Nos dias 4 e 5 de outubro decorreu na Praça Machado dos Santos a primeira edição do Raízes – Fórum de Inovação de Gastronomia de Base Vegetal.
O evento, que é uma das ações previstas no Plano de Ação da marca Torres Vedras, tinha como principal objetivo promover os hortícolas produzidos no Concelho. Para esse fim, contribuiu o programa que incluiu showcookings, dinamizados por Gabriela Oliveira, autora dos livros “Cozinha Vegetariana”; Sofia Magalhães, autora do livro “Da raiz à rama”; e Ana Isabel Monteiro, autora do livro “Vegetariano nas quatro estações”, e que foi acompanhada por Sara Grilo, representante da Associação Portuguesa de Celíacos.
Maria Gama, da clínica Põe-te na linha, realizou um workshop onde ensinou a fazer ratatouille com os hortícolas do Oeste; e Bruna Simões, finalista da competição Masterchef Portugal, ensinou a fazer “Receitas improváveis com batata doce”.
À conversa numa tertúlia sobre a dieta vegetariana e as suas implicações para quem sofre de problemas de tiroide ou é celíaco, estiveram Júlia Ferreira, médica de família; Maria Júlia Rosa, nutricionista da Associação Vegetariana Portuguesa (AVP); Inês Lapa, nutricionista; e António Gomes, sócio-gerente da Biofrade e em representação da Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste (AIHO).
Na tarde de sábado Alexandre Mota e Sofia Rodrigues, em representação da AIHO e da empresa associada Carmo & Silvério, falaram sobre “Os mitos da horticultura”. Paula Rodrigues apresentou o Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar, referindo a sua relação com os produtos hortícolas locais, consumidos pelos alunos do concelho de Torres Vedras.
Foram também realizados 2 workshops “Hortas em casa”, dinamizados por Ana Ribeiro e Susana Sarreira, da Cenourinha Bio, onde os participantes plantaram ervas aromáticas em vaso e receberam informação sobre como ter hortícolas nas varandas das suas casas.
Os produtores associados da AIHO Quinta do Arneiro e Emergosol participaram no Raízes com a apresentação dos seus produtos no espaço produtor, nomeadamente os cabazes biológicos e os bimis, respetivamente.
O programa incluiu também uma visita guiada à Hortomaria, em A dos Cunhados, e uma prova de cocktails, dinamizada pelo República Wine Bar, que utilizou nas bebidas alguns hortícolas do Oeste.
Os mais novos contaram também com várias atividades: a hora do conto, em que foi lida a história “A revolta dos vegetais”; e o teatro “Sophia e a joaninha”, pela companhia Muzumbos. Ambos aconteceram na Biblioteca Municipal de Torres Vedras. Na Praça Machado dos Santos esteve em permanência o espaço infantil com uma atividade que convidou os mais novos a descascar frutas e hortícolas com utensílios adequados a crianças, para depois os consumirem. A atividade, dinamizada pela Kidchen, também usou os produtos do Oeste como o tomate e a pera rocha. Na tarde de sábado decorreu também para os mais novos o workshop “O meu lanche tem hortícolas”, em que as crianças cozinharam smoothies e panquecas de vegetais com a Kidchen. No mesmo espaço encontravam-se também livros infantis relacionados com o tema do evento e que podiam ser lidos pelas crianças. Estas também foram convidadas a plantar sementes num copo para levarem para casa.
Durante todo o evento estiveram em exposição hortícolas do Oeste, que foram dados a provar, crus ou cozinhados no local. Batata doce no forno, couves salteadas, tomate fatiado e cebola caramelizada foram alguns dos produtos saboreados.
Na primeira noite, a animação musical coube a Sebastião Antunes e Quadrilha e o dj Manifiesta. No sábado o concerto de Bandidos do Cante encheu a Praça, seguindo-se o dj Pedro Cruz. Em ambos os serões foi servida sopa, preparada pelas cozinhas escolares municipais com hortícolas do Oeste.
Este evento foi realizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, em parceria com a AIHO, tendo como patrocinador oficial a Caixa de Crédito Agrícola de Torres Vedras. Contou com o apoio da AEG e FEPAL.