empresariado mexicano de frente a la entrada en vigor del T-MEC, “es clara la presión de la coyuntura tan fuerte que padecen los empresarios, de tal manera que la situación económica proyectada por la crisis de la pandemia (56 %) anula cualquier otro aspecto o factor como el de más peso o impacto en las empresas durante el próximo año y medio, según preguntamos a las empresas”.
EN LA EXPERIENCIA Y PERSPECTIVA DE SU EMPRESA, ¿CUÁL SERÁ EL FACTOR QUE PESE O INFLUYA MÁS, POSITIVA Y/O NEGATIVAMENTE, EN EL DESEMPEÑO DE SU ORGANIZACIÓN EN LO QUE RESTA DE 2020 Y DURANTE 2021?

PJ de Aveiro desmantela rede de venda de drogas que atuava no sul do distrito e em Mira

A Polícia Judiciária anunciou hoje o desmantelamento de um grupo criminoso de onze pessoas que vendiam estupefacientes nos concelhos de Ílhavo, Vagos, Oliveira do Bairro, Águeda e Mira, e a apreensão de armas de fogo e munições.
A operação policial foi levada a cabo pelo Departamento de Investigação Criminal de Aveiro da PJ, com a colaboração das Diretorias do Norte e Centro, dos Departamentos de Investigação Criminal de Leiria e Vila Real, e da Guarda Nacional Republicana com diversas das suas valências.
“No seguimento de investigações de criminalidade altamente violenta relacionada com o tráfico de estupefacientes, na madrugada da passada terça-feira, [a PJ procedeu] à realização de uma operação policial que resultou no desmantelamento de um grupo que se dedicava à prática dos crimes de tráfico de estupefacientes”, revelou hoje, em comunicado, a Polícia Judiciária.
Foram detidos, no cumprimento de mandados de detenção previamente emitidos pelo Ministério Público no Departamento de Investigação e Ação Penal de Aveiro, nove membros da rede que operava há já algum tempo nesta região.
Duas outras pessoas foram ainda detidas em flagrante delito pelos crimes de tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida.
“No decorrer das trinta e sete buscas realizadas, nos concelhos de Ílhavo, Vagos, Oliveira do Bairro, Águeda (todos do distrito de Aveiro) e Mira (Coimbra), foi apreendido diverso produto estupefaciente, nomeadamente liamba, haxixe e cocaína, bem como algumas armas de fogo, caçadeiras, pistolas e diversas munições”, relata a PJ.
Ainda segundo a mesma fonte, “o grupo agora desmantelado dedicava-se ao tráfico interno na região de Aveiro e ainda no concelho de Mira, de heroína, cocaína, liamba e haxixe, utilizando diversos canais de abastecimento conforme o tipo de estupefaciente em causa”.
Todos os detidos já possuíam antecedentes criminais ou referências policiais pelo mesmo tipo de crime, tendo alguns deles cumprido já penas de prisão efetivas.
Os detidos, cinco mulheres e seis homens com idades entre os 18 e os 54 anos, sem qualquer ocupação profissional conhecida, foram presentes à competente autoridade judiciária na Comarca de Aveiro, tendo a sete deles sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
Lusa

ALCANTARILHA E SÃO BARTOLOMEU DE MESSINES PASSAM A TER ÁREAS DE REABILITAÇÃO URBANA


O Município de Silves, assumindo uma estratégia de reabilitação urbana e estando empenhado e comprometido com o desenvolvimento local, delimitou as Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) para as Vilas de Alcantarilha e de São Bartolomeu de Messines (ARU de Alcantarilha e ARU de SB Messines).

Esta delimitação traduz-se, genericamente, na definição de um conjunto de benefícios fiscais e apoios financeiros de que os proprietários de edifícios localizados dentro da ARU poderão beneficiar, caso promovam a sua reabilitação urbana. Para mais informações, concretamente para aceder aos Avisos n.º 10613/2020 e Aviso n.º 10614/2020, de 16 de julho de 2020, à planta de delimitação e aos fundamentos para a delimitação, incluindo o quadro de benefícios fiscais e demais apoios financeiros, poderá ser consultado o site institucional do Município (www.cm-silves.pt), mais especificamente através dos links https://www.cm-silves.pt/pt/menu/1067/area-de-reabilitacao-urbana-de-alcantarilha.aspx. e https://www.cm-silves.pt/pt/menu/1068/area-de-reabilitacao-urbana-de-s-b-de-messines.aspx.

Este instrumento (ARU) assume-se como um mecanismo para estimular a mudança do paradigma da nova construção para o da regeneração e reabilitação urbana. Pretende-se, deste modo, valorizar o espaço urbano e o seu património edificado, ao mesmo tempo que se revitaliza o tecido económico e social.
Sendo que, a estratégia municipal de intervenção nas ARUs de Alcantarilha e de São Bartolomeu de Messines concretiza um compromisso para com a competitividade e atratividade do território para pessoas e atividades, promotor de um dinamismo com pendor na inovação e criatividade, articulando e reconhecendo a diversidade patrimonial, concretamente o seu potencial de aproveitamento, num contexto sustentável e requalificado ao nível do espaço público e das condições de habitabilidade, num quadro participado, inclusivo de justiça e coesão social.

Assim sendo, o Município de Silves tem vindo a empreender um importante esforço para envolver os atores locais, designadamente agentes económicos do ramo do imobiliário, entidades privadas e moradores, promovendo diversas reuniões de trabalho e de explicação do âmbito e ações previstas nestes projectos, com o objectivo de garantir a concretização e o sucesso das ARU´s das vilas de Alcantarilha e de São Bartolomeu de Messines. Por isso, a autarquia apela a todos os que possam estar interessados em promover uma intervenção de reabilitação do seu imóvel, que contacte os serviços municipais de ordenamento do território (282 440 825 ou reabilitacao.urbana@cm-silves.pt) para obtenção de mais informações.

COMUNICADO | Fármaco dexametasona pode aumentar a sobrevivência dos doentes ventilados e oxigenados


Investigações portuguesas podem vir a contribuir para o tratamento da covid-19
Lisboa, 16 de julho 2020 De acordo com os resultados preliminares de um estudo clínico realizado por investigadores da Universidade de Oxford, a dexametasona, um fármaco anti-inflamatório, pode ser muito eficaz no tratamento da covid-19, reduzindo em 35 por cento o risco de morte em doentes ventilados, e em 20 por cento, em doentes oxigenados.
O Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (LAQV-REQUIMTE), em colaboração com o Grupo de Investigação 3B´s da Universidade do Minho, desenvolveu um estudo, cujos resultados podem ser aplicados no tratamento da covid-19.
Ana Rita Duarte, responsável pelo projeto de investigação sobre sistemas eutécticos terapêuticos (do inglês, THEDES), afirma: “Os nossos estudos são de 2018, mas podem ser utilizados no sentido de encontrar uma terapêutica mais eficaz para a covid-19. Os THEDES são sistemas constituídos por dois ou mais compostos, sendo um deles um ingrediente farmacêutico ativo, neste caso a dexametasona, e que podem desempenhar um papel importante no combate à doença.”
E acrescenta: “Verificámos que os THEDES à base de cloreto de colina e ácido ascórbico aumentam a eficácia da dexametasona, uma vez que é mais facilmente absorvida pelo organismo. Neste sentido, esta associação pode ser uma mais-valia não apenas no combate à covid-19, como para outras doenças.”

Sobre o Departamento de Química:
O Departamento de Química constitui uma unidade de ensino e de investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, vocacionada para a qualidade do ensino, a investigação científica e a prestação de serviços especializados à comunidade nas áreas fundamentais da Química, Engenharia Química e Bioquímica e Biofísica.
Criado em 1981, o departamento tem reconhecida implementação no mercado de ensino e de trabalho, em particular devido à então novidade e especificidade introduzida pela Licenciatura em Química Aplicada, com o qual se iniciou o ensino da Química na Faculdade. Para mais informações consulte: 


Aveiro | Reunião de Câmara – 16 de julho de 2020


Deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro, realizada hoje, quinta-feira, dia 16 de julho de 2020, nos Paços do Concelho.

Reperfilamento da Rua Capitão Lebre
O Executivo Municipal deliberou autorizar a abertura do concurso público para reperfilamento da Rua Capitão Lebre, em Aradas, com o valor base de 412.252,46€ e que visa melhorar as condições de segurança para peões e veículos, numa extensão de 900 metros, no troço entre a rotunda Eça de Queirós e o centro de Verdemilho.
Com o objetivo de dar primazia aos transeuntes, o projeto prevê o aumento da qualidade do espaço público. Os passeios serão alargados pontualmente e serão marcadas áreas de proteção para o circuito pedonal em toda a extensão da intervenção. As passadeiras e cruzamentos principais serão elevados reforçando a ideia de microcentros com maior movimento e urbanidade. As infraestruturas de águas pluviais serão redimensionadas e renovadas.

Aquisição de imóvel para construção de crematório no Cemitério Sul de Aveiro
O Executivo Municipal deliberou autorizar a aquisição de três imóveis na Rua Aires Barbosa, junto ao Cemitério Sul de Aveiro, com a área total de 1.494,90m2, pelo valor de 552.000€, com o objetivo de ali construir o primeiro complexo com crematório e salas de velação do Município de Aveiro, sendo o respetivo concurso público lançado nas próximas semanas.
Este é um investimento importante, considerando que a opção pela cremação no nosso Município regista uma procura crescente e sendo que no Distrito de Aveiro existe apenas um crematório em São João da Madeira, obrigando muitas das vezes as agências funerárias da região a recorrerem aos equipamentos da Figueira da Foz e do Porto, com os inconvenientes de deslocação e lista de espera, que as mesmas acarretam para os nossos concidadãos.
O valor da aquisição dos terrenos será pago aos três proprietários de forma integral no ato da celebração da escritura pública.

CMA e RODI acordam permuta de terrenos e construção de nova variante rodoviária à Zona Industrial de Eixo
De acordo com o divulgado esta quarta-feira, 15 de julho, o Executivo Municipal deliberou aprovar uma importante permuta de terrenos em Eixo, entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a RODI – Industries S.A., avaliada em 160.000€, cedendo a CMA a Rua D. Gonçalo Viegas, que medeia as instalações da empresa, sendo que em contrapartida a RODI irá ceder os terrenos envolventes e proceder à construção de uma nova variante periférica às suas instalações.
O custo de execução da nova variante, assumida a 100% pela empresa, tem um custo previsto de 310.000€.

Retificação da permuta da CMA com família Simões Lopes
Na sequência de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a família Simões Lopes a 05AGO10, a CMA adquiriu um terreno junto ao complexo desportivo do Eixense no valor de 309.842,63€ com a área de 63.132,64m2 e em contrapartida comprometeu-se a entregar 15 lotes, uma parcela de terreno de 5.135,80m2 no mesmo valor, bem como executar as infraestruturas inerentes a esse loteamento.
A CMA obrigou-se ainda a executar a vedação da casa da família Simões Lopes, aquando das obras de urbanização do loteamento, com o prazo global para conclusão de todas as obras de 4 anos.
Apesar deste acordo remontar a agosto de 2010, o loteamento acabou por ser inscrito no registo predial apenas em 04JUL13, o que obrigou a uma atualização do prédio adquirido pela CMA, cuja a área passou de 63.132,65m2 para 54.624,65m2, devido à subtração das áreas abrangidas pelo loteamento. A CMA acabou também por não autonomizar a parcela de terreno a entregar à família Simões Lopes, nem executar as infraestruturas que se tinha comprometido a construir.
Após processo judicial interposto pela família Lopes Simões em junho de 2016 e apesar do Tribunal ter considerado que a permuta, aos dias de hoje, ainda se manteria válida, a mesma significaria um encargo global para a CMA não inferior a 376.941,33€. Neste sentido e após vários meses de negociação foi possível chegar a um acordo, sem colocar em causa os direitos com a Família Lopes Simões e garantir a diminuição dos custos para a Câmara.
Assim, o Executivo Municipal deliberou aprovar a retificação da supracitada permuta, sendo que a CMA passará a ceder o prédio rústico com a área de 54.624,65m2, situado na Rua do Forno e a pagar a importância de 220.277,56€, terminando também com o referido loteamento.

Protocolo de Colaboração entre a CMA, DRCC e a Paróquia de Nossa Senhora da Glória para obras de conservação na Igreja das Carmelitas
O Executivo Municipal deliberou ratificar o Protocolo de Colaboração entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA), a Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) e a Paróquia da Nossa Senhora da Glória, que visa a realização de obras de conservação e restauro do património artístico integrado da Igreja das Carmelitas.
Perspetivando a sua abertura ao público após os trabalhos de recuperação e de acordo com o definido no presente Protocolo, a CMA irá implementar uma gestão de elevada qualidade, com a Igreja das Carmelitas a assumir um papel importante na vida Cultural e na promoção turística da Cidade, do Município e da Região, e com um trabalho de Equipa, com a DRCC e a Paróquia da Glória, envolvendo outras entidades, assim como os Cidadãos.
Neste momento a empreitada de conservação a Igreja encontra-se em fase de concurso público, pelo valor base de 121.794€.

Covid-19: Câmara apoia Mais Cidadãos e Famílias Afetadas com o FAF
O Executivo Municipal deliberou ratificar os despachos do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, de apoio económico a mais 3 famílias residentes em Aveiro, correspondendo a 9 Cidadãos ajudados, no âmbito dos “Apoios Sociais a Cidadãos e Famílias Carenciadas”, definidos na “Ação 8” do “Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica / Operação Anti Covid-19”.
Recordamos que para dar resposta a estas situações, a CMA utiliza o Fundo de Apoio a Famílias, que foi duplicado no seu valor orçamentado, fixando-o nos 100.000€. Estes apoios suplementares ao normal, são apenas atribuídos a indivíduos ou famílias no âmbito do impacto nas despesas e/ou nos rendimentos resultante da “Crise Covid-19”, tendo sido já apoiadas um total de 51 famílias e 165 cidadãos.
A CMA prossegue desta forma o seu trabalho como agente solidário importante, ativo e com capacidade, nos processos, de Combate à Pandemia da Covid-19, de relançamento da atividade socioeconómica e de execução de múltiplos investimentos em todas as áreas da sua atividade (materiais e imateriais), colocada ao serviço de Todos os Cidadãos, Associações privadas sem fins lucrativos, Juntas de Freguesia, Entidades Públicas e Privadas.

Receção provisória das obras de urbanização na Alameda Silva Rocha
O Executivo Municipal deliberou aprovar a receção provisória das obras de urbanização na envolvente à Alameda Silva Rocha realizadas pela Irmãdona Supermercados, S.A. e a redução da respetiva caução para o valor de 31.312,36€.
Recordamos que estas obras fazem parte do contrato de obrigações firmado entre a Câmara Municipal de Aveiro e a referida empresa, tendo em vista o licenciamento e a construção (em curso) de uma nova superfície comercial, que será a segunda loja da Mercadona em Aveiro.
Esta nova rotunda visa potenciar a dinâmica e o desenvolvimento da área a nascente da Estação da CP e permitirá a construção de um arruamento de ligação entre a Alameda Silva Rocha e a Avenida Vasco Branco, cujo projeto foi também desenvolvimento pela empresa e faz parte deste mesmo acordo.


Distância de dois metros e carros até três pessoas. Estas são as novas regras para ensino de condução

As novas regras do ensino da condução no quadro da pandemia de covid-19, publicadas hoje em Diário da República, preveem um distanciamento de dois metros em aulas e exames e um máximo de três pessoas nos carros de instrução.
Depois de as escolas de condução terem retomado a atividade a 18 de maio, são agora feitas alterações a algumas medidas devido aos recentes desenvolvimentos da pandemia em Portugal.
O despacho publicado hoje refere que, no contexto da atual situação epidemiológica provocada pela covid-19, foram adotadas medidas de contingência nas atividades do ensino e exames de condução e atividade de formação presencial de certificação de profissionais, permitindo a retoma das atividades a 18 de maio.
“Decorrido mais de um mês após a retoma, face ao impacto das medidas de contingência adotadas, considera-se que se justifica uma revisão de algumas medidas, tendo também em consideração os recentes desenvolvimentos da evolução epidemiológica na Área Metropolitana de Lisboa, designadamente a declaração da situação de calamidade e de contingência em algumas localidades”, precisa.
Entre as novas medidas está a sensibilização de todos os envolvidos no ensino, exames e formação para o cumprimento do distanciamento físico de, no mínimo, dois metros, a colocação de divisórias entre o trabalhador que está a atender e o público ou, em alternativa, assegurar o distanciamento físico recomendado.
O despacho salienta que é permitida a utilização da sala de espera, desde que assegurado o distanciamento físico de, no mínimo, dois metros e higienizado com frequência o espaço, e os alunos e os formandos devem esperar o início da formação no exterior das instalações ou na sala de espera, observando o distanciamento físico recomendado.
As novas regras estabelecem também que deve ser assegurada na sala de formação o distanciamento físico recomendado de, no mínimo, dois metros, bem como nos espaços dos exames.
Segundo o despacho, só podem estar dentro do veículo durante as aulas práticas até três pessoas, deve ser dada preferência à abertura das janelas durante o ensino, formação ou exame e, em caso de necessidade, o sistema de ventilação do veículo deve ser ligado em modo de extração e não em modo de recirculação do ar.
Na Área Metropolitana de Lisboa continuam a só poder estar dentro do veículo de condução duas pessoas, o aluno e o instrutor.
Lusa

O seu negócio precisa de…

Com um mundo em mudança, a forma como nos relacionamos e como trabalhamos alterou-se: aprendemos a “trabalhar juntos” à distância e a acompanhar o desenvolvimento das nossas equipas de um modo diferente. Alteraram-se metodologias, estratégias e até a própria forma de potenciar a gestão e a formação dos recursos humanos nas empresas. 

Com as mudanças que o mundo está a sofrer, muitos gestores deparam-se com enormes desafios. Para responder a este desafio, a ENB- Escola de Negócios desenvolveu todos os seus cursos sob o mote “O seu negócio precisa de…” e a resposta encontrada pela ENB é que os negócios precisam de ser geridos, administrados, expandidos e de ser sustentáveis. Com isto em vista, os cursos da ENB dão exatamente resposta a esta necessidade, abordando temas como Estratégia, Marketing, Gestão Financeira, Gestão de Pessoas, Gestão de Tesouraria, Inovação, Sustentabilidade, Recursos Humanos, Legislação Laboral, Responsabilidade Social, entre outros temas que podem ser consultados no site da instituição. 

E se é verdade que a Covid-19 trouxe vários desafios para os empresários, o mesmo aconteceu com a formação. Entrámos num mundo mais digital, onde as formações em formato online- em direto- ganharam protagonismo, uma vez que, continuam a assegurar um acompanhamento direto aos formandos, o esclarecimento de dúvidas e a dinâmica na relação entre o formador e os formandos. 

Para ajudar os empresários/ gestores, e dar a conhecer a sua oferta formativa, a ENB- Escola de Negócios está a organizar um “Open Day- Online” onde será possível perceber de que forma os cursos da ENB- Escola de Negócios podem ajudar os empresários a potenciar mais os seus negócios. O evento é gratuito e irá decorrer via Zoom, no dia 24 de julho às 17h. Os interessados deverão inscrever-se no evento em www.escoladenegocios.com

Évora garante 63 milhões para investir em habitação

A Câmara Municipal de Évora conseguiu assegurar junto do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) um investimento total previsional de 63 706 912€ para a resolução dos problemas habitacionais no concelho, para o período compreendido entre 2020 a 2026. 

Sabendo que residem 1336 famílias em situação de grave carência habitacional no concelho de Évora, ou seja famílias em situação de precariedade, de sobrelotação, de insalubridade e de inadequação habitacional e em situação de carência financeira, o Município criou condições para apoiar estas famílias no acesso a uma habitação digna. 

Assim, foram aprovados vários apoios para a resolução destes problemas habitacionais, tais como a reabilitação da habitação permanente (própria ou arrendada), a construção de novas habitações, o apoio ao arrendamento para subarrendamento e por último o apoio à aquisição de unidades residenciais vocacionadas para pessoas vulneráveis, como em situação de sem abrigo e vítimas de violência doméstica. 

O acordo de colaboração com o IHRU, cuja cerimónia de assinatura terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, esta sexta-feira, dia 17 de julho, pelas 10h00, na presença da Secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, consistirá no apoio à reabilitação da habitação permanente das famílias que residem em más condições de habitabilidade no valor de investimento previsional de cerca de 18 milhões e 400 mil euros, sendo este investimento com uma componente a fundo perdido e outra de empréstimo bonificado a 30 anos. Por outro lado, foi aprovado o apoio a proprietários de edifícios situados em pátios no valor aproximado de 13 milhões de euros, sendo este investimento com uma componente a fundo perdido e outra de empréstimo bonificado a 30 anos. Assim, encontram-se abertas as candidaturas para o apoio à reabilitação da habitação permanente de famílias que residem em más condições de habitabilidade. 

Foram aprovados os apoios à Habévora EM para a reabilitação de habitações devolutas para atribuir em arrendamento apoiado num investimento previsional acima de 7 milhões e 400 mil euros, assim como a reabilitação de 86 habitações em arrendamento apoiado num investimento previsional de quase 5 milhões de euros e, por último, o apoio ao arrendamento para subarrendamento num investimento previsional pouco acima dos 2 milhões e 600 mil euros. Este investimento total e previsional de cerca de 15 milhões de euros conta com uma componente a fundo perdido e outra de empréstimo a 30 anos. Por outro lado, foi aprovado a construção de 200 habitações pelo Município num investimento previsional superior a 17 milhões e 200 mil euros, sendo a sua comparticipação a fundo perdido de aproximadamente 7 milhões e 700 mil euros e quase 9 milhões e 500 mil euros de empréstimo bonificado a 30 anos. 

Assim, para além de se encontrarem abertas as candidaturas para apoio às famílias para a reabilitação da habitação permanente (própria ou arrendada) estão abertos os apoios às IPSS, Associações de moradores e cooperativas de habitação que pretendam aceder a uma resposta habitacional para pessoas ou famílias que residam em condições indignas como em situação de precariedade, sobrelotação, insalubridade e insegurança habitacional. 

Este trabalho da Câmara Municipal de Évora surge a partir de uma visão participada e integrada das necessidades habitacionais das famílias residentes no concelho, com o Município a aprovar a Estratégia Local de Habitação com o objetivo de resolver as graves carências habitacionais do concelho.

Figueiró dos Vinhos | “Fragas de São Simão” nomeada para os “World Travel Awards 2020”

É com muito orgulho que informamos que o Projecto “Fragas de São Simão” foi nomeado para o Prémio Europeu de Atração Turística e Aventura (Europe’s Leading Adventure Tourist Attraction 2020) pelo World Travel Awards, o mais prestigiado concurso de atribuição de prémios de viagens e turismo do mundo.

Para apoiar o projeto “Fragas de São Simão” aceda à página oficial do World Travel Awards, registe-se (https://www.worldtravelawards.com/vote) e vote até 17 de agosto de 2020 (https://www.worldtravelawards.com/vote-for-figueiro-dos-vinhos-city-council-europes-leading-adventure-tourist-attraction-2020).

Pode conhecer um pouco mais deste projeto visitando a página online Fragas de São Simão (https://www.fragasdesaosimao.pt/) ou a página oficial de instagram (https://www.instagram.com/fragasdesaosimao/?hl=pt).

Vote em “Fragas de São Simão”, apoie o Interior de Portugal, difunda a beleza do nosso país e da nossa região!

Torres Vedras | CURTA-METRAGEM A RAINHA SELECIONADA PARA O INDIELISBOA

A curta-metragem A Rainha, da autoria de Lúcia Pires, é uma das produções selecionadas para a competição nacional da 17º edição do IndieLisboa.

O Festival Internacional de Cinema irá decorrer entre 25 de agosto e 5 de setembro em várias salas da cidade de Lisboa.

Recorde-se que o filme sagrou-se vencedor do concurso de curtas-metragens “Da Vinha ao Vinho”, que integrou a programação da “Cidade Europeia do Vinho 2018”. A segunda edição deste concurso será lançada brevemente.

Manteigas | Reunião do Executivo | Dia 15 de julho 2020


Câmara Municipal de Manteigas - Município de Manteigas
Seguem as deliberações, aprovadas em minuta, na reunião da Câmara Municipal de Manteigas realizada no dia 15 de julho de 2020.

Concurso público para concessão de exploração da água de origem da nascente da Fonte Paulo Luís Martins
Foram presentes, para deliberação, as peças procedimentais (programa de procedimento e caderno de encargos) referentes ao concurso público para concessão de exploração da água de origem da nascente da Fonte Paulo Luís Martins.
Submetido a votação, a Câmara Municipal deliberou, por maioria, com os votos contra dos Vereadores José Manuel Custódia Biscaia e José Manuel Saraiva Cardoso, submeter a autorização da Assembleia Municipal, a celebração do respetivo contrato e fixação das respetivas condições gerais.

Envio da proposta da 5.ª alteração do Regulamento do Cartão Municipal do Idoso à Assembleia Municipal
Foi presente, para deliberação, a proposta da 5.ª alteração do Regulamento do Cartão Municipal do Idoso à Assembleia Municipal.
Submetido a votação, a Câmara Municipal deliberou, por maioria, com a abstenção da Vereadora Irene Paixão dos Santos Leitão, remeter à Assembleia Municipal, para aprovação a referida proposta.

Aquisição de exemplares do livro biográfico de Diamantino Prata de Carvalho
Foi presente, para deliberação, a aquisição de exemplares do livro biográfico de Diamantino Prata de Carvalho.
Submetido a votação, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, adquirir duzentos exemplares da referida obra.

Protocolo de cooperação a celebrar entre o Município e a Guarda Nacional Republicana - Projeto de Teleassistência a Pessoas Vulneráveis
Foi presente, para deliberação, o protocolo de cooperação a celebrar entre o Município e a Guarda Nacional Republicana - Projeto de Teleassistência a Pessoas Vulneráveis.
Submetido a votação, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar o referido protocolo.

Protocolo de colaboração a celebrar entre o Município e a Associação Desportiva de Manteigas
Foi presente, para deliberação, a proposta de alteração do protocolo de colaboração entre o Município de Manteigas e a Associação Desportiva de Manteigas.
Submetido a votação, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a referida proposta de alteração.

Apresentação e deliberação das Contas Consolidadas, referentes ao ano de 2019 e proposta de submissão à Assembleia Municipal
De conformidade com o disposto no n.º 2, do artigo 76.º, da Lei n.º 73/2013 de 03 de setembro, foram pelo Presidente Esmeraldo Saraiva Neto Carvalhinho, apresentados à Câmara Municipal, os documentos relativos às Contas Consolidadas referentes ao ano 2019.
Analisados os documentos foi deliberado:
1. Aprovar, com os votos a favor do Presidente da Câmara Municipal, que exerceu o voto de qualidade e da Vereadora Célia Maria Ramos Morais, os votos contra dos Vereadores José Manuel Saraiva Cardoso e Irene Paixão dos Santos Leitão e a abstenção do Vereador José Manuel Custódia Biscaia, os referidos documentos que, para os devidos efeitos legais, se consideram por integralmente reproduzidos e ficarão arquivados na pasta anexa a esta ata, depois de assinados e rubricados pelos membros do Executivo.
2. Para os efeitos do disposto n.º 2 do artigo 76.º da Lei n.º 73/2013 de 03 de setembro, conjugado com o disposto na alínea b), do n.º 2, do artigo 25.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, remeter os referidos documentos à Assembleia Municipal.
3. Para os efeitos do disposto na alínea ww), do n.º 1, do artigo 33.º da Lei n.º 75/2013 de 12 de setembro, remeter os referidos documentos ao Tribunal de Contas.

Proposta de alteração da constituição do Conselho Municipal da Educação - Decreto-Lei n.º 21/2019 de 30 de janeiro
Foi presente, para deliberação, a proposta de alteração da constituição do Conselho Municipal da Educação.
Submetido a votação, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, submeter a aprovação da Assembleia Municipal, a referida proposta, de acordo com o exposto na informação técnica n.º 1934/Proc. 2020/150.10.500/16 de 01-07-2020.

Exercício do direito de preferência, respeitante às transações efetuadas nos meses de março a maio 2020
Foi presente, para deliberação, a informação técnica n.º 1799, datada de 16-06-2020, referente ao assunto supra.
Submetido a votação, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, não exercer o direito de preferência.

Aprovação da alteração de edifício de habitação e comércio - Rita Ribeiro Madureira, Largo Dr. João Isabel
Foi presente, para deliberação, a aprovação da alteração de edifício de habitação e comércio - Rita Ribeiro Madureira, Largo Dr. João Isabel.
Submetido a votação, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar o licenciamento da obra, de acordo com a informação técnica n.º 1843/Proc. 2020/450.10.204/5, de 22-06-2020.


Manteigas, 16 de julho de 2020

Cinco meios aéreos combatem fogo que já passou de Ponte de Lima para Viana do Castelo

Cinco meios aéreos, quatro pesados e um de coordenação, estão a combater um incêndio que começou às 00:58, em Poiares, Ponte de Lima, e passou hoje de manhã para Carvoeiro, em Viana do Castelo, disse a proteção civil.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo, contactada pela Lusa cerca das 10:30, adiantou que o fogo "tem uma frente ativa" e que, "para já, não há habitações em risco".
A mesma fonte adiantou que o fogo está a ser combatido por 76 bombeiros e 21 viaturas de várias corporações.
Às 10:47, a página oficial da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) referia estarem no terreno 114 operacionais e 28 viaturas a combater as chamas.
Mais de uma centena de concelhos de 14 distritos de Portugal continental apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em risco máximo estão mais de 100 concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Aveiro, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro.
Na quarta-feira, fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) disse à Lusa que todos os distritos de Portugal continental estão em estado de alerta especial laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido ao elevado risco de incêndio rural.
Lusa

Máscara obrigatória em locais públicos fechados em França a partir da “próxima semana”

A França torna obrigatório "a partir da próxima semana" o uso de máscara em todos os estabelecimentos públicos fechados, em particular nas lojas, anunciou hoje o primeiro-ministro, Jean Castex, no parlamento.
Na sua declaração política geral diante dos senadores, Castex disse que a entrada em vigor das disposições tinha sido pensada inicialmente para 1 de Agosto.
"Entendi que esse prazo parecia tardio (...) o decreto entrará em vigor na próxima semana", adiantou.
"O uso de máscara constitui, com o respeito dos gestos barreira, uma medida de prevenção e de proteção eficaz", sublinhou.
O anúncio a 14 de Julho feito pelo presidente Emmanuel Macron da obrigação de utilização de uma máscara nos "locais públicos fechados" a partir de 1 de Agosto foi saudado pelos que defendiam a medida, mas a sua aplicação era reclamada o mais depressa possível e incluindo nos locais de trabalhado.
Castex precisou que "nos designados locais profissionais" terá de se ter em conta os "protocolos sanitários que regem as atividades em questão"
No distrito de Mayenne (oeste), o uso de máscara tornou-se obrigatório nos locais públicos fechados de seis municípios, incluindo a principal cidade Laval, com efeito imediato.
Mayenne regista vários surtos de covid-19 e ultrapassou ligeiramente o limiar de alerta com 50,1 novos casos por 100.000 habitantes detetados em sete dias, segundo as autoridades de saúde francesas.
Na região parisiense, o ministro da Saúde, Olivier Véran, advertiu que foram sinalizados "sinais fracos de recomeço" da epidemia, apelando à "vigilância" dos franceses.
A França é o sexto país no mundo com maior número de mortos ligados à covid-19, 30.120 entre cerca de 209.000 casos. Durante quase dois meses, de meados de março a meados de maio, todo o país esteve em confinamento.
A pandemia de covid-19, transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro em Wuhan (China), já provocou mais de 579 mil mortos e infetou mais de 13,4 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo um balanço da agência France Presse.
Lusa

A ADASCA É CONTRA A REALIZAÇÃO DA SESSÃO DE COLHEITA DE SANGUE NO DESTACAMENTO DA GNR DE AVEIRO



C/c ao Comando Geral da GNR
Comissão Nacional de Protecção de Dados
Exmo. Senhor Comandante do Destacamento Territorial da GNR de Aveiro

Antes de mais aceite os nossos respeitosos cumprimentos

Chegou ao conhecimento da Associação Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro (ADASCA) que está em marcha a organização de uma sessão de colheita de sangue nas instalações do Destacamento da GNR de Aveiro, iniciativa pelo que nos foi dado saber do Lions Clube Santa Joana Princesa.
Este grupo por via de "manhas e artimanhas", tem vindo a tirar proveito ilegítimo do trabalho desenvolvido pela supra associação.
Em tempos, eu próprio na qualidade de Presidente da Direcção da ADASCA, solicitei uma reunião com o então senhor comandante do respectivo Destacamento, tendo-me sido dito na altura, que não era viável a realização de colheitas de sangue naquele espaço, tendo apontado algumas razões. Nós aceitamos, com algumas reservas, porque no nosso entendimento as causas não faziam muito sentido, careciam de fundamento clínico. Nunca mais insistimos, agora com a agravante do covid-19.
Face ao exposto, vem a ADASCA por este meio dar conhecimento da sua posição em relação ao evento, independentemente do seu valor social.
A ADASCA é uma entidade com personalidade jurídica, com 14 anos de existência, conta com 3766 dadores associados de pleno direito, e sempre esteve na defesa dos direitos dos seus associados, quer eles pertençam à GNR, PSP, Exército ou outra força qualquer. A dádiva de sangue é acto livre, que deve ser exercido com sentido de responsabilidade.
O Lions Club procede à recolha de dados pessoais a quem comparece para a dádiva de sangue, o que na nossa a opinião confira uma ilegalidade, e para esse fim, pede o Cartão de Cidadão aos aderentes registando-os numa ficha.
Em caso de incidente num acto administrativo no decorrer da sessão de colheitas, os dadores ficam entregues a si próprios, como já aconteceu num passado recente com dois elementos da GNR.
Para efeitos de divulgação anexamos um flyer com as datas e horários das sessões no Posto Fixo da citada associação.
O dador é soberano no cumprimento do seu gesto solidário, mas, se for alertado para a prática de eventuais ilegalidades, posteriormente não pode argumentar que não teve conhecimento.

Cumprimentos solidários a todos os colegas dadores de sangue que integram a GNR.

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Site www.adasca.pt
964 470 432 ou 234 095 331
NB: este email vai ser enviado para a Comissão de Protecção de Dados

Idem: O texto acima foi enviado no dia 15 de Julho para todos os Postos da GNR do destacamento de Aveiro. Mais, esta posição não veicula qualquer elemento dos órgãos sociais associação, porque nem sequer sabem como funciona estes meandros.

Aveiro - Manifestação Nacional - Basta de Atropelamentos

NOVO LOCAL - Manifestação Nacional - Basta de Atropelamentos!!

D
evido á realização de uma atividade do Festival dos Canais no local previsto inicialmente, a manifestação irá realizar-se na Avenida de Santa Joana, em frente ao Museu Santa Joana


Tendo em conta a gravidade e importância do tema e a urgência de se tomarem medidas que façam esquecer os números trágicos que todos os anos mancham as estatísticas de sinistralidade, apelamos a façam um pequeno esforço pessoal e que dispensem um pouco do vosso dia para exigir espaço às autoridades um espaço público que possa ser usufruído por todos de forma segura e salutar. 

Em consequência de mais uma morte de uma jovem, vítima de atropelamento numa passadeira em Lisboa, a FPCUB - Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta convida a uma manifestação pacífica a nível nacional, para que se pense qual o caminho a seguir, para que se escolha um futuro mais promissor, onde as pessoas possam usufruir do espaço público sem medo, e onde as crianças possam brincar na rua com mais segurança.
Juntos podemos fazer diferença e vamos mudar consciências!!
A associação Ciclaveiro apoia esta iniciativa convidando a comunidade para que marque presença. O local, em Aveiro, será em frente ao Museu Santa Joana pelas 19h, na próxima quinta feira, dia 16 de julho.
Apelamos para que se desloquem de bicicleta ou a pé, que mantenham as devidas distâncias e usem máscara.