terça-feira, 6 de agosto de 2024

Serviços hospitalares já podem receber medicamentos feitos com 60 mil litros de plasma português


Os hospitais portugueses já podem receber medicamentos derivados do plasma de origem nacional proveniente de dádivas de sangue de dadores benévolos. A produção destes medicamentos foi feita a partir de 60 000 litros de plasma recolhidos em Portugal ao longo de 2023 e dá continuidade ao cumprimento de um dos objetivos do Plano Estratégico do IPST, IP (2020-2022 e 2024-2026) que visa contribuir para a autossuficiência do país em alguns derivados do plasma.
Apesar de este ter sido o maior envio de plasma português para a indústria farmacêutica, resultante das dádivas de sangue, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) alertou recentemente para as reservas de sangue estarem mais baixas do que é habitual, nesta altura do ano, e em alguns hospitais já existirem dificuldades em assegurar todas as cirurgias.

O Conselho Diretivo do IPST afirma que “A entrega dos medicamentos derivados de plasma nacional aos hospitais contribui para a sucessiva e tendencial redução da dependência de importação, de acordo com o Programa Estratégico Nacional. O aproveitamento de plasma português permite produzir medicamentos que, em muitos casos, salvam vidas e tratam milhares de pessoas que sofrem de doenças graves. Este ciclo permite gerar uma poupança para o país, o que por sua vez contribui para a sustentabilidade do sistema de saúde”.

Os medicamentos derivados do plasma humano podem ser utilizados em doenças raras, genéticas e crónicas como a hemofilia e imunodeficiências. Por outro lado, podem também ser utilizados em situações de trauma, doentes queimados e em procedimentos de cuidados intensivos – incluindo cirurgias, tratamentos oncológicos e transplante de órgãos.

Na sequência de um concurso público internacional, lançado em 2021, a Kedrion Biopharma foi a empresa adjudicatária para o fracionamento do plasma nacional.

Fonte:https://www.newsfarma.pt/noticias

FEIRA MEDIEVAL DE SILVES CONVIDA VISITANTES A APRENDER A “COZINHAR EM ÁRABE”


Cozinhar em árabe é uma das atrações que tem vindo a ganhar crescente interesse do público na Feira Medieval de Silves. Neste espaço, dedicado à culinária árabe, Houda Barka dinamizará, pelas às 19h00, na Praça Al-Mut’amid, diversos showcookings, confecionando, em cada dia, um prato diferente que transportará o público para os sabores, aromas e cores tão característicos da cozinha árabe. A participação é gratuita.
Será, assim, uma oportunidade para todos aqueles que são apaixonados pela cozinha árabe, poderem aprender a confecionar tagine de frango de vaca; crepes marroquinos (beghrir) e berberes (mesmen); saladas diversas; bastela de frango, entre muitas outras propostas gastronómicas de fazer crescer água na boca e que ninguém vai querer perder.

O Município de Silves convida todos a fazer parte desta festa e a enamorar-se por “Xilb: cidade de amores e desamores”, nesta edição da Feira Medieval de Silves.

PROGRAMA
» dia 9.ago Pão marroquino e Chá
» dia 10.ago Beghrir (crepes marroquinos)
» dia 11.ago Mesmen (crepes berberes)
» dia 12.ago Briouats (pastéis, confecionados com massa brik, ou de bastela, recheados ou com carne de vaca, frango ou legumes)
» dia 13.ago Kefta (carne moída temperada com especiarias e ervas aromáticas, que pode ser usada em espetadas ou almondegas – será feita a versão almondegas)
» dia 14.ago Saladas - serão apresentadas diversas saladas marroquinas;
» dia 15.ago Tagine de Frango
» dia 16.ago Tagine de vaca
» dia 17.ago Bastela de frango (tarte salgada e doce de frango, amêndoas e canela)

 

Câmara Municipal de Anadia anunciou a construção de um centro de recolha de resíduos em Alféloas


A Câmara Municipal de Anadia anunciou que adjudicou a construção de um centro de recolha de resíduos em Alféloas, representando um investimento superior a 900 mil euros.

De acordo com a autarquia, a empreitada para a construção do ecocentro foi adjudicada à empresa ASO Construções, por 908.419,97 euros, na última reunião do executivo, que teve lugar na quinta-feira. A obra terá um prazo de execução de 10 meses.
A unidade ficará localizada na Zona Industrial de Vale Salgueiro, junto ao estaleiro municipal, em Alféloas, e destina-se a “receber resíduos que não são recolhidos nos circuitos normais”.

“Os resíduos são provenientes de produtores particulares que, devido às suas dimensões e características, não podem ser processados diretamente nas instalações, mas que, por conterem potencial de reciclagem, serão transportados diretamente para as respetivas fileiras de reciclagem”, explicou a autarquia.

Segundo o Município de Anadia, no distrito de Aveiro, estes resíduos serão temporariamente armazenados no centro de recolha até atingirem quantidades que optimizem a sua recolha e transporte para o destino final.

O concurso público para a empreitada de construção do ecocentro foi lançado há cerca de três meses.

Na altura, o vereador da Câmara de Anadia responsável pelo pelouro do ambiente, Lino Pintado, explicou que este investimento é uma “mais-valia para os munícipes a todos os níveis”, pois permite centralizar os resíduos, apesar de o Município dispor de “um largo número de ecopontos, contentores e de resíduos”.

“Este equipamento vai permitir depositar uma grande variedade de resíduos para os quais, até agora, não tínhamos solução, desde resíduos verdes, a pilhas, tintas e muitos outros. Depois, serão encaminhados de forma otimizada por nós”, indicou.

Fonte: anteprojectos




Telefone 211 308 758 / 966 863 541

Cantanhede | Comissão Organizadora faz balanço “muito positivo” da 32.ª edição. Expofacic é um desígnio local com projeção nacional

 
A Comissão Organizadora da Expofacic fez esta segunda-feira, 5 de agosto, um balanço “muito positivo” da edição deste ano, que terminou no último domingo.
No habitual jantar com patrocinadores e comunicação social, a presidente da Câmara Municipal e da Comissão Organizadora, Helena Teodósio, e o presidente da INOVA-EM, Pedro Cardoso, deram conta das “apostas ganhas” nesta 32.ª edição, desde logo a reorganização do espaço.
A líder da autarquia começou por manifestar “satisfação por ver que os objetivos traçados para esta edição foram cumpridos”.
A Expofacic é uma identidade nossa muito própria. Apesar de estarem dois partidos políticos representados no executivo municipal, nestes momentos estamos todos unidos”, enfatizou, reforçando que “esse sinal também é transmitido pelos responsáveis dos partidos com assento parlamentar e os membros do Governo que visitaram o certame”.
Helena Teodósio recordou que na génese deste evento estão os setores agrícola, industrial e comercial, o que faz da Expofacic “o espelho do desenvolvimento económico do concelho”, mas também um palco privilegiado para mostrar a pujança do movimento associativo e o compromisso das juntas de freguesia.
A Expofacic é uma marca que triunfou a nível nacional e ibérico, é uma festa de família, e por isso alteraremos o que for necessário para dar maior atratividade ao certame e proporcionar melhores experiências a quem nos visita”, observou.
A também líder da Comissão Organizadora deixou uma “palavra de conforto” pelos resultados em matéria de segurança. “Queremos que quem nos visita se sinta segura, mas também que pessoas com mobilidade reduzida estejam à vontade e possam usufruir do espaço”, precisou.
A terminar, sintetizou que é “esta conjugação de esforços de tantas áreas que nos permite proporcionar o bem-estar e a tranquilidade de todos os que nos visitam”. “Queremos continuar a afirmar a Expofacic e Cantanhede na região e no país”, concluiu.
Já de acordo com Pedro Cardoso, a Expofacic “é a marca turística mais forte de Cantanhede e nesta edição reforçou o estatuto de maior feira-festa do país, com uma aposta decisiva na qualificação”. A par disso, “a presença de diversos membros do Governo no certame, assim como de grandes marcas, dá também esse atestado de qualidade e é um sinal de confiança que depositam na organização”.
O presidente da empresa municipal entende que a Expofacic se tornou “um destino único e obrigatório que faz de Cantanhede o Centro de Portugal nesta altura”, mas deixa um alerta: “o sucesso não nos permite acomodar e por isso estamos desde já a preparar a edição de 2025”.
Para além da reorganização do recinto, que “permitiu uma circulação mais fluída e cómoda dos visitantes” – a nova praça da restauração é um “selo de qualidade” das alterações efetuadas -, a aposta no reforço da segurança teve resultados visíveis, uma vez que “das 1.059 ocorrências apenas foram necessárias 8 evacuações para o hospital”.
O jantar desta segunda-feira ficou ainda marcado por uma homenagem da Comissão Organizadora a Casas de Melo, chefe do Gabinete de Apoio à Presidência do Município, pelo inexcedível trabalho realizado nas 32 edições que a Expofacic já leva.



Gesamb lança concurso público internacional de 7,5 milhões de euros para novas linhas de triagem de resíduos

 A Gesamb, comprometida com a sustentabilidade e eficiência na gestão de resíduos, lançou um concurso público internacional para a instalação de novas linhas de triagem para os ecopontos amarelo e azul. O concurso, com um preço base de 7,5 milhões de euros, contempla a conceção, construção e fornecimento desta nova instalação.
Com a entrada em vigor do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030), foram definidas metas ambiciosas para a recolha seletiva e a preparação para reutilização e reciclagem.
A Gesamb está empenhada em triplicar as quantidades atualmente recolhidas seletivamente de resíduos de embalagens de plástico, metal e papel/cartão até 2030, conforme estipulado pela União Europeia.
Para cumprir essas metas, a Gesamb planeia expandir e reconverter o atual Centro de Triagem, transformando-o numa unidade de triagem automática. Esta unidade será equipada com tecnologia avançada para separar diferentes tipos de plásticos e metais de forma automatizada e inteligente. Além disso, está prevista a requalificação da receção, enfardamento e armazenagem dos materiais de papel/cartão.
A nova unidade terá uma capacidade de processamento de 4 toneladas por hora de embalagens de plástico/metal e 16 toneladas por hora de papel/cartão. Para garantir a sustentabilidade, a nova área será coberta com painéis fotovoltaicos, com uma capacidade instalada de aproximadamente 295 kWp.
O layout proposto no concurso destaca-se pelos elevados padrões de sustentabilidade e eficiência, privilegiando soluções tecnológicas inovadoras. Os concorrentes deverão apresentar equipamentos com níveis de eficiência superiores a 90%, tanto em quantidade quanto em qualidade, conforme as especificações técnicas dos resíduos de embalagens aprovadas pela APA. Esses resultados deverão ser garantidos por um período de 2 anos.
Este investimento é de grande importância para a região, promovendo o desenvolvimento económico e a criação de empregos locais. Com o apoio esperado do programa Alentejo 2030, a Gesamb crê que investimento ajudará a evitar um aumento das tarifas municipais e garantir a sustentabilidade financeira da iniciativa.
A construção destas novas instalações reforça o compromisso com a sustentabilidade ambiental, posicionando a Gesamb na vanguarda da tecnologia de gestão de resíduos. Alinhando-se às exigências europeias, a promve promove uma gestão de resíduos cada vez mais eficiente e sustentável, beneficiando toda a comunidade e o ambiente.
 
Sobre a Gesamb:
A Gesamb EIM, Sistema de Gestão de Resíduos Urbanos é uma empresa intermunicipal participada pela BioSmart - Soluções Ambientais, S.A., do Grupo NOV Ambiente & Energia, e pela CIMAC (Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central).
Tem a seu cargo a exploração do Aterro Sanitário Intermunicipal do distrito de Évora, assim como de 7 Ecocentros (4 deles são também Estações de Transferência), 1 Centro de Triagem, 1 Unidade de Valorização Orgânica.
A sua área de intervenção corresponde a 6,9 % da área total do país, abrangendo cerca de 141 mil habitantes, inseridos em 12 Municípios.

P'La Gesamb
*Sara Pereira de Oliveira
Online & Offline Communication

Abertas candidaturas para os Mestrados da ESAC


Encontra-se a decorrer, até ao próximo dia 9 de setembro, a 2.ª fase de candidaturas aos Mestrados da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) a iniciarem no ano letivo de 2024/2025.

Admitirão novos alunos os Mestrados de: Agricultura Biológica; Desenvolvimento Sustentável; Engenharia Alimentar; Engenharia Agropecuária; Gestão Ambiental; Gestão de Empresas Agrícolas; e Recursos Florestais.

Todas as informações sobre a oferta formativa e as candidaturas encontram-se disponíveis no Site da Escola, em www.esac.pt.

Os resultados das candidaturas serão divulgados até ao dia 18 de setembro.

*Isabel Silva

Campo Arqueológico de Proença-a-Nova dá continuidade às investigações no território


As escavações arqueológicas do Campo Arqueológico de Proença-a-Nova – CAPN 2024 arrancam a 2 de setembro, prolongando-se até dia 8. A campanha de verão 2024 contempla um trabalho de continuidade com a visita aos sítios arqueológicos já explorados para prospeção arqueológica em áreas já escavadas e a introdução à prospeção arqueológica em novos locais.
Desde 2011 que o Município de Proença-a-Nova organiza o Campo Arqueológico, em parceria com a Associação de Estudo Alto Tejo, com a dupla finalidade de, por um lado, aprofundar o conhecimento sobre os monumentos de diversas épocas existentes no concelho e, por outro, proporcionar a oportunidade de formação a estudantes provenientes de vários pontos do país.
De acordo com o arqueólogo responsável, João Caninas, “este ano a investigação decorrerá com duas equipas mais reduzidas compostas por 6 a 8 pessoas em que o objetivo principal é levar a cabo um processo de pesquisa arqueológica que visa identificar, localizar e avaliar sítios arqueológicos no concelho” e que servirá de base para planear as intervenções arqueológicas futuras.
Para os interessados em visitar o campo durante o período do campo deverão contactar a Associação de Estudos Alto do Tejo através do e-mail altotejo@gmail.com
Mais informações em: http://archaeologicalfieldcamps-portugal.pt/index.html ou no site do Município de Proença-a-Nova.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos